sexta-feira, 22 de julho de 2011

CONCURSO PARA ESCULTORES PROMOVIDO PELO IRMT - ÍNDIA/NAGGAR

CONCURSO PARA ESCULTORES 

PROMOVIDO PELO IRMT - ÍNDIA/NAGGAR

Enviado por: "Maurizzio Canali" 

maurizzio_canali@uol.com.br   maurizzio_canali

Qui, 21 de Jul de 2011 5:53 pm

[Anexo(s) de Maurizzio Canali incluído(s) abaixo]

Prezados amigos,

O INSTITUTO ROERICH DA PAZ E CULTURA DO BRASIL
têm o prazer em divulgar a convocação do concurso para Escultores 
promovido pelo International Roerich Memorial Trust 
– IRMT, Naggar, Vale de Kullu, India 

A referida Fundação na Índia foi fundada em 1993 com objetivo de preservar a obra artística, arqueológica, filosófica, científica e cultural da Família Roerich.
Nicholas e Helena Roerich, casal russo, juntamente com os seus dois filhos George e Svetoslav, moraram quase vinte anos em Naggar (a 1760 metros de altitude), no norte da India, cordilheira dos Himalaias, onde deram continuidade ao trabalho pioneiro de Promoção da Paz e Preservação da Cultura em todo o mundo. Nicholas Roerich (1878 – 1947), um renomado pintor internacional, arqueólogo, cientista e humanista visionário, indicado para o Premio Nobel da Paz em 1929, e sua companheira Helena Roerich (1879 – 1955), escritora, filosófa e mãe da Agni Yoga, desencadearam o movimento em vários países a fim de proteger os tesouros culturais e naturais da humanidade da guerra e da devastação. 
Os seus esforços internacionais culminaram com a assinatura do Pacto Roerich por representates de 21 países das Americas em 1935, na Casa Branca, Washington, com a presença do então presidente americano Franklin Delano Roosevelt.

Sob inspiração desse legado, a Dr. Alena Adamkova, a atual diretora executiva da IRMT, convida escultores a apresentarem propostas para a criação de um monumento em homenagem a Família Roerich. Em anexo, tanto em inglês como em português, estão as especificações necessárias para elaboração da proposta, bem como, os requisitos do projeto.

As propostas devem ser recebidas pelo IRMT, na Índia, até o dia 1/10/2011. O envio deverá ser pelo correio rápido e registrado.

A seleção do projeto premiado será feita por um juri de artistas de destaque internacional durante a principal Cerimonia Anual da Fundação, a Comemoração do Nascimento de Nicholas Roerich no periodo de 8 a 10/10/2011.

Depois do projeto selecionado, o artista deverá instalar o monumento no local definido antes da Cerimonia do 20º aniversário do International Roerich Memorial Trust – IRMT no dia 6/7/2012.

Por favor, divulgue essa convocação o mais amplamente possivel para que artistas brasileiros tenham a oportunidade de participar da selecão e, quem sabe, representar o Brasil e o talento brasileiro num local tão auspicioso. O vale de Kullu é considerado um local não somente histórico, mas também sagrado na Índia, o berço de varias tradições religiosas na região. 
O vale de Kullu é a mais antiga passagem da Índia para o Tibet, ao longo do Rio Beas, permitindo o acesso para Kailas (Tibet), Ladakh (Kashmir, na Índia), Chotan (oeste da China), e de lá, através do deserto de Gobi, se pode chegar a Altai (cordilheira da Ásia Central que ocupa o território da Rússia, China, Mongólia, Cazaquistão). 
De acordo com a lenda, Buddha e Padma Sambhava caminharam pelo Vale de Kullu. Arjuna e outros Pandavas lá viveram. E nas margens do Rio Beas Saint Vyasa compilou o Mahabharata e as Puranas. Por tudo isso, o Vale de Kullu é referido pela literatura indiana e tibetana como o “Vale dos Deuses”.

O Instituto Roerich da Paz e Cultura do Brasil se coloca a disposição dos artistas que desejem obter mais informações sobre a Família Roerich, bem como, necessite suporte com a língua inglesa. Se a solicitação for feita com antecedência, o inglês não será nenhum impedimento para o envio da proposta.

Saudações de Paz,
Raimundo Crispim dos Santos
Presidente do Instituto Roerich da Paz e Cultura do Brasil

http://www.roerich. org.br

O Instituto tem trabalhado na melhoria da qualidade de vida, no desenvolvimento de valores humanos e pela educação para paz através da cultura. O trabalho é mantido com contribuições espontâneas daqueles que se beneficiam dele, mensalidade dos membros ativos e com patrocínios e parcerias institucionais para implantação de nossos projetos.

Acreditamos na importância de uma educação integral envolvendo artes, valores, ética e estética, na busca de uma cultura não apenas existencial mas essencial, numa integralidade que venha nos impelir para a tarefa da construção da PAZ.

Instituro Röerich da Paz e Cultura do Brasil
Rua Bernardo Spector, nº 07 — Vila Laura — Salvador — Bahia
www.roerich. org.br e-mail: contato@roerich. org.br Tel: 71 3357 7086

 

Enviado por: "Maurizzio Canali" 

maurizzio_canali@uol.com.br   maurizzio_canali

Qui, 21 de Jul de 2011 5:53 pm



Nenhum comentário: