terça-feira, 12 de fevereiro de 2013

CANTO GREGORIANO - A melhor Coleção de CDs



Canto Gregoriano - Coleção de CDs

Altair de Almeida Costa 
www.gregoriano.org.br - Minha coleção de CDs


CORAL GREGORIANO DE BELO HORIZONTE

O Coral Gregoriano de Belo Horizonte foi fundado no dia 19 de março de 1990, no Centro Cultural da Universidade Federal de Minas Gerais - UFMG, em Belo Horizonte, capital do Estado de Minas Gerais, sendo a primeira turma composta de 38 pessoas (homens e mulheres), devendo-se destacar que, dos homens, a maioria era de ex-seminaristas que já haviam tido contato com a música gregoriana nos seus tempos de colégio.
 O coral é um dos raros grupos no Brasil que canta, 
exclusivamente, em gregoriano.
A criação do coral e do curso de canto gregoriano foi uma iniciativa do padre Nereu de Castro Teixeira no sentido de resgatar e manter vivo o mais antigo repertório da Igreja Católica e surgiu de um questionamento de seus familiares que não se conformavam pelo fato dele ser um dos maiores conhecedores deste gênero musical no Brasil e não ter a oportunidade de transmitir os seus conhecimentos para outras pessoas, razão pela qual o mesmo resolveu formar um coral e um curso de canto gregoriano. 

O grupo conta com 19 componentes,
 sendo que 4 deles estão desde o início das atividades do coral. 
Os participantes do coral em 2011 são:

Homens: 
Altair de Almeida Costa,
 Antônio Correa Neto,
 Ely de Oliveira,
 Flávio de Ligório, 
José da Silva Araújo, 
José Lembi de Freitas Viana, 
Olímpio Soares Aranha
 e Paulo Maurício de Aguiar Botelho.

Mulheres:
 Ana Lúcia Deister,
 Betty Ramos Pereira,
 Carla Macedo Nogueira,
 Dulce Lima,
 Emília de Castro Machado,
 Ivone Aranha, 
Maria das Dores Faustina Lage (regente),
 Natelze Ribeiro de C. Resende, 
Neide Giarolla Lopes,
 Selma Ferreira Fabrini 
e Zélia de Carvalho.

Pela particularidade da música gregoriana, o coral se apresenta, basicamente, em celebrações litúrgicas (missas) e, esporadicamente, em outros eventos com o objetivo de divulgar a música gregoriana; sendo suas apresentações paróquias, igrejas e outras entidades.

Além de cantar em várias missas em Belo Horizonte, o coral já participou de celebrações nas seguintes cidades do estado de Minas Gerais: Caeté, Campo Belo, Congonhas, Juiz de Fora (V Festival Internacional de Música Antiga e Música Colonial Brasileira), Lavras (1º Festival de Coros da Fundação Abraão Kasinski - FAK), Mariana, Ouro Preto, Santa Luzia, São João del Rei e em Barretos, no estado de São Paulo, na missa de Ação de Graças pelo aniversário do Dr. João Monteiro Filho, fundador da Rede Vida de Televisão, e Cabo Frio, no estado do Rio de Janeiro, e como parte das comemorações dos 10 anos de atividades, o coral cantou uma missa com os monges do Mosteiro de São Bento, na cidade do Rio de Janeiro. 

Os ensaios do coral são realizados às terças-feiras, das 19h00 às 20h30m, na UMEI Delfim Moreira, na Rua Espírito Santo, 890. Nos ensaios e celebrações o coral utiliza o "Repertório de Canto Gregoriano", manual de circulação interna, contendo 141 músicas extraídas do Antiphonale Monasticum, Cantus Selecti, Graduale, Graduale Romanum, Liber Cantualis, Liber Hymnarius e Liber Usualis.

Se você mora em Belo Horizonte (ou a vem visitar ) 
e gosta de canto gregoriano venha fazer parte do nosso coral
 e aprenda a cantar a beleza da música gregoriana.

O coral canta todo 3º domingo de cada mês
, na missa das 9 horas da manhã, na Capela do Colégio Arnaldo,
 na Rua Ceará, esquina de Avenida Carandaí,
no bairro Funcionários.
 Informações: Tel.: 31-9955-4246.
CURSO DE CANTO GREGORIANO

O Curso de Canto Gregoriano foi fundado na mesma data da criação do coral (19/03/90) e era o único do gênero no Brasil ministrado de forma regular mas, devido a dificuldades estruturais, o mesmo encontra-se, momentaneamente, com as suas atividades suspensas, mas se você mora em Belo Horizonte e quiser participar do coral é só entrar em contato conosco.
 
A Sociedade Cultural Padre Nereu de Castro Teixeira oferecia os seguintes cursos: básico, o de Tons Salmódicos e Modalidade Gregoriana; de Regência Gregoriana e de Latim.
Além destes cursos eram realizadas, esporadicamente, as "Semanas Gregorianas", que eram cursos rápidos para uma aprendizagem das noções básicas da história e do canto gregoriano.

Todas as atividades realizadas pela sociedade são mantidas pelas mensalidades pagas pelos alunos do curso e/ou participantes do coral e pela venda dos CDs gravados pelo coral.
Se você estiver interessado em obter informações sobre o coral e o curso entre em contato conosco pelos telefones: 031-3224-4676 ou 9955-4246 ou pelos e-mails: enfrades@uai.com.br e enfrades@yahoo.com.br

Nestes endereços você encontra muitas informações
 sobre a notação das partituras e cursos de canto gregoriano:

 - em inglês e francês. Ótima página sobre a Missa Tridentina com tutoriais,
 livros de partituras que podem ser baixados etc.

Na minha página, em Outros Links você encontrará mais informações para entender e aprender a cantar a música gregoriana.

Aproveitando as facilidades da Internet ouça e veja abaixo a Missa de Angelis, também conhecida como Missa VIII (oitava) que é a missa gregoriana mais conhecida e cantada em todo o mundo católico.

Os vídeos abaixo, do Youtube, fazem parte do belo trabalho realizado por Giovanni Vianini, organista e regente da Schola Gregorina Mediolonensis, de Milão, Itália, que gravou várias músicas de canto gregoriano e que as colocou na Internet para que todos possam aprender a cantar.

Para ver os vídeos você precisa ter instalado o plug-in do Adobe Flash Player e o mesmo pode ser baixado neste endereço da Adobe:

As partituras fazem parte das páginas do Roma Aeterna, Canto e Prego e Gregorian Chant onde você poderá encontrar várias partituras de música gregoriana. Veja, também, as partituras para acompanhamento por órgão.
MISSA VIII (DE ANGELIS)
Kyrie VIII - V Modo - faz parte do Gradual do Vaticano - séculos XV e XVI -
 e é cantada nas festas ordinárias do Calendário Litúrgico.

 Li-Sol-30
Fonte
:Categoria:Música
Altair de Almeida Costa
  • www.gregoriano.org.br - Minha coleção de CDs
  •  http://www.gregoriano.org.br/gregoriano/index3.htm#topo
    Enviado em 16/01/2012-Licença padrão do YouTube 

Um comentário:

Radeir disse...



Radeir .Reis

Radeir .Reis 1 segundo atrás

O Coral Gregoriano de Belo Horizonte fundado no dia 19 de março de 1990, no Centro Cultural da Universidade Federal de Minas Gerais-UFMG, em Belo Horizonte, capital de Minas Gerais,sendo a primeira turma composta de 38 pessoas (homens e mulheres),devendo-se destacar que,dos homens,a maioria era de ex-seminaristas que já haviam tido contato com a música gregoriana nos seus tempos de colégio.

O coral é um dos raros grupos no Brasil que canta,exclusivamente,em gregoriano.É O MAIOR TESOURO DE BH !