quarta-feira, 17 de agosto de 2011

Tchaikovsky / Sharples, 1963: Nutcracker - Dance of the Sugar Plum Fair...


Enviado por em 17/08/2011
Robert Sharples leads the London Festival Orchestra. From the LP shown above, a 1963 Phase 4 stereo recording, catalogue number SPC-21001.

Dance of the Sugar Plum Fairy
Russian Dance
Arab Dance
Chinese Dance
Dance of the Flutes

Also from this LP:

Tchaikovsky / Robert Sharples, 1963: Щелкунчик / Nutcracker - Waltz of the Flowers - http://www.youtube.com/watch?v=XWANB4eFFkI

Tchaikovsky / Sharples, 1963: Nutcracker - Dance of the Sugar Plum Fairy, Russian Dance, Chinese Dance, Arab Dance - http://www.youtube.com/watch?v=23IPq18ERx8


O Quebra-Nozes

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre
Ballets de Pyotr Ilyich Tchaikovsky
Chaykovskiy.jpg
O Lago dos Cisnes (1876)
A Bela Adormecida (1889)
O Quebra-Nozes (1892)

Lista de todas as composições
v · d · e
O Quebra-Nozes ( russo : Щелкунчик, Shchelkunchik) é um dois atos ballet , originalmente coreografado por Marius Petipa e Lev Ivanov , com uma pontuação de Pyotr Ilyich Tchaikovsky . O libreto foi adaptado de ETA Hoffmann "s história" O Quebra-Nozes eo Rei dos Ratos ". Foi dada a sua estréia no Teatro Mariinsky em São Petersburgo em 18 de Dezembro de 1892, em uma dobradinha com ópera de Tchaikovsky, Iolanta . [1]
Embora a produção original não foi um sucesso, o conjunto de vinte minutos que Tchaikovsky extraída do ballet foi. No entanto, o Quebra-Nozes completa tem desfrutado de enorme popularidade desde meados do século 20 e agora é realizada por companhias de balé inúmeras, principalmente durante o Natal temporada, especialmente nos os EUA [2] pontuação Tchaikovsky tornou-se uma de suas composições mais famosas, em particular as peças apresentado na suite. [3] Entre outras coisas, o resultado é conhecido por seu uso da celesta , um instrumento que o compositor já havia empregado em sua grande parte menos conhecida balada sinfônica O Voyevoda . Embora conhecido principalmente como o instrumento solista destaque no "Dance of the Sugar Plum Fairy" do ato II de O Quebra-Nozes, também é empregada em outras partes do mesmo ato. [4]

História


(Da esquerda para direita) Stanislava Belinskaya como Clara, Lydia Rubtsova como Marianna e Stukolkin Vassily como Fritz, na produção original de O Quebra-Nozes. Imperial Mariinsky Theatre, St. Petersburg, 1892

Composição

Depois do sucesso de A Bela Adormecida , em 1890, Ivan Vsevolozhsky , o diretor do Teatro Imperial, encomendado Tchaikovsky para compor um programa de projeto de lei de dupla apresentando tanto uma ópera e um balé. A ópera seria Iolanta . Para o ballet, Tchaikovsky seria novamente unir forças com Marius Petipa, com quem ele tinha colaborado em A Bela Adormecida. O material Petipa escolheu foi uma adaptação da história de ETA Hoffmann O Quebra-Nozes eo rei mouse por Alexandre Dumas père chamado The Tale of the Nutcracker . [1] O enredo da história de Hoffmann (e adaptação Dumas ") foi bastante simplificado para o balé em dois atos. Conto de Hoffmann contém um longo flashback a história dentro de sua trama principal, intitulado The Tale of a Nut Hard, que explica como o príncipe foi transformado em Quebra-Nozes. Isto tinha de ser extirpado para o ballet. [5]
Petipa deu instruções Tchaikovsky extremamente detalhado para a composição de cada número, até o tempo eo número de bares. [1] O compositor não gostou de ter de trabalhar sob tais restrições e encontrou-se relutantes em trabalhar no ballet. [6] A conclusão do trabalho foi interrompido por um tempo curto quando Tchaikovsky visitou os Estados Unidos por 25 dias para realizar shows para a abertura do Carnegie Hall [7] e compôs parte dela na França. [6]

São Petersburg Premiere

A primeira apresentação do ballet foi realizada como uma estréia dupla, juntamente com a última ópera de Tchaikovsky, Iolanta , em 18 de Dezembro [ OS 06 de dezembro] de 1892, no Mariinsky Imperial Theatre em St. Petersburg , Rússia . Embora o libreto foi por Marius Petipa , que coreografou exatamente a primeira produção tem sido debatido. Petipa começou a trabalhar na coreografia em agosto de 1892; no entanto, a doença o afastou de sua conclusão e seu assistente de sete anos, Lev Ivanov , foi trazido para dentro Apesar de Ivanov é frequentemente creditado como o coreógrafo, alguns relatos contemporâneos de crédito Petipa. O desempenho foi conduzido por Riccardo Drigo , com Antoinetta Dell-Era como o Sugar Plum Fairy, Pavel Gerdt como Prince coqueluche, Stanislava Belinskaya como Clara, Sergei Legat como o Quebra-Nozes-Prince, e Stukolkin Timofei como Drosselmeyer. Papéis das crianças, ao contrário de muitas produções mais tarde, foram realizadas por crianças reais em vez de adultos (com Belinskaya como Clara, e Vassily Stukolkin como Fritz), os alunos da Escola de Ballet Imperial de São Petersburgo .
A primeira apresentação de O Quebra-Nozes não foi considerado um sucesso. [8] A reacção aos bailarinos se foi ambivalente. Enquanto alguns críticos elogiaram Era-Dell-la pointe trabalho como o Sugar Plum Fairy (que supostamente recebeu cinco chamadas de cortina), [2] um crítico chamou de "corpulento" e "podgy." [1] Olga Preobajenskaya como a boneca Columbine foi panned por um crítico como "completamente insípida" e elogiou como "encantador" por outro. [2] Um membro da platéia descreveu a coreografia da cena de batalha tão confuso:. "Não se pode entender nada Disorderly empurrando cerca de canto a canto e correr para trás e encaminha -. muito amador " [2]
O libreto foi criticado por ser "desigual" [2] e por não ser fiel ao conto de Hoffmann. [1] Grande parte das críticas focado na caracterizando das crianças de forma tão destacada no ballet, [9] e muitos lamentaram o fato de que a bailarina não dança até o Grand Pas de Deux perto do fim do segundo ato (que não ocorreu até quase meia-noite durante o programa). [2] Alguns consideraram a transição entre o mundo mundano da primeira cena e ao mundo de fantasia do segundo ato muito abrupto. [1] A recepção foi melhor para a pontuação de Tchaikovsky. Os críticos chamaram de "surpreendentemente rico em inspiração" e "do começo ao fim, bonito, melodioso, original e característico." [2] Mas mesmo isso não foi unânime, como alguns críticos acharam a cena da festa "pesada" e do Grand Pas de Deux "insípida." [9]

Produções subseqüentes

Em 1919, o coreógrafo Alexander Gorsky encenou uma produção que eliminou o Sugar Plum Fairy e seu Cavalier e deram as suas danças a Clara eo Príncipe Quebra-Nozes, que foram jogados por adultos, em vez de crianças. Sua primeira produção foi a de fazê-lo. Uma versão resumida do balé foi realizada pela primeira vez fora da Rússia, em Budapeste (Royal Opera House) em 1927, com coreografia de Ede Brada. [10] Em 1934, o coreógrafo Vasili Vainonen encenaram uma versão da obra que abordou muitas das críticas do produção de 1.892 originais por vazamento bailarinos adultos no papel de Clara eo Príncipe, como Gorsky tinha. A versão Vainonen influenciou várias produções mais tarde. [1]
A primeira apresentação completa fora da Rússia teve lugar em Inglaterra em 1934, [8] encenado por Nicholas Sergeyev após coreografia original de Petipa. Performances anuais do ballet foram encenados lá desde 1952. [11] Outra versão resumida do balé, realizado pelo Ballet Russe de Monte Carlo , foi encenado em Nova York em 1940 por Alexandra Fedorova (não confundir com a universidade professor com o mesmo nome) -. mais uma vez, após a versão Petipa [8] O primeiro balé completo Unidos desempenho Estados foi em 24 de dezembro de 1944, pelo San Francisco Ballet , encenado pelo seu diretor artístico Willam Christensen . [8] A cidade de Nova York Ballet deu sua primeira apresentação anual de George Balanchine encenação de O Quebra-Nozes em 1954. [8] A partir da década de 1960, a tradição de realizar o ballet completo no Natal eventualmente se espalhou para o resto dos Estados Unidos.
Desde Gorsky, Vainonen e produções Balanchine, muitos outros coreógrafos fizeram suas próprias versões. Alguns instituir as mudanças feitas por Gorsky e Vainonen enquanto outros, como Balanchine, utilize o libreto original. Algumas produções notáveis ​​incluem os de Rudolf Nureyev para o Royal Ballet , Yuri Grigorovich para o Ballet Bolshoi , Mikhail Baryshnikov para o American Ballet Theatre , e Peter Wright para o Royal Ballet e Birmingham Royal Ballet . Nos últimos anos, produções revisionista, incluindo os de Mark Morris , Matthew Bourne , e Chemiakin Mikhail apareceram, estes afaste radicalmente tanto o libreto original e 1892 revival Vainonen, enquanto Maurice Bejart versão é completamente descarta o enredo original e os personagens. Além disso, o número anual encenações ao vivo do trabalho, muitas produções também foram televisionados e / ou lançado em home video. [2]

Funções


Olga Preobrazhenskaya como o Sugar Plum Fairy and Nikolai Legat como Prince coqueluche no Grand pas de deux em uma produção inicial de O Quebra-Nozes. Imperial Mariinsky Theatre, St. Petersburg, c. 1900
A extrapolação dos seguintes caracteres (em ordem de aparição) é extraída de um exame das direções estágio na pontuação (ed Soviética, onde são impressos no original francês, com adição de tradução russa em notas de rodapé editorial.):
Ato I
  • Presidente
  • Sua esposa
  • Convidados
  • Crianças, incluindo
    • Clara e Fritz [os filhos do presidente]
  • Pais vestidos como "Incroyables"
  • Vereador Drosselmeyer
  • Dolls [primavera-activated]:
    • Arlequim e Colombina, aparecendo fora de um repolho [1 presente]
    • Soldado, surgindo de uma torta ou tarte [2 presente]
  • Quebra-Nozes [dom 3, num primeiro momento um brinquedo de tamanho normal, em seguida, de tamanho e "falando", então um Príncipe]
  • Coruja [no relógio, transformando-se em Drosselmeyer]
  • Camundongos
  • Sentinela [Papel falando]
  • Hare-Drummers
  • Soldados [do Quebra-Nozes]
  • Rei do mouse
  • Flocos de neve
  • Anjos
ACT II
  • Anjos
  • Sugar Plum Fada
  • Clara
  • Príncipe
  • 12 Páginas
  • Membros eminentes da corte
  • Espanhol Hot Chocolate Performers
  • Café Arábica Performers
  • Chinese Tea Performers
  • Performers Cane russo Doce
  • Dinamarquês Marzipan Performers Pastora
  • Mãe Gigogne
  • Palhaços (= Fr. Polichinelles)
  • Gota de orvalho
  • Flores
  • Sugar Plum Fada
  • Sua Cavalier

Sinopse

Abaixo está uma sinopse baseada no libreto original de 1892 Marius Petipa. A história varia desde a produção até a produção, embora a maioria seguir o esquema básico. Os nomes dos personagens também variam. No original ETA Hoffmann história, a jovem heroína se chama Marie Stahlbaum e Clara (Klärchen) é o nome de sua boneca . Na adaptação de Dumas sobre a qual Petipa baseou seu libreto, o nome dela é Marie Silberhaus. [5]

Esboço original Konstantin Ivanov para o conjunto de O Quebra-Nozes (1892)

Ato I

Cena 1: O Início Silberhaus
É véspera de Natal na casa de Herr e Frau Silberhaus e seus filhos. Familiares e amigos se reuniram na sala para decorar a bela árvore de Natal em preparação para as festividades da noite. Quando a árvore estiver concluído, as crianças mais novas são enviados para, entre eles estão Clara, a filha do Silberhaus ', e seu irmão Fritz. Os filhos permanecer em temor da árvore espumante com velas e decorações.
As festividades começam. A marcha é tocada no piano. Apresenta são dadas para as crianças. De repente, como o relógio coruja-coberto greves oito anos, uma figura misteriosa entra na sala. É Herr Drosselmeyer, um vereador local e Clara e Fritz padrinho . Ele também é um fabricante de brinquedos talentosos que trouxe com ele os presentes para as crianças, incluindo quatro bonecas lifelike-a Harlequin e Columbine , e um Vivandière . e Soldado-que dançam para o deleite de todos os Herr Silberhaus tem as bonecas preciosas arrumar para a custódia.
Clara e Fritz estão tristes de ver as bonecas tirado, mas Herr Drosselmeyer ainda outro brinquedo para elas: uma madeira quebra-nozes esculpida na forma de um homem pequeno, usado para quebrar avelãs . As crianças estão muito satisfeitos. Clara imediatamente toma gosto pela coisa. Fritz, entretanto, tenta usar o quebra-nozes para quebrar uma noz (muito grande e difícil para sua mandíbula de madeira) e, inadvertidamente, quebra. Clara está inconsolável.
Clara leva o brinquedo feridos para a cama de sua boneca, embalando-o para dormir. Os meninos interrupção com trombetas seu brinquedo e chifres. Herr e Frau Silberhaus anunciar que é hora de terminar a noite com uma tradicional dança avô . Após a dança, os convidados partem, e as crianças são enviadas para a cama.
Durante a noite, depois que todo mundo tem ido para a cama, Clara volta à sala para ver como ela estava nutcracker amado. Como ela atinge a pequena cama, o relógio bate meia-noite e ela olha para cima para vê-la Godfather Drosselmeyer empoleirado sobre o relógio no lugar da coruja. De repente, os ratos começam a encher a sala ea árvore de Natal começa a crescer a alturas vertiginosas. O Quebra-Nozes também cresce de tamanho real. Clara encontra-se no meio de uma batalha entre um exército de gingerbread soldados e os ratos, liderados pelo Rei dos Ratos. Os ratos começam a comer os soldados de gengibre.
O Quebra-Nozes parece levar os soldados de gengibre, que são unidas por soldadinhos de chumbo e bonecas (que servem como médicos para levar os feridos). Com o avanço rei mouse sobre o Quebra-Nozes ainda ferido, Clara joga seu sapato para ele, distraindo-o tempo suficiente para o Nutcracker para esfaqueá-lo.

Esboço original Konstantin Ivanov para o conjunto de O Quebra-Nozes, Act II (1892)
Cena 2: uma floresta de pinheiros
O retiro ratos eo Quebra-Nozes se transforma em um belo príncipe. Ele leva Clara através da noite enluarada a uma floresta de pinheiros em que a flocos de neve dançam em torno deles (a valsa dos flocos de neve é a dança melhor neve conhecida de muitos inspirado no ballet Grande do flocos de neve a partir de Offenbach é Le voyage dans la lune , cena 15 . [12] )

Ato II

Cena 1: The Land of Sweets (Confiturembourg)
Clara eo Príncipe viajar em um barco puxado por golfinhos poucas palavras para a bela Terra de Doces em Confiturembourg, governado pela fada da ameixa do açúcar no lugar do príncipe até o seu retorno. O Príncipe conta para o Sugar Plum fadas como ele tinha sido salvo por Clara do Rei dos Ratos e tinha sido transformado novamente em um príncipe.
Em homenagem ao jovem heroína, uma celebração de doces de todo o mundo é produzido: Chocolate da Espanha , Café da Arábia , e Chá da China todos os de dança para sua diversão; bastões de doces da Rússia realizar uma Trepak ; dinamarquês Marzipan Pastoras executar em sua flautas ; Mãe Gigogne tem seu Polichinelo crianças emergem de debaixo da saia dela enorme de dançar, uma série de belas flores realizar uma valsa . Para concluir a noite, o Sugar Plum Fairy e seu Cavalier realizar um Pas de Deux .
A última valsa é realizada por todos os doces, após o que Clara eo Príncipe são coroados governantes de Confiturembourg para sempre e são mostradas as riquezas de seu reino abobadada com uma enorme colméia . [1]

The Music

Do programa do Ballet Imperial 1892

Títulos de todos os números listados aqui vêm cenário original de Marius Petipa, bem como o libreto original e programas da primeira produção de 1892. Todos os libretos e programas de trabalhos realizados nos palcos do teatro imperial foram o título em francês, que era a língua oficial da corte imperial, bem como a linguagem a partir do qual é derivado de balé terminologia.
Ato I
  • № 01 Petite ouverture
  • № 02 Scène: Une fête de Noël
  • № 03 Marche et des enfants petit galop
  • № 04 Danse des Incroyables et Merveilleuses
  • № 05 Entrée de Drosselmeyer
  • № 06 Danses des Poupées mécaniques-
a. Arlequin et Columbine; Pas de deux
b. Recruit La et la vivandière
  • № 07 Le Casse-Noisette (Polka et la berceuse)
  • № 08 Danse "Grossvater"
  • № 09 Grande scène fantastique
  • № 10 La bataille de Casse-Noisette et du Roi des souris
  • № 11 Le voyage
  • № 12 Valse des flocons de neige

Ato II
  • Introdução13; Scène de Confiturembürg
  • Grande divertissement-
№ 14 "Chocolat" (Danse espagnole)
№ 15 "Café" (Danse arabe)
№ 16 "A" (Danse chinois)
№ 17 Danse des Bouffons
№ 18 Danse des Mirlitons
№ 19 La mère Gigone et les polichinelles
№ 20 Grande ballabile
  • № 21 Pas de deux-
a. Grande adage
Variação de b. Príncipe coqueluche (M. Pavel Gerdt)
c. Variação de la Fée-drágea (Mlle. Antoinetta Dell-Era)
d. Grande coda
  • № 22 Coda générale
  • № 23 Apothéose: Une ruche

Originais Ivan Vsevolozhsky de figurinos para a mãe e seus filhos Gigogne Polichinelo, 1892.

Soviética coletados edição

Números fornecidos de acordo com a partitura para piano da edição soviética coletados de obras do compositor, como reimpresso Melville, Nova York:. Belwin Mills [sd], em Inglês, sempre que possível, com explicações adicionado aqui entre colchetes marcações Tempo estão descritos a seguir cada número . [4]
O ato de um
Overture em miniatura
Allegro Giusto
Tableau I
No.1 Cena de decoração e iluminação da árvore de Natal
Allegro non troppo - Più moderato - Allegro vivace
No.2 de março
Tempo di marcia viva
Gallop no.3 Little [das crianças] ea entrada dos pais
Presto - Andante - Allegro
[Drosselmeyer chegada e distribuição de presentes] no.4 Scene dansante
Andantino - Allegro vivo - Andantino sostenuto - Più andante - Allegro molto vivace - Tempo di Valse - Presto
No.5 Cena e Dança Avô
Andante - Andantino - Moderato assai - Andante - L'istesso tempo - Tempo di Gross-Vater - Allegro vivacissimo
No.6 Scene [Partida dos convidados]
Allegro semplice - Moderato con moto - Allegro Giusto - Più Allegro - Moderato assai
Scene no.7 [batalha]
Allegro vivo
Tableau II
Scene No.8 [geralmente o direito, quer Journey Through the Snow ou uma floresta de pinheiros no Inverno]
Andante
No.9 Valsa dos flocos de neve
Tempo di Valse, ma con moto - Presto
Segundo Ato
Tableau III
No.10 Scene [Introdução]
Andante
No.11 Scene [Chegada de Clara eo Príncipe]
Andante con moto - Moderato - Allegro agitato - Poco più allegro - Tempo précédente
Divertissement No.12
a. Chocolate (dança espanhola)
Allegro brillante
b. Café (Arabian dance)
Commodo
c. Chá (dança chinesa)
Allegro moderato
d. Trepak (Dança Russa)
Tempo di trepak, molto vivace
e. Dança do "Mirlitons" [também conhecido como "Dance of the Reed-Flautas"]
Andantino
f. Gigogne mãe e os palhaços [também conhecida como "Ginger Mãe e seus filhos" ou "polichinelles"]
Allegro giucoso - Andante - Allegro vivo
No.13 Valsa das Flores
Tempo di Valse
No.14 Pas de Deux:
a. Adagio (Sugar Plum-fada e seu Cavalier)
Andante maestoso
b. Variação I (para o dançarino masculino) Tarantella
Tempo di Tarantella
c. Variação II (para a dançarina) [Dance of the Sugar Plum Fada]
Andante ma non troppo - Presto
d. Coda
Vivace assai
No.15 Waltz finais e Apoteose
Tempo di Valse - Molto meno

Instrumentação

Sopros
3 flautas (dobrando 2 e 3 de piccolo ), 2 oboés , um chifre de Inglês , 2 clarinetes em B-flat e A, um clarinete baixo em B-flat e A, e 2 fagotes
Bronze
4 cornetas em Fá, 2 trompetes em A e B-flat, 3 trombones (2 tenor, um baixo), e uma tuba
Percussão
uma celesta , tímpanos , uma tarola , pratos , um bumbo , um triângulo , um pandeiro , castanholas , um tam-tam , um glockenspiel , e "instrumentos de brinquedo" (um chocalho , um trompete, um tambor, um cuco, um codorna, pratos e uma espingarda)
Voz
SA chorus
Cordas
2 harpas , primeiro e segundo violinos , violas , violoncelos e contrabaixos

Tchaikovsky Fontes e Influências


Esboço original Ivan Vsevolozhsky do traje para O Quebra-Nozes (1892)
O Quebra-Nozes é uma das composições mais populares do compositor. A música pertence ao Romantic Período e contém algumas de suas melodias mais memoráveis, muitos dos quais são freqüentemente usadas em televisão e cinema. (Eles são freqüentemente ouvida em comerciais de TV mostraram durante a época do Natal .) O Trepak , ou dança da Rússia, é uma das peças mais conhecidas do balé, juntamente com a famosa Valsa das Flores e março, bem como a Dança onipresente da Sugar Plum Fairy. O ballet contém harmonias surpreendentemente avançada e uma riqueza de invenção melódica que é (para muitos) insuperável na música de balé. No entanto, a reverência do compositor para a Rococo música do século 18 e no final pode ser detectado em passagens como a Overture, os "pais Entrée des" e "Tempo di Grossvater" no Ato I.
Tchaikovsky é dito que discutiu com um amigo que apostou que o compositor não poderia escrever uma melodia com base nas notas da escala em uma oitava em seqüência. Tchaikovsky perguntou se importava se as notas estavam em ordem ascendente ou descendente, e foi assegurado que não. Isto resultou no Adagio do pas de deux Grande, que, no ballet, quase sempre segue imediatamente a Valsa das Flores. A história também é contada que a irmã de Tchaikovsky tinha morrido pouco antes de ele começou a composição do balé, e que a morte de sua irmã o influenciou a compor uma melancolia, melodia descendente escala para o adagio do Grand Pas de Deux. [13]
Uma novidade na partitura original de Tchaikovsky foi o uso da celesta , um novo instrumento Tchaikovsky tinha descoberto em Paris. Ele queria realmente para o personagem do Sugar Plum Fada para caracterizá-la por causa de sua "doce som celestial". Ele aparece não só em seu "Dance", mas também em outras passagens no Ato II. Tchaikovsky também usa instrumentos de brinquedo durante a cena da festa de Natal. Tchaikovsky estava orgulhoso do efeito da celesta, e queria a sua música executada rapidamente para o público, antes que ele pudesse ser "escavado". Todo mundo estava encantado.
Embora o ballet original é apenas cerca de 85 minutos de duração, se realizados sem aplausos ou um intervalo, e, portanto, muito mais curto do que qualquer Lago dos Cisnes ou A Bela Adormecida performances, alguns modernos encenado ter omitido ou reordenados algumas das músicas, ou inseridos seleções em outros lugares, aumentando assim a confusão sobre a suites. Na verdade, a maioria das versões muito famosas do balé tiveram a ordem das danças ligeiramente re-arranjadas, se eles não têm realmente alterou a música. Por exemplo, o 1954 de George Balanchine New York City Ballet versão acrescenta a marcar Tchaikovsky é um entreato que o compositor escreveu para o Ato II de A Bela Adormecida, mas que agora é raramente tocada em produções desse balé. Ele é usado como uma transição entre a saída dos convidados ea batalha com os ratos. Quase todos os CD e LP gravações da pontuação completa ballet de Tchaikovsky presente exatamente como ele originalmente a concebeu.
Tchaikovsky foi menos satisfeitos com O Quebra-Nozes do que com A Bela Adormecida. (No filme Fantasia , comentarista Considera Taylor observa que ele "realmente detestava" o resultado.) Tchaikovsky aceitou a comissão de Vsevolozhsky mas não particularmente quero escrever o ballet [14] (embora ele escreveu a um amigo, enquanto que o compõem: "Estou ficando cada vez mais e mais em sintonia com a minha tarefa"). [ carece de fontes? ]

Trechos Concert e Arranjos

  • Tchaikovsky: Suite a partir do balé O Quebra-Nozes - Tchaikovsky fez uma seleção de oito dos números do ballet antes de dezembro de 1892 o ballet estréia, formando A Suite Quebra-Nozes, Op. Cit. 71a, destinado concerto. A suíte foi executada pela primeira vez, sob a direção do compositor, em 19 de marco de 1892 em uma assembléia da filial de São Petersburgo da Sociedade Musical. [15] O conjunto se tornou instantaneamente popular (de acordo com o Men of Music "cada número teve de ser repetido "), [16] , mas o ballet completo não começou a alcançar sua grande popularidade até depois do George Balanchine encenação se tornou um sucesso em Nova York. [17] O conjunto se tornou muito popular no palco de concertos, e foi apresentado em da Disney 's Fantasia . A Suite Quebra-Nozes não deve ser confundido com o ballet completo. O esquema abaixo representa a seleção ea seqüência da Suíte Quebra-Nozes abatidos pelo compositor.
I. Miniature Overture
II. Danses caractéristiques
a. Marche
b. Dança da Fada do Açúcar-Plum [final alterado do balé versão]
c. Russian Dance (Trepak)
d. Arabian Dança
e. Dança Chinesa
f. Reed-Flautas
III. Valsa das Flores
Tchaikovsky também fez uma segunda suíte, menos conhecido e menos freqüentemente jogado, de alguns dos outros números:
Ato I, Tableau I: N º s 4 e 5
Ato II: Adagio a Grand Pas de Deux
Ato II: Introdução, Cena Dansante, e Dança Espanhola
Ato II: Waltz finais e Apoteose
Alguns condutores, tais como Robert Irving , do New York City Ballet, fizeram álbuns recorde de ambas as suites Tchaikovsky do ballet. [18] Por muitos anos, Irving conduzido a produção anual da New York City Ballet de O Quebra-Nozes.


  • Grainger: Paráfrase sobre Waltz Flor de Tchaikovsky, para piano solo - A Paráfrase sobre Waltz Flor de Tchaikovsky é um arranjo de piano bem sucedida de um dos movimentos de O Quebra-Nozes pelo pianista e compositor Percy Grainger .
  • Pletnev: Concerto suíte de O Quebra-Nozes, para piano solo - O pianista e maestro Mikhail Pletnev adaptado algumas das músicas em um conjunto de concertos para piano solo virtuosístico:
a. Março
b. Dança da Fada do Açúcar-Plum
c. Tarantela
d. Intermezzo
e. Russa Trepak
f. China Dança
g. Andante

Discografia selecionados

Muitas gravações foram feitas desde 1909 da Suíte Quebra-Nozes, que fez sua primeira aparição no disco esse ano no que hoje é considerado historicamente o primeiro álbum gravado . [19] Mas não foi até o álbum LP foi desenvolvido que as gravações da completa ballet começou a ser feita. Por causa da hora aproximada do balé e um comprimento de metade, se encaixa confortavelmente em dois LPs. A maioria dos CD gravações pegar dois discos, muitas vezes com enchimentos porque o ballet é executado por entre 80 a 90 minutos se for realizada sem um intervalo. Uma exceção é a de 81 minutos 1998 Valery Gergiev gravação no Philips Classics etiqueta que caber em um CD por causa de Gergiev de tempos um pouco mais rápido.
E com o advento do LP estéreo coincidindo com a crescente popularidade do balé completo, muitas outras gravações completas de ter sido feito ao longo dos últimos 35 anos. Condutores notável que o fizeram incluem Maurice Abravanel , André Previn , Valery Gergiev, Mariss Jansons , Seiji Ozawa , Richard Bonynge , Semyon Bychkov , Gennady Rozhdestvensky e, mais recentemente, Simon Rattle . [21]
  • A trilha sonora da produção de televisão de 1977, com Mikhail Baryshnikov e Kirkland Gelsey , com a National Philharmonic Orchestra conduzida por Kenneth Schermerhorn , foi emitido em estéreo em um Masterworks CBS 2 LP-set, mas não tem aparecido em CD. (A trilha sonora de 78 minutos que hoje cabem facilmente em um CD.) A gravação de LP trilha sonora foi, durante muito tempo, a única versão estéreo do Nutcracker Baryshnikov disponíveis, já que o show foi originalmente transmitido apenas em mono, e não foi até recentemente que começou a ser transmitido com som estéreo. A parte de som do DVD também é em estéreo.
  • A primeira gravação completa do ballet em digitais stereo foi emitido em 1985, em um 2-CD RCA conjunto com Leonard Slatkin condução do St. Louis Symphony Orchestra . Este álbum originalmente não tinha "filler", mas foi recentemente re-emitida em um conjunto multi-CD contendo gravações completas de dois outros ballets de Tchaikovsky, O Lago dos Cisnes e A Bela Adormecida .
Houve duas grandes versões cinematográficas teatral do ballet, feito dentro de sete anos do outro, e ambos receberam discos de trilhas sonoras.
  • A primeira adaptação cinematográfica de teatro, feita em 1986, é da versão Pacific Northwest Ballet, e foi conduzida por Sir Charles Mackerras . A música é tocada nesta produção pela London Symphony Orchestra .
  • A adaptação segundo filme foi um filme colorido de 1993 do New York City Ballet versão, intitulada George Balanchine O Quebra-Nozes. O diretor foi Emile Ardolino , que havia vencido o prêmio Emmy, Obie, e Academia para a filmagem de dança, e estava a morrer de AIDS no final daquele ano. David Zinman conduziu o New York City Ballet Orchestra. Bailarinos principais incluíram a musa Balanchine Darci Kistler , que dançou o Sugar Plum Fairy, Heather Watts , Damian Woetzel , e Kyra Nichols . Dois conhecidos atores também participaram: Macaulay Culkin apareceu como o Quebra-Nozes / Prince, e Kevin Kline atuou como narrador fora da tela.
Álbuns notáveis ​​de trechos do ballet, em vez de apenas a Suíte Quebra-Nozes de costume, foram gravadas por Eugene Ormandy conduzir a Orquestra de Filadélfia para a Columbia Masterworks , e Fritz Reiner eo Chicago Symphony Orchestra para a RCA Victor. Arthur Fiedler e os Boston Pops Orchestra , como bem como Erich Kunzel e os Cincinnati Pops Orchestra tem também gravou álbuns de excertos estendida. Nem Ormandy, Reiner, nem Fiedler já gravou uma versão completa do ballet, no entanto, o álbum Kunzel de trechos corre 73 minutos, contendo mais de dois terços da música.

Arranjos Contemporânea

Na Cultura Popular

Para obter uma lista completa de filmes palco e televisão adaptações de O Quebra-Nozes, veja: Lista de produções de O Quebra-Nozes

Film

Televisão

  • Princesa Tutu , um anime que usa elementos de ballets muitos como música e como parte do enredo, usa a música de O Quebra-Nozes em muitos lugares ao longo de sua execução, incluindo o uso de uma versão organizados da abertura como tema para o personagem principal. Ambos os episódios primeiro e último recurso de O Quebra-Nozes como seu "tema", e um dos personagens principais é nomeado Drosselmeyer.
  • No décimo episódio da Cowboy Bebop , uma seção da Valsa das Flores joga no final do episódio.
  • Um episódio de 1996 do The Magic School Bus ("Holiday Special", 3 ª Temporada, episódio 39), Wanda está planejando para ver uma apresentação de O Quebra-Nozes. Algumas das músicas para este episódio foi com base na pontuação do ballet. [27]
  • A House of Mouse especial, Snowed in no House of Mouse , incluiu um curta de animação, estrelado por Mickey Mouse como o Quebra-Nozes, Minnie Mouse como Clara, Ludwig von Drake como um personagem baseado em Herr Drosselmeyer, Pateta como o Sugar Plum Fairy and Donald Duck como o "Pato-stroke-Mouse-stroke-King-tipo de pessoa" (ou o Rei dos Ratos), e retrata um breve resumo da história, sarcasticamente narrado por John Cleese . A história correu com rock moderno estilo de adaptações da música de Tchaikovsky.
  • Um episódio de 2005 do The Simpsons chamado "Histórias de Natal Simpsons" (Temporada 17, Episódio 9), apresenta uma montagem em que são vistos os moradores de Springfield no Natal, cantando ao som de peças de O Quebra-Nozes. [28]
  • Um filme de 2007 straight-to-video animado, Tom e Jerry: A Nutcracker Tale , características, é claro, os personagens de desenho animado Tom e Jerry , e incorpora elementos do balé, incluindo algumas das músicas de Tchaikovsky, no filme. No entanto, ele usa uma história muito diferente. Como em Fantasia, nenhum dos personagens reais do ballet aparecem, incluindo o Quebra-Nozes si mesmo.
  • O Wonder Pets em Nick Jr. inclui um episódio de Natal themed chamado "Salve o Quebra-Nozes", com o Quebra-Nozes eo Rei dos Ratos do balé original, bem como grande parte da música.
  • Um episódio da PBS Kids série Super Porque! apresenta o Rei Rato como um personagem central.
  • Em um episódio de Angelina Ballerina: Os próximos passos , Angelina vê uma apresentação de O Quebra-Nozes.
  • O Animaniacs cartoon Nutcracker Slappy caracterizado Slappy e Skippy tentando abrir uma noz de várias maneiras apenas para descobrir que estava vazio, tudo para a música de O Quebra-Nozes.
  • Um episódio de duas partes do Care Bears série de desenhos animados na década de 1980 apresenta a Care Bears como os principais personagens, com Beastley como o Rei dos Ratos.

Video Games

No jogo Bioshock , o personagem principal, Jack encontra um músico louco chamado Sander Cohen que tarefas Jack de matar e fotografar quatro Sander ex-discípulos. Quando a terceira fotografia é dado a Sander, em um ataque de pique ele libera ondas de inimigos splicer para atacar Jack enquanto estiver jogando "Valsa das Flores" de alto-falantes na área.
No original Lemmings "Dance of the Pipes Reed" é usado em vários níveis.

Crianças gravações

Houve várias adaptações infantis registrados da história Hoffmann ETA - a base para o ballet - usando a música de Tchaikovsky, alguns bastante fiéis, outros não. Aquele que não estava era uma versão intitulada A Suite Quebra-Nozes para Crianças, narrado pelo locutor Metropolitan Opera Milton Cruz , que usou um arranjo de dois de piano da música. Ele foi lançado como um álbum de 78 RPM conjunto na década de 1940. [29] A versão mais recente, intitulado A Suite Quebra-Nozes, estrelou Denise Bryer e um elenco completo, foi lançado em 1960 em LP e fez uso da música de Tchaikovsky, no original arranjos orquestrais. Foi muito fiel à história de Hoffmann O Quebra-Nozes eo Rei dos Ratos , em que o ballet é baseado, até mesmo ao ponto de incluir a seção em que Clara drives braço através do vidro, e incluiu também uma versão menos horrível de "O conto do Nut Hard ", o conto-dentro-um-conto na história de Hoffmann. Ele foi lançado como parte da Spinners Conto para Crianças série. [30]
LP outra para crianças, O Quebra-Nozes com palavras, caracterizado Captain Kangaroo 's Bob Keeshan narrando a história, e cantada versões dos diferentes movimentos, com letras especiais. [31]

Jornalismo

  • Em 2009, o Pulitzer Prize -winning crítica de dança Sarah Kaufman escreveu uma série de artigos para o The Washington Post criticando a primazia de O Quebra-Nozes no repertório Americana de baixa estatura a evolução criativa do balé nos Estados Unidos: [32] [33] [34 ]
"Isso verniz calorosa e acolhedora da bem-aventurança doméstica em O Quebra-Nozes dá a aparência de que tudo é apenas plummy no mundo do ballet. Ballet Mas é assolada por doenças graves que ameaçam o seu futuro neste país ... as empresas são tão cautelosos em sua programação que eles reduziram efectivamente uma forma de arte a uma rotação de mais de castanhas assadas, que ninguém pode justificadamente croon sobre ... A tirania de O Quebra-Nozes é emblemático de como maçante e avessos ao risco ballet americano se tornou. Houve momentos durante o 20 século, quando ballet foi valente Quando se jogou socos em negrito as suas próprias convenções A primeira delas foi o Ballets Russes período, quando ballet -.. ballet - laçou o movimento de arte avant-garde e, com obras como Scheherazade moda sexy de Michel Fokine (1910) e Parade Leonide Massine do cubista de inspiração (1917), fez capitais do mundo sentar e tomar nota Medo de escândalo não esses pensadores livres;.? toscos Vaslav Nijinsky Rite, agressivo da Primavera famoso pôr Paris em um tumulto no 1913 ... Onde estão as provocações deste século? Tem ballet tornou tão entrelaçada com a sua "Quebra-Nozes" de imagem, de modo terrivelmente apegados a oferta não ameaçador, que se esqueceu de como abrir os olhos e, finalmente, nutrindo destruição criativa pode ser? " [33]
- Sarah Kaufman, crítico de dança para o Washington Post
  • Em 2010, Alastair Macaulay , crítico de dança para The New York Times (que já havia tomado Sarah Kaufman a tarefa para a sua crítica de O Quebra-Nozes [35] ) começou As Crônicas Quebra-Nozes, uma série de artigos do blog documentar suas viagens através dos Estados Unidos para ver diferentes produções do ballet. [36]
"ATO I de" O Quebra-Nozes "termina com neve caindo e dança flocos de neve Mas O Quebra-Nozes é agora de entretenimento sazonal mesmo em partes da América onde a neve cai raramente:.. Havaí, a costa da Califórnia, Florida Ao longo dos últimos 70 anos, este ballet - concebido no Velho Mundo - tornou-se uma instituição americana Sua amálgama de crianças, pais, brinquedos, uma árvore de Natal, neve, doces e pontuação surpreendente de Tchaikovsky é parte integrante da temporada de boa vontade que vai de Ação de Graças para o Ano Novo ... I. sou um europeu que vive na América, e nunca vi qualquer Nutcracker até que eu tinha 21 anos. Desde então, tenho visto muitas vezes. A importância deste ballet para a América tornou-se um fenômeno que, certamente, como diz muito sobre este país, uma vez que faz sobre esta obra de arte Portanto, este ano estou correndo uma maratona Nutcracker:. levando em tantos diferentes produções americanas como eu pode razoavelmente gerenciar em novembro e dezembro, de costa a costa (mais de 20, se tudo correr bem). América é um país que eu ainda estou descobrindo;. vamos The Nutcracker ser parte de minha pesquisa " [37]
- Alastair Macauley, crítico de dança para The New York Times

Adaptações Modern

O San Francisco Ballet realiza uma adaptação de O Quebra-Nozes definido em San Francisco antes do terremoto 1906 .

Amostras

Ver também



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