quinta-feira, 23 de fevereiro de 2012

Supertelescópios do Atacama (Chamada)





Enviado por em 23/02/2012

O Matéria de Capa, programa jornalístico apresentado por Aldo Quiroga, foi o primeiro televisivo brasileiro a visitar as instalações do Projeto ESO (sigla em inglês para Observatório Europeu do Sul), localizado no deserto do Atacama, no Chile. A organização científica reúne 14 países e o Brasil pode ser o décimo quinto.

Quiroga e o cinegrafista Leonardo Siqueira acompanharam o trabalho dos astrônomos que operam supertelescópios na região. O especial vai ao ar neste domingo (26/2), a partir das 19h, na TV Cultura.

O destaque vai para as pesquisas desenvolvidas no ESO que tratam de evidências de vida fora do planeta Terra. No Atacama, já ocorreram algumas das principais descobertas recentes sobre o espaço. Cientistas agora estudam planetas com condições semelhantes às da Terra. Eles não descartam a hipótese de que alguma forma de vida possa existir em outras galáxias.

No observatório a 2,6 mil metros sobre o nível do mar, estão quatro dos maiores telescópios disponíveis para vasculhar o universo. O deserto chileno, o mais árido do mundo, é ideal para os astrônomos porque oferece grande visibilidade. A ausência de nuvens e das luzes comuns nas grandes cidades é uma vantagem.

O Matéria de Capa vai trazer algumas das paisagens deslumbrantes do local, que alterna sol forte durante o dia e temperaturas negativas durante a noite. Imagens únicas vão mostrar a visão que os cientistas têm da imensidão do universo por meio dos telescópios.

Para falar sobre o tema, o Matéria de Capa conta com as participações do engenheiro francês Pierre Bourget e do astrônomo brasileiro Claudio Melo.


Ora direis, internauta,

Ouvir estrelas, certo... perdeste o senso

e eu vos direi,que no entanto,

que para ouví-las, muitas vezes

desperto e abro as janelas

pálido de espanto ...

Olavo Bilac


E eu, que nunca vislumbrei o senso

talvez porque do meu travesseiro junto a varanda.

diante de um céu que me comanda os sonhos

- sem mais nem menos desperto e vibro de verdade,

amando seguir o cortejo das fiéis amigas

- as estrelas mais brilhantes das minhas constelações eleitas.


Pontualíssimas piscam reluzindo

um fraseado ainda incompreensível

mas que serena me restaura.


Um dia, quem sabe

de tanto elas mirarem meus desejos

num coral entoarão audíveis

tudo aquilo que mais quero ouvir...


Mais feliz que Bilac, ah, isto sou!


Matéria de Capa

Nenhum comentário: