quarta-feira, 19 de outubro de 2011

A ARTE DE PICASSO - Obras de Picasso


Guernica 

O Quadro



Guernica no Mural.
Guernica é um painel pintado por Pablo Picasso em 1937 por ocasião da Exposição Internacional de Paris

Foi exposto no pavilhão da República Espanhola. Medindo 350 por 782 cm, esta tela pintada a óleo é normalmente tratada como representativa do bombardeio sofrido pela cidade espanhola de Guernica em 26 de abril de 1937 por aviões alemães, apoiando o ditador Francisco Franco

Atualmente está no
em Madrid..

 Composição

A pintura foi feita com o uso das cores preto e branco - algo que demonstrava o sentimento de repúdio do artista ao bombardeio da cidadezinha espanhola. Claramente em estilo cubista, Picasso retrata pessoas, animais e edifícios nascidos pelo intenso bombardeio da força aérea alemã (Luftwaffe), já sob o controle de Hitler, aliado de Francisco Franco.

Morando em Paris, o artista soube dos fatos desumanos e brutais através de jornais - e daí supõe-se tenha saído a inspiração para a retratação monocromática do fato.

Sua composição retrata as figuras ao estilo dos frisos dos templos gregos, através de um enquadramento triangular das mesmas. O posicionamento diagonal da cabeça feminina, olhando para a esquerda, remete o observador a dirigir também seu olhar da direita para a esquerda, até o lampião trazido ainda aceso sobre um braço decepado e, finalmente, à representação de uma bomba explodindo.

Esse quadro foi feito também com o objetivo de passar para os que vissem, o que ele estava sentindo, um vazio por dentro de si, um conflito, uma guerra consigo mesmo buscando resposta pra sua vida amorosa , e toda vez que ele via o quadro, pensava consigo mesmo, será que o meu problema é maior que essa guerra, ou tem mais importância para os outros, e naquele momento ele conseguia esquecer. O que para nós demonstra uma grande preocupação por parte do autor do mesmo.

Citação

No, la pintura no está hecha para decorar las haitaciones. Es un instrumento de guerra ofensivo y defensivo contra el enemigo. ("Não, a pintura não está feita para decorar casas. Ela é uma arma de ataque e defesa contra o inimigo.")

Curiosidades e folclore 
  • Conta-se que, em 1940, com Paris ocupada pelos nazistas, um oficial alemão, diante de uma fotografia reproduzindo o painel, perguntou a Picasso se havia sido ele quem tinha feito aquilo. O pintor, então, teria respondido: "Não, foram vocês!".

    • Na parte central (inferior direito) do quadro, a pelagem do cavalo mutilado é retratada com pequenos traços verticais. Picasso teria começado a fazê-las, mas quem as terminou teria sido sua esposa, pois o artista teria dito que davam muito trabalho.
    • O quadro, transferido para Nova Iorque durante a Segunda Guerra Mundial, recebeu do pintor a ordem de que apenas quando a Espanha natal fosse um país democrático poderia para lá ser transladada. Ficou sob a guarda do Museu de Arte Moderna de Nova Iorque - MOMA. Isso ocorreu apenas a 9 de Setembro de 1981 [1], sendo Guernica retirada do MOMA rumo a Madrid. Tinha chegado ao final a peregrinação da obra a que chamavam os espanhóis de "el último exiliado".
    • Em janeiro de 1973,e com o título The Great Guernica Fraud, o professor Jeffrey Hart do Dartmouth College, publicou no National Review um estudo onde sustenta a tese de que bombardeio de Guernica não ocorreu. O artigo foi reimpresso nos jornais Die Welt e Il Tempo. No último teve o título: "Revelações sensacionais destroem um Mito".
    • Ao final da guerra, o aliados, por iniciativa dos russos, tentaram por todos os meios incriminar os alemães pela destruição de Guernica com o bombardeio aéreo de civis. Curiosamente nada foi encontrado nos arquivos da Luftwaffe (Força Aérea Alemã) ou da Wermacht (Forças Armadas). Também foram em vão todas as tentativas de se encontrar algo nos arquivos italianos. Daí surgir a versão de que a destruição de Guernica foi causada pelos próprios repulicanos em retirada, que explodiram os arsenais de munição lá existentes. 
    •  
    • Para aumentar ainda mais a suspeita, os revisionistas históricos acrescentam o fato de que o Partido Comunista Francês divulgou um comunicado detalhado sobre a destruição, culpando a Legião Condor, apenas algumas horas após o ataque. E que pouquíssimos dias após, Picasso, que era militante do PCF, divulgou para o mundo o famoso painel sobre a destruição de Guernica, embora ele já estivesse pintado bem antes do evento, cujo o tema eram as touradas. 
    •  
    •  Diante da comoção mundial pela destruição, Pablo Picasso aproveitou a oportunidade para culpar os fascistas e autopromover-se. Fato ou não, a destruição de Guernica é a sua obra mais divulgada, conhecida e lembrada.

    Ligações externas



    Wikipédia
    Enviado por em 17/06/2010
    Obras de Pablo Picasso divididas en periodos.
    Musica de Ruperto Chapi

    Nenhum comentário: