domingo, 3 de fevereiro de 2013

MARIO SÉRGIO CORTELLA- Os Avanços da Ciência- Matéria de Capa



BR
Radeir .Reis

Matéria de Capa - Os Avanços da Ciência

culturacultura· 9787 vídeos
19889
Gostei     Não gostei 3
Enviado em 11/10/2011
O mundo científico atravessa um momento histórico. As pesquisas no campo da genética apontam para o controle de doenças que até agora desafiam o conhecimento humano, como alguns tipos de câncer, os males de Parkinson e Alzheimer e muitos outros.

As descobertas vão tornar a vida do homem mais longa e os pesquisadores já se perguntam: como será esse homem do futuro, que pode viver 150 anos ou mais? Será mais civilizado e menos violento do que o atual?

Em outros campos da ciência, pesquisadores tentam descobrir a origem do universo. Por enquanto, eles ainda não conseguiram provar a inexistência de deus, mas já questionam um dos maiores gênios da ciência, Albert Einstein e a teoria da relatividade.

Com os entrevistados:

Lygia da Veiga Pereira, geneticista e chefe do departamento de pesquisas sobre células tronco da USP

José Goldenberg - físico presidente do Instituto de Eletrotécnica e Energia da USP

Mario Sérgio Cortella - filósofo e professor da PUC

Programa exibido em 09/10/2011.

Principais comentários

  • Radeir .Reis
    O Mario Sérgio Cortella - filósofo e professor é o mais gênial Educador do Brasil e deveria ser imediatamente convocado a ser o Ministro da Educação - ACORDA DILMA,- UMA BOA SOCIEDADE SÓ SE FAZ COM EXCELENTE EDUCAÇÃO !!!
    · 52
  • Paladinoocara
    Muito bom esse programa. Assistam esse documentário legendado aqui no youtube: Paradise or Oblivion
    .
    Ou colem no depois de youtube ponto com
    /watch?v=KphWsnhZ4Ag
    .
    Excelente documentário que mostra não apenas os maiores problemas como também soluções tangíveis de como resolver os maiores problemas do mundo, através do uso da tecnologia e ciências.
    · 7

Todos os comentários (53)

Radeir .Reis
  • drntk
    com excelente educação hahahah ela ficará "desempregada" você acha que é isso que ela quer? ou a reeleição?
  • Neivaldo Pires
    Talvez o autor da bela música do excelente filme,Casablanca,este filme está entre o dez melhores de todos os tempos,quando diz que devemos dar atenção às coisas simples da vida,parece ao que entendi,relegando a ciência a segundo plano,não tenha se dado por conta que para que sua música tocasse e alcançasse milhões de pessoas ele tenha se utilizado da ciência da Acústica,da Engenharia de Som,do Química do vinil da Cinemática no cinema.Obs:A Ciência não precisa de Deus.Fica a Dica.
    ·
  • Neivaldo Pires
    Penso que querer saber o porque de estarmos aqui não é brincar de Deus mas sim compreender a mente de "Deus".Penso que se o apresentador ou um dos seus sentir uma forte dor de cabeça ele ira procurar um Neurologista que passou anos a fio,debruçado sobre livros e laboratório,tentando entender o cérebro humano.Creio,ainda,no bom senso deste Neurologista que ira pedir uma Ressonância Magnética e não uma oração do padre e/ou pastor.A esses procedimentos dá-se o nome de Método Científico.
    ·
  • Neivaldo Pires
    jajaja...Desde que um ramo dos seres vivos resolveu,através do acaso,dar origem ao Homo sapiens,desde que o Homem,sendo um erro ao não da evolução,desceu das árvores Ele se perguntou,"Por que passou tanto tempo pendurado em galhos".Desde que o Homem lascou a pedra a Ciência já se manifestou.Penso que o Homem não tenta brincar de Deus,afinal a qual Deus o apresentador se refere?Ao Deus Cristão,ao Deus Judeu,ao Deus Muçulmano,ao Deus Budista,ao Deus Animista,aos Deuses Gregos do Olimpo,etc...
    ·
  • Ton Bs
    Legal o que você falou, mas ser mais que alguém aí já estrapola um pensamento coerente, não temos de ser maior mas apenas pensar diferente do ponto de vista que você mesmo falou, indo buscar e construir o nosso próprio conhecimento !
  • scripta1manet
    15:33 - "...pioneira no uso da tecnologia touch"??
    ·
  • arcangeIos
    gente! vocês tem que parar com isso,de fica endeusando todos tipo de celebridade que demostra sapiência,sabedoria,conhecimen­to.devemos busca por nós mesmo nosso próprio conhecimento.não fica admirando filósofos devido.devemos ser mais que eles,é não fica olhando eles.
    ·
  • lucas oliveira
    ja provaram que o universo é curvo --'
  • Radeir .Reis
    O seu ACORDA BRASIL é para o brasileiro engrossar e moralizar a fila de PÃO e CIRCO?Que dó o BRASIL,uma terra tão linda ,abençoada pela Natureza, ser uma PIADA!
  • João Ribeiro
    Não é interessante que a massa pense. Afinal é mais fácil controlar um povo ignorante e por consequência dependente. Qualquer um sabe que a educação no Brasil é uma piada.Não vamos pensar que isso aconteceu por acaso, não, isso foi muito bem planejado, é isso que o nosso governo quer, mas a maioria parece anestesiada, vendo estes vermes sugarem tudo de bom que este pais tem e ainda defendem a permanecia dos mesmos. A política do PÃO E CIRCO realmente funciona e funciona muito bem. ACORDA BRASIL.
    • Radeir .Reis
      Por que não é interessante que a massa pense? Você é parte dessa massa? Quem determinou que tudo se resume em PÃO e CIRCO pelo simples fato de alguém excelente abra os olhos dos cativos do imediatismo? João,o Brasil e sua população, como em qualquer sociedade vai-se aprimorando à medida que tomam "Consciência" de si mesmos e da raqzão de existir, seja onde for. Europeus foram mais bárbaros que nossos índios, e hoje já se acredita na "socialização dos macacos" ,que dizer sobre seres humanos?Vê!?
  • TheHannibalMaster
    nunca vão colocar um filósofo em brasília, seriam loucos e burros demais
  • 29nicolas
    concordo contigo!!!!!!!!!!!!!!! mas sera q ja houve ou ha vontade do governo em educar o cidadao brasileiro?
  • João Ribeiro
    Neste século NÃO!!!!!
  • Radeir .Reis
    Aos Ministros,genial seria,se fossem escolhidos ( aí entra MárioSérgioCortella) entre as pessoas mais especializadas do MUNDO,escolhidas a dedo,indepentende do país de origem.Seriam Prestadores de Serviços,ESPECIALISTAS contratados com prazo fixo e pagamento significativos. Se e QUANDO as pessoas mais capacitadas do mundo atual se UNISSEM NA CONSTRUÇÃO DO BRASIL,íamos ainda festejar,mas desta vez por causa do IMPÉRIO DA INTELIGÊNCIA HUMANA.
    IMAGINA ATIVA-MENTE UM MUNDO NOVO E ELE ACONTECE !!
    ·
  • Radeir .Reis
    Não é utopia -é absoluta necessidade erguer uma Nação de gente de verdade - capaz e criativa,bela e exemplar neste planeta prestes a ruir exatamente pela falta de civilidade dos imperialistas predadores.
    É pedir muito ao governo ESCOLAS PARA TODOS,inclusive e principalmente para os "Representantes do Povo"?
    Uma Escola Superior para doutourar e pós-graduar Políticos,certamente vai estimular e tornar legítimo o voto,ao invés desse regime de ganha quem paga mais nas caríssimas campanhas eleitorais.
    ·
  • Radeir .Reis
    Exatamente porque a imagem do brasileiro para o mundo "é de um povo preguiçoso,bagunceiro,mal educado e malandro" está óbvio a urgência de um governo sério,com mãos femininas (por sorte?) desfazer esta mácula de nivelamento reducionista perverso,enraizado na consciência,que reverbera sermos herdeiros/hospedeiros de lesa-pátria,inferiores na humanidade.
    O Brasil precisa honrar sua riqueza natural e humana urgentíssimo.
    Utopia ?
    Não,é absoluta necessidade erguer uma Nação de gente de verdade -
    ·
  • Radeir .Reis
    Olha,há 9 meses minha idéia-cria nem dilata a mente do governo para fazer nascer algo realmente bom à multidão de crianças e jovens carentes de instruçãoEDUCAÇÂO,pois os POLÍTICOS preferem calcular gastos com inúmeros presídios de segurança máxima -caríssimos-ao invés de construir ESCOLAS DE HORÁRIO INTEGRAL aos milhares.Vai outra idéia:POR QUE NÃO EXISTE FACULDADE PARA ADMINISTRAÇÃO PUBLICA? SENADORES,DEPUTADOS E VEREADORES.Médicos,engenheiros pagam caro para se formarem e deputados MARAJÁS????
  • gustavo pereira
    Caipora, porque filosofo tem que falar palavras que nao da para entender?
    ·
  • diamantesantos
    Vamos investir am educação de qualidade.
    ·
  • Raposeiro Louco
    @jailson lopes, ta certo, entendi a sua mensagem, mas poxa, não custa nada tentar escrever corretamente. (realmenti, serto, conheci, resouvi, acrediti). O problema é que cada vez mais a população ler menos. Leitura = Escrita. Desculpa, não sou de comentar, mas tem uma hora que cança ler tantas coisas erradas. Tenho a impressão que fico menos conhecedor da nossa língua.
    ·
  • falomitico
    Amigo, não tenho nada com a discussão de vocês mas isto parece o roto falando do esfarrapado. O cara é quase um analfabeto mas pra gente poder dar lição nos outros é preciso ter moral. Você escreve "cança", cansar é com S. E há erro de concordância em "O problema é que cada vez mais a população ler menos", o correto é não ter o "que" ou então usar lê ao invés de ler na tua frase.
  • Raposeiro Louco
    Obrigado pelas observações no meu depoimento.
  • jailson lopes
    Deus deixou a ciencia e a medicina para trata dos seres humanos mas a medicina e a ciencia sao limitadas tem coisas q elas n podem resouver e e ai q o Deus todo poderoso entra em açao e vai alem onde a medicina e a ciencia nao poderao ir.e resouvi aquilo q a medicina e a ciencia nao poderao resouver. q Deus abençoe.
    ·
  • jailson lopes
    Realmenti, a Religiao nao conhece o corpo huma vc esta serto, mas eu quero tifalar q jesus conheci e ele n e religiao ele e o filho de Deus aquele q conheci todas as coisas ,e onde a ciencia nao pode ir jesus vai la e resouvi acrediti q Deus e o Deus do impossivel.
    ·
  • Edson oliveira da silva
    Descoberta da teoria da relatividade?
    ·
  • Bruno Tardio
    pq a religiao entra na area da ciencia ? a religiao nao sabe nada o que tem dentro do corpo......eh FATO !
    ·
  • André Oliver
    Mario Sérgio Cortella.
    · 2
  • DanyRibasPinto
    Vc está coberto de razão, é mais fácil ver um vídeo de porcaria, que assistir a uma aula, mesmo que seja gratuita.
  • Ricardo Friedemann
    Apesar de sermos poucos, ao menos os que procuram assim como eu e você, obtém o acesso. Então a quesão não é tanto de ter ou não, e sim de querer ou não. Veja só, pouco mais de 5 mil acessos, enquanto BBB passa da casa do milhão todos os dias.
  • jorgnhogt
    Cortella, como Ministro da Educação... Seria ótimo!!!
  • Moira L'Abbate
    Além de educador genial, Mário Sérgio Cortella tem excelente dicção e projeção vocal. Suas frases são claras e seu raciocínio lógico. Mas não acho que seria um bom ministro da educação, pois a política exige outras habilidades. Talvez, um consultor. Mas, se continuar o trabalho como professor ele pode contribuir para formar pessoas melhores que podem mudar a sociedade no futuro. Parabéns à TV Cultura pela excelente programação!
  • DanyRibasPinto
    A religião idiotiza, e domina os fracos.
    ·
  • Mateus Gomes
    não diria o acesso em si, mas talvez a vontade e a busca para um ser menos ignorante.
  • WalmirBSB
    Com relação a Einstein, a velocidade da luz é uma referência, pois ainda é a maior velocidade perceptível e mesmo que venham a descobrir algo com a velocidade maior que a da luz, isto nem de longe invalida a teoria da relatividade, pois o que se trata na teoria é a "relatividade", principalmente na percepção de eventos, desta forma, toda a teoria poderia ser explicada com velocidade maiores ou menores, no entanto a luz continuaria sendo a referência.
    ·
  • WalmirBSB
    "Por enquanto eles não conseguiram provar a inexistência de Deus". Somente por esta frase esdrúxula vão tomar o primeiro negativo, pela simples razão de que pela lógica, o ônus da prova cabe a quem tem a primeira tese positiva, portanto a frase é uma falácia, pois não se pode provar que não existe o que não existe, antes alguém tem que provar que existe, sendo assim, Deus não existe até que provem.
    ·
  • istilinho
    rsrsrsrs.... adoro ver os ateus dizerem "falacia" kkkkkkk... adoro esse termo passa tanta intelectualidade KK... cara ninguem quer provar q Deus existe.. nem Ele mesmo!!! viva a sua vida como achar o mais correto possivel... depois aguente as consequencias como o ateu convicto e racional q tu é!!! rs
  • Júnior JR
    Fica calado cara, seu bosta vc não sabe de nada, ele sabe muito mais do que vc!!!!
    ·
  • MIIGUELFERREIRA
    esse cara ai de oculos só diz bobeira!! a teoria d einstein revolucionou nossa maneira de ver o mundo!!?? onde em q quando?
    aliás é ainda só uma teoria...nunca se fez a prática? o universo é curvo Wtf
    ·
  • vinicius cunha melo
    Sensacional. Um programa feito somente para informar, ao contrário de outros por ai, que só servem para desisformar ,..BBB, e por ai piora.
    ·
  • Radeir .Reis
    A eu aqui de novo e Dona DILMA, NADA!
    ACORDA DILMA,-  UMA BOA SOCIEDADE SÓ SE FAZ COM EXCELENTE EDUCAÇÃO !!!
    Isto sério!!!
    Radeir1 4 meses atrás e de novo REZANDO A MESMA ORAÇÂO - ORA, D. DILMA. -VAMOS, AÇÃO!!!
    ·
  • lucascheather02
    Cientistas que querem ser deuses? Mais falacioso do que isso, impossível. Mesmo assim, o vídeo é muito bom.
    ·
  • Guerreiro Arcanjo
    Isto que é programa de qualidade, adorei este programa, obrigado tv cultura.
    Feliz Natal !!!!
    ·
  • DanyRibasPinto
    Pena que nem todos temos acesso a este tipo de programação .
    · 5
  • juninloko333
    Um dos melhores programas da tv brasileira. O povo brasileiro deveria assistir coisas assim sempre. Vcs estão de parabéns!!!!
    · 2
  • reinatomoraes02
    muito bom .. gostei demais.. o Cortella é admirável.. valeu pro dividir essa materia
    ·
  • Radeir .Reis
    O Mario Sérgio Cortella - filósofo e professor é o mais gênial Educador do Brasil e deveria ser imediatamente convocado a ser o Ministro da Educação - ACORDA DILMA,- UMA BOA SOCIEDADE SÓ SE FAZ COM EXCELENTE EDUCAÇÃO !!!
    · 52

Nenhum comentário: