sexta-feira, 30 de dezembro de 2011

THOR - EDDAS


 

Thor

Thor.jpg
 


 Thor, o deus do trovão, pintado por Mårten Eskil.   

Outros nomes Ásaþórr, Ökuþórr, Hlórriði e Véurr
Associação Trovão
Parentesco Odin e Jord
Esposa Sif
Filho(s) Thrud
Uller
Magni
Modi
Armas Mjolnir e Megingjard











Thor ou Tor (nórdico antigo: Þórr, inglês antigo: Þunor, alto alemão antigo: Donar) é o mais forte dentre deuses e homens, é um deus de cabelos vermelhos e barba, de grande estatura, representando a força da natureza (trovão) no paganismo germânico, disparando raios com o seu poderoso martelo Mjolnir

Casado com Sif, é filho de Odin, o deus supremo de Asgard, e de Jord (Fjorgyn) a deusa de Midgard (a Terra)[1]. Durante o Ragnarök, Thor matará e será morto por Jörmungandr. Thor também é chamado de Ásaþórr, Ökuþórr, Hlórriði e Véurr.

 Características

Thor lutando contra a serpente Jormungand, filha de Loki.
 
Thor era grande para um deus, extremamente forte (podendo comer uma vaca em uma "refeição"). Thor adorava disputas de poder e era o principal campeão dos deuses contra seus inimigos, os gigantes de gelo. Os fazendeiros, que apreciavam sua honestidade simplória e repugnância contra o mal, veneravam Thor em vez de Odin, que era mais atraente para os que eram dotados de um espírito de ataque, ou que valorizavam a sabedoria. A arma de Thor era um martelo de guerra mágico, chamado Mjolnir[2] com uma enorme cabeça e um cabo curto e que nunca errava o alvo e sempre retornava às suas mãos.

Ele usava luvas de ferro mágicas para segurar o cabo do martelo e o cinturão Megingjard que dobrava sua força. Sua esposa era Sif[1], a deusa da colheita, com quem teve uma filha Thrud (Força), e de sua união com a giganta Jarnsaxa, teve os filhos Magni (Força) e Modi (Coragem). Os antigos escritores (Saxo, Adam de Bremen, Aelfric, Snorri) identificaram Thor com o deus Greco-Romano Júpiter porque ambos são filhos da Mãe-Terra, comandante das chuvas, dos raios e trovões, são protetores do mundo e da comunidade cujo símbolo era o carvalho, representando o tronco da família. 

Os animais de ambos deuses era o carneiro, o bode e a águia. Thor era sempre apresentado com seu martelo e Júpiter com seu cetro. Thor matou a serpente Jormungand e Júpiter o dragão Tifão.O historiador Tácito identificou Thor com Hércules, por causa de seu aspecto, força, arma e função de protetor do mundo.

Thor gostava da companhia de Loki, apesar do talento desse embusteiro para colocar ambos em confusões. As histórias de suas aventuras estão entre as mais ricas da mitologia nórdica. No panteão nórdico, Thor era o destruidor do mal e o segundo maior expoente dos deuses Aesir. A imagem de Thor aparece em muitas estelas rúnicas assim como seu nome ou seu martelo. Thor é um excelente guerreiro e já derrotou muitos gigantes, trolls, monstros, berserker e feras, segundo o Edda em Prosa. Thor percorria o mundo numa carruagem puxada por dois bodes chamados Tanngrísnir e Tanngnjóstr. 

Conta-se que quando Thor percorria o céu nessa carruagem as montanhas ruiam, e o barulho provocado pelas rodas do veículo originavam os trovões. Thor habita em Thrudheimr (ou Thrudvangr) no salão Bilskirnir[1] onde ele recebia os pobres depois que haviam morrido. Esse salão possui 540 acomodações e é considerada a maior de todas as construções. O mensageiro de Thor era o veloz Thjalfi e sua criada era Röskva, irmã de Thjalfi. 

Quando Thor estava longe de seu lar ele matava seus bodes e os comia, e depois os ressuscitava com martelo mágico. Thor é o criador da constelação conhecida pelos vikings como Dedo de Aurvandill.

Era Thor o deus 
que mais possuía templos na Escandinávia.

No Ragnarok, a tarefa de Thor será matar a cruel Jormungand ou Serpente Midgard (uma serpente tão grande que envolve a Terra), cria de Loki, mas ele morrerá na batalha.[3]
Os anglo-saxões deram o nome de Thor ao quinto dia da semana, Thursday, ou "Thor's day" (quinta-feira, em inglês); o mesmo aconteceu entre os escandinavos que chamaram a quinta-feira de "Torsdag"[4]. O mesmo acontece no idioma alemão em que a quinta-feira se chama "Donnerstag" (donner = trovão; tag = dia)[5].

Genealogia

É difícil e confuso traçar a descendência de Odin. Os seus filhos Thor, Vali e Baldr são os filhos reconhecidos universalmente, mas existem textos que referem diferentes filhos. Assim, a ascendência provável de Thor será[6]:

 
 
Borr
 
 
 
 
 
Bestla
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
Odin
 
 
 
 
 
Jörð
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 

 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
Thor
 
 
 
 
 
Meili
 


Thor e seus símbolos

Thor's hammer, Skåne.svg
O mais importante símbolo de Thor é o martelo, Mjölnir (destruidor)[2], que na pré-história escandinava surgia sob a forma de um machado - relacionado à fertilidade e aos fenômenos atmosféricos. O martelo de Thor, também se relaciona com os aspectos míticos de ferreiro do deus, ao criar trovões e relâmpagos. Existem evidências de que o culto ao martelo continuaram na Era Viking a serem propiciadores de fertilidade feminina para o casamento. O uso de pingentes com a forma do martelo foram um dos grandes elementos de identidade pagã no final da Era Viking (Langer, 2010), e segundo vários pesquisadores, serviu como uma resposta ao uso cotidiano de cruzes em pescoços dos cristãos convertidos. Recentemente, diversos formatos de pingente do martelo são vendidos em todo o mundo, demonstrando não somente a permanência do símbolo, mas também, a grandiosidade do mito de Thor na cultura e no imaginário contemporâneo, que atinge de forma impressionante o cinema, a literatura, os quadrinhos/banda desenhada e as artes plásticas em geral.

Thor na Mídia

Na Marvel Comics: Thor é um dos heróis que transita entre Midgard e Asgard, luta com a equipe Vingadores e mantém sua imagem divina de Deus do Trovão. O imaginário de Thor nos quadrinhos é devedor de representações surgidas durante o século XIX, especialmente das óperas alemãs, afastando-se da iconografia medieval. Sua armadura recorda o equipamento romano e seu elmo com asas é influenciado pelas fantasias do Oitocentos:

os vikings 
nunca utilizaram elmos com chifres ou asas,
nem ao menos existe qualquer referência a isto 
sobre Thor nas fontes literárias do medievo (Langer 2006).

Þrymskviða


Ah, what a lovely maid...

"Ah, como é feia  uma empregada doméstica !" 
por Elmer Boyd Smith. O deus Thor está vestido para aparecer como a deusa Freyja por duas donzelas, enquanto o deus Loki ri. Dois gatos relógio.
 
Edda Sander foi publicado em 1893, colocando-o em domínio público nos Estados Unidos. Mais de 70 anos se passaram desde a morte de dois o artista original (Larsson) e xylographer (Forssell), garantindo o status de domínio público na Suécia e na maior parte do resto do mundo. My reprodução (bastante pobre e off-centered) fotográficos da página pode ser inelegível de direito autoral, mas no caso não sou eu colocá-la no domínio público.

 

A gravura mostra o deus Thor vestido como Freyja, com seios artificiais, um colar (Brísingamen) e um chaveiro. Loki, também vestido de mulher, é a fixação de capacete de Thor. Loki parece estar se divertindo, Thor não. A representação segue de perto a descrição em estrofes 15-20 de Þrymskviða.

Perto do meio fundo, há as iniciais de Carl Larsson (1853-1919), o artista, escrito com runas. No canto inferior esquerdo, é a assinatura de Gunnar Forssell (1859-1903), o xylographer.

A lista de imagens na página 468 do livro descreve esta imagem como "Tor såsom Freya, Loke brudtärna", isto é, Tor (Thor, Þórr) como Freyja, Loke (Loki), como uma dama de honra.
Dados

Publicado em 1893.
Origem

A imagem é encontrada na página 105 da edição Fredrik Sander 1893 da Edda Poética; Edda Sämund den vises: skaldeverk af fornnordiska myt-och hjältesånger om de götiska eller germaniska Folkens gamla gudatro, sagominnen och vandringar / öfversättning från isländskan af Fredrik Sander; med bilder af Nordiska konstnärer. Estocolmo, Norstedt. I (Haukur Thorgeirsson) tirou uma foto da página em que uma câmera de mão. Meus uploads original é uma versão não modificada do que imagem e mostra não só a imagem descrita, mas também seu contexto.

Autor : Carl Larsson (1853-1919) e Gunnar Forssell (1859-1903), como descrito acima.

Edda Sander foi publicado em 1893, colocando-o em domínio público nos Estados Unidos. Mais de 70 anos se passaram desde a morte de dois o artista original (Larsson) e xylographer (Forssell), garantindo o status de domínio público na Suécia e na maior parte do resto do mundo. My reprodução (bastante pobre e off-centered) fotográficos da página pode ser inelegível de direito autoral, mas no caso não sou eu colocá-la no domínio público.
Novo! Clique nas palavras acima para ver traduções alternativas
 o
 
Freyja (com um funcionário não identificado)  
Thor e Loki presentes com seu manto de plumas, como dito no Þrymskviða. Freyja gatos parecem
- gostavam de Loki.


Loki em vôo após empréstar manto Freyja pena 
para recuperar o martelo de Thor Mjöllnir
como disse em Þrymskviða.




Ilustração para Þrymskviða.
  A lista de ilustrações sobre o assunto diante do livro 
um presente o título de vôo Loki de Jotunheim.

 

 

O Rei da Frost-Giants (o título na lista de ilustrações). 

Loki vem voando para onde o rei Jötunheimr Þrymr 

senta-se e tende a seus cães.

 

Thor Destrói o Thrym Giant. No final do Þrymskviða,  
Þórr recebe o seu martelo para trás e usá-lo para matar os gigantes.

 


Ilustração para Þrymskviða. A lista de ilustrações sobre o assunto diante do livro dá um presente a Thrym título da festa de casamento.

Publicado em 1908
Origem :O Elder Edda Poética ou, vulgarmente conhecida como Edda Sæmund é. Editado e traduzido com introdução e notas por Olive Bray. Ilustrado por W. G. Collingwood (1908) Página 127.


A gravura mostra o deus Thor vestido como Freyja, com seios artificiais, um colar (Brísingamen) e um chaveiro. Loki, também vestido de mulher, é a fixação de capacete de Thor. Loki parece estar se divertindo, Thor não. A representação segue de perto a descrição em estrofes 15-20 de Þrymskviða.
Perto do meio fundo, há as iniciais de Carl Larsson (1853-1919), o artista, escrito com runas. No canto inferior esquerdo, é a assinatura de Gunnar Forssell (1859-1903), o xylographer.
A lista de imagens na página 468 do livro descreve esta imagem como "Tor såsom Freya, Loke brudtärna", isto é, Tor (Thor, Þórr) como Freyja, Loke (Loki), como uma dama de honra.Dados
Publicado em 1893.Origem
A imagem é encontrada na página 105 da edição Fredrik Sander 1893 da Edda Poética; Edda Sämund den vises: skaldeverk af fornnordiska myt-och hjältesånger om de götiska eller germaniska Folkens gamla gudatro, sagominnen och vandringar / öfversättning från isländskan af Fredrik Sander; med bilder af Nordiska konstnärer. Estocolmo, Norstedt. I (Haukur Thorgeirsson) tirou uma foto da página em que uma câmera de mão. Meus uploads original é uma versão não modificada do que imagem e mostra não só a imagem descrita, mas também seu contexto. Meu upload outra é cortada para a gravura em si e tem sido cor-corrigida e modificada com a "perspectiva" ferramenta no GIMP.Autor


Carl Larsson (1853-1919) e Gunnar Forssell (1859-1903), como descrito acima. Fotografia por Usuário: Haukurth.

 
Edda Sander foi publicado em 1893, colocando-o em domínio público nos Estados Unidos. Mais de 70 anos se passaram desde a morte de dois o artista original (Larsson) e xylographer (Forssell), garantindo o status de domínio público na Suécia e na maior parte do resto do mundo. My reprodução (bastante pobre e off-centered) fotográficos da página pode ser inelegível de direito autoral, mas no caso não sou eu colocá-la no domínio público.

Novo! Clique nas palavras acima para ver traduções alternativas
Fonte:
 Wikipédia, a enciclopédia livre.

Multimédia na categoria "Þrymskviða"

Nenhum comentário: