sexta-feira, 9 de dezembro de 2011

CUBISMO



Cubismo 
é um movimento artístico 
que surgiu no século XX, nas artes plásticas
tendo como principais fundadores 


 Composição com violino -Pablo Picasso

Moça jogando cartas - Georges Braque
 Braque no ateliér

e tendo se expandido para a literatura 
e a poesia pela influência de escritores 
No Brasil, Érico Veríssimo,
grande representante

de Picasso, 1907 é conhecido 
como marco inicial do Cubismo.

Nele ficam evidentes as referências a máscaras africanas, que inspiraram a fase inicial do cubismo, juntamente com a obra de Paul Cézanne.


O Cubismo tratava as formas da natureza por meio de figuras geométricas, representando todas as partes de um objeto no mesmo plano. A representação do mundo passava a não ter nenhum compromisso com a aparência real das coisas.

Historicamente o Cubismo 
originou-se na obra de Cézanne,
pois para ele a pintura deveria
tratar as formas da natureza 
como se fossem cones, esferas e cilindros.
 
Entretanto, os cubistas foram mais longe do que Cézanne. Passaram a representar os objetos com todas as suas partes num mesmo plano. É como se eles estivessem abertos e apresentassem todos os seus lados no plano frontal em relação ao espectador.

Na verdade,
essa atitude de decompor os objetos 
não tinha nenhum compromisso de fidelidade
com a aparência real das coisas.

O pintor cubista 
tenta representar os objetos em três dimensões,
numa superfície plana, sob formas geométricas, 
com o predomínio de linhas retas. 

Não representa, mas sugere a estrutura dos corpos ou objetos. Representa-os como se movimentassem em torno deles, vendo-os sob todos os ângulos visuais, por cima e por baixo, percebendo todos os planos e volumes.

 Evolução do movimento

  • Fase analítica ou hermética - 1909 a 1912 caracterizado pela desestruturação da obra em todos os seus elementos. Decompondo a obra em partes, o artista registra todos os seus elementos em planos sucessivos e superpostos, procurando a visão total da figura, examinado-a em todos os ângulos no mesmo instante, através da fragmentação dela. Essa fragmentação dos seres foi tão grande, que se tornou impossível o reconhecimento de qualquer figura nas pinturas cubistas. A cor se reduz aos tons de castanho, cinza e bege.
  • Cubismo Sintético - 1911 reagindo à excessiva fragmentação dos objetos e à destruição de sua estrutura. Basicamente, essa tendência procurou tornar as figuras novamente reconhecíveis. Também chamado de Colagem porque introduz letras, palavras, números, pedaços de madeira, vidro, metal e até objetos inteiros nas pinturas. Essa inovação pode ser explicada pela intenção dos artistas em criar efeitos plásticos e de ultrapassar os limites das sensações visuais que a pintura sugere, despertando também no observador as sensações táteis.
Desta última fase decorrem dois movimentos:
Orfismo foi um movimento efêmero da pintura francesa que brotou do cubismo por volta de 1912.

A palavra orfismo, que já fora usada com relação aos simbolistas, foi aplicada ao movimento por Guillaume Apollinaire; a referência a Orfeu, o poeta-cantor da mitologia grega, refletia o desejo dos artistas envolvidos de acrescentar um novo elemento de lirismo e cor ao austero cubismo intelectual de Picasso, Braque e Gris

Os pintores arrolados por Apollinaire, que formou o chamado grupo de Puteaux, como praticantes do orfismo eram Robert Delaunay, Fernand Léger, Francis Picabia, Marcel Duchamp e Frank Kupka

Os orfistas faziam da cor o principal meio de expressão artística, e Delaunay e Kupka incluíram-se entre os primeiros artistas a pintar obras totalmente não-figurativas, perseguindo uma suposta analogia entre a abstração pura e a música

Embora efêmero, o orfismo exerceu forte influência sobre a pintura alemã (especialmente sobre Macke, Marc e Paul Klee) e sobre o sincrômismo.

Paul Klee

Paul Klee-Boneca

com destaque europeu

Principais características

  • Geometrização das formas e volumes;
  • Renúncia à perspectiva;
  • O claro-escuro perde sua função;
  • Representação do volume colorido sobre superfícies planas;
  • Sensação de pintura escultórica;
  • Cores austeras, do branco ao negro passando pelo cinza, por um ocre apagado ou um castanho suave.
  • Cores fechadas.

Cubistas e artistas com obras cubistas

Juan Gris, 1914: Homem no café

Artes plásticas

Literatura e poesia



 





Li
Fonte:

 
0

Nenhum comentário: