domingo, 19 de junho de 2011

JOHANN SEBASTIAN BACH - Portal São Francisco



Johann Sebastian Bach

No dia 21 de março de 1685 nasceu na cidade de Eisenach, na Turíngia, região central da Alemanha, Johann Sebastian Bach, filho do professor de violino e viola Johann Ambrosius Bach, e de Elisabeth Laemmerhirt. Quando tinha ele a idade de nove anos, morreu-lhe a mãe, e no ano seguinte perdeu o pai. 


Assim, em 1695 o pequeno Bach foi caminhando até a cidade de seu irmão mais velho, Johann Christoph, distante 48 km da sua cidade natal. Na cidade de Ohrdruf, auxiliado pelo irmão, que era organista da igreja de São Miguel, o pequeno Johann Sebastian progrediu grandemente na música, tendo aprendido a tocar órgão e cravo.


Bach conheceu em Ohrdruf Johann Pachelbel, músico renomado em sua época, e por ele foi influenciado.


Em 1700, o jovem Bach trocou a cidade de Ohrdruf por Lüneburg, uma cidade muito afrancesada, onde passou a ganhar a vida como cantor em dois corais, o Mettenchor e o Chorus Symphoniacus. 


Entrementes, Bach procurava sempre estar perto dos maiores músicos do seu tempo, como o compositor Georg Boehm e o organista Jan Adams Reinken. Em 1701, começou a tomar lições de órgão e a compor para esse instrumento.

Bach deixou de cantar quando a adolescência, e a conseguinte mudança de voz, fez-se presente. A partir de então, o jovem começou a tocar instrumentos de cordas, nos quais tinha sido iniciado pelo pai. 


Em 1703 Bach transferiu-se para Weimar. A essa altura já havia composto algus belos trabalhos, como Cristo Jaz nos Braços da Morte, um prelúdio de coral para órgão. 


Lá, para solucionar seus inúmeros problemas financeiros, Bach empregou-se como violinista na corte do Duque de Weimar, Johann Ernst. Nesse mesmo ano, foi nomeado organista da igreja de São Bonifácio, na cidade de Arnstadt, e foi direto para lá. 


Nessa época Bach começou a produzir grandes obras, tanto corais, como Cantata de Páscoa, quanto instrumentais, como Fantasia e Fuga em Sol Maior.

No ano de 1707, Johann Sebastian Bach se casou com sua prima Maria Barbara Bach, e no ano de 1707 se tornou organista da igreja de São Brás, em Mühlhausen. 


Pela primeira vez Bach teve uma cantata publicada, a Deus é o meu Rei.

Mas a música do organista não agradava a todos os fiéis, que defendiam maior sobriedade durante os cultos. Aliado ao fato de ser forasteiro, a presença de Bach em Mühlhausen tornou-se impraticável, e em 1708 pediu demissão do cargo de organista da igreja. 


De lá o músico foi para Weimar, onde foi nomeado organista e diretor da orquestra da corte do príncipe Wilhelm Ernst.

A essa altura a Sra. Bach esperava o primeiro filho do casal, que nasceu no mesmo ano de 1708. Era uma menina. 


A partir de então, o compositor atravessou um período de prosperidade, tendo sido promovido, em 1714, a maestro de concertos. Mas o que ele ambicionava era o cargo de mestre de capela, que perdeu em 1716 para um músico medíocre, Johann Wilhelm Drese. Então, Bach, ofendido, resolveu procurar outro emprego, já que tinha alcançado fama e contava com boas relações. Encontrou-o em Coethen, na corte do príncipe Leopold Anhalt-Coethen. Para lá se mudou com a família, de quatro filhos. 


Quando Bach foi pedir demissão ao príncipe de Weimar, encontrou resistência e acabou preso por um mês. Quando obteve liberdade, partiu incontinenti para Coethen. 


O príncipe Leopold levou Bach a compor música profana orquestral, em que obteve grande sucesso. 


Nesse período Bach escreveu os seis Concertos Brandemburgueses, as quatro Suítes, os dois Concertos para Violino e as famosas Sonatas, além de numerosas obras para cravo. Foi um período de tranqüilidade financeira e de aprofundamento cultural. 


Entretanto, ao regressar de uma viagem a Carlsbad, em 1720, soube Bach que sua esposa havia morrido e já estava enterrada. Decidido a abandonar Coethen, parte para Hamburgo, de onde volta sem razão aparente. Em 1721 está novamente casado, dessa vez com a soprano Ana Magdalena Wilcken.

No ano seguinte Bach candidatou-se à diretoria da Escola de São Tomás, em Leipzig, mas somente em 1723 foi aceito como diretor, tendo sido tachado de "medíocre" pelos membros do Conselho de Leipzig. Em 1728, na sexta-feira santa, Johann Sebastian Bach apresentou sua Paixão Segundo São Mateus, obra que foi recebida com hostilidade pelo público. 


Até 1730 a convivência de Bach com os membros do Conselho de Leipzig foi um tanto litigiosa, e seu pagamento foi inclusive suspenso por um mês.

Em setembro de 1730, no entanto, foi nomeado um novo reitor para a Escola de São Tomás, e o músico viveu em relativa tranqüilidade a partir de então e até 1734, quando foi nomeado Johann August Ernesti para a reitoria da escola. Tantas querelas houve que Bach foi nomeado compositor da corte, um título honorífoco, mas que deu ao compositor relativa paz. 


A partir de 1740, Bach começou a sentir o peso da idade: sua visão enfraquecia e ele se afastava cada vez mais do seu cargo na Escola de São Tomás para se dedicar à arte. 


Em 1747 Bach foi para Potsdam, e aí foi que pela primeira vez, aos 62 anos, sentiu o triunfo. Foi aplaudido por um pequeno recital que deu na corte do rei Frederico II, e aqueles aplausos lhe deram alento para escrever ao rei uma Oferenda Musical. 


Mais tarde, aos 65 anos, Bach se encontra totalmente cego, o que lhe impedia de enxergar as partituras com que trabalhava. 


Na noite de 28 de julho de 1750, morreu Johann Sebastian Bach, sem ter conhecido o sucesso em vida, mas com uma obra que, na segunda metade do século XIX, alcançou seu devido valor.

Fonte: www.geocities.com

Johann Sebastian Bach




Johann Sebastian Bach
Johann Sebastian Bach
 

Descendente de uma família de músicos que vivia de seu ofício desde o início do século XVI, Johann Sebastian Bach nasceu no dia 21 de março de 1685 em Eisenach, pequena cidade da Turíngia, no centro da Alemanha. 

Johann Ambrosius, seu pai, era músico municipal de Eisenach e, seguindo a tradição familiar criou Bach seguindo uma profunda fé protestante, além de lhe ensinar a tocar violino e viola e a escrever as notas musicais. 

Seus pais morreram antes que completasse 10 anos e sua formação musical ficou a cargo de seu irmão, Johann Cristoph (em algumas biografias, Cristoph aparece como primo). Aos 15 anos, ingressou no coral da igreja de São Miguel de Lüneburg e passou a frequentar a escola de São Miguel para jovens nobres.
Em suas viagens de férias aos centros culturais mais próximos, conheceu e familiarizou-se com a obra de Jean-Baptiste Lully e François Couperin. Em Hamburgo, conheceu a grande tradição alemã de Jan Adams Reinken e Vincent Lübeck.

Seu primeiro trabalho como organista foi na igreja Neukirche, de Arnstadt, onde permaneceu de 1703 a 1707. Durante este período, esteve com Dietrich Buxtehude, de quem recebeu lições que modificariam completamente sua maneira de interpretar o órgão.

De volta a Arnstadt, tais mudanças não foram bem vistas pelos fiéis que perderam por completo a paciência ao ouvirem a voz de uma mulher no coro, contrariando o costume de não permitir intérpretes femininos no templo.

A hostilidade faz com que Bach aceite o cargo de organista na igreja de São Blásio de Mühlhausen. Foi nesses dois locais que começou a compôr sua primeiras obras religiosas.

Casou- se com sua prima Maria Bárbara (a voz feminina que indignara os fiéis Arnstadt) em outubro de 1707.
Ela morreria em 1719.

Deste casamento, Bach teve 7 filhos. Três deles se tornaram músicos; Wilhem Friedemann, Cral Philipp Emanuel e Johann Gottfried Bernhard. Em 1721, casa-se pela segunda vez, agora com Anna Magdalena Wülken, cantora da corte de Köethen, para onde Bach havia se mudado em fins de 1717.
Com ela teve treze filhos dos quais dois também se tornaram músicos: Johann Cristoph Friedrich e Johann Christian.

Em maio de 1723 assume o posto de diretor do coro da igreja de São Tomás de Leipzg, onde passou a ganhar menos e cumprir tarefas que não eram de seu agrado. No entanto, foi em Leipzig que compôs a maioria de suas cantatas, missas, oratórios e as paixões mais conhecidas - de São João e São Matheus.

De suas composições, duas das mais popularmente conhecidas são Tocata e Fuga e Jesus, Alegria dos Homens (você pode ouvir trechos de ambas nesta página).

Oferenda musical, Oratório de Natal, e a inacabada A Arte da Fuga são outras grandiosas criações de Bach, que durante muito tempo teve sua obra considerada como mística e hermética.

Bach começou a se retirar da vida ativa a partir de 1747, refugiando-se em seu contato com Deus e sua música. 

Operado de catarata em 1749, ficou praticamente cego.
Dez dias antes de morrer, em 28 de julho de 1750, recuperou a visão.
Fonte: certasmusicas.digi.com.br  

o
   Home  Johann Sebastian Bach - Página 2  Voltar

Johann Sebastian Bach



Johann Sebastian Bach
Johann Sebastian Bach
 
Durante uma aula de música, em Leipzig, na Alemanha, o professor pede aos alunos que toquem um determinado trecho. Tocam. Algo sai errado. O professor pede que repitam. Novo erro. Por várias vezes a pequena orquestra tenta acertar a passagem, mas um dos alunos continua errando, sem demonstrar o mínimo esforço para acertar.
Exasperado, o professor tira sua peruca e atira-a no aluno indolente, gritando: "Por que você não vai ser sapateiro?". O nome do medíocre aluno perdeu-se.
O professor chama-se Johann Sebastian Bach.

Johann Sebastian Bach nasceu em 1685 em Eisnach, uma pequena cidade da Turíngia, na Alemanha.

Naquela época, a Alemanha não era um país, mas uma reunião de pequenas cidades, condados, ducados e principados, cada um deles com um governo próprio.
Descendente de uma família de músicos – havia pelo menos meia dúzia de Bachs cujas atividades eram ligadas à música – ao mesmo tempo que desenvolvia estudos elementares, Johann principiou seus estudos musicais com seu pai, Ambrosius.
Ficou órfão aos dez anos, indo morar com um irmão mais velho. Sempre interessado em aprender mais e mais, o pequeno Sebastian não poupava esforços para decifrar os segredos da arte musical.

Para aperfeiçoar seu conhecimento, Bach precisava de um livro que o irmão guardava a sete chaves. Argumentou o quanto pode, mas o irmão permaneceu intransigente, proibindo Johann de utilizar seu livro. Para contornar o problema, ele resolveu copiar o livro à mão. Todas as noites, após todos se deitarem, Sebastian pegava o livro de música e varava madrugadas estudando. Como não podia acender velas para não chamar a atenção do irmão, por muito tempo estudou tendo como única claridade a luz da lua. Esse esforço certamente contribuiu para os problemas de visão que o acometeriam mais tarde.

Em 1703 torna-se organista na igreja luterana de Arnstadt. Apesar da pouca idade, já é um mestre em seu ofício. Não precisa mais de mestres.

Todavia, problemas burocráticos acabam fazendo com que ele abandone o cargo. Entre esses problemas está ter introduzido no coral da Igreja Luterana da cidade uma jovem chamada Maria Bárbara, sua prima, com quem se casou em 1707. Ela lhe dá sete filhos durante os treze anos em que estiveram casados.

Todavia, durante uma viagem do marido, Maria Bárbara subitamente adoece e morre.
Um ano depois, Bach torna a casar-se com Anna Madalena Wilken. Ele tem 36, ela 20.

A diferença de idade não impede que eles formem o mais perfeito casal que a história da música registra. Anna-Madalena é a autora de um dos mais sinceros testemunhos de admiração por alguém, a "Crônica de Anna-Madalena". Esse livro de memórias é, do início ao fim, um elogio à pessoa e ao gênio de Johann Sebastian.

Bach passou grande parte de sua vida alternando cargos de organista com o de "mestre-de-capela", ou seja, responsável pela vida musical de algum principado.
Morou em diversas cidades alemãs: Mühlhausen (1707), Weimar (1708), Köthen (1717) até fixar residência definitiva em Leipzig, onde morreu a 28 de julho de 1750.
Fonte: www.malhanga.com

Johann Sebastian Bach

Johann Sebastian Bach

Compositor alemão

Descendente de uma família de músicos e filho de um músico da corte, fica órfão aos dez anos. Prossegue a sua educação musical com o seu irmão e aos quinze anos obtém um lugar de cantor em Lüneburg, onde estuda intensamente diversos autores alemães, flamengos e italianos.

Aos 18 anos já tem assimilada boa parte da tradição musical germânica.
Em 1703 obtém a sua primeira colocação profissional como violinista da corte de Weimar, onde permanece apenas meio ano. Em finais de 1903 aceita o seu primeiro lugar de organista. Nesta época, a sua atividade criadora começa a ser importante.
Compõe música para clavicórdio, instrumento que sempre cultiva, para órgão e para voz.

Em 1707 obtém um posto de organista em Mülhausen, de onde passa rapidamente, ao que parece por divergências religiosas, para a corte do duque da Saxónia-Weimar como músico de câmara e organista.

Este é um período fecundo: obras para órgão, cantatas religiosas e profanas.
Bach começa a ter fama de virtuoso do órgão e é solicitado para dar recitais em Weissenfels, Halle, Kassel e Erfurt.

Aprofunda os seus conhecimentos no estilo italiano transcrevendo peças de Vivaldi e Marcello. Em 1717, com a sua numerosa família, muda-se para Köthen, onde entra ao serviço do príncipe Leopold de Anhalt-Köthen.

Por causa do calvinismo desta corte, durante um período de seis anos Bach não compõe música religiosa. Mas, no entanto, cria A Fantasia Cromática, diversas obras para solo de violino e violoncelo e as sonatas para flauta. Nos seis Concertos Brandeburgueses apresenta uma verdadeira síntese da sabedoria musical europeia da época.

É também desta época o Concerto para Dois Violinos e Orquestra. Em plena maturidade criadora, deu diversos concertos em Leipzig e Hamburgo.

Em 1720 fica viúvo da sua primeira mulher, com quem tem sete filhos, e em 1721 volta a casar-se com Anna Magdalena Wülcken. Em 1723, com 38 anos de idade, ganha por concurso um lugar de diretor musical em Leipzig, que ocupa até à sua morte. Esta última etapa da sua vida é a de maior fecundidade, especialmente no que se refere à música religiosa.

Compõe mais de 250 cantatas, as Paixões segundo S. João, S. Mateus e S. Marcos, a Missa em Si Menor, o Magnificat, etc. Para órgão escreve prelúdios e fugas e as admiradas Seis Sonatas a três vozes. Para clavicórdio, o segundo volume de Cravo Bem Temperado, a Partita em Si Menor, as Variações Goldberg, etc. Em duas das suas últimas obras, A Oferenda Musical e A Arte da Fuga, Bach deixa para a posteridade uma amostra definitiva do prodigioso domínio que tinha da sua arte.

Em 1750, Bach morre; 
do seu leito de morte dita até ao último dia música
para o seu instrumento favorito, o órgão. 

Johann Sebastian Bach, músico profissional, chega ao mais alto cume da sua arte.
Graças ao seu absoluto domínio da técnica, o espírito criador de Bach não necessita de mudar as formas tradicionais para se expressar livremente.

Pode dizer-se, em certo sentido, que esgota as possibilidades da música barroca.
Depois de Bach, a música desenvolve-se em novas direcções. Embora tenha parecido esquecido durante algumas décadas, os músicos românticos, especialmente Mendelssohn, vêm a expressar por ele uma enorme admiração.
Fonte: www.vidaslusofonas.pt  




Nenhum comentário: