sábado, 17 de dezembro de 2011

Espaço, tempo e mundo virtual (A contração do tempo e o espaço do espetáculo) – Marilena Chauí e Olgária Matos » cpfl cultura




Espaço, tempo e mundo virtual 

(A contração do tempo e o espaço do espetáculo) 

– Marilena Chauí e Olgária Matos

A palestra propõe uma reflexão sobre as mutações contemporâneas das concepções de espaço e de tempo, no momento em que as categorias clássicas da sociabilidade, como esfera pública, direitos, sujeito, responsabilidade, se desfazem. 

Como o especialista 
pouco a pouco foi substituindo o intelectual, 
aquele que era o mestre da verdade e do saber ético? 
 
Ora, as atuais inovações tecnológicas e científicas ocorreram na ausência de pensamento crítico e no eclipsamento do papel filosófico e existencial do conhecimento.

Assim, na cultura do virtual, o princípio de realidade vacila, as noções de espaço e de tempo se contraem produzindo uma forma de proximidade fundada na distância e na ausência, em que se gesta o evitamento, o horror do contato. Surge então a cultura do ressentimento. Nela, ser é ser percebido; como se reconhece nos assassinatos em série e suicídios ostentados em rede, no culto a esportes radicais e no corpo performático, na universalização do uso das drogas e demais experiências do excesso.

Trata-se, portanto, no encontro, de compreender a tendência ao desaparecimento do simbólico em suas relações com os mecanismos do (des)recalque generalizado e suas implicações para a vida coletiva. Com Marilena Chauí e Olgária Matos.

Gravada no dia 2 de setembro de 2010 em Campinas.
O Café Filosófico CPFL vai ao ar na TV Cultura às 22h.
http://www.cpflcultura.com.br/site/2011/11/29/espaco-tempo-e-mundo-virtual-a-contracao-do-tempo-e-o-espaco-do-espetaculo-%e2%80%93-marilena-chaui-e-olgaria-matos-2/#.Tuv-Be7RURA.blogger
 

Nenhum comentário: