sexta-feira, 16 de agosto de 2013

FESTIVAL EUROPALIA. INDIA



Sabedoria e Antiguidade - Índia - 46min.

A dura realidade de um povo - 42min
 Charishnu project © Leela Samson

Europalia.india, 4 meses de encontros (2013/10/04 - 2014/01/26)Charishnu projeto © Leela projeto SamsonCharishnu © Leela Samson
Centrada em encontros, o diálogo eo intercâmbio, europalia.india incidirá sobre sete temas, indicativos da cultura indiana e expressões artísticas: o corpo, Indomania, Índia amanhã, tradições vivas, água, Bollywood & Beyond, e da diáspora. Esses marcos ajudarão a orientar o público através da vasta riqueza cultural da Índia. Como um reflexo do país convidado, a europalia.india festival promete ser rica e colorida.
As duas exposições principais, organizados no Centro de Belas Artes de Bruxelas, irá funcionar como ponto central em torno do qual vai girar cerca de vinte outras exposições e inúmeros musicais, artes cênicas, literatura, cinema e eventos.
A exposição O Corpo na Arte Indígena irá decodificar as percepções diferentes, tradições e crenças ligadas ao corpo, na Índia. Através da compreensão do corpo e mais de 250 obras de arte de vários museus indianos, o público será capaz de compreender os elementos-chave que moldaram a Índia a partir do terceiro milênio aC até hoje.
Indomania © Max PinckersIndomania, a segunda grande exposição no Centro de Belas Artes, vai destacar o tema dos encontros. Vai ilustrar, através de uma narrativa cativante, o fascínio ea influência que a cultura indiana tem tido sobre artistas europeus desde o século 16. O subtítulo, "De Rembrandt aos Beatles", sugere sua natureza multimídia, a partir de desenhos e pinturas de instalações contemporâneas, através da arquitetura, cinema, música, literatura e fotografia. Apresentando trabalho desenvolvido em residência em Mumbai e Hampi, os dois artistas belga contemporânea Max Pinckers e Hans Op de Beeck, vai ecoar o que indomania pode ser visto como hoje.
Quanto a cada edição, Europalia colabora com muitos parceiros culturais, na Bélgica, mas também nos países vizinhos. Cerca de 20 exposições mais irá abranger temas tão diversos como saris, a arquitetura, o Ramayana, Bollywood, design, sânscrito, fotografia do século 19.
Em Liège, a arte contemporânea passeio pela cidade vai se concentrar sobre o tema da água através de fotografia, vídeo e instalações. O M HKA e nas MAS em Antuérpia vai convidar artistas contemporâneos indianos para residências, uma instalação e um simpósio sobre arte contemporânea na Índia de hoje. Os Mas também vai expor sua coleção indiana para a ocasião.
Inseparáveis ​​um do outro, e também de cultura indiana, a música ea dança vai tomar o centro do palco durante o festival.
Em termos de música, alguns dos maiores mestres - como L. Subramaniam no violino carnática, Amjad Ali Khan no sarod e Ashwini Bide para Hindustani canto e entre outros - irá executar a música tradicional e sagrada do sul e do norte da Índia. Enquanto isso, os encontros serão comemorados durante a noite Sufi eo Centro de Belas Artes e também para as muitas joint ventures que irá emparelhar-se mestres indianos com músicos belgas e internacionais, tais como Zakir Husain e John Mc Laughlin, Chitraveena Ravikiran e Roland Van Campenhout , Ionah Trio eo dançarino Yentl De Werdt, Tuur Florizoone e Trilok Gurtu. Por sua parte, a juventude vai se manifestar na forma de música de fusão e DJs, incluindo DJ Andy Votel, Dr. Das, Edo Bouman e Dom Thomas.
O programa de artes cênicas europalia.india irá refletir variedade do país através de danças sagradas brilhantes, teatro ritual, danças folclóricas festivas e teatro de fantoches. O festival, por exemplo, Charishnu anfitrião, choregraphed e compilados pelo grande Bharata Natyam dancer Leela Samson, performances Kuttyatiaml por Kapila Veenu. A dança contemporânea será ilustrado através de coreografias poéticas ou combinações virtuoso de tradição e modernidade, como produções pelo Centro Attakalari para o movimento Arts. Talentos europeus e indianos jovens, alguns em residência na Bélgica, durante o festival, também vão unir forças para diálogo de coreografias entre o Oriente eo Ocidente.
Escusado será dizer que, cinema indiano terá o seu lugar neste festival. O programa incluirá retrospectivas, eventos temáticos, reuniões com diretores, como Anurag Kashyap, do que o último filme "Ugly" será estreada na Bélgica, por ocasião do festival. Bollywood é claro, mas também Tollywood, Kollywood, Mollywood e cinema de arte.
Literatura indiana abrange todos os gêneros: prosa, poesia, épicos e histórias em quadrinhos. Europalia.india honrará vários autores indianos, como Abha Dawesar, Manu Joseph e Tarun Tejpal através de reuniões, publicações e palestras, assim como residências.
No entanto, os encontros não serão confinados a museus e auditórios. Várias universidades vai cobrir o assunto em profundidade através de ciclos de conferências e exposições temáticas. Bibliotecas será responsável por espalhar o entusiasmo indiano de europalia.india em toda a Bélgica, através da organização de conferências, workshops, palestras e outros eventos temáticos.
Um melhor conhecimento da cultura do outro é sem dúvida uma mais-valia na nossa sociedade multicultural. Europalia quer dar ao maior número de crianças em idade escolar quanto possível a oportunidade de encontrar diferentes culturas do mundo, eliminando o limite financeiro. O preço de entrada para as duas exposições principais do festival, O Corpo na Arte Indígena e Indomania, de Rembrandt aos Beatles, será apenas 1 euro para as crianças que visitam esses eventos com suas escolas.
Paixão ou curiosidade, descoberta ou reunião, europalia.india permitirá que todos e cada um para encontrar sua própria visão da Índia em um programa variado. Quanto ao 23 de festival anterior, a abertura contará com a presença do Chefe de Estado da Índia e Bélgica. De 04 de outubro de 2013 a 26 de Janeiro de 2014, europalia.india será a oportunidade de estabelecer um diálogo espero duradoura com a cultura indiana extremamente prolífico.



 Mais informações:
www.europalia.eu
Data/docs/pressdata/EN/foraff/138586.pdf

Nenhum comentário: