Aqui 75 pinturas de Georges Braque 1882-1963 : |
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BRAQUE
Georges Braque (1882-1963), pintor francês, seu pai negociava com a pintura e a decoração e, por sua vez, era um consagrado pintor aficionado.
Georges introduziu-se na tradição familiar graças a seu próprio pai, convertendo-se, à vez, em aprendiz de decorador: tinha que imitar o mármore, a superfície da madeira e as superfícies douradas; iniciou-se também como rotulista.
A aprendizagem técnica lhe fez entrar adulto na escola de Belas Artes do Havre e posteriormente no ateliê do pintor Lécin Bonnat , um bom retratista de personagens famosos.
Contudo, a influência decisiva que Paris exerceu sobre ele foi através das salas do Louvre dedicadas à escultura egípcia e grega primitiva; influência à qual temos que acrescentar a de Renoir com sua Moulin da Galette, pintura que admirou e saboreou até saciar-se.
Atraído por Matisse e por seu movimento, se uniu ao Fauvismo durante dois anos (1905/7).
A posterior admiração por Cézanne e o deslumbramento causado pelo autor das Les demoiselles d' Avigon, com quem tinha estabelecido uma sólida amizade, o conduzem para a experiência cubista.
De 1910 a 1912, realizou as obras que hoje são conhecidas como cubismo analítico. Um exemplo desse estilo é Violino e jarro (1910). Em seguida fez experiências com colagem até 1914, quando começou a I Guerra Mundial.
A I Guerra Mundial separou a ambos artistas. Mobilizado, Braque recebeu uma séria ferida na cabeça que deixou cego, embora lentamente conseguiu recuperar a vista. Recebeu a Cruz de Guerra e da Legião de Honra. Concluído o conflito, continuou sua amizade com Picasso, mas não seu vínculo artístico. Braque seguiu o seu próprio caminho, que com o passar do tempo o levou a freqüentar Varengeville, uma localidade na Normandia francesa cuja fria luminosidade parecia adaptar-se muito bem a seu próprio temperamento. Desta forma, em suas produções posteriores aparecem paisagens e temas normandos. Morreu no dia 31 de agosto com oitenta e um anos.
GEORGES BRAQUE (1882 - 1963)
Passou sua infância em Le Havre, aos 17 anos era aprendiz de pintura com um pintor-decorador.
Em 1900 foi morar em Paris para terminar seu aprendizado. Depois de um ano no serviço militar, retornou para Paris e foi para a academia Humbert, um ano mais tarde foi para a Escola de Belas Artes aprender com Léon Bonnat. Aqui conheceu Othon Friesz e Raoul Dufy, futuros Fauvistas.
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Braque ficou impressionado com a apresentação do grupo Fauvismo em 1905 no Salão. No verão seguinte iniciou o seu estilo Fauvista.
Em 1907 conheceu Picasso e até 1914 colaboraram mutuamente na construção do Cubismo. Nesse mesmo ano se alistou no exército, retornando à arte apenas em 1917. No final de 1907, uma evolução na estrutura arquitetônica do seu trabalho levou-o a se interessar pelo trabalho de Cézanne.
Acabou abandonando as cores que utilizava e se concentrou na qualidade estrutural de seus temas. As formas foram simplificadas, o contorno dos desenhos se transformaram em linhas grossas e escuras e o fundo era preenchido por grandes planos geométricos.
O trabalho de Braque geralmente se distinguia do de Picasso pelo seu interesse ao redor dos objetos, que era maior do que o próprio objeto.
Ao retornar para Paris, depois da I Grande Guerra, continuou seu trabalho num cubismo sintético, influenciado por Juan Gris. Ao mesmo tempo começou a experimentar curvas, formas mais cheias e a potencialidade do trabalho com as cores.
Em 1930 o desenvolvimento do seu estilo foi interrompido temporariamente pelo impacto do Surrealismo, principalmente pelo trabalho de Picasso.
Braque voltou a usar formas e cores fortes tendo sempre uma constante preocupação com a inter-relação entre o objeto e o espaço e a representação do objeto em duas dimensões.
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Georges Braque (13 de Maio de 1882 - 31 de Agosto de 1963) foi um pintor e escultor francês que esteve entre os grandes do mundo da arte no século XX, conjuntamente com Pablo Picasso, desenvolveu o movimento artístico conhecido como Cubismo.
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Porto na Normandia(Maio-Junho de 1909)
Juventude
Georges Braque nasceu em Argenteuil, Val-d'Oise. Cresceu em Le Havre pretendia ser um pintor de casas e decorador, como o seu pai e avô, mas também estudou pintura á noite na Escola de Belas Artes em Le Havre desde 1897 a 1899. Foi aprendiz em Paris de decorador e conseguiu o seu certificado em 1902. No ano seguinte, expôs na Académie Humbert, também em Paris, e pintou aí até 1904. Foi aí que conheceu Marie Laurencin e Francis Picabia.
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Fauvismo
Os seus primeiros trabalhos eram impressionistas, mas, após ter visto o trabalho do movimento Fauves em 1905, Braque adoptou o estilo Fauvista. o Movimento Les Fauves, era um grupo de artistas que incluia Henri Matisse e André Derain entre outros, caracterizava-se pelo uso de cores brilhantes e estruturas perdidas e de formas, com o intuito de capturar a mais intensa resposta emocional. Braque trabalhou de perto com artistas como Raoul Dufy e Othon Friesz, que partilhavam com Braque a sua casa em Le Havre, desenvolvendo algo mais do que o estilo Fauvista. Em 1906, Braque trabalhou com Friesz para a L'Estaque.
Em Maio de 1907, exibiu com sucesso os seus trabalhos em estilo Les Fauves no Salão dos Independentes.
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Cubismo
Os quadros de Braque de 1908-1913 começaram por reflectir o seu novo interesse na geometria e na perspectiva simultânea. Conduzia para isso um estudo intenso dos efeitos da luz e perspectiva e técnicas usadas pelos pintores para representar esses efeitos, levando a parecer ser uma convenção artística standard. Nas suas paisagens, por exemplo, Braque frequentemente reduziu a estrutura arquitectural a uma forma geométrica que se aproximava de um cubo, com a sua sombra rendilhada que parecia ser plana e tri-dimensional pela fragmentação da imagem. Desta forma, Braque chamou á atenção para a natureza visual e representação artística. No inicio de 1909, Braque começou a trabalhar de perto com Pablo Picasso, que também tinha desenvolvido uma aproximação similar de pintura. Pablo Picasso foi influenciado por Cézanne e também pela escultura tribal africana, enquanto Braque parecia mais interessado em desenvolver a ideia de Cézanne das perpspectivas múltiplas. "Uma comparação dos trabalhos de Picasso e Braque durante 1908, revela que o efeito desse encontro com Picasso foi mais acelerado e intensificado na exploração de Braque, que residiam então em Montmartre, Paris.
Estes artistas eram os pais de um movimento inovador. A invenção do Cubismo era uma junção de esforços entre Picasso e Braque, em particular, no desenvolvimento do Cubismo em 1908. Ambos os artistas produziram quadros de côr monocromática e padrões complexos de forma facetada, ao que agora se covencionou chamar de Cubismo Analítico.
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O momento decisivo no seu desenvolvimento ocorreu durante o Verão de 1911, quando Georges Braque e Pablo Picasso pintaram lado a lado em Céret, nos Pirinéus Franceses, cada artista produzindo quadros que virtualmente eram dificeis de distinguir uns dos outros. Em 1912, começaram a fazer experiências com colagens.
A sua colaboração produtiva continuou e trabalharam juntos até ao começo da Primeira Guerra Mundial em 1914 quando Braque se alistou no Exército Francês, deixando Paris para combater.
O crítico de arte francês Louis Vauxcelles usou pela primeira vez o termo Cubismo, ou "cubos bizarros", em 1908 após ter observado uma pintura de Braque. Descreveu o quadro como 'cheio de pequenos cubos', após o qual o termo rápidamente ganhou relevo embora os dois criadores não o tenham adoptado inicialmente.
O Movimento Cubista alastrou-se rápidamente por Paris e Europa.
Trabalhos Finais
Braque ficou severamente ferido na guerra, e quando ele resumiu a sua carreira artística em 1917 ,afastou-se da abstracção do Cubismo. Trabalhando sózinho, desenvolveu um estilo mais pessoal, caracterizado por cores mais brilhantes e superfícies texturadas, mudou-se também para a costa da Normandia.
Ele pintou muitos aspectos da vida durante esse período, mantendo a sua enfâse na estrutura. Durante a sua recuperação tornou-se amigo do artista cubista Juan Gris.
Continuou a produzir um número considerável de quadros, grafismos, e esculturas, todos eles embebidos de uma qualidade contemplativa. Braque, conjuntamente com Matisse, foi responsável pela apresentação de Pablo Picasso a Fernand Mourlot, tendo grande parte das ilustrações que criou em 1940 e 1950 sido realizadas nos Estúdios Mourlot. Morreu em 3 de Agosto de 1963, em Paris. Foi cremado na capela do cemitério em Saint-Marguerite-sur-Mer, Nomandia, França. Braque trabalhou com os maiores museus através do mundo.
Estilo
Braque acreditava que um artista experimentava a beleza "... em termos de volume, linha, massa, peso, e através da beleza que ele interpretava como uma impressão subjectiva..." Ele descrevia " objectos despedaçados em fragmentos... como uma maneira de obter de perto o objecto... A fragmentação ajudou-me a estabelecer espaço e o movimento no espaço...". Adoptou também uma palete de côr monocromática e neutral na qual ele acreditava que podia trabalhar simultâneamente com a forma, interferindo com a visão de concepção de espaço; e focando, na distracção, a observação da matéria do quadro.
Embora, com o emergir do Surrealismo, Braque começa-se a incorporar os elementos surrealistas nos seus trabalhos finais, tais como a exploração do uso da côr e menos objectos abstractos, mas continuou um forte devoto da sua ideologia cubista da perspectiva simultânea e da fragmentação.
Fonte:
Enciclopédia
FONTE: JORNAL A TARDE
Enciclopédia
FONTE: JORNAL A TARDE
www.historiadaarte.com.br
Ricci-Art
Ricci-Art
http://www.historiadaarte.com.br/braque.html
http://www.enciclopedia.com.pt/articles.php?article_id=1182
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