A peça de Aristófanes.
Strepsiades, seu filho e Sócrates (a partir de uma gravura do século 16).
As personagens na comédia antiga depende da interpretação da evidência textual.[1]
Esta lista baseia-se na tradução de Alan Sommerstein. [2]
As personagens na comédia antiga depende da interpretação da evidência textual.[1]
Esta lista baseia-se na tradução de Alan Sommerstein. [2]
Escrito por | Aristófanes |
---|---|
Coro | Nuvens (deusas) |
Personagens |
|
Fixação | 1.House de Strepsiades 2.O Thinkery (escola de Sócrates) |
A Nuvens (Νεφέλαι / Nephelai) é uma comédia escrita pelo célebre dramaturgo Aristófanes satirizando modas intelectuais em Atenas clássica . Ele foi originalmente produzido na Cidade Dionísia , em 423 aC e não foi bem recebido, vindo última das três peças concorrentes no festival daquele ano. Foi revisto entre 420-417 aC e, posteriormente, foi distribuída em forma de manuscrito. [3] Nenhuma cópia da produção original sobrevive e análise acadêmica indica que a versão revista é uma forma incompleta da Comédia Antiga .
Esta incompletude no entanto, não é óbvio em traduções e performances modernas. [4] As nuvens podem ser considerados não apenas o primeiro do mundo "comédia de idéias" existentes [5] , mas também um exemplo brilhante e bem sucedida desse gênero. [6] peça A notoriedade adquirida por sua caricatura do filósofo Sócrates , desde a sua menção em Platão 's Apologia como um fator que contribui para o julgamento do homem velho e de execução. [7] [8]
Plot
Breve resumo: Diante de uma acção judicial por falta de pagamento de dívidas, Strepsiades, um ateniense idosos, matricula seu filho na Thinkery (o "Phrontisterion") para que ele pudesse aprender as habilidades retóricas necessárias para derrotar os seus credores no tribunal. O filho aprende, assim, desrespeito cínico para os costumes sociais e desprezo pela autoridade e posteriormente ele bate no seu pai durante uma discussão doméstica, em troca do que define Strepsiades O Thinkery em chamas.Resumo detalhado: O jogo começa com Strepsiades repente sentado na cama enquanto seu filho, Pheidippides, continua alegremente dormindo na cama ao lado dele. Strepsiades reclama para o público que ele está muito preocupado com as dívidas da família para começar o sono - sua esposa (o produto mimado de um clã aristocrático) tem incentivado o interesse cara do seu filho em cavalos.
Strepsiades, ter pensado um plano para sair da dívida, o jovem acorda e pede gentilmente com ele para fazer algo por ele. Pheidippides em primeiro concorda em fazer o que ele pediu, em seguida, muda de idéia quando descobre que seu pai quer matriculá-lo em O Thinkery, uma escola para nerds e vagabundos intelectuais que não se preze, atlético ousa jovem para ser visto com.
Strepsiades explica que os estudantes da Thinkery aprender como transformar argumentos inferiores em ganhar argumentos e esta é a única maneira que ele pode bater os seus credores lesados em tribunal. Pheidippides no entanto, não serão persuadidos e Strepsiades decide inscrever-se no Thinkery apesar de sua idade avançada.
Lá ele encontra um estudante que conta a ele sobre algumas das descobertas recentes feitas por Sócrates, o chefe do Thinkery, incluindo uma nova unidade de medida para determinar a distância saltou por uma pulga (pé de uma pulga, criado a partir de uma marca minúscula em cera ), a causa exata do zumbido feito por um mosquito (seu burro se assemelha a um trompete) e um novo uso para um grande par de compassos (como uma espécie de gancho de pesca para roubar capas de estacas sobre o muro ginásio).
Impressionado, Stepsiades implora para ser introduzido no homem por trás destas descobertas. O desejo é logo concedida: Sócrates aparece em cima, flutuava em uma cesta no final de uma corda, o melhor para observar o Sol e outros fenômenos meteorológicos. O filósofo desce e rapidamente começa a cerimônia de posse para o novo aluno idoso, o destaque de que é um desfile das nuvens, o patrono deusas de pensadores e outros preguiçosos.
As nuvens chegam a cantar majestosamente da onde eles se levantaram e regiões da terra que eles já vêm para visitar a mais linda, em toda a Grécia. Apresentado a eles como um devoto novo, Strepsiades pede-lhes para fazer dele o melhor orador da Grécia por uma centena de quilômetros. Eles respondem com a promessa de um futuro brilhante. Sócrates leva ao Thinkery sombrio para sua primeira aula e as nuvens passo em frente para o público.
Deixando de lado as suas nuvens, como figurinos, o coro declara que este é mais inteligente jogo do autor e que lhe custou o maior esforço. Ele também critica a audiência para o fracasso do jogo no festival, onde foi espancado pelos trabalhos de autores de qualidade inferior, e elogia o autor de originalidade e por sua coragem em satirizando políticos influentes, como Cleon .
O Coro, em seguida, retoma o seu aparecimento como nuvens, prometendo favores divinos, se o público pune Cleon de corrupção e de repreender atenienses para mexer com o calendário, uma vez que este colocou Atenas fora de sintonia com a lua.
Sócrates regressa ao palco em um huff, protestando contra a inépcia de seu novo aluno idosos. Ele convoca Strepsiades fora e tenta outras lições, incluindo uma forma de incubação de meditação em que o velho está debaixo de um cobertor enquanto pensamentos devem surgir em sua mente naturalmente. Os resultados de incubação em Strepsiades masturbando debaixo do cobertor e, finalmente, Sócrates se recusa a ter mais nada a ver com ele.
As Nuvens de aconselhá-lo a encontrar alguém mais jovem para fazer o aprendizado para ele. Seu filho, Pheidippides, posteriormente, cede a ameaças de Strepsiades e relutantemente retorna com ele à Thinkery, onde encontram os argumentos personificadas Superior e Inferior, associados de Sócrates. Argumento Superior e Inferior debate
Argumento uns com os outros
sobre qual deles pode oferecer a melhor educação.
Argumento Superior aceita sua derrota inevitável, o argumento Inferior leva Pheidippides no Thinkery para uma educação de mudança de vida e Strepsiades vai para casa feliz. As nuvens passo em frente para abordar o público pela segunda vez, exigindo ser atribuído o primeiro lugar na competição do festival, em troca do que eles prometem boas chuvas - caso contrário, eles vão destruir as plantações, telhados quebra e estragar casamentos.
A história continua com Strepsiades retornando ao Thinkery para buscar seu filho. A Pheidippides novas emerge, surpreendentemente transformado no vagabundo pálido nerd e intelectual que uma vez ele temia se tornar. Regozijar-nos a perspectiva de falar sua maneira fora do problema financeiro, Stepsiades leva a casa da juventude para as celebrações, apenas momentos antes do primeiro de seus credores lesados chega com uma testemunha para chamá-lo a tribunal. Strepsiades volta no palco, confronta o credor e rejeita-o com desprezo. Um segundo credor chega e recebe o mesmo tratamento antes dentro de casa retorna Strepsiades para continuar as celebrações.
As Nuvens de cantar ameaçadoramente de um desastre iminente e Strepsiades novamente volta ao palco, agora em perigo, queixando-se de uma surra que seu filho mais novo tem apenas dado a ele em uma disputa sobre as celebrações. Pheidippides surge friamente e insolentemente debates com o pai direito de um pai para bater seu filho e direito de um filho bater em seu pai.
Ele termina com a ameaça de bater em sua mãe também, ao que Strepsiades voa em uma raiva contra o Thinkery, responsabilizando Sócrates por seus últimos problemas. Ele leva seus escravos, armados com tochas e enxadas, num ataque frenético sobre a escola de má reputação. Os alunos alarmados são perseguidos fora do palco e do Coro, com nada para comemorar, discretamente se afasta.
Contexto histórico
As nuvens representa um distanciamento dos temas principais de primeiras peças de Aristófanes - política ateniense, a Guerra do Peloponeso e da necessidade de paz com Esparta. Os espartanos tinham recentemente parou suas invasões anuais de Attica , após os atenienses tinham tomado reféns espartanos na Batalha de Sphacteria em 425 e este, juntamente com uma derrota sofrida pelos atenienses na batalha de Delium em 424, havia fornecido as condições adequadas para uma trégua. Assim, a produção original de As Nuvens, em 423 aC, veio num momento em que Atenas estava ansioso para um período de paz. Cleon , o líder populista da facção pró-guerra em Atenas, era um alvo em todas as primeiras peças de Aristófanes e sua tentativas de processar por calúnia Aristófanes em 426 havia apenas acrescentou lenha à fogueira.Aristófanes no entanto havia escolhido Cleon para um tratamento especial em seu jogo anterior Os cavaleiros , em 424 e há relativamente poucas referências a ele nas nuvens.
Livres de questões políticas e de tempo de guerra, Aristófanes se concentra nas nuvens uma questão mais ampla que está subjacente a muitos conflitos retratado em suas peças - a questão do velho versus novo, ou a batalha de idéias. [9] As especulações científicas de Ionian pensadores como Thales no século VI foram se tornando de conhecimento comum no tempo de Aristófanes e isso levou a que, por exemplo, a uma crença crescente de que a sociedade civilizada não era um presente dos deuses, mas haviam desenvolvido gradualmente a partir da existência do homem primitivo animal-like. [ 10]
Na época em que as nuvens foi produzido, Demócrito de Abdera estava desenvolvendo uma teoria atomística do cosmos e Hipócrates em Cós foi o estabelecimento de uma abordagem empírica e ciência como a medicina. Anaxágoras , cujas obras foram estudados por Sócrates, estava vivendo em Atenas, quando era um jovem Aristófanes. Anaxágoras apreciado o patrocínio de figuras influentes, como Péricles , mas elementos oligárquicos também teve defensores políticos e Anaxágoras foi acusado de impiedade e expulso de Atenas por volta de 437 aC.
A batalha de idéias levou a algumas amizades improváveis que atravessam as diferenças pessoais e de classe, como entre os Péricles socialmente alerta e Anaxágoras irreal, e entre o aristocrata bonito, Alcibíades , ea plebéia feia, Sócrates . Sócrates além disso tinha distinguido-se da multidão por seu heroísmo na retirada da batalha de Delium e isso poderia ter mais o escolheu para ridículo entre seus companheiros. [11]
Ele tinha quarenta e cinco anos de idade e em boa forma física quando a Nuvens foi produzido [12] ainda que ele tinha um rosto que se prestava facilmente a caricatura por máscara decisores e, possivelmente, que era uma razão que contribui para a caracterização freqüente de ele pelos poetas cômicos. [13]
Na verdade uma das peças que derrotou o Nuvens em 423 foi chamada Connus, escrito por Ameipsias, e também satirizou Sócrates. [14] Há uma história famosa, como relatado por exemplo, Eliano, segundo a qual Sócrates alegremente levantou de seu assento durante a realização das nuvens e ficou em resposta silenciosa para os sussurros entre os estrangeiros na platéia do festival: "Quem é Sócrates" [15]
Lugares e Pessoas nas nuvens
Em um ponto em As Nuvens, o Coro declara que o autor escolheu Atenas para a primeira apresentação da peça, o que implica que ele poderia tê-lo produzido em outro lugar (linha 523). Na verdade, o Coro está brincando. Poetas trágicos, por vezes, produziram seus jogos em outras cidades ( Eurípides 'play Andrômaca por exemplo, foi possivelmente realizado em Argos apenas antes que as nuvens apareceram na Cidade Dionísia) [16] ainda poetas cômicos em Aristófanes tempo escreveu especificamente para as audiências locais e suas peças foram repleta de piadas tópicos que só o público local poderia entender. Os seguintes locais e personalidades são mencionadas nas nuvens e elas são explicadas e listadas em várias edições do jogo. [17] [18] [19]-
- Locais
- Cicynna (ou Kikynna): Um deme pertencente ao Acamantis tribo. É deme Strepsiades "(linha 134) e ele olha para ele, incrédulo em um mapa no Thinkery (210).
- Sphettus : Outro deme pertencente à tribo Acamantis. Diz-se ser o deme de Chaerephon (linha 156) e é também mencionada na riqueza II [20]
- Pylos : Uma localidade associada à Batalha de Sphacteria , em que os atenienses capturaram muitos hoplitas espartanos. Os alunos da Thinkery assemelham-se aos cativos Spartan (linha 186). Pylos é frequentemente mencionada em outras peças. [21]
- Ática : O país em torno de Atenas. Ele aparece em um mapa no Thinkery (linha 209) e é a casa do olhar Attic - o olhar de um arco encrenqueiro que finge ser a vítima (1176). Attica raramente é mencionado pelo nome nas peças sobreviventes. [22]
- Eubeia : Uma ilha adjacente ao longo da Ática. Ele havia se revoltado de controle ateniense em 446 aC e que tinha sido "colocado para fora" (achatado como em um mapa) por um exército ateniense, que incluiu Strepsiades (linha 211). A ilha é mencionado também em As Vespas. [23]
- Bizâncio : A colônia grega que usou moedas de ferro. É mencionado apenas por causa de um trocadilho com 'nomisma' / 'nomos' - moeda / custom (linha 249). Ele é mencionado novamente em As Vespas. [24]
- Nilo , Maiotis , Mimas : Um rio, pântanos e montanhas, respectivamente. Eles são mencionados por Sócrates como o tipo de lugares de que as nuvens podem estabelecidos para Atenas (linhas 272-3). O Nilo é mencionado novamente em Thesmophoriazusae. [25]
- Parnes : A montanha ao norte de Atenas. Sócrates instrui Strepsiades a olhar para a montanha para as nuvens que chegam (linha 323), mas na verdade a montanha não pode ser visto a partir do Teatro de Dionísio.
- Thurioi: Uma colônia fundada por Atenas entre 446-443 aC. Sua fundação inspirou numerosos oracle-mongers e estes estão incluídos entre os clientes das Nuvens (linha 332).
- Sounion : Um promontório associado ao culto de Poseidon. Às vezes, é atingido por raios e isso é prova de que o cosmos são governados por causas materiais (linha 401). Sounion é mencionado em duas outras peças. [26]
- A caverna de Trofônio : O site de um culto terrível Boeotian aos Trofônio herói. Dreads Stepsiades entrar no Thinkery apenas como se fosse uma caverna (linha 508)
- Cynthia ou Monte Cynthus: A altura rochoso em Delos associados com o culto de Apolo. Ele é mencionado pelas nuvens em uma invocação a Apolo (linha 596).
- Éfeso : O site de um culto de Artemis (a Diana dos efésios), cujos devotos incluídos lídios . Éfeso eo Lydians são mencionados pelas nuvens em uma invocação de Artemis (linha 598).
- Parnassus : A montanha associada ao culto de Dionísio (como praticado pelos Bacantes ) com vista para o Delphi , um dos locais mais sagrados da Grécia antiga. Ele é mencionado pelas nuvens em uma invocação a Dionísio (linha 603). A montanha é mencionada também em As rãs [27] e há referências à cidade e ao povo da Delphi em As Vespas e os pássaros. [28]
- Tessália : Uma região cujas mulheres foram popularmente associado a feitiçaria. Strepsiades pensa em comprar um escravo Thessalian que poderia adiar a liquidação mensal de contas por encantar a lua para ele (linha 749). Tessália é mencionado em duas outras peças. [29]
- Maratona : O site da vitória histórica de Atenas contra os persas. A geração de atenienses responsáveis por essa vitória eram homens educados na maneira Superior (linha 986). Há patriótico menciona de Maratona em várias peças. [30]
- Academia : O site de um parque público e ginásio nos arredores de Atenas (mais tarde famoso como o local da escola de Platão). Um estudante treinado no caminho Superior exerceria lá entre as azeitonas sagrados (linha 1005).
- Banhos de Heracles : nascentes naturais de água morna foram nomeados após Heracles, que os recebeu como um presente de Hefesto . Eles são mencionados por Inferior como prova de que homens que comem esses luxos são manly (linha 1051).
- Egipto : A terra obviamente sujeito a inundação anual inoportuna pelo Nilo. De acordo com as nuvens, qualquer juiz que não a vitória prêmio para este jogo pode desejar ter nascido no Egito, depois de terem terminado com ele (linha 1130). O Egito é uma curiosidade referida em várias peças. [31]
-
- Estrangeiros e influências estrangeiras
- Persas : A força dominante na Ásia, eram popularmente associado com o despotismo e com preguiça de luxo. Assim sapatos femininos em Atenas eram conhecidos como 'persa', ao contrário de calçados masculinos, que eram conhecidos como Lacônia . Sócrates faz uns sapatos persa para uma pulga em um esforço para medir o comprimento do pé de uma pulga (linha 151). Há referências a persas e sua influência em outros jogos. [32]
- Thales : um filósofo jónico 6 º século de Mileto . Ele é um ninguém mera comparação com Sócrates (linha 180). Seu nome também aparece em Os Pássaros. [33]
- Prodicus : Um contemporâneo sofista e filósofo natural de Ceos , mas residente em Atenas. As Nuvens de respeitá-lo por sua sabedoria (linha 361). Ele é mencionado também em Os Pássaros. [34]
- Heródoto : Um historiador contemporâneo de Halicarnasso famosos por suas contas exóticas de várias nações e seus costumes, que muitos atenienses encontrados hilário. A palavra usada para designar uma pessoa muito antiquado (bekkeselene!, linha 398) pode ter sido uma alusão por Aristófanes para dar conta de Heródoto de um experimento pelo faraó egípcio para determinar língua original da humanidade, que o faraó concluiu ser frígio na alegando que a palavra frígia para pão (bekkos) foi a primeira palavra falada por algumas crianças que nunca haviam sido ensinadas a falar. [35] Há também alusões quadrinhos para Heródoto em O Acharnians .
- Corinthians : Aliados dos espartanos e rivais antigos dos atenienses no comércio. Um trocadilho meia identifica-los com bugs (coreis) quando Strepsiades reclama que ele foi mordido por Corinthians (linha 710). Há muitas referências nas outras peças para Corinto e seus cidadãos. [36]
- Diagoras : Um pensador livre de Melos . e um residente de Atenas, popularmente acredita-se ser um ateu O Melian é usado como um epíteto para Sócrates (linha 830), aparentemente em razão de que ele é um ateu como Diagoras. Diagoras é mencionado em duas outras peças. [37]
-
- Religiosos, identidades históricas e míticas
- Coisura: Uma figura lendária e principalmente sinônimo de luxo. Strepsiades respeita-la como um símbolo de sua própria esposa (linhas 48, 800). Coisura é mencionado no início do Acharnians. [38]
- Colias: Um epíteto de Afrodite , que tinha um santuário de mesmo nome em Anaphlystus, na costa perto de Sounion. Strepsiades compara sua esposa para Colias e aos Genetullidae, mulheres deusas que compartilhavam o santuário Anaphlystus (linha 52). Colias ea Genetullidae são mencionados também em Lisístrata [39] e este último mais uma vez em Thesmophoriazusae. [40]
- Atamas : um lendário rei da Beócia e objecto de duas peças de Sófocles , em um dos quais ele é descrito como uma vítima sacrificial no altar de Zeus. Strepsiades temores de que sua nomeação para o Thinkery irá transformá-lo em outro Atamas (linha 257).
- Cecrops : Um rei legendário de Atenas. Ele é mencionado pelas nuvens que chegam em Atenas (linha 301) e há referências a ele nos outros jogos. [41]
- Typhoeus : um gigante de cem cabeças. Stepsiades menciona-o ao descrever nuvens em termos exagerados vagamente emprestados de poetas ditirâmbico (linha 336). Há uma outra menção em Os Cavaleiros. [42]
- Mistérios de Elêusis : Um culto ateniense de Deméter com ritos secretos que prometem a vida eterna para iniciados. As nuvens se referem aos mistérios sem nomeá-los (linhas 302-4).
- Panathenaia : Um festival anual comemorar o nascimento de Athena. Strepsiades compara o ruído de um trovão o som feito em seu estômago pelo festival da sopa (linha 386) e objetos Superior para performances fracas da dança de Pirro que ele testemunhou no festival recentemente (988). O Panathenaia é mencionado por nome em duas outras peças. [43]
- Kronia : Um festival humilde que conduz à Panathenaia. Sócrates acusa Strepsiades de cheirar deste festival isto é, ser antiquado (linha 398).
- Diasia: Um festival de inverno. Strepsiades foi churrasco de carne de parentes neste festival, quando uma bexiga explodiu como um relâmpago (linha 408) e uma vez ele comprou um carrinho de brinquedo para Pheidippides durante as festividades (864).
- Electra : A figura mítica rejeitado por sua própria mãe. Este jogo assemelha-se a isto é que foi rejeitado pelo público original (534 linhas).
- Memnon e Sarpedon : heróis míticos. Suas mortes são lamentou pelos deuses em dias que estão marcados para os festivais pelo calendário revisto ateniense (linha 622). Memnon é mencionado novamente em As rãs. [44]
- Télefo : um rei lendário Mysian e objecto de uma controversa peça de Eurípides em que ele apareceu como um mendigo. Superior compara inferior a um mendigo Télefo-like (linha 922). Aristófanes satiriza o jogo de Eurípides em A Acharnians e Thesmophoriazusae . Télefo é mencionado também em As rãs. [45]
- Dipolieia: Um festival sóbrio em honra de Zeus Polieus com um rito sacrificial chamado Bouphonia. Inferior acusa Superior de semelhante a este festival e de estar cheio de Bouphonia ou seja, ele é antiquado (linhas 984-5). O Dipolieia é mencionado também em paz . [46]
- Tritogeneia: Um epíteto para Athena. Superior considera um mau desempenho da dança pírrica a ser um insulto para Tritogeneia (linha 989). O epíteto é usado também em Cavaleiros e Lisístrata. [47]
- Iapetus : A Titan e irmão de Cronos. Os jovens às vezes usar seu nome como um epíteto para seus pais ou seja, seus pais são antiquados (linha 998).
- Peleu : Um herói mítico que foi banido para o deserto depois de ser falsamente acusada de adultério e que foi dada uma faca por Hefesto como proteção contra animais selvagens. Superior cita o dom da faca como um exemplo das recompensas que vêm com força (linhas 1063). Superior também menciona seu casamento após a Thetis como outra recompensa para a virtude (1067). Peleu é mencionado novamente em As rãs. [48]
- Solon : Um legislador, muitas vezes creditado com o estabelecimento da democracia ateniense. Os Pheidippides educados demonstra como as intenções de Sólon pode ser interpretado de forma a subverter as suas leis (linha 1187). Solon também é chamado de Os Pássaros. [49]
- Protenthai: Os funcionários responsáveis pela preparação dos alimentos para os Apaturia festivais. Eles são suspeitos de provar o alimento (linha 1198).
-
- Atenienses
- Megacles : Um nome ilustre denotando vários aristocratas da história ateniense. Mulher aristocrática Strepsiades 'pode mais de um número Megacles em sua árvore genealógica (linhas 46, 70, 124, 815).
- Chaerephon : Um amigo leal e discípulo de Sócrates, bem conhecido pela sua palidez. Ele é mencionado pelo nome várias vezes dentro do jogo (linhas 144, 156, 503, 831, 1465) e alguns editores de incluí-lo como um personagem no final do jogo - um papel falando de outra forma indicado nas dramatis personae como "estudante" . Ele é conhecido também em As Vespas e Os Pássaros . [50]
- Leogoras: um rico aristocrata, pai do orador Andocides e relacionados pelo casamento com Péricles. Ele criou faisões (ou cavalos) que Pheidippides não trocaria sua auto-estima para (linha 109). Ele é chamado também nas Vespas. [51]
- Péricles : o político dominante no pré-guerra Atenas que uma vez famosa subornou um general espartano para evitar a batalha e, posteriormente, representaram o suborno como "perdidas acordo com a necessidade". Strepsiades recorda como Péricles achatada Beócia (linha 213) e ele é responsável pelo roubo de seus sapatos contra o Thinkery em termos Péricles como "perdidas acordo com a necessidade" (859). Péricles é mencionada em três outros jogos. [52]
- Hieronymus, filho de Xenophantus: Um cara notoriamente peludo. As Nuvens de imitá-lo quando eles parecem assemelhar-se centauros (linha 349). Seus longos cabelos fez parecer invisível em uma versão anterior desempenhar A Acharnians. [53]
- Simon: Ele era bem conhecido por seus contemporâneos como um ladrão de dinheiro público e um perjuror (linhas 351, 399), caso contrário, obscura.
- Cleonymus : Uma figura notável em Atenas, ele havia perdido recentemente seu escudo no retiro de Delium. As Nuvens de imitá-lo quando eles parecem parecidos com os veados tímido (linha 353), ele é um perjuror (400) e seu nome deve ser recusado como um substantivo feminino (673-80). Ele é freqüentemente alvo de piadas. [54]
- Clístenes : Um homem notoriamente estéril. As Nuvens de imitá-lo quando eles parecem assemelhar-se mulheres (linha 355). Ele aparece como um personagem em O Acharnians e Thesmophoriazusae e ele também é mencionado em outros jogos. [55]
- Theorus: Um associado de Cleon. Ele é um homem que deve ser atingido por raios por perjúrio (linha 400). Ele é chamado em outros três jogos. [56]
- Cleon : O líder populista da facção pró-guerra. Ele estava no auge de seu poder quando Aristófanes atacou em suas peças (linha 549), presságios meteorológicos tinham avisado Atenas para não confiar nele e os deuses de Atenas irá favorecer mais uma vez depois que ele é punido por corrupção (581-91). Ele era o antagonista de Os Cavaleiros, onde foi representado como um escravo Paphlagonian, e ele é frequentemente mencionado em outras primeiras peças. [57]
- Hyperbolus : Um colega de Cleon e, eventualmente, o seu sucessor como líder populista de Atenas. Ele e sua mãe são um alvo fácil para os dramaturgos inferiores (linhas 551-58), o vento soprou-lhe a coroa, quando representou Atenas na Liga Anfictiônico , ele pagou uma fortuna para aprender a falar corretamente (876) e ele fez muito mais do que isso através de maldade (1065). Ele é ridicularizada em outros jogos também. [58]
- Sostrate: Um nome comum feminino usados aqui apenas para demonstrar o potencial cômico de uma abordagem racional para a gramática (linha 678). O nome ocorre em outros jogos. [59]
- Philoxenus e Amynias e Melesias: atenienses cuja masculinidade era uma questão em aberto. Gramática tradicional nem sempre identificam o gênero de tais nomes e isso pode ser apropriado em seu caso (linha 686). Philoxenus era notoriamente estéril e ele é mencionado novamente em Vespas. [60] Amynias se tornou um general no ano em que as nuvens foi realizada e os poetas cômicos em volta dessa época satirizou-lo por sua efeminação, pretensões e problemas financeiros. [61] Ele também é mencionado novamente em As Vespas. [62]
- Pandeletus: indivíduo desconhecido, possivelmente um político e um bajulador . De acordo com feeds, Superior Inferior em pedaços pertencentes a Pandeletus.
- Hipócrates: Provavelmente o general relatado por Tucídides ter morrido na batalha de Delium, [63] seus filhos são ridicularizados na comédia como simplórios. De acordo com Inferior, qualquer estudante de extremidades superiores até parecido com os filhos de Hipócrates (linha 1001).
- Antimachus: Um homem com este nome tinha sido Aristófanes choregus em 427-6 aC e que foi ridicularizado em O Acharnians para uma falta de generosidade. [64] De acordo com o Superior, Inferior estudantes de vir a ser vagabundos como Antimachus (linha 1022 ).
-
- Poetas
- Eupolis : Um grande poeta cômico e um rival de Aristófanes. O Coro acusa de roubar material para Maricas sua peça de Aristófanes e Os Cavaleiros de Phrynichus " Andromeda (linhas 553-6). Phrynichus, o poeta cômico, é mencionado novamente em As rãs. [65] Eupolis de fato produzido Maricas em 421 aC, dois anos depois de As Nuvens foi produzido (ver as nuvens e comédia antiga).
- Hermippus : Outro poeta cômico, vitorioso na Cidade Dionísia em 436. Sua peça Os padeiros é típico das obras de poetas inferiores que atacam alvos fáceis (linha 557).
- Stesichorus : um poeta de renome da Sicília. Ele não é mencionado neste jogo, mas ele é possivelmente o autor de uma descrição de Athena citado como um ensacador de cidades (linha 967). Mais tarde ele é citado em paz . [66]
- Phrynis: A Mytilenean citharode que ganhou um prêmio no Panathenaea em 456 aC. Ele é condenado pelo Superior como um corruptor da música (linha 971).
- Ceceides: um poeta dithyrambic. De acordo com Inferior, ele é típico de antiquado Superior gostos (linha 985).
- HomerO : O grande bardo. Ele denotava o conselheiro sábio, Nestor , como agoretes ( Ilíada e iv.293 i.248). De acordo com Inferior, esta é a prova que está bem para sobrevoar na ágora (linha 1056) embora, na verdade, apenas demonstra uma mudança no significado da palavra. Homer é nomeado em três outras peças. [67]
- Eurípides : um poeta de renome trágica e uma figura controversa no seu tempo próprio. Lamentos de uma de suas peças [68] são parodiada por Strepsiades (linhas 718-9 e 1165-6). Pheidippides o considera o mais inteligente dos poetas (1377), ele particularmente gosta de sua representação de incesto em Aiolus e ele cita Alcestis [69] em defesa de seu direito de bater em seu pai (1415). Eurípides é freqüentemente alvo de piadas em peças de Aristófanes e ele aparece como um personagem ridículo em O Acharnians, Thesmophoriazusae e as rãs.
- Carcinus : Um comandante naval, em 431 aC e um poeta trágico. Um de seus filhos, Xenocles , também foi um poeta trágico, bom o suficiente para derrotar Eurípides na Cidade Dionísia em 415. [70] imagina Strepsiades ele pode ouvir uma lamentação de um dos Carcinus " daemons (linha 1261) embora não esteja claro se isso se refere a um personagem de uma das peças de Carcinus 'ou se refere a Xenocles no modo trágico. Linhas de uma de suas peças são posteriormente parodiada no lamento do credor segundo (linhas 1264-5). Filhos Carcinus 'apareceu como dançarinos em As Vespas e suas habilidades de dança foram posteriormente ridicularizado em paz .
- Simonides : um poeta de renome. Strepsiades perguntou Pheidippides a recitar versos do poema The Ram (linha 1356), mas não gosta Pheidipiides sua poesia (1362). Simonides é mencionado também em Paz e Os Pássaros. [71]
- Ésquilo : um poeta de renome trágico. Strepsiades gosta de sua poesia, mas Pheidippides pensa que é cheia de fumaça (linha 1366). Ésquilo é um personagem em As rãs e ele é mencionado em outros jogos. [72]
Discussão
Como mencionado na introdução do artigo, Platão parece ter considerado as nuvens um fator que contribui para julgamento de Sócrates e de execução em 399 aC. Existe algum suporte para sua opinião, mesmo na idade moderna. [73] peças de Aristófanes no entanto eram geralmente mal sucedida na formação de atitudes públicas sobre questões importantes, como evidenciado por sua oposição ineficaz para a Guerra do Peloponeso e populistas, como Cleon. Moreover the trial of Socrates followed Athens' traumatic defeat by Sparta, many years after the performance of the play, when suspicions about the philosopher were fuelled by public animosity towards his disgraced associates (such as Alcibiades ). [ 74 ]Socrates is presented in The Clouds as a petty thief, a fraud and a sophist with a specious interest in physical speculations. However, it is still possible to recognize in him the distinctive individual defined in Plato's dialogues. [ 75 ] The practice of ascetism (as for example idealized by the Chorus in lines 412-19), disciplined, introverted thinking (as described by the Chorus in lines 700-6) and conversational dialectic (as described by Socrates in lines 489-90) appear to be caricatures of Socratic behaviours later described more sympathetically by Plato. The Aristophanic Socrates is much more interested in physical speculations than is Plato's Socrates yet it is possible that the real Socrates did take a strong interest in such speculations during his development as a philosopher [ 76 ] and there is some support for this in Plato's dialogue Phaedo 96A.
It has been argued that Aristophanes caricatured a 'pre-Socratic' Socrates and that the philosopher depicted by Plato was a more mature thinker who had been influenced by such criticism. [ 75 ] Conversely, it is possible that Aristophanes' caricature of the philosopher merely reflects his own ignorance of philosophy. [ 77 ] According to yet another view, The Clouds can best be understood in relation to Plato's works, as evidence of an historic rivalry between poetic and philosophical modes of thought. [ 78 ]
The Clouds and Old Comedy
During the parabasis proper (518-62), the Chorus reveals that the original play was badly received when it was produced. References in the same parabasis to a play by Eupolis called Maricas (produced in 421) and criticism of the populist politician Hyperbolus (ostracized in 416) indicate that the second version of The Clouds was probably composed somewhere between 421-16 BC. The parabasis also includes an appeal to the audience to prosecute Cleon for corruption. Since Cleon died in 422 it can be assumed that this appeal was retained from the original production in 423 and thus the extant play must be a partial revision of the original play. [ 79 ]The revised play is an incomplete form of Old Comedy . Old Comedy conventionally limits the number of actors to three or four yet there are already three actors on stage when Superior and Inferior enter the action and there is no song at that point that would allow for a change of costume. The play is unusually serious for an Old Comedy and possibly this was the reason why the original play failed at the City Dionysia. [ 73 ] As a result of this seriousness, there is no celebratory song in the exodus, and this also is an uncharacteristic omission. A typical Aristophanic Chorus, even if it starts out as hostile to the protagonist, is hardly more than the protagonist's cheer squad by the end of the play. In The Clouds however, the Chorus appears sympathetic at first but emerges as a virtual antagonist by the end of the play.
The play adapts the following elements Old Comedy in a variety of novel ways.
- Parodos : The arrival of the Chorus in this play is unusual in that the singing begins offstage some time before the Chorus appears. It is possible that the concealed Chorus was not fully audible to the audience and this might have been a factor in the original play's failure. [ 80 ] Moreover the majestic opening song is more typical of tragedy than comedy. [ 81 ]
- Parabasis : The parabasis proper (lines 518-62) is composed in eupolidean tetrameter rather than the conventional anapestic tetrameter. Aristophanes does not use eupolideans in any other of his extant plays. [ 82 ] The first parabasis (510-626) is otherwise conventional. However the second parabasis (1113–30) is in a shortened form, comprising an epirrhema in trochaic tetrameter but without the songs and the antepirrhema needed for a conventional, symmetrical scene.
- Agon : The play has two agons. The first is between Superior and Inferior (949-1104). Superior's arguments are in conventional anapestic tetrameter but Inferior presents his case in iambic tetrameters, a variation that Aristophanes reserves for arguments that are not to be taken seriously. [ 83 ] A similar distinction between anapestic and iambic arguments is made in the agons in The Knights [ 84 ] and The Frogs . [ 85 ] The second agon in The Clouds is between Strepsiades and his son (1345–1451) and it is in iambic tetrameter for both speakers.
- Episodes : Informal dialogue between characters is conventionally in iambic trimeter. However the scene introducing Superior and Inferior is conducted in short lines of anapestic rhythm (889-948). Later, in the agon between Strepsiades and his son, a line of dialogue in iambic trimeter (1415) - adapted from Euripides play Alcestis - is inserted into a speech in iambic tetrameter, a transition that seems uncharacteristically clumsy. [ 86 ]
Traduções
- William James Hickie , 1853 - prose, full text
- Benjamin B. Rogers , 1924 - verse
- Arthur S. Way , 1934 - verse
- Robert Henning Webb , 1960 - verse
- William Arrowsmith , 1962 - prose and verse
- Thomas G. West & Grace Starry West , 1984 - prose
- Peter Meineck , 1998 - prose
Nenhum comentário:
Postar um comentário