sexta-feira, 22 de julho de 2011

JS Bach Cantata BWV 70 Nikolaus Harnoncourt



Cantata 70: Vigiai, orai
Kantata 70: Wachet! Beteta! Beteta! Wachet!
Cantata Religiosa Composta em Weimar

Esta cantata conhecido impressionante duas versões: a primeira, que estreou em Weimar, em 06 de dezembro de 1716, é baseado em um libreto de Salomo Franck para o segundo domingo do Advento. Esta versão inclui um coro de abertura, quatro árias e corais conclusivos. Sete anos mais tarde, para um Leipzig executar, Bach foi adicionado quatro recitativos e imprensado no meio do trabalho, um novo coral que conclui a primeira de duas partes que compõem a versão final. Esta versão foi para o domigmo vigésimo sexto depois de Trindade.

O Evangelho do dia (Mateus 25/31-46) é o Juízo Final, um tema inspirado libretista e compositor. A cantata é marcado para trompete, oboé, violoncelo e instrumentos de cordas, o fagote é adicionado como uma parte separada do continuum. No coro de abertura, "Watch, orar, fique atento," Bach apresenta o tumulto do Juízo. Em seguida, vem um recitativo para baixo, envolvendo todos os instrumentos. A música reflete o forte contraste entre os dois mundos evocado pelo texto: o homem oprimido pelo peso do pecado e da liberdade do crente do medo. O terceiro movimento é uma ária de alto, com violoncelo e contínuo. O canto do violoncelo com o ritmo de uma canção de ninar lento, cria um clima de profunda melancolia. Depois de um recitativo curto para tenor e contínua vem uma ária de soprano e cordas patra o texto nos diz que depois da vergonha do ridículo acontecer o esplendor do reino prometido. O recitativo terceiros para tenor novamente, leva a coral radiante que fecha a primeira parte.

O segundo começa com uma ária para tenor com oboé e cordas, expressão simples e alegre de que lembra o estilo de Handel. Com ambos os movimentos cantata recuperar na sequência da atmosfera dramática do começo, que agora atinge um nível apocalíptico. O primeiro é um recitativo para baixo que pinta o fim do mundo. De repente, o trompete canta o coral do Julgamento: "Certamente o tempo chegou." Mas a antítese da fé volta triunfante. A ária passado, no comando do baixo, é uma das criações mais surpreendentes de Bach. Ela começa com um Adagio nobre acompanhado por continuou: ". A alma é banhada pelo puro êxtase da ressurreição iminente" Mas então vem uma tempestade Presto da orquestra inteira, imagem da ruína e desolação em que a trombeta acentos e vingança recordar o primeiro coro da cantata. Um grito agudo dos solistas sobre a palavra "Jesus" põe fim ao tumulto, em seguida, retorna o Adagio, agora mais calmo e transparente. Continua a ser a última palavra, "Não desista meu Jesus," e dizer que tem que ser precisamente o papel de coral conclusivos.

Julio Sánchez Reyes Copyright 2000-2007 - Todos os direitos reservados - Todos os direitos reservados


Enviado por em 22/07/2011

Categoria: Música- Licença padrão do YouTube

Nenhum comentário: