quinta-feira, 30 de junho de 2011

ARTETERAPIA - MATERIALIDADE DAS IMAGENS

ARTETERAPIA: 

Um encontro com a materialidade das imagens e dos objetos na prática clínica.


Santina Rodrigues 





















Assistimos desde o século XX a um grande acúmulo de conhecimento físico e tecnológico. 

Apesar dos bons frutos desse desenvolvimento científico, percebemos em paralelo uma fragmentação e um isolamento cada vez mais fortes do ser humano na relação consigo mesmo e com o mundo em que se encontra inserido.  

Como contribuir para a integração de partes da personalidade que normalmente são excluídas ao longo do processo cultural e educacional, de modo a resgatar aspectos fragmentados do psiquismo no sujeito contemporâneo?

Sabemos que a arte tem grande valor terapêutico, e a arteterapia, por sua vez, é uma disciplina baseada na concepção fundamental de que todo indivíduo tem uma capacidade inata para expressar seus conflitos interiores em formas e imagens visuais, auditivas, táteis, e poéticas, entre outras. 

Trata-se de uma modalidade de psicoterapia com recursos expressivos que estimula diferentes possibilidades de expressão ao longo do processo terapêutico para que o paciente possa estabelecer uma ponte entre seu mundo interno (subjetivo) e o mundo que o rodeia (objetivo). Isso porque a linguagem poética e expressiva permite ao indivíduo redescobrir a si-mesmo, e com tal descoberta, renovar-se na relação com o mundo.

O arteterapeuta pode trabalhar com diversos materiais das artes plásticas como por exemplo, papel, lápis, tintas, argila, carvão, e oferecer conhecimentos técnicos básicos para que o paciente possa lidar com esses materiais. 

Não é exigido do paciente talento artístico, pois o objetivo não é ensinar artes, no sentido usual, tampouco é emitido qualquer juízo crítico ou avaliação estética dos trabalhos criados pelo paciente. Qualquer pessoa pode tirar proveito desse processo: crianças, adolescentes, adultos, idosos, doentes mentais, dependentes químicos ou deficientes. 

Todos podem se beneficiar da possibilidade de se expressar de um modo livre, natural e intuitivo, exercendo o potencial humano da criatividade.

O paciente é levado pelo arteterapeuta a se soltar da maneira mais espontânea possível, rabiscando, colorindo, desenhando, modelando, enfim, criando imagens, poesia, música, de acordo com seus próprios recursos pessoais. Será por meio dessas atividades que poderá expressar seus sentimentos, pensamentos, emoções, atitudes, descobrindo aspectos seus que antes não estavam claros, reconhecendo-se no que saiu de si, e na materialidade dos elementos concretos colocados à sua disposição.
 
A arteterapia contribui, também, para a expressão verbal na psicoterapia. Comumente, o discurso dos pacientes no início do processo terapêutico encontra-se bloqueado para se referir às suas sensações, sentimentos, idéias e fantasias. Pelo uso da expressão criativa, o paciente começa a desenvolver a verbalização ao perceber o conteúdo afetivo associado às produções realizadas nas sessões terapêuticas. E desse modo, ao representar em imagens suas experiências subjetivas, seu discurso frequentemente se torna mais fluído, já que ele pode se expressar verbalmente com mais consciência sobre seu mundo psíquico.

A atividade expressiva, aliada ao trabalho de compreensão intelectual e emocional, facilita o encontro com as várias facetas da personalidade como um todo. Ao dar livre curso às imagens internas, o ser humano, ao mesmo tempo que as modela, transforma a si mesmo e ao mundo. (Texto baseado no livro "A arte cura?", 1995. Organizadora: Maria Margarida Carvalho).

            Nos vários textos dedicados por C.G. Jung ao tema "Psicoterapia", especialmente no volume 16 das obras completas, o autor ressalta a importância de deixar o paciente a sós, por assim dizer, com seu inconsciente, a fim de evitar uma intensificação da dependência em relação ao psicoterapeuta.

Para tanto, Jung enfatiza que o paciente deve ser estimulado a alcançar uma certa autonomia para lidar com as imagens do próprio inconsciente. Por isso a psicoterapia é proposta como um campo de experimentação, em que o paciente deve adotar uma postura ética frente às imagens do inconsciente, estabelecendo com elas um diálogo simétrico, de base fenomenológica, que se preocupa mais em perguntar "o que isso quer comigo" do que "o que isso quer dizer?". 

Desse modo Jung propunha a expressão simbólica e o envolvimento ativo com a psique, inclusive sugerindo a seus pacientes que desenhassem, pintassem ou modelassem seus sonhos e outras fantasias. Nesse paradigma clínico, evidencia-se uma tentativa de des-centralizar o ego e promover uma experiência menos racional no contato com as figuras do inconsciente.

Quanto ao método psicoterapêutico da psicologia analítica, Jung retomou o sentido original do termo "dialética" para propor um "diálogo ou discussão entre duas pessoas, que ocupam posições simétricas no setting", sendo que dessa relação pode surgir um terceiro, ou síntese, que seria algo novo e diferente do que apenas a soma das partes. Desse modo, pode-se dizer que a psicoterapia junguiana se dá como "uma interação de sistemas psíquicos", modulada por múltiplas relações transferenciais e contratransferenciais.

Em relação ao terapeuta, Jung enfatiza uma postura especulativa, não-conceitual e não-interpretativa, pois supõe que o método diz respeito a um "confronto de averiguações mútuas", em que o terapeuta deve colocar em suspenso suas atribuições intelectuais e ativar, por assim dizer, o arquétipo curador no paciente. Por isso, a psicoterapia é sustentada numa perspectiva que leve o paciente a experienciar seus afetos e emoções, mais do que a nomeá-los ou interpretá-los racionalmente.

O terapeuta, então, se coloca numa postura de facilitador ou guia, que acompanha as sementes ou "germes criativos" da psique do paciente, ajudando-os a se desenvolverem, em oposição a uma postura médica tecnicista que visa apenas tratar e curar doenças. 

A própria noção de cura e doença é particular em sua psicologia, pois Jung vê na patologia uma tentativa inconsciente da psique se restabelecer, visto sua concepção teleológica ou finalista, que considera que o self tende a compensar ou complementar a atitude unilateral do ego.

Em seu livro de memórias, Jung (1963/1975) dedica um capítulo ao que chamou de "Confronto com o Inconsciente", onde narra algumas experiências vividas no período subseqüente à dissidência do movimento psicanalítico. 

Dentre essas experiências é digna de nota a descrição da "Imaginação Ativa", uma técnica que permitia a ativação de um jogo no campo da fantasia para que se desse um diálogo imaginativo com as figuras de seu inconsciente.
Jung reconhecia, com a técnica da imaginação ativa, que a abordagem às figuras da fantasia inconsciente devia ser orientada menos por seu significado conceitual e mais por seu aspecto relacional. 

Isto porque tais figuras imaginais não deveriam ser tomadas como representações de aspectos subjetivos da personalidade egóica, e sim como manifestações objetivas da psique inconsciente. A partir dessas experiências, ele adotou uma perspectiva fenomenológica em relação aos sonhos e a toda e qualquer produção inconsciente, afirmando que tais imagens não escondem, mas revelam, não representam, mas apresentam-se como alteridades à consciência. 

Possivelmente, nenhuma outra clínica psicoterapêutica lance mão (literalmente) de tantos e tão diversificados recursos expressivos quanto a clínica junguiana. 

O que pode ser entendido como reflexo dessas considerações iniciais do período de auto-análise de Jung, estabelecidas por sua vez a partir de sua necessidade de dar às fantasias inconscientes uma expressão concreta por meio de pinturas e da modelagem (atualmente, este material pode ser consultado no Livro Vermelho, JUNG, 2010). 

Também por esta razão, poucas teorias se prestam tão adequada e profundamente a fundamentar a prática arteterapeutica quanto a psicologia analítica.

Santina Rodrigues 
Professora do IJEP

Fonte:
INSITUTO JUNGUIANO  DE ENSINO E PESQUISA
Santina Rodrigues (santinarodrigues@terra.com.br)
http://www.ijep.com.br/index.php?sec=artigos&id=89&ref=arteterapia-um-encontro-com-a-materialidade-das-imagens-e-dos-objetos-na-pr%E1tica-cl%EDnica#conteudo

Nenhum comentário: