Enviado por TheGravicembalo2 em 19/09/2011
8.550677 - BACH, JS: Cello Suites N º s 1-3, BWV 1007-1009 Johann Sebastian Bach (1685 - 1750) Cello Suites Vol. 1 Suite No. 1 em Sol Maior, BWV 1007 Suite No. 2 em D Menor, BWV 1008 Suite No. 3 em C Maior, BWV 1009 Johann Sebastian Bach nasceu em Eisenach em 1685 numa família de músicos. A morte prematura de seus pais o deixaram aos cuidados de seu irmão mais velho Johann Christoph, organista em Ohrdruf, onde permaneceu por cinco anos, até se tornar um aluno no Michaelisschule em Lüneburg na L700. Três anos mais tarde ele foi nomeado músico da corte em Weimar, mas alguns meses mais tarde mudou-se para Arnstadt como organista da Neuekirche. Em 1707 ele se mudou para uma posição semelhante no Blasiuskirche em Mühlhausen, onde casou com sua prima Maria Barbara. No ano seguinte, trouxe a nomeação para Weimar como organista e músico de câmara para duque Wilhelm Ernst, um dos dois governantes do Ducado. Em 1714 ele foi promovido para o cargo de Konzertmeister, consolidando ainda mais sua posição como uma autoridade na construção do órgão e sua reputação como um performer. Em 1717 ele deixou o serviço do duque, que brevemente mandou prendê-lo por sua ousadia em tentar deixar Weimar, e tomou uma posição mais agradável como Kapellmeister para o jovem príncipe Leopold de Anhalt-Köthen. Aqui ele foi capaz de se concentrar na música secular, uma vez que as práticas pietista da corte evitado a necessidade de música da igreja elaborados. Foi só o casamento do príncipe a uma mulher sem interesses musicais que induziu Bach para procurar emprego em outro lugar. Em 1723 ele assinou um contrato com as autoridades de Leipzig como Thomaskantor, com responsabilidades de ensino na Thomasschule, alguns dos quais poderiam ser delegadas, e da guarda de música nas igrejas da cidade principal. Por 1729 ele também tomou a direção do Collegium Musicum universidade, uma sociedade estabelecida no início do século por Telemann, padrinho do quinto filho de Bach, Carl Philipp Emanuel, e a primeira escolha do conselho municipal de Leipzig como Thomaskantor. Bach permaneceu em Leipzig como Thomaskantor até sua morte em 1750. Seus primeiros anos envolveu-o na composição de uma quantidade de música da igreja, enquanto as demandas do Collegium Musicum foram cumpridas pelo re-arranjo de concertos anteriores instrumental para um ou mais cravos. Ele continuou a escrever extensivamente para o teclado e para coletar e editar suas composições anteriores, em especial nos quatro volumes de sua Clavierübung. Bach escreveu seus seis Suites para violoncelo desacompanhados em Cöthen, por volta do ano 1720. Pensa-se que os quatro primeiros do Suites, pelo menos, foram escritos tanto para Christian Ferdinand Abel, baixo viol jogador em Cöthen ou para Christian Bernhard Linike, mais provavelmente o último. Abel, nomeado para Cöthen em 1715, não é conhecido por ter sido um violoncelista, enquanto Linike foi distinguido sim como um jogador do violoncelo e nesta capacidade tinha sido nomeado para o estabelecimento musical do Christian Ludwig Margrave em Cöthen em l7l6. Ambos os músicos eram amigos e colegas de Bach. O autógrafo original do suites está perdido e a cópia mais antiga é que no lado da segunda mulher de Bach, Anna Magdalena, feito provavelmente em 1727 ou 1728 para o Brunswick-Wolfenbüttel músico de câmara Georg Heinrich Ludwig Schwanberg, que tinha visitado Leipzig no momento e tomado lições na composição harmônica de Bach, para cuja filha Regina Johanne manteve-se como padrinho. Cada um dos seis suites para violoncelo abre com um Prelude. A Suíte em Sol Maior, BWV 1007, tem um movimento introdutório em que as harmonias mudança são feitas de forma clara arpeggiated. A Allemande usual e Courante são seguidos por um lento Sarabande, Menuet com um repetido Eu emoldurando um sol menor Menuet II. A Suite termina, como deveria, com uma Gigue. A Suite segundo, em D menor, BWV 1008, abre novamente com um Prelude elaborada, terminando com uma série de acordes grandiosos arpeggiated. Mais uma vez Allemande e Courante leadto asarabande, e um D menor Menuet I é repetido para enquadrar um D grandes Menuet II, antes de uma animada Gigue final. A Suite terceiros, em C major, BWV 1009, tem um Prelude marcada Presto em algumas fontes. Isso abre corajosamente com uma escala decrescente e um arpejo que termina na corda fundo de ressonância do instrumento. A Allemande relativamente elaborada é emparelhado com um simples Courante, seguido por uma Sarabande imponente, um movimento bem conhecido que leva para o par ainda mais familiar de Bourrées, a segunda em C menor. O conjunto termina com uma Gigue energético. Csaba Onczay O húngaro Csaba violoncelista Onczay, agraciado com o Prêmio Liszt e vencedor do Concurso 1973 em Budapeste Pablo Casals, seguido pelo primeiro prêmio no Rio de Janeiro Villa Lobos Concurso Internacional em 1976, nasceu em Budapeste em 1946. Um professor na Academia Liszt Ferenc de Budapest, foi treinado como um aluno de Friss Antal na Academia de Budapeste, onde ganhou o Grande Prémio de sua graduação em 1970. Ele passou a distinguir-se em Navarra Andr6 de master-class em Siena e continuou seus estudos no Conservatório Tchaikovsky em Moscou. Csaba Onczay teve uma carreira movimentada em casa e no exterior, em toda a Europa e nos Estados Unidos da América. Gravou para o austríaco eo rádio francesa, bem como para Hilversum, RIAS e RAI, enquanto seu performances dos concertos para violoncelo de Lalo, Schumann e Lendvay ter sido lançado pela gravadora Hungaroton. Csaba Onczay desempenha um violoncelo de Matteo Gofriller comprou para ele pelo Governo húngaro. Fonte: Enviado por TheGravicembalo2 em 19/09/2011 |
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