segunda-feira, 20 de fevereiro de 2012

XILOGRAVURA - MUSEU CASA DA XILOGRAVURA











Etimologicamente, a palavra xilogravura é composta por xilon, do grego, e por grafó, também do grego. 
Xilon significa madeira
 e grafó é gravar ou escrever. 

Assim, xilogravura é uma gravura feita com uma matriz de madeira. Simplificando, pode-se dizer que é um processo de impressão com o uso de um carimbo de madeira.




   





Para preparar uma matriz xilográfica é preciso realizar trabalho de entalhe em um pedaço de madeira, deixando em relevo a imagem que se pretenda reproduzir.

As partes altas (em relevo) receberão a tinta e transferirão a imagem para o suporte. 
Geralmente as xilogravuras são impressas em papel, mas também podem ser feitas por impressão em outros tipos de suporte. 
Quase sempre a impressão é feita com o emprego de tinta, que é previamente aplicada sobre a matriz. No entanto, há xilogravuras impressas sem tinta, nas quais o relevo provocado pela pressão da matriz sobre o papel é o bastante para que o observador possa distinguir a imagem. 

A impressão pode ser produzida por uma prensa de rosca (de parafuso vertical), ou uma prensa de cilindros, ou até sem prensa nenhuma. 

Com a pressão de uma colher de pau (ou outro instrumento arredondado, liso e sem arestas) exercida no verso do papel, pode-se pressioná-lo centímetro a centímetro contra a matriz, provocando a transferência da tinta da matriz para o papel. 

No Oriente, em vez de colher de pau, usam para essa impressão manual de xilogravuras um instrumento que denominam baren, uma espécie de bolacha feita de um recheio firme e flexível (barbante enrolado, cartão), revestida por folha de bambu e dotada de um pegador do mesmo material. 

Ao que consta, no século catorze os xilógrafos europeus usavam, para exercer pressão sobre o papel, uns tampões com miolo de crina revestidos de pano. 

A xilografia desdobra-se em dois tipos:  
xilografia ao fio e xilografia de topo
Na xilografia ao fio, também chamada de madeira à veia ou madeira deitada, o artista, para fazer a matriz, lança mão de uma tábua, isto é, de um pedaço de madeira cujo corte se fez da copa à raiz, longitudinalmente ao tronco.

Diferentemente, na xilografia de topo, também denominada madeira em pé, não se utilizam tábuas. O xilógrafo faz a matriz entalhando na superfície de um disco de madeira obtido com o corte transversal da árvore. Ou seja, ao cortar o tronco, a lâmina da serra opera em um plano perpendicular à direção das fibras.

História




Não se sabe ao certo quando a xilografia começou a ser praticada, nem quem foi o seu inventor.

 A xilogravura em papel mais antiga, dentre as que se conhecem, ilustra um exemplar da oração budista Sutra Diamante, editada por Wang Chieh, na China, no ano 868. 

Acredita-se, porém, que a xilografia do Extremo Oriente já estampasse tecidos séculos antes, talvez inicialmente na Índia. Na Europa, o testemunho mais remoto é um tecido impresso no século doze. 

Há, porém, quem afirme que a estamparia européia de tecidos exista desde o século sexto. Nos séculos quatorze e quinze, os europeus utilizaram intensamente a xilografia para produzir imagens sacras (santinhos) e cartas de baralho.




Baralho



Na seqüência, alguns artistas alçaram a xilografia a vôos mais elevados,
 em especial o alemão Albrecht Dürer (1471-1528) que iniciou novo capítulo 
dessa arte com a série do Apocalipse (1499), na qual conduziu seus traços 
em busca das potencialidades da madeira, dando-lhe uma linguagem plástica 
peculiar e notável.

 As xilogravuras de Dürer
 influenciaram grandemente a ilustração alemã. 
 
Outro centro de excelência xilográfica, à época do Renascimento, foi a Itália, 
em especial as cidades de Veneza e Florença. Embora subordinada à ilustração
 de livros, a xilogravura italiana desdobrou-se em criatividade, graças à tradição
 miniaturista na qual os italianos exercitavam certa liberdade ornamental.
 Quando já prestava seus serviços em toda a Europa, a xilografia veio, entretanto,
 a perder terreno.

 A partir do século dezesseis, sofreu forte concorrência da gravura em metal.
 Na época, ainda não se praticava xilografia de topo e a gravura em metal 
permitiu obter imagens mais ricas em delicados traços e em finos pormenores, 
coisa que a xilografia ao fio não conseguia fazer.

 Embora a matriz de metal 
entalhado tivesse a desvantagem de exigir uma segunda impressão, pois é 
entintada de modo diferente do praticado para a tipografia, que é técnica de 
matriz em relevo, aquela vantagem fê-la levar a melhor. 
Enquanto isso, porém, no outro lado do mundo, no Japão, a gravura em madeira 
conheceu magnífico momento de esplendor com a Escola Ukyio-e
 Produzida principalmente em Edo, hoje Tókio, do século dezessete ao dezenove,
 gravura Ukyio-e representa a primeira libertação da xilografia em relação ao livro. 

Thomas Bewick

Produzida em folhas avulsas, com tiragens enormes, propiciadas pelo
 trabalho de equipes de entalhadores e impressores reunidos em oficinas 
coletivas, atendeu, com seu abundante colorido e pela descrição das paisagens 
e do dia-a-dia, ao gosto dos comerciantes, contrapondo-se à arte aristocrática, 
que no Japão da época imitava os padrões chineses, mais idealizados e menos
 ligados ao real. 

 Os maiores expoentes da xilografia Ukyio-e foram Utamaro Kitagawa (1753-1806), 
Hokusai Katsushira (1760-1849) e Hiroshige Ando (1797-1858).


Entrementes, na Europa, a xilografia voltaria a ser intensamente utilizada para ilustrar livros, jornais e revistas, graças ao aparecimento da técnica de topo, que se difundiu durante o século dezenove pelas mãos do gravador inglês Thomas Bewick (1753-1828). 

Em 1775, Bewick conquistou o prêmio de gravura da Sociedade de Arte, de Londres, e deu início ao reinado da xilografia gravada em topo, reinado que durou um século, sem confronto, e manteve em ação muitas oficinas de trabalho coletivo para atender à volumosa demanda oriunda dos editores. 

No entanto, essa xilografia de ilustração em topo – usualmente chamada xilografia de reprodução ou xilografia de interpretação – sofreu colapso no século vinte, porque se revelou desvantajosa em relação ao inovador clichê metálico, então largamente difundido, fruto da fotografia aliada à corrosão química de metais.





Perdendo sua função utilitária – fato que condenou ao desemprego os xilógrafos
 de reprodução – a gravura em madeira conheceu, entretanto, uma magnífica
ressurreição, mas especificamente no campo artístico. Liberada da subserviência 
que lhe impunham as encomendas dos veículos de comunicação, ela passou a ser
 usada com liberdade criativa por artistas plásticos empolgados com a força dessa 
linguagem plástica, na qual evidenciam-se dramáticos contrastes entre branco e preto.

 Os precursores dessa nova fase na Europa foram, principalmente,
o suíço Felix Valloton (1865-1925), o francês Paul Gauguin (1848-1903) 
e o norueguês Edvard Munch (1863-1944).

 Na seqüência, os expressionistas alemães (Kirchner, Heckel, Schmidt-Rottluff, Nolde, etc.) 
do grupo Die Brücke, de 1906, e, nas mesma época, os fauve franceses 
(Matisse, Derain, Dufy e Vlaminck) elevaram a xilogravura a um nível de expressão
 extraordinário.




 Oswaldo Goeldi

Entre nós, assistiu-se à mesma evolução: enquanto a xilogravura de reprodução foi perdendo terreno, eclodiu a xilogravura artística libertada, que teve como seus pilares iniciais Osvaldo Goeldi (1895-1961) e Lasar Segall (1891-1957), e enriqueceu-se nas décadas seguintes com grande número de expressivos artistas. 

 Lasar Segall

À margem dessa arte erudita, floresceu no Brasil toda uma plêiade de xilógrafos criativos, originários das oficinas tipográficas vinculadas à literatura de cordel, cujas raízes remontam aos cantadores nordestinos. 
 
 Fonte:
 Museu Casa da Xilofravura
http://www.casadaxilogravura.com.br/xilo.html






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