sábado, 1 de outubro de 2011

John Dowland Lute Works,Lindberg



John Dowland

Não deve ser confundido com John Dowland Noel.

John Dowland [1] (1563 - enterrado 20 de fevereiro de 1626) foi um compositor renascentista Inglês, cantor e alaudista. Ele é mais conhecido por suas canções melancólicas, como "Come, dorme pesado" (a base para Nocturnal Benjamin Britten), "Come again", "Fluxo de minhas lágrimas", "Eu vi minha Senhora weepe" e "Na escuridão deixe-me habitar ", mas sua música instrumental passou por um grande renascimento, e tem sido uma fonte de repertório para alaudistas e guitarristas clássicos durante o século XX.
 
Carreira e composições
Muito pouco se sabe de João ", o Bardo" vida Dowland é cedo, mas pensa-se geralmente que ele nasceu em Londres. Irlandês historiador Flood Grattan WH alegou que ele nasceu em Dalkey, perto de Dublin, mas nenhuma evidência corroborando jamais foi encontrado, quer para que a declaração ou para reivindicar Thomas Fuller, que ele nasceu em Westminster. [2]

Em 1580 Dowland foi para Paris, onde ele estava a serviço de Sir Henry Cobham, embaixador para a corte francesa, e seu sucessor, Sir Edward Stafford [desambiguação necessário] [3]. Tornou-se um católico romano neste momento. [4]

Em 1588 ele foi admitido Mus . Bac. de Christ Church, Oxford [5]

Em 1594 uma vaga para um alaudista surgiu na corte Inglês, mas a aplicação Dowland foi vencida -. reivindicou sua religião levou a não o seu ser oferecido um cargo na corte protestante Elizabeth I é. No entanto, sua conversão não foi divulgada, e ser católico não impediu que outros músicos importantes (como William Byrd) de ter uma carreira judicial na Inglaterra [3].

Dowland de 1598 trabalhou na corte de Christian IV da Dinamarca [6], embora continuasse a publicar em Londres [7] King Christian estava muito interessado em música [8] e pagou somas astronômicas Dowland;. Seu salário era de 500 daler um ano , fazendo dele um dos servos mais bem pagos do tribunal dinamarquês. [9] Embora Dowland foi altamente considerado pelo rei cristão, ele não era o servo ideal, muitas vezes overstaying sua licença, quando ele foi para a Inglaterra no negócio editorial ou por outros motivos [8].

Dowland foi demitido em 1606 [8] e voltou para a Inglaterra; [9] em 1612 no início ele garantiu um posto como um dos alaudistas James I [10] Há poucas composições que datam do momento de sua nomeação real até. sua morte, em Londres, em 1626. [11] Embora a data da sua morte não é conhecida, "o último pagamento Dowland desde o corte foi em 20 de janeiro de 1626, e ele foi sepultado em St Ann, Blackfriars, em Londres, em 20 de fevereiro de 1626. "[12]

Duas maiores influências na música Dowland foram as músicas consorte popular, ea música de dança do dia. [13] A maior parte da música Dowland é para seu próprio instrumento, o alaúde. [14] Ele inclui vários livros de obras alaúde solo, canções alaúde (para uma só voz e alaúde), parte-canções com acompanhamento de alaúde, e várias peças para viola da gamba consorte com alaúde. [15] O poeta Richard Barnfield Dowland escreveu que o "toque divino sobre o alaúde doth ravish sentido humano."

Uma de suas obras mais conhecidas é o alaúde canção "Fluxo de minhas lágrimas", o primeiro verso de que corre:

Fluxo de minhas lágrimas,

cair de sua nascentes,
Exil'd para sempre deixe-me chorar;
Onde o pássaro preto da noite

é a sua triste infâmia que canta,
Há  de deixar-me viver desesperado.

-John Dowland, [16]

Ele escreveu mais tarde o que é provavelmente seu melhor trabalho conhecido instrumental, Lachrimae, ou Teares Seaven, Figured em pavanas Seaven apaixonado, um conjunto de sete para cinco pavanas violas e alaúde, cada um com base no tema derivado do "Fluxo de minhas lágrimas" lute canção [17]. Tornou-se uma das melhores colecções de música conhecida consorte em seu tempo. Sua pavana ", Lachrymae antiquae", também era popular no século XVII, e foi organizada e utilizada como um tema para variações por muitos compositores.

Música Dowland, muitas vezes exibe a melancolia que estava tão em voga na música naquela época. [18] Ele escreveu uma peça consorte com o título trocadilhos "Semper Dowland, semper dolens" (sempre Dowland, sempre triste), que pode ser dito para resumir muito de seu trabalho [19].

Dowland da canção: "Venha Sleepe Heavy, a imagem da morte True", foi a inspiração para Benjamin Britten "Nocturnal após John Dowland para violão", escrito em 1964 para o Julian Bream guitarrista. Este trabalho consiste de oito variações, todos baseados em temas musicais extraídas da música ou seu acompanhamento alaúde, finalmente, resolver em um cenário de guitarra da canção em si [20].

Richard Barnfield, contemporâneo de Dowland, refere-se à lutenist no VIII poema de O Peregrino Apaixonado (1598):

Se a música e poesia doce concordar,
Como eles devem necessidades, a irmã eo irmão,
Então deve ser o amor te twixt grande "e eu,
Porque tu amas a um, e eu do outro.
Dowland te é querido, cujo toque celestial
Sobre o alaúde doth ravish sentido humano;
Spenser para mim, cuja profundidade é de tal presunção
Como, passando toda a vaidade, não precisa de defesa.
Tu amas a ouvir o doce som melodioso
Que lute Phoebus ", a rainha da música, faz;
E eu em profundo deleite am principalmente drown'd
Quando, como se a cantar ele betakes.
Um Deus é Deus de ambos, como os poetas fingem;
Um cavaleiro ama tanto, e ambos permanecem em ti.
-Richard Barnfield, The Passionate Pilgrim

Publicações
Em 1597, Dowland publicou o seu "Primeiro Livro de Canções", em Londres. Foi uma das publicações mais influentes e importantes da história musical do alaúde. [3] Esta coleção de alaúde-canções foi definida de uma forma que permite que o desempenho de um solista com acompanhamento de alaúde ou várias combinações de cantores e instrumentistas. [21]

Dowland publicou dois livros de canções após o "Primeiro Livro de Canções", em 1600 e 1603, bem como a Lachrymae em 1604 [17]. Ele também publicou em 1609 uma tradução do Micrologus de Andreas Ornithoparcus, originalmente impresso em Leipzig 1517 , um tratado, em vez rígida e medieval, mas ainda assim, ocasionalmente divertido. [22]

Última Dowland, e na opinião da maioria dos estudiosos trabalham melhor,, A Solace Pilgrimes, foi publicado em 1612, [23] e parece ter sido concebida mais como uma coleção de música contrapontística do que como trabalhos solo [24].

As suspeitas de traição
Há um rumor sem fundamento que Dowland realizada uma série de atribuições espionagem para Sir Robert Cecil, na França e na Dinamarca;. Seu alto índice de pagar, não obstante, Dowland parece ter sido apenas um músico tribunal [8] No entanto, temos em suas próprias palavras o fato de que ele foi por algum tempo envolvido em uma intriga de traição Católica na Itália, [25] para onde tinha viajado na esperança de conhecer e estudar com Luca Marenzio, um compositor famoso madrigal. [3]

Seja qual for sua religião, porém, ele foi ainda intensamente leais à Rainha, mas ele parece ter tido uma espécie de rancor contra ela por sua observação de que ele, Dowland, "era um homem para servir a qualquer príncipe no mundo, mas [ele] foi um obstinado papista." [ 26] Mas apesar disso, e apesar de os conspiradores lhe ofereceu uma grande soma de dinheiro do Papa, bem como uma passagem segura para a sua esposa e filhos para vir com ele da Inglaterra, [27], no final, ele se recusou a ter mais nada a ver com seus planos e pediu perdão de Sir Robert Cecil e da Rainha [28].

A vida privada
John Dowland era casado e tinha filhos, como referenciado na sua carta a Sir Robert Cecil, [29], mas a vida familiar não parece ter sido importante para ele, como sua esposa ficou na Inglaterra enquanto ele trabalhava no continente [30].

Seu filho Robert Dowland foi também um músico, trabalhando há algum tempo no serviço do primeiro conde de Devonshire, [11] e assumindo a posição de seu pai de alaudista da corte, quando John morreu [31].

Letras melancólicas Dowland e a música têm sido muitas vezes descrito como suas tentativas de desenvolver uma "persona artística", embora ele era realmente uma pessoa alegre, [32], mas muitas de suas próprias queixas pessoais, e o tom de amargura em muitos de seus comentários, sugerir que muito de sua música e sua melancolia realmente veio de sua própria personalidade e frustração [33].

 Interpretações modernas
Em 1935, a australiana compositor Percy Grainger, que tinha um profundo interesse na música feita antes de Bach, Dowland é arranjado Agora, ó agora eu necessidades devem peça para piano. Alguns anos mais tarde, em 1953, Grainger escreveu um trabalho intitulado de Bell Piece (em Ramble John Dowland do "Agora, ó agora eu necessidades têm parte"), que era uma versão marcou para voz e banda de vento, com base na sua transcrição mencionado anteriormente.

Música Dowland tornou-se parte do repertório do revival de música antiga com lutenist Julian Bream e Pears tenor Peter, e mais tarde com Christopher Hogwood e Munrow David eo Consort de Música Antiga no final dos anos 1960 e mais tarde com a Academia de Música Antiga da década de 1970 .

Jan Akkerman, o guitarrista do Focus banda de rock progressivo holandês, gravou "Tabernakel" em 1973 (apesar de lançado em 1974), um álbum de canções de John Dowland e algum material original, realizado em alaúde.

A música Lute Collected de John Dowland com tablatura alaúde e notação teclado foi transcrita e editada por Diana Poulton e Lam Basil, Faber Music Limited, Londres 1974.

As obras completas de Dowland foram gravadas
em um jogo encaixotado pelo Consort de Musicke.

De 1999 ECM New Series gravação In Darkness Let Me Dwell características novas interpretações de canções executadas por Dowland tenor John Potter, Stephen Stubbs alaudista e violinista barroco Homburger Maya, em colaboração com músicos de jazz Inglês John Surman e Barry Guy.

Nigel North gravado obras completas Dowland para alaúde solo em quatro CDs entre 2004 e 2007.

Elvis Costello incluiu uma gravação (com Fretwork eo Ensemble Compositores) de Dowland é "Será que ela desculpa meus erros" como faixa bônus de 2006 sobre os re-lançamento do seu The Juliet Letters.

Em outubro de 2006, Sting, que diz ter sido fascinado pela música de John Dowland por 25 anos, [34] lançou um álbum com canções Dowland intitulado Songs from the Labyrinth, na Deutsche Grammophon, em colaboração com Edin Karamazov no alaúde e archlute . Eles descreveram seu tratamento de trabalho Dowland em uma aparência Great Performances. [35] Para dar uma idéia do tom e as intrigas da vida no final de Inglaterra elisabetana, Sting também recita durante as porções álbum de uma carta 1593 escrita por Dowland a Sir Robert Cecil [36].

A carta descreve Dowland viaja para vários pontos da Europa Ocidental, em seguida, entra em um relato detalhado de suas atividades na Itália, junto com uma negação profunda das acusações de traição contra ele sussurrou por pessoas desconhecidas. Dowland mais provável era suspeito de este para viajar para os tribunais de vários monarcas católicos e aceitar o pagamento deles maior do que um músico da época teria normalmente cobrado para a realização de [25].

Outras interpretações de canções de Dowland foram gravadas por artista Windham Hill, Lisa Lynne, (para ela CD, Oração da Virgem) e Winne Lise (para ela Wing'd com esperanças, novas interpretações de canções renascentistas CD). Várias bandas, como Die Kinder Evas Verbannten, Daeva Aesma e Qntal, ter gravado álbuns com letras de John Dowland. O contratenor Andreas Scholl canta em Lágrimas de cristal canções Inglês consorte com Concerto Viole de Basel. A rendição de Dowland do "Come again" (cantada por Sting) também podem ser encontradas no álbum Joshua Bell 2009, em casa com amigos.
 
Na cultura popular

O autor de ficção científica Philip K. Dick era um fã de Dowland e sua música alaúde é um tema recorrente nos romances de Dick. Dick, por vezes, assumiu o pseudônimo de Jack Dowland. [37] Dick também com base no título do Fluxo de romance My Tears, The Policeman Said on uma das mais conhecidas composições de Dowland. Em seu romance A Invasão Divina, a personagem Linda Fox (um proxy mal disfarçada de Linda Ronstadt) é um cantor popular, cujo repertório é constituído por remakes de composições de John Dowland.
Música Rose Tremain romance de 1999 e Silenciar é definido no tribunal de Christian IV da Dinamarca, alguns anos depois da partida de Dowland e contém várias referências à música do compositor e temperamento: no capítulo de abertura, comenta Christian que

"o homem era toda a ambição e ódio,
contudo seu ayres eram
tão delicadas como a chuva ".

Canção Aesma Daeva de "Darkness" usa "Flow My Tears", como letras.
Ambos Dowland e Thomas Tallis são referenciados no Man Half Biscuit canção Metade ", eu fui a um casamento".
Dowland é referenciado na canção Trem Big Big "Reaching for John Dowland" em seu álbum Boy Wonders Inglês.

Enviado por em 01/10/2011
 
Novo! Clique nas palavras acima para ver traduções alternativas. 

Nenhum comentário: