"O homem é uma parcela da natureza. ele gira na infinidade da natureza e dela, como única fonte,tira os elementos de toda a criação.Quanto mais forte é o desejo de comunhão,mais profunda e mais sincera é a sua expressão. A arte é metafísica e não ótica A arte não precisa de análise e comparação e sim o público,que está de olhos fechados diante da vida de seu tempo. A essência da arte é uma expressão imediata provocada pela necessidade interior
O cúmulo mais artístico da arte é a pura abstração pois por meio dela poderemos nos libertar completamente
da natureza e criar valores inteiramente novos que nada terão de comum com o mundo exterior. A arte não é um jogo. Uma obra de arte não é o resultado de um temperamento, ela é criada pela necessidade interior e pelo êxtase." Lasar Segall "A arte - é tudo quanto foi intensamente vivido e sentido, homem,amor,espaço,expresso em formas,isto é,uma organização harmoniosa de planos,de linhas e de cores, e para tanto a arte deve servir-se de meios modestos e os mais primitivos Aproximai-vos do quadro sem prevenção. Não procureis o belo no sentido vulgar dessa palavra.
Dominai-vos... Não procureis palavras para explicações inúteis... Rendei-vos simplismente à força das formas e das cores. A arte é considerada,em geral,como alguma coisa que nada tem de comum com a vida, A arte é filha de seu tempo e o tempo se manifesta pela arte,por intermédio do artista. Originada por necessidade interior,a obra de arte se compõe de formas necessárias que se fundem em um ser completo,um organismo. O tempo,a sua história,o seu destino,cria o seu próprio conceito de arte,conceito que só a ela pertence. O principal é que a nossa arte aja sobre "nós" que "nós"estejamos em contato com ela, já que ela nasce em nós e nos manifesta.
A arte é um dos mais importantes meios de mútua compreensão para a humanidade. A arte é assim uma linguagem universal. Para o verdadeiro artista a arte é tão importante como o ar, a luz e a própria vida. "
Lasar Segall
Obras
Lasar Segall - Homem com violino - 1909
óleo sobre papelão - 15x71cm
Lasar Segall - Pinturas
Cumprindo nosso objetivo de divulgar a obra de Lasar Segall (1891 – 1957), um dos mais importantes nomes da arte moderna brasileira, o Museu Lasar Segall apresenta 20 pinturas do acervo. A organização desta exposição não é somente cronológica, mas também crítica, pois assinala as grandes transformações ocorridas na obra artística de Lasar Segall, desde seus primeiros trabalhos até a última produção da década de 1950.
Segall nasce na cidade de Vilna, Lituânia, na época dominada pela Rússia do czar Nicolau II. Filho de um escriba da Torá, o texto sagrado do judaísmo, em 1906 o jovem judeu russo deixa a comunidade ortodoxa de origem para fazer sua formação artística na Alemanha. Freqüenta, por pouco tempo, as Academias de Berlim e Dresden, cidade para onde se transfere em 1910 e onde surgira, cinco anos antes, o grupo A Ponte, precursor do Expressionismo alemão.
Segall nasce na cidade de Vilna, Lituânia, na época dominada pela Rússia do czar Nicolau II. Filho de um escriba da Torá, o texto sagrado do judaísmo, em 1906 o jovem judeu russo deixa a comunidade ortodoxa de origem para fazer sua formação artística na Alemanha. Freqüenta, por pouco tempo, as Academias de Berlim e Dresden, cidade para onde se transfere em 1910 e onde surgira, cinco anos antes, o grupo A Ponte, precursor do Expressionismo alemão.
Em pouco tempo é reconhecido como representante da segunda geração dos expressionistas, jovens que revolucionaram toda a produção artística européia, com sua proposta de uma arte “interiormente verdadeira”.
Esse período de sua vida, que inclui a Primeira Guerra Mundial, é de intensa militância artística na Alemanha, com repercussão direta na obra de todos os artistas. Segall reside em Dresden até 1921, quando volta a Berlim para, em fins de 1923, emigrar para o Brasil.
Em São Paulo, ele se aproxima do grupo dos modernistas. O desejo de integração no novo mundo se reflete na mudança do colorido de suas telas. No primeiro autorretrato feito no Brasil, ele pinta a face de marrom, irmanado aos tipos de negros e mulatos.
Em São Paulo, ele se aproxima do grupo dos modernistas. O desejo de integração no novo mundo se reflete na mudança do colorido de suas telas. No primeiro autorretrato feito no Brasil, ele pinta a face de marrom, irmanado aos tipos de negros e mulatos.
Nas décadas seguintes, a pintura de Segall, de larga e profunda influência no meio artístico brasileiro, promove uma síntese emocionante entre sua herança européia e a capacidade de olhar e viver o novo. Sua pintura elaborada e reflexiva culmina nos retratos e nas paisagens de Campos do Jordão, na intimidade de suas montanhas e florestas de sombras e silêncios.
O acervo do Museu Lasar Segall é formado por 3.008 trabalhos originais do artista, doados por seus filhos Maurício Segall e Oscar Klabin Segall. Este acervo abrange a parcela mais representativa da obra artística de Lasar Segall, permitindo uma visão abrangente desta produção em toda sua diversidade técnica e temática. Integram este acervo: 31 pinturas a óleo, sendo 29 sobre tela, e 2 sobre papelão. 40 pinturas sobre papel, entre aquarelas e guaches. 386 gravuras, entre xilogravuras, gravuras em metal e litografias, correspondentes a 221 imagens diferentes. 2481 desenhos, nas mais variadas técnicas (grafite, crayon, tintas diversas, carvão e outras), incluindo projetos para cenários e figurinos. 70 esculturas, sendo 37 bronzes e 33 trabalhos em materiais diversos, como gesso, mármore, terracota, pedra-sabão e cimento. | ||||||||
Pablo Picasso
Li
Fonte:
ADHEIR WebSite -2006
http://www.museusegall.org.br/mlsItem.asp?sSume=20&sItem=340
http://www.museusegall.org.br/mlsItem.asp?sSume=20&sItem=340
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