sábado, 3 de dezembro de 2011

ARMANDO MORALES




Armando Morales nasceu em Granada, Nicarágua, em 15 de janeiro de 1927, o caçula de seis filhos de uma família profundamente enraizada na religião. Dois anos mais tarde, a família mudou-se para Manágua, a capital, onde havia mais oportunidades para seu pai para expandir seu negócio de hardware.
Desde a primeira infância Armando mostrou um grande interesse na arte, juntamente com uma fascinação com as ferramentas de um pintor. Ele lembra que com a idade de seis ou sete anos, ele procurou em vão por uma caixa de tintas óleo que sua irmã tinha usado com uma espátula para decorar lenços e porta-copos. Ele se lembra bem que a marca foi Pelikan, mas sua busca persistente só despertou seu aborrecimento mães ea caixa nunca foi encontrado.


 
 

Morales "habilidade para desenhar não passou despercebida pelos seus professores. Um deles em particular, que ensinou gramática, aritmética e pintura, freqüentemente elogiado suas pinturas enquanto gira um olho cego para sua preguiça em outras disciplinas. Por esta altura, a pintura deixou de ser apenas uma atividade escolar: Ele também pintou em casa em seu retorno da escola.

Por volta de 1938, pintou de forma realista algumas paisagens imaginárias com Morales considera o verdadeiro início de sua carreira artística.
 
A Escola de Belas Artes de Manágua tinha um currículo acadêmico rigoroso. O primeiro ano foi dedicado ao desenho com carvão vegetal, e mais tarde com crayon, inanimados modelos de madeira e gesso, bem como todos os tipos de tecido.

História perspectiva, de arte e anatomia foi ensinado durante o segundo ano e, enquanto ainda estiver trabalhando com lápis e carvão, modelos vivos foram introduzidos.

Não foi até o terceiro ano 
que Morales iria cumprir seus sonhos 
de infância da pintura a óleo.
 
Depois que seu pai morreu em 1944, um ano antes de terminar seu bacharelado, Morales começou a trabalhar no negócio da família para com seu irmão mais velho Carlos para sustentar a família.

Ele conseguia pintar aos sábados e domingos e, às vezes apenas à noite, e enquanto ele ocasionalmente usou a sua hora de almoço para o desenho, o seu limitado tempo livre era freqüentemente reduzido em mais da vida social de  dezoito anos.
 
Em 1956, ele participou do Concurso de Pintura da América Central "15 de Septiembre", realizada na Guatemala e ganhou o primeiro prêmio com sua pintura Spook-Tree. Esta pintura foi mais tarde comprada comprar o Museu de Arte Moderna de Nova York.

  Em 1957, a exposição "Seis Artistas da Nicarágua" foi inaugurado em Washington. Morales recebeu excelentes críticas e vendeu todos os quadros com a qual ele havia participado.
 
Em 15 de outubro de 1964, Morales Casado alecrim Tessier, que recentemente retornou a Nova York como secretário para os atores Hume Cronyn e Jessica Tandy. Pouco tempo depois, ele recebeu mais um prêmio internacional: o "JL Hudson & Co." prêmio no Carnegie International, em Pittsburgh. No final do ano, o casal recém-casado viajou para a Espanha e se estabeleceram em Cadiz.
 
Em 1966 ele ganhou o "Industrial Tandil" Prémio no III Bienal Americana em Córdoba Argentina. Em outubro do mesmo ano, Morales voltou a Nova York para viver em um apartamento estúdio no lado oeste. Seu filho Juan Sebastian nasceu em 09 de dezembro.
 
Em 1970 ele pintou frutas exuberante e sensual, maçã pesados ​​e voluptuosos e peras que evocava a maciez da pele humana, da qual não foi a transição óbvio para a pintura de nus.

Em sua Exposição 1971 na Galeria Bonino, em Nova York, ele mostrou uma série de nus impressionantes; os pequenos detalhes de cada músculo, cada centímetro de pele revelando uma sensualidade inigualável.
 
Morales voltou para a América Central em 1976, com a intenção de viver em seu próprio país, mas a turbulência política obrigou-o a mover-se para Costa Rica. Em 1977, ele voltou para o trabalho de litografias, tendo feito várias edições em Nova York e Berlim.

Ele produziu uma série em preto & branco para Herbert Kassner das Edições litográficas na Editions Kryon Workshop de Cidade do México.
 
Em 1982, Morales viajou para a Nicarágua, onde o governo sandinista concedeu-lhe a ordem de Ruben Dario. Ele aproveitou a viagem para visitar a selva tropical da costa atlântica e uma parte de Bluefields. Nesse mesmo ano, mudou-se para Paris e fez uma breve viagem a Marrocos, visitando Marrakech e Agadir.

O governo da Nicarágua 
nomeou-o  Delegado Alternativa 
para a UNESCO.
 
Em 1993, ele completou um portfólio de litografias intitulada A Saga de Sandino na oficina de Artegrafias Limitadas, SA na Cidade do México. Sandino foi um herói nacional da Nicarágua quais Morales se lembrou de ver em Manágua durante sua infância.

Enquanto na Cidade do México, ele também terminou um retrato de Gabriel Garcia Marquez. Um ano mais tarde, a litografia foram exibidos no Museu Rufino Tamayo na Cidade do México e no Instituto de Artes Gráficas de Oaxaca, onde Morales também realizou uma conferência por ocasião da exposição.

  Morales então foi para Guadalajara para a inauguração da Cátedra Cartazar Julio da Universidade de Jalisco. Ele também foi nomeado para o jurado Pinturerias Exposicion organizado pela Fundação Cultural Artencion, Cidade do México.



Galeria de artista
Artista: Armando Morales, da Nicarágua (1927 -)
Título: Figuras
Ano: 1970
Medium: litografia, assinado a lápis
Edição: 100
Tamanho: 30 x 22 polegadas (76,2 x 55,88 centímetros)
Preço: $ 2800

w-357



Artista: Armando Morales
Título: Caballo Agonizante
Ano: 1960
Medium: Etching
Edição: 15/07
Imagem: 11 x 18 pol
Moldura: 17 x 24 pol 
  
Artista: Armando Morales
Título: Desnuda Negro
Ano: 1979
Medium: litografia em Arcos, assinadas e numeradas a lápis
Edição: XV / XV
Tamanho do papel: 22 x 33,5 polegadas
Moldura: 29 x 41 polegadas [73,66 x 104,14 cm

  © 2011 ROGALLERY.COM
 F: 718.937.1206-art@rogsllery.com
Armando Morales, Naturaleza Muerta
Armando Morales
Armando Morales
Naturaleza Muerta
1981
Naturaleza Muerta

11
Armando Morales, Fruits
                      Frutas  1983
Armando Morales
Quatro banhistas
1994


Li
Fonte:
?

Nenhum comentário: