domingo, 19 de junho de 2011

CARL SAGAN - COSMOS E CONTATO


O astrônomo e biólogo Carl Edward Sagan  nasceu na cidade de Nova York, a 9 de novembro de 1934. No ano de 1960, ele se doutorou na Universidade de Chicago, devotando-se logo depois aos estudos e à popularização da Astronomia, bem como à compreensão da exobiologia – pesquisas sobre a existência de vida extraterrestre.

Oito anos depois de seu doutorado, Sagan passou a administrar o Laboratório de Pesquisas Planetárias da Universidade de Cornell, no qual pôde dar vazão à sua paixão pela busca de habitantes de outros planetas. Neste sentido, o cientista elaborou durante anos experiências com aparelhos destinados a captar sinais provindos do Cosmos.

Em 1966, Carl Sagan confessou, em artigo publicado na Revista Veja, que antenas radiofônicas instaladas na Universidade da Califórnia, em Berkeley, receberam durante vários anos pelo menos 30 milhões de sinais curiosos, dos quais restaram 164 fenômenos sem nenhuma explicação, pela impossibilidade de repetição destes eventos, o que é imprescindível para uma comprovação científica.
Sagan sempre evitou os caminhos místicos, trilhando constantemente as veredas da razão.

Muito próximo das pesquisas espaciais, ele liderou as viagens das sondas norte-americanas Mariner e Viking, as primeiras a empreender uma investigação de todo o sistema solar. Estimulou sem cessar a procura de vestígios da existência de vida em outros mundos no Universo, mantendo a crença de que, com a tecnologia cada vez mais desenvolvida e acessível, o Homem estaria mais próximo de realizar esta grande descoberta.

Carl Sagan era considerado um intelectual genial, pois parecia dominar todas as áreas do conhecimento, sendo detentor de uma vocação ímpar para a escrita, sem falar na sua facilidade para traduzir na linguagem popular os temas mais complexos. 

Isto lhe possibilitou deixar ao mundo um patrimônio científico de imenso valor, ao consolidar suas experiências e seu saber em uma obra que inclui clássicos como Cosmos, adaptado para a TV na forma de uma série premiada, sucesso de público, Os Dragões do Éden – Prêmio Pulitzer  de Literatura -, O Romance da Ciência, Pálido Ponto Azul e O Mundo Assombrado Pelos Demônios – A ciência como uma vela no escuro. Seja nos livros publicados ou nas conferências realizadas, ele influenciou positivamente a geração mais nova de astrônomos.

Este cientista brilhante aventurou-se também no campo da ficção científica, escrevendo Contato, transcrito para o cinema depois de sua morte, atingindo grande parte do público aficionado pelo assunto. Seu último livro, Bilhões e Bilhões, foi lançado postumamente por sua esposa e assessora Ann Druyan. Há pouco tempo foi editado em nosso país uma coletânea de suas conferências sobre teologia natural – Variedades da Experiência Científica – uma visão pessoal da busca por Deus.

Sua participação no projeto espacial dos EUA foi expressiva. Ele atuou como consultor e conselheiro da NASA a partir dos anos 50; colaborou com os astronautas do Projeto Apollo anteriormente à viagem destes à Lua; participou também do programa Voyager e das tarefas que couberam à sonda Galileo. Sagan ocupou vários cargos de destaque nos órgãos encarregados das pesquisas sobre o Cosmos.

Carl Sagan morreu de pneumonia no dia 20 de dezembro de 1996, no Centro de Pesquisas do Câncer Fred Hutchinson, na cidade de Seattle, nos EUA, após uma árdua luta, durante dois anos, contra um câncer raro na medula óssea. Apesar de ter recebido um transplante de medula um ano antes, ele não resistiu e partiu. 

A Ciência perdeu um de seus maiores estudiosos, patronos, disseminadores e incentivadores, mas o Universo finalmente acolheu em seus braços o Homem que mais o compreendeu e que atingiu, com seus estudos, a sua própria essência.




 
"O Cosmos é tudo que existe que existiu ou existirá.

A contemplação do Cosmos comove-nos, provoca-nos calafrios, corta-nos a voz, causa-nos uma sensação de vertigem, como uma memória remota de estar caindo de uma grande altura." 

"Como é possível que praticamente nenhuma religião importante tenha olhado para a ciência e concluido: 'Isso é melhor do que imaginávamos! 

O universo é muito maior 
do que disseram nossos profetas, 
mais grandioso, mais sutil, mais elegante'." 

"A ciência é como uma luz nas trevas."

COSMOS DE CARL SAGAN

ASSISTA AQUI A SÉRIE COSMOS


EPISODIO 1
Os Limites do Oceano Cósmico -

O 1° capítulo da série Cosmos. Partindo dos limites do grande oceano espacial, Carl Sagan embarca numa imensa viagem cósmica que começa a 8 bilhões de anos-luz da Terra. 

A bordo da nave espacial da sua imaginação, ele transporta-nos às maravilhas do Cosmos: quasares, galáxias em espiral, nebulosas, supernovas e pulsares. 

Deslizamos então para lá de Plutão, dos anéis de Urano, do majestoso sistema de saturno, e da luminosidade do lado noturno de Júpiter. Penetrando nas nuvens da Terra, encontramo-nos no Egito, onde Eratóstenes pela primeira vez mediu a Terra. O Dr. Sagan mostra-nos como isso foi feito.

A Biblioteca de Alexandria, berço da aprendizagem da Antiguidade, ressuscita em toda a sua glória - para ilustrar a fragilidade do conhecimento. É então que, para nos fazer compreender a enormidade do tempo que passou desde o Big bang até hoje, Sagan nos apresenta o "Calendário Cósmico"
EPISODIO 2




Uma Voz na Sinfonia Cósmica.

Como começou a vida na Terra? Há outros seres vivos em outros mundos? 

Carl Sagan explora a origem, evolução e diversidade da vida na terra. Com uma espantosa animação computadorizada, entramos no coração de uma célula viva para lhe examinarmos a molécula da vida: o DNA.

Para compreender como a evolução ocorre, o Dr. Sagan acompanha a história do caranguejo japonês Heike, cuja forma tem gradualmente mudado conforme se foi selecionando quais os caranguejos que deveriam viver e quais os que deveriam morrer. 
Vamos assistir a experiências laboratoriais que nos darão idéia dos primeiros passos que conduziram à origem da vida. Seqüências animadas espetaculares acompanham a evolução humana a partir de organismos unicelulares que existiam nos oceanos. 
E, finalmente, conheceremos as diferentes formas de vida que poderiam habitar uma atmosfera como a do planeta Júpiter, os "caçadores", "flutuadores" e "mergulhadores".

Acompanhe o Dr. Carl Sagan nesta incrível jornada
rumo aos segredos do universo desconhecido.


EPISODIO 3

A Harmonia dos Mundos . 

Em todo o mundo, os nossos antepassados de todas as culturas tiveram conhecimentos próprios de astronomia. As suas vidas disso muito dependiam. 
Mas a caminhada humana desde os mais remotos astrônomos aos modernos exploradores do Cosmos derivou numa pseudociência chamada astrologia. O último astrólogo científico foi também o primeiro astrônomo moderno: Johannes Kepler. Kepler lutou pela busca de uma harmonia nos céus e deu um passo fundamental para nos conduzir à era científica.
O segredo que conduziu Kepler foi um respeito descomprometido pela observação dos céus, mesmo quando, agonizante, o confrontaram com as mais enraizadas crenças que acarinhava.
Os profundos conhecimentos de Kepler ensinaram-nos como a Lua e os planetas se movem nas respectivas órbitas e, mais recentemente, como viajar para eles.


EPISODIO 4

Céu e Inferno . 

Em 1908, na Sibéria, uma explosão misteriosa abalou a paisagem, projetando árvores a milhares de quilômetros de distância e produzindo um som que se ouviu
em todo o mundo. 
Teria uma nave espacial extraterrestre sofrido um acidente nuclear? 
Carl Sagan examina os testemunhos e conclui que a Terra foi atingida por um pequeno cometa.
Um modelo do sistema solar demonstra a possibilidade de outros planetas terem sofrido impactos semelhantes. 
Tal como Immanuel Velikovsky proclamava, teria o planeta Vênus sido já um cometa gigante? O Dr. Sagan conclui que não, que as provas não confirmam a afirmação. Embarcamos numa viagem descendente através da atmosfera infernal de Vênus, para explorar a superfície de braseira, atingida esta pelo chamado efeito de estufa. 
O destino de Vênus pode ser uma história de alerta para o nosso mundo. O Dr. Sagan lança um aviso sensato para que sejam tomadas medidas de proteção do frágil planeta azul, a Terra


EPISODIO 5

O Blues do Planeta Vermelho .

O planeta Marte vem fascinando os humanos há séculos, tanto na ficção científica quanto na ciência real. 
Carl Sagan nos conduz ao Observatório Percival Lowell, construído no Arizona, para estudar os "canais" de Marte, que Lowell acredita terem sido construídos por uma civilização extinta. Há alguns anos, duas espaçonaves Vikings pousaram em Marte. 
O Dr. Sagan nos mostra o pouso das naves e demonstra o maravilhoso equipamento que enviou milhares de fotos e informações para a Terra. 
Explorando a superfície do planeta vermelho, Viking não achou nenhuma indicação, nenhum artefato, ou qualquer tipo de vida inteligente. 
Mas a possibilidade de vida microscópica, passada ou presente, ainda permanece em discussão. Segundo os estudos realizados, se já houve vida em Marte, ela desapareceu...ou pode estar em qualquer outro lugar do universo ... até mesmo na Terra!


EPISODIO 6


A saga dos viajantes  
Há trezentos anos a Holanda começou a enviar seus navios mundo afora recolhendo dados sobre nosso planeta; hoje espaçonaves já navegam para todos os planetas conhecidos de nossos ancestrais. 

Carl Sagan leva-nos ao Laboratório de Propulsão a Jato para compararmos a empolgante viagem exploratória a bordo de um navio com a emocionante experiência dos cientistas que presenciaram as primeiras imagens das luas de Júpiter, tomadas pela espaçonave Voyager.
 
Comandada pela Dr. Sagan, a espaçonave da imaginação segue a trilha da Voyager levando-nos aos anéis de Saturno e a seu satélite Titã, cuja atmosfera é rica em material orgânico. 
E após explorar Júpiter, Saturno, Urano e Netuno, a nave Voyager continuará cruzando para sempre o grande oceano interestelar.

EPISODIO 7
A Espinha Dorsal da
Noite.  

O que são as estrelas? Tempos houve em que os humanos curiosos imaginaram que as estrelas eram fogueiras no céu, mantidas acesas por magia, ou pensaram que a Via Láctea era a "Coluna Vertebral da Noite". 
Há 2300 anos, na ilha grega de Samos, um homem de nome Aristarcos sugeriu que era o Sol e não a Terra que estava no centro do sistema solar. 

Ele foi o culminar duma tradição com 200 anos, agora amplamente esquecida, segundo a qual leis naturais e não deuses caprichosos regiam o universo.
Na caverna de Pitágoras, em Samos, Carl Sagan descobre também um lado diverso do pensamento grego, o mundo místico guardado por uma irmandade erudita que trabalhava para ocultar do povo o conhecimento que possuía. 


O tema deste episódio é o nascimento 
do pensamento científico na nossa civilização
e em nós mesmos. 

O Dr. Sagan viaja de volta ao bairro de Brooklyn 
onde ele próprio se começou 
a envolver no estudo do universo


EPISODIO 8

Viagens no Espaço e no Tempo

Há mais estrelas no Cosmos 
que grãos de areia em todas as praias da Terra. 
Se conseguíssemos observar os céus durante milhões de anos, as constelações mudariam de forma conforme as estrelas que as compõem se movem e evoluem. Com Carl Sagan, circundamos a Ursa Maior para a vermos sob uma nova perspectiva. 
Numa máquina do tempo, 
exploramos o que sucederia 
se pudesse alterar o passado.

Viajamos até aos planetas de outras estrelas. Refazemos o sonho de adolescente de Albert Einstein de viajar num feixe de luz; a sua teoria da relatividade prevê que cerca da velocidade da luz produziria estranhos efeitos, mas daria aos exploradores espaciais a possibilidade de, numa só vida, irem até ao centro da galáxia. Voltariam, contudo, a uma Terra muito mais velha do que aquela de onde haviam partido


EPISODIO 9

As Vidas das Estrelas . 

A maioria dos átomos dos nossos corpos foram feitos no interior das estrelas. "Somos matéria estelar". 
Com animação computadorizada e espantosa arte astronômica, nôs é mostrado como as estrelas nascem, vivem e morrem. 

Carl Sagan persegue a origem 
e a natureza dos buracos negros, 
objetos com uma gravidade de tal ordem
que a luz não consegue sair deles. 

O "último dia perfeito" da terra é representado daqui a 5 bilhões de anos, após o que o Sol, entrando na fase vermelha gigante, reduzirá a Terra a cinzas carbonizadas. 
Testemunhamos a explosão de estrelas distantes que produzem raios cósmicos que provocam mutações nos seres da Terra. No sentido mais profundo, a origem, evolução e destino da vida do nosso planeta estão relacionados com a evolução do Cosmos

EPISODIO 10

O Limiar Da Eternidade.

Qual é a origem do universo? Qual é o seu destino?
 Continuará a expandir-se para sempre ou sofrerá um dia um colapso? 
Carl Sagan explora o tempo em que as estrelas e galáxias se começaram a formar, e mostra como neste século os seres humanos descobriram a expansão do Universo.
Vamos até à Índia onde uma velha cerimônia comemora os ciclos da Natureza. Tal como os modernos astrofísicos, a mitologia Hindu fala de um universo velho de bilhões de anos e da possibilidade de ciclos eternos de morte e renascimento. 

São explorados mundos de duas e quatro dimensões antes do Dr. Sagan desaparecer num buraco negro. Ele conduz-nos então às planícies do Novo México onde 27 rádio-telescópios gigantes sondam as mais longínquas fronteiras do espaço onde os astrônomos conjecturam qual o destino que aguarda o Cosmos: expansão eterna sem limites ou oscilação sem fim.

EPISODIO 12

Enciclopédia Galáctica . 

Carl Sagan examina os relatos persistentes de visitantes extraterrestres à Terra e argumenta que não se encontram, entre todas as histórias de UFOs, Não há alguma prova física convincente. 
Numa recriação da decifração da pedra da Rosetta, ele conduz-nos ao Egito, onde Jean François Champollion foi pioneiro na decodificação das mensagens hieroglíficas deixadas por uma antiga civilização. A "Pedra da Rosetta" da comunicação interestelar, argumenta ele, é a própria ciência. 

O maior radiotelescópio do mundo
está permanentemente capaz de receber
mensagens radio enviadas por civilizações estranhas
de qualquer ponto da Via Láctea.

Na nave espacial da imaginação do Dr. Sagan, este permite-nos uma rápida viagem através de um "Enciclopédia Galáctica", até ao banco de dados de um mínimo de planetas de outras estrelas


FINAL

Quem Pode Salvar A Terra ? 

Este episódio é a histórica declaração televisiva que refere a necessidade urgente de uma perspectiva planetária para enfrentar a loucura da corrida aos armamentos nucleares. 
No passado, guerreamo-nos uns aos outros, raramente apreciando as semelhanças de todas as culturas e povos da Terra. Mas agora o mundo encontra-se no meio de uma devastadora revolução de nível mundial, conforme se vai encaminhando para uma única comunidade global.

Ao mesmo tempo, as máquinas de destruição tornaram-se capazes de arrasar a nossa civilização, e talvez, até mesmo a nossa espécie. A promessa de uma grande civilização científica já foi uma vez destruída pela ignorância e pelo medo, quando no séc.V uma multidão de fanáticos destruiu por completo a grande Biblioteca de Alexandria. 

Voltamos, a seguir, à viagem de quinze bilhões de anos desde a explosão inicial até ao presente... 
Um planeta Terra infestado 
por sessenta mil armas nucleares


CARL SAGAN




Com sua formação multidisciplinar, Sagan foi o autor de obras como Cosmos (que foi transformada em uma premiada série de televisão), Os Dragões do Éden (pelo qual recebeu o prêmio Pulitzer de Literatura), O Romance da Ciência, Pálido Ponto Azul e O Mundo Assombrado Pelos Demônios: A Ciência Como Uma Vela No Escuro.

Carl Edward Sagan (Nova Iorque, 9 de novembro de 1934Seattle, 20 de dezembro de 1996) foi um cientista e astrônomo dos Estados Unidos.
Em 1960, obteve o título de doutor pela Universidade de Chicago. Dedicou-se à pesquisa e à divulgação da astronomia, como também ao estudo da chamada exobiologia. Morreu aos 62 anos, de câncer, no Centro de Pesquisas do Câ
ncer Fred Hutchinson, depois de uma batalha de dois anos com uma rara e grave doença na medula óssea (mielodisplasia).

Obra

Escreveu ainda o romance de ficção científica Contato, que foi levado para as telas de cinema, posteriormente a sua morte. Sua última obra, Bilhões e Bilhões, foi publicada postumamente por sua esposa e colaboradora Ann Druyan e consiste, fundamentalmente, numa compilação de artigos inéditos escritos por Sagan, tendo um capítulo sido escrito por ele enquanto se encontrava no hospital. Recentemente foi publicado no Brasil mais um livro sobre Sagan, Variedades da experiência científica: Uma visão pessoal da busca por Deus, que é uma coletânea de suas palestras sobre teologia natural.
Isaac Asimov descreveu Sagan como uma das duas pessoas que ele encontrou cujo intelecto ultrapassava o dele próprio. O outro, disse ele, foi o cientista de computadores e perito em inteligência artificial Marvin Minsky.
Foi professor de astronomia e ciências espaciais na Cornell University e professor visitante no Laboratório de Propulsão a Jato do Instituto de Tecnologia da Califórnia. Criou a Sociedade Planetária e promoveu o SETI.
TRABALHO CIENTIFICO
Carl Sagan teve um papel significativo no programa espacial americano desde o seu início. Foi consultor e conselheiro da NASA desde os anos 1950, trabalhou com os astronautas do Projeto Apollo antes de suas idas à Lua, e chefiou os projetos da Mariner e Viking, pioneiras na exploração do sistema solar que permitiram obter importantes informações sobre Vênus e Marte. Participou também das missões Voyager e da sonda Galileu. Foi decisivo na explicação do efeito estufa em Vênus e o descobrimento das altas temperaturas do planeta, na explicação das mudanças sazonais da atmosfera de Marte e na descoberta das moléculas orgânicas em Titã, satélite de Saturno.
PREMIAÇOES
Recebeu diversos prêmios e homenagens de diversos centros de pesquisas e entidades ligadas à astronomia, inclusive o maior prêmio científico das Américas, o prêmio da Academia Nacional de Ciências (no caso, o Public Welfare Medal). 

Recebeu também 22 títulos honoris causa de universidades americanas, medalhas da NASA por Excepcionais Feitos Científicos, por Feitos no Programa Apollo e duas vezes a Distinção por Serviços Públicos.

O Prêmio de Astronáutica Jonh F.Kennedy da Sociedade Astronáutica Norte-Americana. 

O Prêmio de Beneficência Pública por “distintas contribuições para o bem estar da humanidade”. Medalha Tsiolkovsky da Federação Cosmonáutica Soviética.

O Prêmio Masursky da Sociedade Astronômica Norte-Americana. 

O prêmio Pulitzerde literatura, em 1978, por seu livro Os Dragões do Éden e o prêmio Emmy, por sua série Cosmos. Em homenagem, o asteróide 2709 Sagan leva hoje seu nome.

SITE OFICIAL

 CONTATO - COSMOS
CARL  SAGAN

Carl Sagan escreveu o livro ''Contato'' em 1985, quando já era mundialmente conhecido como um sério divulgador de ciência para o público não especializado.

Em sua cruzada contra o que chamava de ''ignorância científica'' e os perigos sociais que essa ignorância pode causar, Sagan lançou mão de todos os recursos oferecidos pela mídia, de livros e artigos em jornais e revistas até sua famosa série para televisão, ''Cosmos'' _que fascinou toda uma geração_, trazendo para a sala de estar a imensidão do Universo e a surpreendente criatividade da Natureza.

Mas cinema, em geral, é diferente. Como mostrar, de forma precisa, porém comercialmente rentável, um pouco do que é fazer ciência hoje em dia?

O mercado cinematográfico está cheio de filmes de ficção científica em que o que menos importa é o que os cientistas ''de verdade'' têm a dizer ou como a pesquisa científica realmente é feita. É o mundo dos estereótipos, do gênio louco com cara de Einstein, em geral com sotaque alemão, querendo destruir o mundo, ou pelo menos parte dele.

Ou então são seres extraterrestres, humanóides perversos, reflexos dos nossos próprios medos sociais, do que somos capazes de fazer com nós mesmos.

Foi então com tremendo alívio que soube que Hollywood resolveu dar uma chance para os cientistas sérios, com a versão cinematográfica do livro de Sagan, em que ele constrói um cenário plausível do que aconteceria se realmente recebêssemos sinais de rádio provenientes de outro planeta, no caso, localizado na constelação da Lira, a 26 anos-luz da Terra. (Ou seja, ondas eletromagnéticas _incluindo ondas de rádio_ provenientes de planetas em Lira, viajando a 300 mil km/seg, demoram 26 anos para chegar até nós.)

O resultado é surpreendentemente bom. Robert Zemeckis, dirigindo seu primeiro filme após ''Forrest Gump'', mais uma vez analisa as várias tensões que ditam a dinâmica da sociedade norte-americana, aqui abrangendo o fanatismo religioso, a hipocrisia dos políticos (e de certos cientistas), o poder do Estado sobre as descobertas científicas com possíveis implicações sociais, o problema do financiamento da pesquisa fundamental, disputas de poder entre cientistas e, talvez mais importante no contexto do filme, o debate entre ciência e religião.

Politicamente correto, o papel do cientista que desvenda os misteriosos sinais de rádio cabe a uma mulher, Eleanor Arroway (Jodie Foster), que representa a pureza do pensamento científico rigidamente firmado em regras racionais, a encarnação do próprio pensamento de Sagan.

Crença em Deus

Eleanor é sujeita a tremendas pressões para que aceite a necessidade de Deus e da fé, como ''85% da população mundial''. Em uma cena, um teólogo galã pergunta a Eleanor se ela acredita em Deus. Sua resposta é a esperada: ''Não, a menos que tenha alguma prova concreta de Sua existência''.

Sabendo da forte ligação entre Eleanor e seu pai, morto quando ela ainda era menina, o teólogo pergunta novamente: ''Você amava seu pai? Então prove''.
A narrativa deixa a critério de cada um a resolução desse aparente paradoxo entre ciência e fé.

Será que criamos Deus para não nos sentirmos tão sós na vastidão do cosmos? E o que acontece com essa fé se existe vida inteligente em outros planetas? Essas são algumas das perguntas levantadas.

A possibilidade de vida inteligente fora da Terra é, 
sem dúvida, 
extremamente fascinante

Caso eles sejam muito mais avançados do que nós, a premissa desse filme, imagine o quanto não poderíamos aprender. Quantos enigmas poderiam ser finalmente desvendados, quanta sabedoria poderia ser facilmente adquirida.

No filme, a superioridade moral e intelectual dos extraterrestres é, de certa forma, humilhante. Quando finalmente o ''contato'' é estabelecido, fica claro o quanto não estamos preparados para receber esse conhecimento superior, o quanto somos ainda imaturos, perdidos em nossas guerras de ambição e intolerância social.

A forma de contato escolhida pelos seres extraterrestres é a menos chocante possível, benevolente e familiar. Ironicamente, o ''contato'' assume dimensões religiosas, ficando claro o quanto ainda estamos despreparados para essa libertação espiritual.

Em termos das idéias científicas exploradas no filme,
são detectáveis pequenos problemas, 
que não comprometem a narrativa.

Mas como viajar 26 anos-luz até Lira e voltar em apenas um filme? Para ser mais preciso, em 18 horas, segundo a narrativa. Aliás, aqui aparece um problema de roteiro. Aparentemente, Eleanor se esquece de usar esse tempo de duração de sua viagem quando está tentando convencer os parlamentares a acreditarem em sua história.
Buracos de verme

Dentro das exóticas possibilidades, o filme explora a existência de túneis na geometria do espaço chamados de ''wormholes'', buracos de verme, passagens quase imediatas entre pontos no Universo separados por vastas distâncias. Ao invés de termos que subir e descer uma montanha para chegarmos a uma vila, atravessamos a montanha diretamente por um túnel.


Apesar de aparentemente esotéricos, 
esses buracos são já parte do vocabulário 
de físicos em todas as partes do mundo.

Claro, fabricar pontes através do Universo com papel e lápis é infinitamente mais simples do que construí-las no espaço interestelar. Mas como as descobertas de hoje serão as invenções de amanhã, o que é impossível com a tecnologia atual pode vir a se tornar verdade no futuro.
Pelo menos essa fé, a de que continuaremos sempre a descobrir novos meios de ampliar nossas fronteiras no Universo, o cientista tem de se permitir. E quem sabe, teremos até a ajuda de algum E.T. para isso.

CONTATO
é um filme baseado no Livro 
e nos sonhos de Carl Sagan


  • nome do filme em português: Contato
  • nome original do filme: Contact
  • ano da produção: 1997
  • diretor: Robert Zemeckis
  • principais atores: Jodie Foster, Matthew McConaughey, James Wood, John Hurt, Angela Bassett



  • Brevíssimo resumo: uma pesquisadora dedica sua vida à tentativa de manter contato com seres extraterrestres. Ao captar uma mensagem alienígena ela descobre que esta contém os esquemas para a construção de uma máquina para viajar pela galáxia. 
  •  
  • A primeira máquina é sabotada por um terrorista norte americano. 
  •  
  • A segunda máquina, construída no Japão, permite que ela realize uma viagem interplanetária.
  •  
  • Como ela não traz provas de sua viagem muitos não acreditam na sua história. 
  • curiosidades: este filme está baseado no livro "Contact" de Carl Sagan.
  •  

Miniatura

Cosmos - As Margens do Oceano Cosmico - Parte 1 de 6 (Dub... 

Cosmos - Episódio 01: As Margens do Oceano Cósmico - (Dublado em Português)
1:00:24 - 1 ano atrás
http://video.google.com/videoplay?docid=-570682714735947986&hl=pt-BR#

Episódio 1 - Os Limites do Oceano Cósmico - O 1° capítulo da série Cosmos. Partindo dos limites do grande oceano espacial, Carl Sagan embarca numa imensa viagem cósmica que começa a 8 bilhões de anos-luz da Terra.  A bordo da nave espacial da sua imaginação, ele transporta-nos às maravilhas do Cosmos: quasares, galáxias em espiral, nebulosas, supernovas e pulsares. Deslizamos então para lá de Plutão, dos anéis de Urano, do majestoso sistema de saturno, e da luminosidade do lado noturno de Júpiter.  Penetrando nas nuvens da Terra, encontramo-nos no Egito, onde Eratóstenes pela primeira vez mediu a Terra. O Dr. Sagan mostra-nos como isso foi feito. A Biblioteca de Alexandria, berço da aprendizagem da Antiguidade, ressuscita em toda a sua glória - para ilustrar a fragilidade do conhecimento.  É então que, para nos fazer compreender a enormidade do tempo que passou desde o Big bang até hoje, Sagan nos apresenta o "Calendário Cósmico". Mais informações: http://www.carlsagan.com/

by TVEscola0002 1 ano atrás- 16805 exibições




Miniatura

Cosmos - Quem Pode Salvar A Terra ? Parte 1 de 7 (Dublado... 


Cosmos - Episódio 13:(Último)
Quem Pode Salvar A Terra ? 
       (Dublado em Português)
 1.02:10 h

11/07/2008 - duração    1:02:10   

Cosmos - Episódio 13: Quem Pode Salvar A Terra ?
 
(Dublado em Português...)

Episódio 13 (Ultimo): Quem Pode Salvar A Terra ?
Este episódio é a histórica declaração televisiva que refere a necessidade urgente de uma perspectiva planetária para enfrentar a loucura humana...
Este episódio é a histórica  declaração televisiva que refere a necessidade urgente de uma perspectiva planetária para enfrentar a loucura da corrida aos armamentos nucleares. 
No passado, guerreamo-nos uns aos outros, raramente apreciando as semelhanças de todas as culturas e povos da Terra. Mas agora o mundo encontra-se no meio de uma devastadora revolução de nível mundial, conforme se vai encaminhando para uma única comunidade global. Ao mesmo tempo, as máquinas de destruição tornaram-se capazes de arrasar a nossa civilização, e talvez, até mesmo a nossa espécie. 
A promessa de uma grande civilização científica já foi uma vez destruída pela ignorância e pelo medo, quando no séc. V uma multidão de fanáticos destruiu por completo a grande Biblioteca de Alexandria. Voltamos, a seguir, à viagem de quinze bilhões de anos desde a explosão inicial até ao presente... 
Um planeta Terra infestado por sessenta mil armas nucleares. O Dr. Sagan argumenta que a nossa sobrevivência não se deve apenas a nós próprios, aos nossos antepassados, ou aos nossos descendentes, mas também a esse Cosmos, antigo e enorme, do qual despontamos.














Fonte:

Mais informações: http://www.carlsagan.com/ http://pt.wikipedia.org/wiki/Cosmos 
 
http://pt.wikipedia.org/wiki/Carl_Sagan 
 
http://www.documentarios.org/serie/detalhar/26/serie_cosmos 
 
http://www.aeroespacial.org.br/educacao/documentarios.php«
 

by TVEscola2 1 ano atrás - 6490 exibições

Miniatura

Cosmos - A Persistência da Memória -5-(Dublado em Por...


by TVEscola2 2 anos atrás - 2868 exibições

FRASES DE CARL SAGAN 

Um bebê é a opinião de Deus de que o mundo deve continuar
(Carl Sagan)

Se você quer os acertos, esteja preparado para os erros.
(Carl Sagan)

Se não existe vida fora da Terra,
então o universo é um grande desperdício de espaço.
(Carl Sagan)


Quem olha para fora sonha, quem olha para dentro acorda.
(Carl Sagan)

O primeiro pecado da humanidade foi a fé; 
a primeira virtude foi a dúvida.
(Carl Sagan)

Um livro é a prova de que os homens são capazes de fazer magia.
(Carl Sagan)

Erros são, no final das contas, fundamentos da verdade.
Se um homem não sabe o que uma coisa é, 
já é um avanço do conhecimento saber o que ela não é.
(Carl Sagan)

Às vezes acredito que há vida em outros planetas 
às vezes eu acredito que não. 
Em qualquer dos casos, a conclusão é assombrosa.
(Carl Sagan)

O sofrimento precisa ser superado,
e o único meio de superá-lo é suportando-o.
(Carl Sagan)

Gosto de mais das pessoas para me repugnar fazer-lhes mal,
e julgá-las é já fazer-lhes mal.
(Carl Sagan)

Não é possível convencer um crente de coisa alguma,
pois suas crenças não se baseiam em evidências;
baseiam-se numa profunda necessidade de acreditar.
(Carl Sagan)

Onde o amor impera, não há desejo de poder;
e onde o poder predomina, há falta de amor.
Um é a sombra do outro.
(Carl Sagan)

Os ideais são como as estrelas 
você não conseguirá tocá-las com suas mãos.
Mas como os marinheiros nas águas desertas, 
elas podem guiá-lo, e, seguindo as estrelas,
você chegará ao seu destino.
(Carl Sagan)

Só aquilo que somos realmente tem o poder de curar-nos
(Carl Sagan)

O universo não foi feito à medida do ser humano,
mas tampouco lhe é adverso: é-lhe indiferente.
(Carl Sagan)

O ego é dotado de um poder, de uma força criativa, 
conquista tardia da humanidade, a que chamamos vontade.
(Carl Sagan)

Os sonhos são as manifestações 
não falsificadas da atividade criativa inconsciente.
(Carl Sagan)

A ausência da evidência não significa evidência da ausência.
(Carl Sagan)

Existem muitas hipóteses em ciência que estão erradas.
Isso é perfeitamente aceitável,
eles são a abertura para achar as que estão certas.
(Carl Sagan)

Todos nós nascemos originais e morremos cópias.
(Carl Sagan)
 Fonte:
RADEIR Blogspot
ttp://radeir.blogspot.com/2010/08/quem-pode-salvar-terra-carl-sagan.html
                PazBem      
            Radeir

Nenhum comentário: