domingo, 17 de julho de 2011

ROBERTO BURLE MARX





Roberto Burle Marx (1909 - 1994) que foi treinado como um pintor "tem sido chamado de designer do mundo maior paisagem do século 20."  
 
Pinturas Burle Marx "são sobre a inteligência e paixão, a humanidade e sua necessidade de sobreviver com o mundo natural.  
 
As formas sensuais se relacionam entre si como notas em uma escala musical. Um é lembrado de antigos ícones primitivas que invocam as forças da natureza para a fertilidade.

Pinturas
1981 - 1991
(Clique nas imagens para ampliar)
(Click on images to enlarge)




Untitled

1988
Untitled

1989
Untitled

1991
Untitled

1981

Information
Roberto Burle Marx (1909 - 1994) who was trained as a painter "has been called the world's greatest landscape designer of the 20th century." Burle Marx' paintings are about intelligence and passion, mankind and its need to survive with the natural world. The sensuous forms relate to one another like notes in a musical scale. One is reminded of ancient primitive icons that call upon the forces of nature for fertility.

© Foto de Marcel Gautherot/Acervo IMS. 
Roberto Burle Marx. RJ c 1965.

O Instituto Moreira Salles exibe até o dia 31 de julho de 2011, na Galeria de Arte do Unibanco Arteplex do Frei Caneca Shopping, em São Paulo, a exposição “Burle Marx por Gautherot”, com 23 imagens, todas provenientes do acervo fotográfico do IMS, que revelam o intenso diálogo artístico que se estabeleceu entre o paisagista Roberto Burle Marx (1909-1994) e o fotógrafo Marcel Gautherot (1910-1996). 
Divididas em três grupos – fotografias botânicas feitas em sua maioria por encomenda de Burle Marx; fotografias de jardins concebidos pelo paisagista; fotografias de projetos arquitetônicos e urbanísticos de que o mesmo participou –, as imagens desta exposição procuram, portanto, evidenciar a forte convergência de interesses que aproximou em vida Burle Marx e Gautherot. 
Se ambos foram igualmente apaixonados pela natureza e pela gente brasileira, é também verdade que ambos o foram à maneira moderna, isto é, preocupados com a renovação da experiência estética do espectador. 
E se o paisagista compunha seus jardins com a liberdade e o rigor aprendidos com as vanguardas artísticas, o fotógrafo respondia à altura, com imagens em que as próprias formas da natureza e da paisagem natural ou construída parecem aspirar ao rigor formal da arquitetura e da arte abstrata. 

Fonte:
Priscila Oliveira e Nathalia Pazini (IMS).
http://www.masterpieces.bz/rbmarx.html

Nenhum comentário: