domingo, 11 de dezembro de 2011

A ARTE COMO INSTRUMENTO DE TRANSFORMAÇÕES NO MUNDO ATUAL



“A ARTE COMO INSTRUMENTO DE MUDANÇAS, TRANSFORMAÇÕES E INOVAÇÕES NO MUNDO ATUAL”

 CRIAÇÃO HUMANA, 
com efeito, HUMANIZADOR, 
esta é sem dúvida a melhor definição 
para traduzir o sentido de arte 
em sua perspectiva utilitária.

E, é de HUMANIZAÇÃO que o mundo precisa, no seu sentido mais profundo de SENSIBILIZAÇÃO, propondo um repensar atitudes, percebesse criativo e ativo no processo de desenvolvimento, mas acima de tudo responsável nesse contexto evolutivo. 
Percebendo
na relação com o outro 
sua própria continuidade.
EVOLUIR transformando realidades para o melhor e pelo melhor. Desenvolvimento em seu sentido mais amplo e complexo, envolvendo a participação e acesso de todos no mesmo processo. PROMOVER atividades reflexivas que levem o homem a repensar sua condição de agente TRANSFORMADOR, FORMADOR e INOVADOR de seu meio.


“Estou
com os que acham
que não há arte neutra.
Mesmo sem nenhuma intenção do pintor, 
o quadro indica sempre um sentido social.”
Portinari

A intencionalidade citada por PORTINARI de cunho SOCIAL é estabelecida na comunicação direta entre obra, artista e público. CRESCER e PROMOVER crescimento, uma arte ENGAJADA no COMPROMISSO social, fazendo-se objeto de reflexão, sobre a própria mutação humana em seu meio.

Arte como bem de TODOS,
cujo acesso e comunicação sejam DIRETO e LIVRE, e seus signos lingüísticos desvendados, se para essa tarefa seja necessário desenvolvimento intelectual, então que os investimentos sejam por EDUCAÇÃO “para todos e por todos”. 

Que a ARTE não seja objeto de exclusão na mão de poucos e só refletindo o belo pelo belo, numa neutralidade constante, mas potencializadora das  capacidades humanas de superação. Não sendo vista apenas com papel secundário e ilustrativo, mas PARTICIPATIVA no processo de TRANSFORMAÇÃO do humano pelo humano.


 Oswaldyene de Almeida Rufino

  http://mybelojardim.com/“a-arte-como-instrumento
A arte visual no mundo contemporâneo
Nelci Andreatta Kunzler

Resumo

O mundo contemporâneo é multifacetado, complexo e polêmico. Alguns teóricos o denominam de Pós-Modernidade, outros de Modernidade tardia, outros ainda, de Neomodernidade. Na arte, como em outros campos, já se fala em Hipermodernidade. Alguns ainda acreditam que estamos em plena Modernidade. São diversos os estudos acerca das denominações do momento atual. 
É em meio a essa pluralidade de posturas, idéias e fatos que o mundo contemporâneo está se constituindo e nele está inserido o(a) artista e a arte. 
Neste texto, visamos fazer um recorte, especificamente, da arte visual contemporânea vinculada ao contexto atual e como algumas questões mais amplas do mundo contemporâneo aparecem nas características da arte; como os pensamentos atuais refletem e interferem no processo de criação e de fruição artística. 
As características e pensamentos atuais que abordamos ao contextualizar a arte no mundo atual são: a dissolução das grandes narrativas; a cultura; a identidade; a inclusão das diferenças; a globalização; a fragmentação e a efemeridade.    

Texto Completo: PDF
Revista do Laboratório de Artes Visuais, No 5 (3)
http://cascavel.ufsm.br/revistas/ojs-2.2.2/index.php/revislav/article/view/2133


Nenhum comentário: