quinta-feira, 13 de outubro de 2011

Wolfgang Amadeus Mozart Piano Concertos N 17,N 5,N 6


Este Concerto em sol maior,K.453 - N* 17,parece ,foi escrito para uma dama ou uma aluna.É notável a excelência ao longo dos movimentos.Se os executantes devessem brilhar, este concerto poderia não ser tecnicamente tão exigente,já que são "ofertados' e não de inspiração profunda e imperiosa, mas Mozart,em sua extrema variedade de idéias sedutoras atinge seu gracioso desejo de encantar com acordes suaves, ricos de graça e terna beleza.
Quem teve o privilégio de ser amigo de Mozart sabe disso! Sol maior!
O Concerto em ré maior,K.V175,N 5,foi o 1*dos Seis Concertos de Salzburg,originais compostos enquanto ele estava obrigado a servir ao Principe-Arcebispo de Salzburgo,destinados às platéias daquela corte.sabe-se que este concerto sustenta a crença de q.Mozart era cauteloso e excede em brilho aos anteriores de estilo galante juntando trompetes e tímpanos para melhor êxito.Fez certo sucesso,depois foi para Munique e Mannheim.Mozart Era dez.1773,e Mozart aos17 anos radiava belezas invejáveis!
O Concerto em si bemol maior,K.V238,N*6 - Este foi escrito para seu próprio uso.Ele tinha 20 anos.Reconhecemos o domínio crescente da expressão pessoal incomparável,uma amplitude de composição quase sinfônica e uma fusão de vivacidade e pathos.

O finale o classifica de 'galante' e nos outros dois movimentos a vitalidade ritmica do raro sentir terno ,recordam os primeiros concertos para violino que produzira desde o seu primeiríssimo concerto para piano. Delicado e profundamente envolvente!
Fonte:
Enviado por em 12/10/2011

Nenhum comentário: