domingo, 25 de agosto de 2013

JOSÉ ROBERTO TEIXEIRA COELHO E A ARTE


 
Teixeira Coelho - 98min.
 
Teixeira Coelho -  Entrelinhas - 8min.
 
 
Encontro Internacional de Gestão Cultural - 119min

José Roberto Teixeira Coelho
Nascido em 1944 em Bauru (São Paulo),
é museólogo e professor universitário.

 Obras publicadas por outras editoras: - Dicionário crítico da política cultural. São Paulo, Iluminuras, 1999. - Moderno pós moderno. São Paulo, Iluminuras, 1998. - A construção do sentido da arquitetura. São Paulo, Perspectiva, 1999. - Semiótica, informação, comunicação. São Paulo, Perspectiva, 1999. - Indústria cultural. São Paulo, Brasiliense, 1999. - Guerras culturais. São Paulo, Iluminuras, 2000. - As fúrias da mente. São Paulo, Iluminuras, 1998. - Niemeyer, um romance. São Paulo, Geração Editorial, 1994. - Céus derretidos. São Paulo, Ateliê Editorial, 1997. - Fliperama sem creme. São Paulo, 


Teixeira Coelho é o novo curador do Masp

Publicidade - da Folha Online

O crítico José Roberto Teixeira Coelho foi escolhido curador do Masp (Museu de Arte de São Paulo). A escolha foi uma exigência dos conselheiros. O grupo estava descontente com a centralização do comando do museu pelo presidente da instituição, o arquiteto Júlio Neves.

Segundo nota do museu, que define o cargo como Curador Coordenador, a função de Teixeira será de "revisar e redirecionar o plano cultural" do Masp --ele assume em 1º de setembro. O último curador do museu foi Luiz Marques, que ocupou o cargo entre 1994 e 1997.

Teixeira é professor de política cultural da ECA-USP (Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo) e já foi curador do MAC (Museu de Arte Contemporânea). O nome dele chegou a ser cogitado para a Secretaria Municipal da Cultura quando José Serra (PSDB) ganhou as eleições em 2004.

O Masp teve sua imagem abalada em maio deste ano, quando a Eletropaulo cortou o fornecimento de energia por três dias. O motivo foi uma dívida de R$ 3,39 milhões.

Ainda neste ano o Masp promove eleições para definir o cargo de presidente. A expectativa é que Júlio Neves deixe o comando após 12 anos.

Leia a íntegra da nota do Masp sobre o novo curador:

"O Conselho Deliberativo do Museu de Arte de São Paulo Assis Chateaubriand - MASP, presidido pelo Dr. Adib Jatene, em reunião realizada nesta quinta-feira, 3 de agosto, endossou por unanimidade a decisão da Diretoria referente a nova formatação para a Curadoria do Museu, criando o cargo de Curador Coordenador, para o qual foi convidado o Professor Teixeira Coelho, que irá, ao lado do curador Luiz Hossaka, e de dois Curadores Adjuntos, revisar e redirecionar o plano cultural do Museu. professor Teixeira Coelho, tem grande experiência na área cultural, comprovada por sua atuação como professor titular de política cultural da ECA-USP, ex-diretor do MAC-USP e do IDART (Secretaria de Cultura da Cidade de São Paulo).

A escolha de novos curadores coincide com um momento de grandes transformações conduzidas para o fortalecimento do mais importante museu de arte da América Latina. A Direção do MASP está contratando a empresa de consultoria Deloitte para a articulação de um projeto de reformulação do modelo de gestão financeira do museu e a definição de estratégias de marketing e posicionamento com o objetivo de alavancar novas oportunidades para a sustentação operacional do Museu.

O projeto coordenado pela Deloitte está orientado em três frentes básicas: imagem e atualidade dos Museus, operações e finanças e ações estratégicas de curto, médio e longo prazos."


Especial
  • Leia o que já foi publicado sobre o Masp
  • Licença padrão do YouTube
  •  http://www1.folha.uol.com.br/folha/ilustrada/ult90u63129.shtml

    Nenhum comentário: