quinta-feira, 1 de setembro de 2011

"Lavoro III" - Cantata BWV 97 "In allen meinem Taten" - Bach Pilgrimage ...

Enviado por em 27/08/2011
J. S. Bach - Cantata BWV 97 "In allen meinem Taten"
Dir.: J. E. Gardiner
Foto: S. McCurry

Cantatas de Bach



Performer renome. A habilidade em breve alcançado em vários ramos da performance musical (cravo, órgão, violino, coral) foi rápido para conseguir um emprego adequado. Após um período de Lüneburg, Bach foi por alguns meses em 1703 em Weimar como um violinista, e no verão deste ano, foi para Arnstadt como organista da "Igreja Nova", uma posição que ocupou até 1707. Naquele ano, ele aceitou o cargo de organista da igreja de San Blas, em Mühlhausen, onde ele também trabalhou na música vocal, também promover a restauração do órgão de coro, e reformou a banda e começou a ensinar. Na foto, Bach tocando o órgão.
http://www.biografiasyvidas.com/monografia/bach/fotos3.htm

Como é sabido, a cantata secular é uma composição ou religiosas para serem cantados a uma ou mais vozes com acompanhamento instrumental. É um produto típico da música barroca, que sintetiza os personagens principais, a saber, as idéias a partir da idade de ouro do contraponto, incluindo as suas origens medievais, e, simultaneamente, todos os formulários utilizados e todos os procedimentos realizados na Europa desde início de século XVII.

Originalmente, a cantata foi uma série de movimentos de profanação. Na Alemanha, esta forma primitiva de cantata não tinha ressonância, e foi necessário para se fundir com um gênero de música religiosa evangélica para adquirir, na segunda metade do século XVII, uma enorme popularidade. Que "cantata velho estilo religioso", permitiu que os músicos da igreja protestante pessoalmente envolvido na interpretação das palavras bíblicas. Um pouco mais tarde, no início do século XVIII, a cantata protestante também levou para casa duas formas da ópera: o "recitativo" e "arianos", nasceu então o "novo estilo cantata religiosa", que seriam mestres soberanos Bach.

Bach escreveu seu primeiro cantatas de 1707, mas principalmente que datam do período de 27 anos que viveu em Leipzig. Desde sua chegada a esta cidade em 1723 como vocalista em Santo Tomas, teve que organizar programas de música sacra, executada em todas as igrejas da cidade, mas um dos universitários. Todos os domingos e feriados uma nova cantata deve ser interpretado, e na composição da maioria deles foram por Bach. Esta obrigação, por vezes esmagadora, temos a soma de suas cantatas religiosas.

De acordo com os primeiros biógrafos, Bach compôs cinco ciclos completos de cantatas pretendem ilustrar 50 domingos e feriados de 9 por ano, ou um total de cerca de 300 cantatas. Destes apenas cerca de 200 são preservados. Com poucas exceções são cantatas religiosas e são projetados para culto luterano. Os textos em alemão, são uma mistura de versos da Bíblia, estrofes de tais hinos que floresceu na Alemanha com a Reforma, e parafraseando lírica de várias origens. Cantata de Bach geralmente consiste em pequenos pedaços - 4 ou 5, em média - onde as várias formas musicais são combinados e ocorrer de diferentes maneiras. Um deles é coral, que são muitas vezes utilizados populares protestantes melodias litúrgicas, Bach feitas pessoalmente e diversificada.

Quanto aos números, sabemos que não tem nada a ver com a ordem cronológica. Por exemplo, o 1 º é 1725 e os 199 cerca de 11 anos atrás. Nem a ordem cronológica pode ser estabelecida com precisão absoluta. (O Manual não inclui textos das cantatas 15, 53, 141, 142 e 160 porque tem sido comprovado que não foram compostas por Bach).

Em Mühlhausen, Turíngia centro de música onde chegou em 1707 para o cargo de organista na San Blas, o jovem fez suas primeiras cantatas de Bach. Seu ardente desejo de renovar a música religiosa que esteve adormecido por anos, acorda com uma força irresistível. Isso se reflete na música exuberante dessas cantatas em que observa a influência de compositores alemães de seu tempo, como também do Pachelbel cantatas, Böhm e Buxtehude. Cantatas são tão velho estilo, cuja scripts foram baseados quase exclusivamente em textos bíblicos e os versos de coral.

Em 1708, em Weimar, foi contratado como organista e seis anos depois como mestre de concerto. Neste último estágio, foi contratado para compor e executar uma cantata por mês. Seu novo empregador, duque Wilhelm Ernst, um luterano fervoroso, para quem a música é o instrumento ideal para glorificar o Senhor. Bach não poderia encontrar um meia como mais favoráveis ​​do que para o tribunal para fazer seu projeto de "música de igreja regulamentado para o melhor serviço de Deus", como expresso em sua carta de demissão ao Conselho de Mühlhausen. Parece que o apoio do duque era tudo que eu precisava para mostrar sua genialidade.


Cantata 97: Com todas as minhas ações
Kantata 97: Em allem meinen Taten  
Composta em Leipzig Cantata Religiosa  
 
Ninguém sabe o destino desta cantata litúrgica. 

O ano de composição, no entanto, está fora de questão: o 1734, como observado por Bach no final da partitura. O fundo musical de trabalho cada um dos nove estrofes do hino "Em todas as minhas ações" por Paul Fleming, mas a melodia coral utiliza Cantor não apenas no primeiro e último movimentos. 

Esta melodia vem da canção
"Innsbruck, devo deixá-lo"
uma canção secular que ainda é ouvida
nos países germânicos. 

Hino Fleming foi escrito antes do autor empreendeu uma viagem, por isso cada verso reflete a sua oração para a proteção de Deus sobre essa viagem e na sua passagem pela vida.
 
97 é a cantata para quatro solistas vocais, 
coro e uma orquestra de dois oboés, 
dois fagotes, concerto para violino,
cordas e contínuo.  

Além dos dois recitativos, os sete restantes movimentos são acompanhados pelo órgão. Ludwig notas Finscher surpreendente o pequeno número de recitativos, dois, até quatro árias e um dueto. Mas isso é porque, por sua natureza, os versos do hino são realmente inadequados para declamação. 
 
A aridez de idéias e da pobreza 
em texto evocativo, causada Bach teve que enfrentar
problemas particulares e dar-lhes solução adequada. 
 
O coro de abertura tem a forma de uma abertura francesa: introdução instrumental lento seguido por uma seção rápida. A música de abertura da sopranos é imitado por outras vozes no estilo descontrolado. O brilho vocal, instrumental e contrapontística parece não tanto traduzir as palavras do texto, que simplesmente expressa a fé em Deus, como a alegria de viver que é o privilégio de arte Bach. 
 
As seguintes três árias, incluindo dois estão separados recitativos é apresentado em ordem crescente do alcance vocal: baixo, tenor e contralto. O baixo é acompanhado por continuado, o tenor do violino, o alto pelas cordas. O primeiro baixo canta um texto sombrio que fala da inutilidade de nossos esforços. Na ária tenor, violino solo traduz as palavras 

"Eu confio em sua misericórdia, 
que me protege de todo mal."  

E no contralto, é novamente expressou confiança na proteção do Todo-Poderoso, enquanto as cordas expostos melodia bonita e assustadora.
 
O movimento sétimo, segundo de três árias consecutivos, é um dueto com acompanhamento contínuo. É um cânone vocal em que o soprano e então aceitar a ordem de Deus sob uma lei do comportamento humano. O número seguinte é uma ária para soprano com oboé e uma contínua concertante para fagote e órgão.  

O coral é algo incomum conclusivo: as cordas, conduzido de forma independente, permitindo um magnífico sete vozes polifônicas e adicionando 03:57 coro convencionais. 
 
Aparentemente,
o simbolismo do número sete 
(que representa a perfeição)
foi levado em conta pelo Cantor.
Julio Sánchez Reyes 
Copyright 2000-2007 -
Fontes:
Enviado por - em 27/08/2011
 Licença padrão do YouTube 
zoomblog.com/
http://translate.google.com.br/translate?hl=pt-BR&sl=es&u=http://huidadelmundanalruido.zoomblog.com/cat/24255&

Nenhum comentário: