domingo, 19 de junho de 2011

GEORGES BRAQUE

Aqui 75 pinturas de Georges Braque  1882-1963 :


















< [1] 2 3 4 5 6 7 8 9 10 11 12 13 14 15 >
Georges Braque : Para saber mais sobre Georges Braque... a sua trabalho, a sua obra, a sua biografia, etc. Clique aqui
Georges Braque, 00001054-Z
Georges Braque

Georges Braque, 00001055-Z
Georges Braque

Georges Braque, 00001056-Z
Georges Braque

Georges Braque, 00001057-Z
Georges Braque

Georges Braque, 00001058-Z
Georges Braque

< [1] 2 3 4 5 6 7 8 9 10 11 12 13 14 15 >


BRAQUE






Georges Braque (1882-1963), pintor francês, seu pai negociava com a pintura e a decoração e, por sua vez, era um consagrado pintor aficionado. 

Georges introduziu-se na tradição familiar graças a seu próprio pai, convertendo-se, à vez, em aprendiz de decorador: tinha que imitar o mármore, a superfície da madeira e as superfícies douradas; iniciou-se também como rotulista. 

A aprendizagem técnica lhe fez entrar adulto na escola de Belas Artes do Havre e posteriormente no ateliê do pintor Lécin Bonnat , um bom retratista de personagens famosos. 

Contudo, a influência decisiva que Paris exerceu sobre ele foi através das salas do Louvre dedicadas à escultura egípcia e grega primitiva; influência à qual temos que acrescentar a de Renoir com sua Moulin da Galette, pintura que admirou e saboreou até saciar-se.

Atraído por Matisse e por seu movimento, se uniu ao Fauvismo durante dois anos (1905/7).

A posterior admiração por Cézanne e o deslumbramento causado pelo autor das Les demoiselles d' Avigon, com quem tinha estabelecido uma sólida amizade, o conduzem para a experiência cubista.

De 1910 a 1912, realizou as obras que hoje são conhecidas como cubismo analítico. Um exemplo desse estilo é Violino e jarro (1910). Em seguida fez experiências com colagem até 1914, quando começou a I Guerra Mundial.


A I Guerra Mundial separou a ambos artistas. Mobilizado, Braque recebeu uma séria ferida na cabeça que deixou cego, embora lentamente conseguiu recuperar a vista. Recebeu a Cruz de Guerra e da Legião de Honra. Concluído o conflito, continuou sua amizade com Picasso, mas não seu vínculo artístico. Braque seguiu o seu próprio caminho, que com o passar do tempo o levou a freqüentar Varengeville, uma localidade na Normandia francesa cuja fria luminosidade parecia adaptar-se muito bem a seu próprio temperamento. Desta forma, em suas produções posteriores aparecem paisagens e temas normandos. Morreu no dia 31 de agosto com oitenta e um anos.


GEORGES BRAQUE (1882 - 1963)

Passou sua infância em Le Havre, aos 17 anos era aprendiz de pintura com um pintor-decorador.

Em 1900 foi morar em Paris para terminar seu aprendizado. Depois de um ano no serviço militar, retornou para Paris e foi para a academia Humbert, um ano mais tarde foi para a Escola de Belas Artes aprender com Léon Bonnat. Aqui conheceu Othon Friesz e Raoul Dufy, futuros Fauvistas.


Braque ficou impressionado com a apresentação do grupo Fauvismo em 1905 no Salão. No verão seguinte iniciou o seu estilo Fauvista.

Em 1907 conheceu Picasso e até 1914 colaboraram mutuamente na construção do Cubismo. Nesse mesmo ano se alistou no exército, retornando à arte apenas em 1917. No final de 1907, uma evolução na estrutura arquitetônica do seu trabalho levou-o a se interessar pelo trabalho de Cézanne.

Acabou abandonando as cores que utilizava e se concentrou na qualidade estrutural de seus temas. As formas foram simplificadas, o contorno dos desenhos se transformaram em linhas grossas e escuras e o fundo era preenchido por grandes planos geométricos.



O trabalho de Braque geralmente se distinguia do de Picasso pelo seu interesse ao redor dos objetos, que era maior do que o próprio objeto.

Ao retornar para Paris, depois da I Grande Guerra, continuou seu trabalho num cubismo sintético, influenciado por Juan Gris. Ao mesmo tempo começou a experimentar curvas, formas mais cheias e a potencialidade do trabalho com as cores.

Em 1930 o desenvolvimento do seu estilo foi interrompido temporariamente pelo impacto do Surrealismo, principalmente pelo trabalho de Picasso.

Braque voltou a usar formas e cores fortes tendo sempre uma constante preocupação com a inter-relação entre o objeto e o espaço e a representação do objeto em duas dimensões.
Georges Braque




30044-004-4C2A4A5E.jpg

Georges Braque (13 de Maio de 1882 - 31 de Agosto de 1963) foi um pintor e escultor francês que esteve entre os grandes do mundo da arte no século XX, conjuntamente com Pablo Picasso, desenvolveu o movimento artístico conhecido como Cubismo.

harbor_jkjkjkj.jpg
Porto na Normandia(Maio-Junho de 1909)
Juventude
Georges Braque nasceu em Argenteuil, Val-d'Oise. Cresceu em Le Havre pretendia ser um pintor de casas e decorador, como o seu pai e avô, mas também estudou pintura á noite na Escola de Belas Artes em Le Havre desde 1897 a 1899. Foi aprendiz em Paris de decorador e conseguiu o seu certificado em 1902. No ano seguinte, expôs na Académie Humbert, também em Paris, e pintou aí até 1904. Foi aí que conheceu Marie Laurencin e Francis Picabia.

1922manray.jpg






 
 
 
 
 
 
 
 
 
Fauvismo
Os seus primeiros trabalhos eram impressionistas, mas, após ter visto o trabalho do movimento Fauves em 1905, Braque adoptou o estilo Fauvista. o Movimento Les Fauves, era um grupo de artistas que incluia Henri Matisse e André Derain entre outros, caracterizava-se pelo uso de cores brilhantes e estruturas perdidas e de formas, com o intuito de capturar a mais intensa resposta emocional. Braque trabalhou de perto com artistas como Raoul Dufy e Othon Friesz, que partilhavam com Braque a sua casa em Le Havre, desenvolvendo algo mais do que o estilo Fauvista. Em 1906, Braque trabalhou com Friesz para a L'Estaque.
Em Maio de 1907, exibiu com sucesso os seus trabalhos em estilo Les Fauves no Salão dos Independentes. 
 
Nesse mesmo ano, o estilo de Braque começou uma lenta evolução sob uma forte influência de Paul Cézanne, que morreu em 1906, os seus trabalhos foram exibidos em Paris pela primeira vez em larga escala, em Setembro de 1907. 
 
A retrospectiva de 1907 de Cézanne no Salão Autónomo teve um grande impacto na direcção que o avant-garde iria tomar em Paris, contribuindo para o advento do Cubismo.

Cubismo

Os quadros de Braque de 1908-1913 começaram por reflectir o seu novo interesse na geometria e na perspectiva simultânea. Conduzia para isso um estudo intenso dos efeitos da luz e perspectiva e técnicas usadas pelos pintores para representar esses efeitos, levando a parecer ser uma convenção artística standard. Nas suas paisagens, por exemplo, Braque frequentemente reduziu a estrutura arquitectural a uma forma geométrica que se aproximava de um cubo, com a sua sombra rendilhada que parecia ser plana e tri-dimensional pela fragmentação da imagem. Desta forma, Braque chamou á atenção para a natureza visual e representação artística.
 
No inicio de 1909, Braque começou a trabalhar de perto com Pablo Picasso, que também tinha desenvolvido uma aproximação similar de pintura. Pablo Picasso foi influenciado por Cézanne e também pela escultura tribal africana, enquanto Braque parecia mais interessado em desenvolver a ideia de Cézanne das perpspectivas múltiplas. "Uma comparação dos trabalhos de Picasso e Braque durante 1908, revela que o efeito desse encontro com Picasso foi mais acelerado e intensificado na exploração de Braque, que residiam então em Montmartre, Paris.

Estes artistas eram os pais de um movimento inovador. A invenção do Cubismo era uma junção de esforços entre Picasso e Braque, em particular, no desenvolvimento do Cubismo em 1908. Ambos os artistas produziram quadros de côr monocromática e padrões complexos de forma facetada, ao que agora se covencionou chamar de Cubismo Analítico.
georges_braque10g.jpg

O momento decisivo no seu desenvolvimento ocorreu durante o Verão de 1911, quando Georges Braque e Pablo Picasso pintaram lado a lado em Céret, nos Pirinéus Franceses, cada artista produzindo quadros que virtualmente eram dificeis de distinguir uns dos outros. Em 1912, começaram a fazer experiências com colagens.

A sua colaboração produtiva continuou e trabalharam juntos até ao começo da Primeira Guerra Mundial em 1914 quando Braque se alistou no Exército Francês, deixando Paris para combater.

O crítico de arte francês Louis Vauxcelles usou pela primeira vez o termo Cubismo, ou "cubos bizarros", em 1908 após ter observado uma pintura de Braque. Descreveu o quadro como 'cheio de pequenos cubos', após o qual o termo rápidamente ganhou relevo embora os dois criadores não o tenham adoptado inicialmente.
O Movimento Cubista alastrou-se rápidamente por Paris e Europa.

Trabalhos Finais
Braque ficou severamente ferido na guerra, e quando ele resumiu a sua carreira artística em 1917 ,afastou-se da abstracção do Cubismo. Trabalhando sózinho,  desenvolveu um estilo mais pessoal, caracterizado por cores mais brilhantes e superfícies texturadas, mudou-se também para a costa da Normandia.

Ele pintou muitos aspectos da vida durante esse período, mantendo a sua enfâse na estrutura. Durante a sua recuperação tornou-se amigo do artista cubista Juan Gris.

Continuou a produzir um número considerável de quadros, grafismos, e esculturas, todos eles embebidos de uma qualidade contemplativa. Braque, conjuntamente com Matisse, foi responsável pela apresentação de Pablo Picasso a Fernand Mourlot, tendo grande parte das ilustrações que criou em 1940 e 1950 sido realizadas nos Estúdios Mourlot. Morreu em 3 de Agosto de 1963, em Paris. Foi cremado na capela do cemitério em Saint-Marguerite-sur-Mer, Nomandia, França. Braque trabalhou com os maiores museus através do mundo.

Estilo

Braque acreditava que um artista experimentava a beleza "... em termos de volume, linha, massa, peso, e através da beleza que ele interpretava como uma impressão subjectiva..." Ele descrevia " objectos despedaçados em fragmentos... como uma maneira de obter de perto o objecto...
 
A fragmentação ajudou-me a estabelecer espaço e o movimento no espaço...". Adoptou também uma palete de côr monocromática e neutral na qual ele acreditava que podia trabalhar simultâneamente com a forma, interferindo com a visão de concepção de espaço; e focando, na distracção, a observação da matéria do quadro.
Embora, com o emergir do Surrealismo, Braque começa-se a incorporar os elementos surrealistas nos seus trabalhos finais, tais como a exploração do uso da côr e menos objectos abstractos, mas continuou um forte devoto da sua ideologia cubista da perspectiva simultânea e da fragmentação.

Fonte:
Enciclopédia
FONTE: JORNAL A TARDE
www.historiadaarte.com.br
Ricci-Art
http://www.historiadaarte.com.br/braque.html
http://www.enciclopedia.com.pt/articles.php?article_id=1182

Nenhum comentário: