segunda-feira, 26 de dezembro de 2011

BACH - Christmas Oratorio, BWV 248




A Grande Beleza
que veio coroar temporada
- fiel Renascimento!
Radeir1 1 s atrás 

O Oratório de Natal 
(em alemão: Weihnachtsoratorium) BWV 248, 

é um oratório de Johann Sebastian Bach 
destina para o desempenho na igreja durante a época de Natal.  

Foi escrito para a temporada de Natal de 1734 
que incorporem música de composições anteriores,
incluindo três cantatas seculares escrita durante 1733 e 1734 
e uma cantata igreja agora perdido, BWV 248. 

 A data é confirmada em manuscrito autógrafo de Bach.
A próxima apresentação não foi até 17 de Dezembro 1857
por Sing-Akademie o zu Berlin sob Eduard Grell.

O Oratório de Natal 
é um exemplo particularmente 
sofisticado da música paródia.  

O autor do texto é desconhecida,
embora um colaborador provável 
era Christian Friedrich Henrici (Picander).
O trabalho pertence a um grupo de três oratórios escrito no final da carreira de Bach em 1734 e 1735 para grandes festas, sendo os outros Oratorio Ascensão (BWV 11) eo Oratório de Páscoa (BWV 249). Todos incluem um evangelista tenor como narrador e composições paródia anterior, embora o Oratório de Natal é de longe o trabalho mais longas e complexas.
O oratório é em seis partes, 
cada parte se destina para o desempenho
em um dos dias de festa principais do período de Natal.
A peça é muitas vezes apresentada 
como um todo ou dividido em duas partes iguais.
O tempo total de execução de todo o trabalho 
é quase três horas.
A primeira parte (de Dia de Natal) 
descreve o nascimento de Jesus, a segunda (de 26 de dezembro)
a anunciação aos pastores, o terceiro (para 27 de dezembro),
a adoração dos pastores, o quarto (por dia de Ano Novo) 
circuncisão e designação de Jesus, 
o quinto (para o primeiro domingo depois do Ano Novo) 
a viagem dos Reis Magos, e 
o sexto (para Epifania) a adoração dos Magos.
Estrutura narrativaA estrutura da história é definida em grande medida pelas exigências particulares do calendário da igreja para o Natal 1734-1735. Bach abandonou sua prática usual quando se escreve igreja cantatas de basear o conteúdo sobre a leitura do Evangelho para esse dia a fim de alcançar uma estrutura narrativa coerente. Fosse ele ter seguido o calendário, a história teria desdobrado da seguinte forma: 1. Nascimento e Anunciação aos Pastores2. A Adoração dos Pastores3. Prólogo do Evangelho de João4. Circuncisão e Nomeação de Jesus5. Fuga para o Egito6. A vinda ea Adoração dos Magos
Peças00:00 - Parte I: para o primeiro dia do Natal27:33 - Parte II: para o segundo dia de Natal55:54 - Parte III: para o terceiro dia de Natal01:19:46 - Parte IV: Para o Dia de Ano Novo (Festa da Circuncisão)01:44:33 - Parte V: Para o primeiro domingo no Ano Novo02:08:42 - Parte VI: Para a Festa da Epifania


Enviado por em 25/12/2010/11

The Christmas Oratorio (German: Weihnachtsoratorium) BWV 248, is an oratorio by Johann Sebastian Bach intended for performance in church during the Christmas season. It was written for the Christmas season of 1734 incorporating music from earlier compositions, including three secular cantatas written during 1733 and 1734 and a now lost church cantata, BWV 248a. The date is confirmed in Bach's autograph manuscript. The next performance was not until 17 December 1857 by the Sing-Akademie zu Berlin under Eduard Grell. The Christmas Oratorio is a particularly sophisticated example of parody music. The author of the text is unknown, although a likely collaborator was Christian Friedrich Henrici (Picander).

The work belongs to a group of three oratorios written towards the end of Bach's career in 1734 and 1735 for major feasts, the others being the Ascension Oratorio (BWV 11) and the Easter Oratorio (BWV 249). All include a tenor Evangelist as narrator and parody earlier compositions, although the Christmas Oratorio is by far the longest and most complex work.

The oratorio is in six parts, each part being intended for performance on one of the major feast days of the Christmas period. The piece is often presented as a whole or split into two equal parts. The total running time for the entire work is nearly three hours.

The first part (for Christmas Day) describes the Birth of Jesus, the second (for December 26) the annunciation to the shepherds, the third (for December 27) the adoration of the shepherds, the fourth (for New Year's Day) the circumcision and naming of Jesus, the fifth (for the first Sunday after New Year) the journey of the Magi, and the sixth (for Epiphany) the adoration of the Magi.


Narrative structure
The structure of the story is defined to a large extent by the particular requirements of the church calendar for Christmas 1734/35. Bach abandoned his usual practice when writing church cantatas of basing the content upon the Gospel reading for that day in order to achieve a coherent narrative structure. Were he to have followed the calendar, the story would have unfolded as follows: 1. Birth and Annunciation to the Shepherds
2. The Adoration of the Shepherds
3. Prologue to the Gospel of John
4. Circumcision and Naming of Jesus
5. The Flight into Egypt
6. The Coming and Adoration of the Magi

Parts
0:00 - Part I: For the First Day of Christmas
27:33 - Part II: For the Second Day of Christmas
55:54 - Part III: For the Third Day of Christmas
1:19:46 - Part IV: For New Year's Day (Feast of the Circumcision)
1:44:33 - Part V: For the First Sunday in the New Year
2:08:42 - Part VI: For the Feast of Epiphany

 

 

Pablo Picasso

Enviado por em 25/12/2010
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