Museu Casa dos Contos de Ouro Preto
apresenta a exposição do artísta plástico Guido Boletti:
"CRENÇAS, LENDAS, RITOS E MITOS.
AS FÁBULAS PLÁSTICAS DE GUIDO BOLETTI"
de 10 de dezembro de 2010 a 09 de janeiro de 2011.
O Museu Casa dos Contos,
inaugura no próximo dia 10 de dezembro
a mostra do artista plástico Guido Boletti.
Serão apresentadas
20 obras originais em acrílico sobre tela,
com composições figurativas e forte acentuação cromática.
O italiano residente em Belo Horizonte desde 2007, já conta com curriculum de enorme peso, tendo trabalhos expostos em museus europeus como o Museo in Motion, na Itália, o Museo di Arte Sacra Diocesana di Lodi, o Museu de Juelich na Alemanha e outros.
Com exposições realizadas em vários lugares do mundo, o artista aventura-se no Brasil com gabarito internacional, comprovado pelos inúmeros prêmios recebidos, pelo selo desenvolvido para o Correio Japonês em 1990, o sucesso da exposição nos Estados Unidos, na International Fine Art em Miami, e pelas inúmeras mostras realizadas no continente europeu.
Milano, Vincenza,
Nizza, Ginevra, Padova
e outras cidades já foram palco
de mostras de Guido Boletti,
que apresenta obras de forte cromatismo
e multivariedade de formas.
"Os pincéis manuseados por Guido Boletti
são corcéis imprevisíveis e grávidos
de infinitas possibilidades.
São como a velocidade da luz e o som,
unidos para gerar em nós a surpresa
causada por um relâmpago que anuncia
a primeira chuva que irá fecundar a Terra.
De posse de seus pincéis, Boletti,
como uma força da natureza potencializada,
fecunda e nos revela mundos inéditos em suas telas.
Ele sempre consegue
capturar, na dose certa,
os elementos que libertam
por meio de pixels os seres
que habitam o mundo de seus quadros.
Que nos encantam e nos dizem coisas...
Desconfio ser esse
o motivo do seu sucesso,
em transferir às suas obras,
tornados de cores vivas em constante movimento
e diálogo com a poesia."
Diovvani Mendonça
– Poeta e Idealizador do projeto Pão e Poesia
“O trabalho de Guido Boletti
sugere uma lúdica viagem ao reino da fantasia,
onde as cores se entrelaçam com as formas,
porém com leveza e expressão.
Suas obras
compõem-se na sua maioria
de informes visuais fragmentados,
porém coerentes entre si,
numa proposta de sobreposição
de imagens.”
Sandra Setti,
curadora e galerista de São Paulo.
Entre as obras apresentadas, percebe-se também a influência de Brasil e Itália , como nas obras “Madrugada na gôndola” e “Minhas Gerais”. Nestes trabalhos, a temática nos remete diretamente a cada um dos países e a composição colorida de ambas confirma parte da descendência italiana no Brasil.
Exposição:
“Crenças, Lendas, Ritos e Mitos.
As Fábulas Plásticas de Guido Boletti”
Artista: Guido Boletti
Abertura: 10 de dezembro de 2010 – sexta feira
Local: Rua São José, nº 12 – Centro | Tel .: (31) 3551-1444
Visitação: segunda-feira das 14h às 18h | terça-feira a sábado das 10h às 18h | domingo e feriado das 10h às 16h.
Exposição de 10 de dezembro de 2010 a 09 de janeiro de 2011
Apoio: Associação Ponte entre Culturas - MG
Abertura: 10 de dezembro de 2010 – sexta feira
Local: Rua São José, nº 12 – Centro | Tel .: (31) 3551-1444
Visitação: segunda-feira das 14h às 18h | terça-feira a sábado das 10h às 18h | domingo e feriado das 10h às 16h.
Exposição de 10 de dezembro de 2010 a 09 de janeiro de 2011
Apoio: Associação Ponte entre Culturas - MG
PINTURA BOLETTI'S Last Stage
Insondável são as formas
de palmilhas armadilhagem sem crueldade
para um artista em curso de amadurecimento!
Duas décadas mais ou menos , sendo que as inclinações artísticas, o plástico começou a tomar na preferência do pintor Guido Boletti, a condição de linguagem e mais importante foi o caso, em detrimento de outros, apenas a música, ele está segurando uma luta para eles, mesmo em a busca constante de purificação e do esforço estilístico para filtrar o suco ea síntese de influências consideradas - e aqui especialmente Klee, Kandinsky e Miró - Então, depois de muitas cercas ao longo dessas armadilhas, o inventor inveterado de símbolos chegar a uma fase em que a figuração algo esotérico para superar resumo do tema, mais greves, tão esplêndido numa linguagem própria e maduro em sua formalização e no seu âmbito.
Esta fase parece ser evidência em todos os trabalhos montados na presente exposição, dos quais alguns perfis abaixo. Don Quixote parece uma figura galáctico que parte de uma espiral menor e a outra massa gigantesca (as galáxias não são o mesmo que quase sempre em espiral?)
Esta fase parece ser evidência em todos os trabalhos montados na presente exposição, dos quais alguns perfis abaixo. Don Quixote parece uma figura galáctico que parte de uma espiral menor e a outra massa gigantesca (as galáxias não são o mesmo que quase sempre em espiral?)
Registrou em sua armadura trazendo umafigura de linguagem enigmática , a pedir ao mundo um pouco mais de franqueza e não violência (não é à toa que o Guido tem uma bem antes, que lidera o caminho para a música Canção da paz, para nós).
Além do cavaleiro
e seu corcel de crina queimada,
deixou-nos o resumo de codificação do/ao caso,
talvez um sonho impossível de alcançar,
- é belamente utópico.
Outra seria
a mensagem do cavalo de fogo,
com a diferença de que a sua função,
em vez de uma forma aleatória,
ocorre no aqui e agora.
Goes céu fora dela, como um Pegasus sem asas, trazendo o corpo o mesmo apelo para a paz ea cifra de poesia, vimos no Don Quixote, mas a cidade a uma distância de, no fundo o azul noite, não tem sabedoria suficiente para compreendê-lo (falando por mim mesmo as ameaças que a ganância dos homens está sujeito a dar e outras coisinhas mais).
A síntese é universal
tão descaradamente,
que a espiral aqui abundam
em mais de duas dúzias!
Portanto, através de você para trazer a música, um piano, uma noite, uma música e outra quente e lírica como sonhar, como o som é a alma do artista, chegou e o Templo da Iara jovem xamã, que aparecem como um trampolim de que pintor e imaginação está prestes a fazer o grande salto.
Digo isso porque essas duas telas parecem reais encontrar, conhecer, abrindo para um novo universo, que agora começa a acontecer.
Na figura, antes de Iara, cabelos ao vento, uma máscara real, e seu templo cuja cobertura parece um telhado enorme, as únicas referências são ainda hauridas de nossa experiência visual, o resto é um simbolismo complexo, cujas unidades estão convenientemente espalhados através do espaço, como se a realização de uma música páutica divina, nós queremos atingir, desde o mais profundo de tempo.
Em Shaman Young, Guido frente um pouco mais na direção de um universo abstrato. O casal, algo como um "Mancebo grego", praticamente a única figura reconhecível em todo o contexto, de olhos fechados e concentrado, haure o perfume das flores abaixo para os pulmões cheios, em seguida, polvilhe-a por todo o universo, como uma bênção de beleza.
Ele fechou a última fase da arte de Guido Boletti, transubstanciadoestas pinturas extraordinárias, em que apelo à sua experiência de música antes, quando eu senti o único músico, é tão clara, sou levado a perguntar:
Ele fechou a última fase da arte de Guido Boletti, transubstanciadoestas pinturas extraordinárias, em que apelo à sua experiência de música antes, quando eu senti o único músico, é tão clara, sou levado a perguntar:
Pintura? Música?
Pintura música? Música pintada?
Eu não sei.
Eu só sei que o nosso artista encontrou uma forma incrível para ser um músico e pintor, desenhando estes equipamentos, sem qualquer traição deles, o. Essenciais e importantes para a construção de uma linguagem universal e divina
Do exposto acima,
alguém poderia supor que o artista,
as coisas ficaram mais fáceis,
como encontrou uma fórmula
e apenas explorá-lo.
Mas, longe de estar bem, sabemos que onde há purificação, as armadilhas tornam-se cada vez mais grave, exigindo mais do artista, desde suas preocupações agora estão mudando de eixo, onde tudo é novo para você. E a luta continua ......
Pierre Santos - Membro da ABCA e AICA o
Pierre Santos - Membro da ABCA e AICA o
Títulos e medidas
dançam longe das imagens
- pra gente imaginar...
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