terça-feira, 12 de julho de 2011

HENRI -ÉMILE-BENOÎT MATISSE



Henri-Émile-Benoit Matisse mais conhecido como Henri Matisse nasceu em Le Cateau-Cambrésis (comuna francesa) no ano de 1869 e teve seu grande reconhecimento artístico por suas técnicas de uso das cores e sua arte de fazer desenhos originais.

Em toda sua carreira, Matisse atuou como desenhista, escultor e gravurista, mas o que realmente trousse mais sucesso para o artista, foram os trabalhos como pintor.

henri matisse pintor desenhista e escultor Henri Matisse   Pintor, Desenhista e Escultor

Matisse, Picasso e Marcel Duchamp são considerados os artistas que revolucionaram o início do século XX, os quais tiveram grande influência para a pintura e escultura.

Inicialmente Matisse foi nomeado por outros artistas como pintor do fauvismo, mas na década de 1920, o artista foi demonstrando ser um defensor da tradição clássica na pintura francesa.

Seu grande conhecimento e suas técnicas em cores e em seus desenhos, fizeram com que suas obras alcançassem alto nível de reconhecimento, das quais transformaram o pintor em um líder da arte moderna.

Dentre as maiores influencias para Matisse na época, os principais nomes foram Antoine Watteau, Auguste Rodin, Cézanne, Edouard Manet, Gauguin, Jean-Baptiste-Siméon Chardin, Nicolas Poussin, Signac, Van Gogh e a arte japonesa.

                                           Algumas pinturas

                                    Henri Émile Benoît Matisse
                                               (1869-1954)
   
    A arte do pintor francês Matisse baseia-se num método que, segundo ele próprio, consiste em abordar separadamente cada elemento da obra -- desenho, cor, composição -- e em juntá-los numa síntese, "sem que a eloqüência de um deles seja diminuída pela presença dos outros". Abandonou assim a perspectiva, as técnicas do desenho e o efeito de claro-escuro para tratar a cor como valor em si mesma.

         Henri-Émile-Benoît Matisse nasceu em Le Cateau, Picardia, em 31 de dezembro de 1869. Mudou-se para Paris em 1891 e estudou na École des Arts Décoratifs e no ateliê de Gustave Moreau. No período entre 1900 e 1905 participou do Salão dos Independentes e do Salão de Outono. Causou sensação ao incluir-se, com Albert Marquet e André Derain, entre os primeiros fauvistas.

click to enlarge
Henri Matisse: La Coiffeur, 1901

Mesa posta

Moça no banho

         Sua arte conheceu depois grande divulgação. Fundou uma academia freqüentada por alunos do mundo inteiro. Em 1909 abriu-se uma exposição sua em Moscou e, em 1910, uma retrospectiva em Paris. As viagens que fez ao Marrocos e a Tânger, entre 1910 e 1912, influenciaram sua obra. Em 1913 expôs no Armory Show, em Nova York, e em 1920 colaborou com a companhia russa de balé de Diaghilev.

         Em sua primeira fase, Matisse se mostrava como descendente direto de Cézanne, em busca do equilíbrio das massas, mas outras influências, como as de Gauguin, Van Gogh e Signac, levaram-no a tratar a cor como elemento de composição.

         Em 1904-1905, "Luxo, calma e volúpia" ainda revelava a influência dos pós-impressionistas, mas já demonstrava grande simplificação da cor, do traço e dos volumes. Em 1908, a euforia decorativa de "O aparador, harmonia vermelha" atestava que Matisse já tinha estilo próprio.

         Dos pintores fauvistas, que exploraram o sensualismo das cores fortes, ele foi o único a evoluir para o equilíbrio entre a cor e o traço em composições planas, sem profundidade.

         Ao explorar ora o ritmo das curvas, como em "A música" (1909) e "A dança" (1933), ora o contraste entre linhas e chapadas, como em "Grande natureza morta com berinjelas" (1911-1912), Matisse procurou uma composição livre, sem outra ligação que não o senso de harmonia plástica. Sua cor não se dissolvia em matizes, mas era delimitada pelo traço.

         Já liberto do fauvismo, o pintor mostrou, às vezes, tendência a reduzir as linhas à essência, como em "A lição de piano" (1916), mas não se interessou pela pura abstração. O amor pela exuberância decorativa aparece em "Blusa romena" e na série "Odaliscas", de 1918.

 Odalisca- Magnólia

 O dorso - MASP

bela mulher
         Em sua fase final, Matisse voltou-se para a esquematização das figuras, de que são exemplos a decoração mural "A dança", para a Barnes Foundation, em Merion, nos Estados Unidos, e os papiers collés ou gouaches découpées (técnica que chamou de "desenho com tesoura") que ilustram Jazz (1947), livro com suas impressões sobre a arte e a vida.

         Foi também escultor e ilustrador. Em 1944, como desenhista, ilustrou as Fleurs du mal (Flores do mal), de Baudelaire, e, como litógrafo, as Lettres portugaises (1946; Cartas portuguesas), atribuídas a soror Mariana Alcoforado, e Les Amours, de Pierre Ronsard.

         Entre 1948 e 1951 dedicou-se à concepção arquitetônica e à decoração interior da capela do Rosário em Saint-Paul, perto de Vence, no sul da França. O autor considerava essa sua melhor obra, e nela concebeu todos os detalhes, dos vitrais ao mobiliário, voltado para uma concepção mais ascética das formas, embora nos arabescos florais predomine uma linha sinuosa.

         Henri Matisse morreu em Nice, França, em 3 de novembro de 1954.

the dance henri matisse 300x199 Henri Matisse   Pintor, Desenhista e Escultor
The Dance - Henri Matisse

retrato de yvonne landsberg henri matisse 192x300 Henri Matisse   Pintor, Desenhista e Escultor
Retrato de Yvonne Landsberg - Henri Matisse

musique henri matisse 287x300 Henri Matisse   Pintor, Desenhista e Escultor
Musique - Henri Matisse

lecon musique henri matisse 253x300 Henri Matisse   Pintor, Desenhista e Escultor
Lecon Musique - Henri Matisse

banhistas na margem de um rio henri matisse 300x146 Henri Matisse   Pintor, Desenhista e Escultor
Banhistas na Margem de Um Rio - Henri Matisse

assis henri matisse 236x300 Henri Matisse   Pintor, Desenhista e Escultor 
 O aquário H.Matisse
 Mesa co frutas.Henri Matisse




Henri Matisse
Se a minha história for sempre 
escrita com verdade do início ao fim, 
seria surpreender a todos.

Henri Matisse.

 Cronologia

clique nos links para acessar uma imagem ligthbox 
 
31 dezembro de 1869 - Henri-Émile-Benoît Matisse nasceu na casa de sua avó materna em Le Cateau-Cambrésis , na França. Ele foi criado em Bohain-en-Vermandois, um centro têxtil industrial. Henri odeia os invernos do norte.
Seu pai, Émile Hippolyte Matisse, era um comerciante de grãos, cuja família foram tecelões. Sua mãe, chamada Anna Heloise Gerard , era filha de uma longa linha de bem-fazer curtidores. Ela fez chapéus e pintado china. A Matisse jovens é uma tendência da criança pensativa para observar os pombos, um hábito que ele iria reproduzir em seus últimos anos.
 
1887 -  Uma vez Matisse terminar a escola, seu pai Émile, um homem muito mais prático, arranja para seu filho para obter uma posição clerking em um escritório de advocacia. Matisse consideres lei como tedioso, no entanto, ele passa o bar em 1888 com distinção.
 
Ele permanece de cama por dois anos de ataque depois de um ataque de de apendicite. Logo depois abandona seus estudos para se dedicar à pintura após a mãe lhe compra materiais de arte durante o período de convalescença. Ela foi a primeira a aconselha seu filho a não aderir às "regras" da arte, mas sim ouvir suas emoções. Matisse disse mais tarde: 

"A partir do momento 
que eu segurei a caixa de cores em minhas mãos, 
eu sabia que essa era minha vida. 
Atirei-me para ela como um animal 
que mergulha em direção a coisa que  ele mais ama. "
 
1891 -Matisse voltou a Paris para estudar arte na Académie Julian e estudos com o arco-acadêmico William-Adolphe Bouguereau eo simbolista Gustave Moreau . Próprio estilo de Matisse precoce é uma forma convencional de naturalismo. Ele faz numerosas cópias após os velhos mestres, mas ele também estudos de arte contemporânea, especialmente a dos impressionistas. Ele começa a experimentar, ganhando uma reputação como o membro rebelde de suas aulas de estúdio.
 
1894 - Ele tem uma filha, Marguerite , com a modelo Caroline Joblau. Marguerite, muitas vezes serviu de modelo para Matisse nos próximos anos.
 
1898 -  Matisse casa-se com Amélie Noellie Parayre quando ele é 28. Ela se dedica ao marido e convida-o a prosseguir a sua inclinação artística. Durante os anos de vacas magras, ela contrata como um chapeleiro para ajudar a fazer face às despesas. O casamento com Amélie também dá Matisse a oportunidade de passar invernos ao longo do Mediterrâneo, onde ele descreve tudo em torno dele como "de cor e luz".
 
Notwistanding o afeto que os une, Matisse diz à esposa: 

"Eu te amo muito, 
mademoiselle,
mas vou sempre amar mais a pintura." 

O casal levanta Marguerite. Dois filhos nascem, Jean (nascido em 1899) e Pierre (nascido em 1900). Devido a dificuldades financeiras Mastisse vive temporariamente com seus pais. Amélie pais foram arruinadas em um escândalo espetacular, como os empregados desavisados ​​de uma mulher cujo império financeiro foi baseada em fraude. A família foi apoiado através da venda de todos os do pintor ainda vive a um comerciante que pagou 400 francos cada um para eles.
 
1896 - Matisse apresenta cinco pinturas no salão da Société Nationale des Beaux-Arts. O Estado compra duas de suas composições. Seu trabalho mostra a influência do pós-impressionistas Paul Cézanne , Gauguin, Van Gogh e Paul Signac, mas ele é atingido por arte japonesa também.
 
1900 - Matisse ganha algum dinheiro pintando um friso para a Feira Mundial no Grand Palais em Paris . Ele traveles amplamente no início de 1900 quando o turismo ainda era uma idéia nova. Provocada pela estrada de ferro, navios a vapor, e outras formas de transporte que apareceu durante a revolução industrial, as viagens tornaram-se uma perseguição popular. Como turista culto, ele desenvolve sua arte com doses regulares de viagem.
 
1901 - Matisse exposta no Salon des Indépendants em Paris e encontra um outro futuro líder do movimento fauvista, Maurice de Vlaminck.
 
1904 - Matisse exposição individual na Galerie Vollard primeiro.
 
1905 -  Matisse e um grupo de artistas conhecidos agora como "Fauves" (Wild Ones) exibem suas pinturas juntos em um quarto no Salon d'Automne. Uma de suas pinturas é alvo de ataques. Como muitos artistas de vanguarda em Paris, Matisse é receptivo a uma ampla gama de influências. Ele é um dos primeiros pintores a se interessar pela arte "primitiva". Matisse abandonou a paleta dos impressionistas e estabeleceu seu estilo característico, com a sua cor, liso e brilhante linha de fluido. Em 1905 ele produziu algumas das imagens mais ousadas de cores já criadas, incluindo uma imagem marcante de sua esposa, Verde Stripe (Madame Matisse)
 
1905 -  Enquanto ele é considerado como um líder do radicalismo nas artes, Matisse começa a ganhar a aprovação de uma série de críticos influentes e colecionadores. Juntamente com Derain, Marquet, Vlaminck e Roauault, Matisse desencadeia polêmica. Este evento tem um efeito muito positivo sobre Matisse, que é severamente desmoralizado pela má recepção de seu trabalho.
Nestes anos, ele começa uma relação duradoura com Leo, Gertrude, Sarah e Michael Stein de Nova York. A relação com o Steins tem um efeito benéfico sobre a vida do artista e obra. Gertrude e Leo Stein adquirir Mulher com um Chapéu Estes coletores comprar um número de composições e apresentar sua arte para a América.
 
1906 - Durante uma reunião na casa de Gertrude Stein , Matisse conhece Pablo Picasso , que é 12 anos mais nova que ele. Os dois se tornam amigos de longa data, assim como rivais e muitas vezes são comparados entre si. Uma diferença chave entre eles é que Matisse desenha e pinta da natureza, enquanto Picasso é muito mais inclinado a trabalhar a partir de imaginação.
Ele também atende atende o fotógrafo americano Alfred Stieglitz.
 
1906 -1917 - Vidas de Matisse em Paris. Ele estabelece sua casa, estúdio e escola no Hôtel Biron . Entre seus vizinhos é escultor Auguste Rodin, o escritor Jean Cocteau, e dançarina Isadora Duncan . Embora intelectualmente sofisticado, Matisse sempre enfatiza a importância do instinto e intuição na produção de uma obra de arte.
 
1908 - Stieglitz organiza a primeira exposição de Matisse em Nova York em sua própria galeria ..
Matisse começa uma longa associação com o colecionador de arte russo Sergei Shchukin .
 
1909 - Ele cria uma de suas principais obras, La Danse, especialmente para Shchukin como parte de uma comissão de dois trabalhos. O outro trabalho é Música . Ele pinta uma segunda versão de La Danse , que está atualmente na coleção do Museu de Arte Moderna de Nova York.
 
1910 - Matisse visita Munique para explorar exposições de arte oriental.
   
1911 - Matisse chega a Moscou em 23 de outubro. No dia seguinte, ele Visites da Galeria Tretyakov e pede para ser mostrado sua coleção de ícones russos. Matisse é encantado com os ícones e declara que vê-los era mais do que vale a viagem árdua. Ele passa muito do seu tempo em Moscou freneticamente visitar mosteiros, igrejas, conventos e coleções de imagens sacras.
 
1912-1913 - Ele passa os invernos de 1912 e 1913 em Marrocos aperfeiçoando seu esquema de cores sob o sol do Mediterrâneo. Por esse tempo, juntamente com Matisse Picasso é visto como o principal pintor novo em Paris.
 
1914-1918 - Matisses divide seu tempo entre Collioure, Paris e Nice.
 
1917 - Matisse muda para Cimiez e permanece principalmente no Hotel Regina, na Riviera Francesa, um subúrbio da cidade de Nice.
 
De 1920 a 1920 até 1939, Matisse divide seu tempo principalmente entre o sul da França e Paris. Ele projeta os cenários e figurinos para S. Diaghilev 's ballet O Nightingale (a música de Stravinsky) e em 1939 para o balé Léonide Massine do Rouge et Noir (a música da Primeira Sinfonia de Shostakovich). Durante estes anos, ele começa uma longa série de "Odalische".
Schukin morre, mas Matisse é capaz de iniciar realtionsihips importante com dois colecionadores de arte americana: Albert Barnes e sua irmã Etta e Claribel Cone de Baltimore. Ambos são demônios de Gertrude Stein.
Matisse gasta muito tempo no sul da França, especialmente Nice, pintura cenas locais com uma aplicação, fino fluido de cor brilhante.
 
1925 - Matisse é feito cavaleiro da Legião de Honra, e em 1927 ele recebeu o primeiro prêmio no International Exhibition Carnegie em Pittsburgh.
 
1930 - Vigorosa nova e ousada simplificação aparecem em seu trabalho. O norte-americano colecionador de arte Barnes convenceu-o a produzir um grande mural para a Fundação Barnes, A Dança II, que foi concluída em 1932. A Fundação adquire várias dezenas de outros quadros de Matisse. Ele também faz uma viagem ao Tahiti, em seguida, visitou Nova York, Los Angeles, San Francisco e Filadélfia.
 
1935 - Matisse atende aos Delectorskaya Lydia , e por sua própria conta, ela não poderia ter sido mais diferente do de olhos escuros, cabelos negros, pele morena tipos sul Matisse tinha preferido até então. Lydia, que veio da Sibéria, tinha longos cabelos dourados, olhos azuis, pele branca e traços finamente cortada: "a aparência de uma princesa de gelo", como Matisse, disse a si mesmo. Lydia sobrevive precariamente em nada, mas seu orgulho, sua desenvoltura e sua vontade unbudgeable. Lydia tinha intrdouced-se na casa Matisse para trabalhos temporários, primeiro como assistente de estúdio, depois como doméstica, com Matisse e sua esposa. Não foi por mais três anos que o pintor lhe pediu para posar para ele.
 
1939 - Ele e sua esposa depois 41 anos se separam.
 
1941 - Matisse é diagnosticado com câncer e, após a cirurgia, ele começa a usar uma cadeira de rodas. Até sua morte, ele é cuidada por Lydia. Matisse, completamente apolítico, fica chocado quando descobre que sua filha Marguerite, que tinha sido ativo na resistência durante a guerra, foi torturado e preso no campo de concentração de Ravensbrück.
Amigos tentam convencer o artista de estar velho e para deixar a França, mas Matisse diz:

"Se todas as pessoas talentosas 
deixarem a França, o país seria muito mais pobre.
Comecei a vida de um artista muito pobre,
e eu não tenho medo de ser pobre de novo.. .. 

A arte tem o seu valor, 
é uma busca da verdade 
e verdade é tudo o que importa ".
 
Enquanto se recuperava 1941-1942 a partir de duas grandes operações, Matisse concentra-se em uma técnica que ele tinha imaginado anteriormente: papiers découpés (recortes de papel).
 
1943 - Vive Matisse em Vence na villa "Le Reve" até 1948
 
1947 - Matisse writtes e ilustra Jazz; as placas são reproduções de recortes de papel estêncil.
 
1948 - Após o fim da guerra Matisse transforma novamente a composições monumental. Ele executa numerosos esboços para o painel de vitrais representando St. Dominique na igreja de Assy, a decoração interior para a capela de Rosaire Dominicana du Notre-Dame em Vence (1948-1951). No mesmo ano, uma grande retrospectiva da sua obra é apresentada no Museu de Arte Moderna de Nova York, e depois viaja para Cleveland, Chicago e San Francisco.
 
1951 - Em 25 de junho, milhares de turistas e nativos multidão na pequena aldeia de Vence no sul da França para ver o Bispo abençoa o que Matisse chamou sua "obra-prima" - Dominicana capela de Notre-Dame.
 
1952 - Matisse avança serenamente com sua decoração para a capela, seus projetos de desenho com uma vara longa com ponta de carvão nas paredes de seu quarto, depois de copiá-los em azulejos e transferi-las para vitrais. Este foi seu último trabalho, ele anuncia: "Meu malas estão prontas."
Em 1952, o Musée Matisse é inaugurada na cidade natal do artista de Le Cateau-Cambrésis. Matisse continua a fazer recortes de papel grande, a última das quais foi um projeto para a rosácea na União Igreja de Pocantico Hills, Nova York. Morre em 03 de novembro de 1954, em Nice.
 
1952 - Aos 83, ele doou 100 de suas obras - no valor de até $ 14000000 - para sua cidade natal de Le Cateau.
 
1954 - Matisse morre de um ataque cardíaco aos 84 anos de idade. Ele é enterrado no cemitério da Notre Dame de Monastère Cimiez e um Museu Matisse foi aberto na área. Ao seu lado estão sua filha, Mme. Marguerite Duthite; seu médico, uma enfermeira e seu secretário. Mme. Duthite chega em Nice a partir de Paris, alguns dias antes de visitar seu pai.
 
MATISSE E O FAUVISMO
     O Fauvismo (feras selvagens) foi um movimento de curta duração, na passagem do Século 19 para o Século 20 e teve como líder incontestável Henri Matisse, contando também com a participação de outros grandes artistas, entre eles, André Derain, Maurice de Vlaminck, Raoul Dufy, Georges Braque, Henri Manguin, Albert Marquet, Jean Puy, Emile Othon Friesz.


     Partindo do colorido vibrante e agressivo de Van Gogh e Gauguin (pós impressionistas), os fauvistas rejeitaram não só o império da forma, ditado pela academia, como também o conceito de luminosidade dos impressionistas, passando a usar a cor como fator primordial da pintura e levando-a às últimas conseqüências, resultando daí quadros tão bonitos quanto artificiais. 


     O fauvismo foi se esvaziando e perdendo sua força  na medida em que seus precursores amadureceram e evoluiram para outros estilos, dentre os muitos que proliferaram na primeira metade do Século 20. Na Europa, Matisse tornou-se o símbolo máximo do fauvismo. No Brasil, um dos seus grandes expoentes foi o pintor mineiro Inimá de Paula. (Paulo Victorino - Pitoresco)

Legado
A primeira pintura de Matisse adquirido por uma coleção pública foi morta com gerânio (1910), exposta na Pinakothek der Moderne. Hoje, uma pintura de Matisse pode buscar tanto quanto EUA $ 17 milhões. Em 2002, uma escultura de Matisse, Reclining eu Nude (Dawn), foi vendido por 9,2 milhões dólares EUA, um recorde para uma escultura do artista.
 
Filha de Matisse Marguerite muitas vezes ajudado estudiosos Matisse com insights sobre seus métodos de trabalho e suas obras. Ela morreu em 1982 durante a compilação de um catálogo de trabalho de seu pai.
 
Filho de Matisse, Pierre Matisse, (1900-1989) abriu uma galeria de arte moderna importante em Nova York durante os anos 1930. A Galeria Pierre Matisse, que estava ativa desde 1931 até 1989 representava e exibiu muitos artistas europeus e alguns americanos e canadenses, em Nova York, muitas vezes, pela primeira vez. Expôs Joan Miró, Marc Chagall, Alberto Giacometti, Jean Dubuffet, André Derain, Yves Tanguy, Le Corbusier, Paul Delvaux, Wilfredo Lam, Jean-Paul Riopelle, Balthus, Leonora Carrington, Zao Wou Ki, Sam Francis, escultores Theodore Roszak, Raymond Mason e Reg Butler, e vários outros artistas importantes, incluindo a obra de Henri Matisse.
 
Neto Henri Matisse, Paul Matisse, é um artista e inventor que vivem em Massachusetts. Grande de Matisse neta Sophie Matisse é ativo como um artista em 2008.

Fonte:
http://www.henri-matisse.net/
http://www.pinturasemtela.com.br/henri-matisse-pintor-desenhista-e-escultor/
    ©Encyclopaedia Britannica do Brasil Publicações Ltda.

Nenhum comentário: