terça-feira, 5 de março de 2013

GUSTAV KLIMT - 150 ANOS



BIOGRAFIA
 1862 - 1890
Início da vida e da educação

Gustav Klimt nasceu em Baumgarten, perto de Viena, na Áustria-Hungria, o segundo dos sete filhos - três meninos e quatro meninas. Todos os três filhos exibido talento artístico cedo. Irmãos mais novos de Klimt foram Ernst Klimt e Georg Klimt. Seu pai, Ernst Klimt, o Velho, anteriormente da Boêmia, era um gravador de ouro. Ernst casou com Anna Klimt (Finster née), cujo realizar ambição era ser um artista musical. Klimt viveu na pobreza durante a maior parte de sua infância, como o trabalho era escasso e avanço econômico era difícil para os imigrantes.


 Em 1876, Klimt foi premiado com uma bolsa de estudos na Escola de Viena de Artes e Ofícios
 
Breve Biografia

1891 - 1898Viena: Secessão anos .

 Klimt foi um dos membros fundadores e presidente da Sezession Wiener (Secessão de Viena), em 1897, e do grupo periódico Ver Sacrum ("Primavera Sagrada"). Ele permaneceu com a Secessão até 1908. Os objetivos do grupo foram para fornecer exposições de jovens artistas não convencionais, para trazer os melhores artistas estrangeiros obras para Viena, e para publicar sua própria revista para mostrar o trabalho dos membros. O grupo declarou não manifesto e não estabelecido para incentivar qualquer estilo particular - naturalistas, realistas, simbolistas e todos conviviam.

 O governo apoiou os seus esforços e deu-lhes um contrato de arrendamento de terras públicas para erguer uma sala de exposições. Símbolo do grupo foi Pallas Atena, a deusa grega da sabedoria causas justas, e as artes - e Klimt pintou sua versão radical em 1898.Em 1894, Klimt foi contratado para criar três pinturas para decorar o teto do Salão Principal na Universidade de Viena. Não concluída até a virada do século, suas três pinturas, Filosofia, Medicina e Jurisprudência foram criticados por seus temas radicais e materiais, que foi chamado de "pornográfico". Klimt tinha transformado alegoria tradicional e simbolismo em uma nova linguagem que era mais abertamente sexual e, portanto, mais perturbador. 

 O clamor público veio de todos os lados - políticos, estéticos e religiosos. Como resultado, eles não foram exibidos no teto do Salão Principal. Esta seria a última comissão pública aceito pelo artista. Todas as três pinturas foram destruídas pela retirada das forças da SS em maio de 1945. Sua Nuda Verita (1899) definiu a sua oferta para continuar a agitar o estabelecimento. O starkly nu mulher ruiva detém o espelho da verdade, enquanto que acima é uma citação de Schiller em letras estilizadas, "Se você não pode agradar a todos com seus atos e sua arte, por favor, alguns. Para agradar a muitos é mau."Em 1902, Klimt terminou a Frieze Beethoven para a exposição de Viena 14 separatistas, que se destinava a ser uma celebração do compositor e contou com uma escultura monumental, policromada por Max Klinger. Significou para a única exposição, o friso foi pintado diretamente sobre as paredes com materiais leves. Após a exposição o quadro foi preservado, apesar de não ir em exibição até 1986. O rosto no retrato de Beethoven lembrava o compositor e Viena Tribunal Ópera diretor Gustav Mahler, com quem Klimt teve um relacionamento respeitoso.

Durante este período de Klimt não se limitou a encomendas públicas. A partir de finais de 1890 ele assumiu férias anuais de verão com a família Flöge nas margens do Attersee e pintou muitas das suas paisagens lá. Klimt foi amplamente interessado em pintura de figuras, essas obras constituem o único gênero de lado a partir da figura pintura, que seriamente interessado Klimt. Pinturas de Klimt Attersee são de um número e de qualidade, de modo a merecer uma apreciação distinta.



 Formalmente, as paisagens são caracterizadas pelo refinamento do design e da mesma padronização enfática como as peças figurativas. Espaço profundo no Attersee obras é tão eficiente achatada a um único plano, acredita-se que Klimt pintou ao olhar através de um telescópio.
Este artigo utiliza material do artigo da Wikipedia Gustav Klimt http://en.wikipedia.org/wiki/Gustav_Klimt, que é liberada sob o Creative

Gustav Klimt


Gustav Klimt – 150 anos

Amado e odiado

Amado e odiado

Há 150 anos nascia o pintor austríaco Gustav Klimt. Sua vida foi marcada por polêmicas, mas também pelo sucesso, tanto no mundo das artes quanto com as mulheres. 
Hoje suas pinturas são famosas em todo o mundo. Em 2006, seu "Retrato de Adele Bloch-Bauer" foi vendido por 135 milhões de dólares. Na época, a maior soma já paga por uma pintura.


Um beijo para o mundo

Um beijo para o mundo

Pintado em 1907, "O beijo" é o quadro mais famoso de Klimt. A pintura já foi reproduzida milhares de vezes em canecas, pratos e gravatas, não só em lojas de suvenires da cidade natal do pintor, Viena, mas também estampada em objetos ao redor do mundo.



Ícone do Art Nouveau

Ícone do Art Nouveau

Gustav Klimt nasceu numa família modesta no dia 14 de julho de 1862. Ele estudou na Escola de Artes Aplicadas de Viena e começou a trabalhar pintando tetos e cenários para teatro. No início, ele não chamou a atenção dos críticos de arte, mas das mulheres. O número exato de filhos é desconhecido, no entanto, após sua morte, 14 pessoas alegaram serem herdeiras do pintor.

Musas e música

Musas e música

Klimt pintou o compositor Franz Schubert ao piano, mas as mulheres ao fundo da tela não estão ali acidentalmente. Maria Zimmermann, à esquerda do quadro, era amante de Klimt e teve dois filhos com o famoso pintor.


Escândalo em Viena

Escândalo em Viena

Embora Klimt tenha sido considerado, anos mais tarde, como inovador para a pintura moderna, enquanto vivo, ele não recebeu as merecidas honras. Sua vida foi marcada por diversos escândalos. Em 1894, ele projetou três painéis para o teto do salão nobre da Universidade de Viena. O espírito crítico e a nudez incorporados ao trabalho causaram escândalo na Viena conservadora da virada do século.


Entrada para a elite

Entrada para a elite

O retrato que Klimt realizou de Sonja Knips, em 1898, marcou o começo de sua carreira como retratista da burguesia vienense. Ao mesmo tempo, seu trabalho é um indicador de mudanças sociais, que ocasionaram uma classe média abastada e autoconfiante. O tema preferido de Klimt sempre foram as mulheres.

 Tod und Leben 1915 
Morte e Vida

Medidas: 178 x 198 centímetros
Técnica: Óleo sobre tela
Depositário: Leopold Museum Wien


Morte Gustav Klimt grande pintura e Vida, criado em 1910, possui não uma morte pessoal, mas meramente um Ceifeiro alegórico Grim que olha para a "vida" com um sorriso malicioso.  

Esta "vida" é constituída de todas as gerações: a cada grupo de idade é representado, desde o bebê para a avó, nesta representação do círculo sem fim de vida. 

A morte pode ser capaz de indivíduos furto de vida, mas a própria vida, a humanidade como um todo, sempre vai escapar de seu alcance. O círculo da vida da mesma forma se repete nas diversas, maravilhoso, de cor pastel ornamentos circulares que adornam a vida como uma guirlanda. A pintura ganhou o primeiro premiado no Excebition Arte Internacional de Roma. 

Klimt descreveu esta pintura como seu mais importante trabalho figurativo. No entanto, ele começou a fazer mudanças com esta versão, em 1915, que a pintura até então havia sido enquadrado allready por um longo tempo

O fundo, supostamente uma vez dourada, foi feito cinza, e tanto a vida e a morte foram dadas ornamentos adicionais. Em pé diante do original e examinar o interior borda esquerda do quadro Josef Hoffmann para a pintura, ainda se pode discernir traços do posterior pintura-over, que foi feito por Klimt si mesmo.

Bildnis Elisabeth Baronin Bachofen-Echt 1914
Bildnis Elisabeth Bachofen-Echt Baronin 1914
Retrato de Elisabeth Bachofen-Echt Baronesa

Medidas: 180 × 126 centímetros
Técnica: Óleo sobre tela
Depositário: Empresa de propriedade privada


Gustav Klimt nunca foi casado, mas como a história, seus assuntos incontáveis ​​deixaram 17 filhos. Rumores dizem que ele teve casos com Serena Lederer, Adele Bloch-Bauer, Louise Emilie Flöge e Alma Mahler-Werfel, só para citar as mulheres mais conhecidas. Elisabeth Bachofen-Echt, filha de Serena Lederer, sobreviveu à Nationalsozialismus devido a um certificado provando que o pai dela era Gustav Klimt. Este foi o seu ingresso para sobreviver, ela foi considerada como filha do "ariano" Gustav Klimt e não de agosto Lederer um judeu.

Der Iltispelz (unvollendet) 1916
Der Iltispelz (unvollendet) 1916
A Pele Polecat (inacabada)

Medidas: 100 x 57 cm
Técnica: Óleo sobre tela
Depositário: Propriedade privada, New York


Este retrato classifica no grupo dos fatales sofisticados femmes. O casaco de pele é pintado com uma áspera canal, bem como a backround asiático. A assinatura que falta é uma evidência de que a pintura não foi concluída.

 Die Tänzerin (vorher Ria Munk II) 1916 
Die Tänzerin (vorher Ria Munk II) 1916
O dançarino (antiga Ria Munk II)

Medidas: 180 x 90 cm
Técnica: Óleo sobre tela
Depositário: Propriedade privada, New York
 
O nome da dançarina  provém de Erich Lederer. Nós não sabemos o que a senhora na pintura é. Há especulações de que é Ria Munk, a filha de Alexandre e Aranka Munch (nascido Pulitzer) que encomendado um retrato posthum de sua filha Maria, que cometeu suicídio depois que seu amante a deixou. Sabemos que a Munks como o primeiro retrato e mandaram outro retrato. Mas será que Klimt têm mostrado um retrato de uma mulher morta jovem com seios nus? O mais provável é que ele é pressuposto de que é o retrato da  filha mais nova de Lola.


Die Freundinnen 1916
Die Freundinnen 1916
as Namoradas

Medidas: 99 x 99 cm
Técnica: Óleo sobre tela

Depositário: Destruído por um incêndio definido por retirada das forças alemãs, em 1945, no Castelo de Immendorf, Áustria.

Especialmente em seus desenhos final Klimt engaja ao amor homossexual. Nesta pintura parte os corpos das mulheres parecem ser desmaterializado. O plano de fundo se dissolve em um espaço decorativo ornamental.


Bildnis der Friederike Maria Beer 1916 
Retrato de Maria Friederike cerveja - 1916

Medidas: 168 x 130 cm
Técnica: Óleo sobre tela
Depositário: Tel Aviv Museum of Art, Mizne-Blumental Colecção


Friedericke Maria Beer, a mulher representada nesta pintura, era uma senhora jovem sociedade vienense. Ela encomendou este retrato de Gustav Klimt, e modelado por ela com um vestido de seda pintados à mão que chamou de "meu vestido Klimt" e um casaco de pele curto. Klimt foi especialmente tomado com o revestimento colorido da pelagem. Cerveja tinha comprado os dois itens de vestuário de renome no projeto vienense estúdio Wiener Werkstätte, onde ela era um cliente regular e importante.

Fundo da pintura contém motivos de uma cena de batalha, o que Klimt emprestado de um vaso coreano em sua posse. Estes se repetem em obras tardias do artista, e preencher a superfície da tela com o tipo de característica horror vacui de arte oriental.

Um dos representantes proeminentes do Jugendstil, na Áustria, Klimt pintou composições que misturou elementos orientais e ocidentais, ele enfatizou as linhas sinuosas e formas biomórficas que tendem para o nivelamento, enquanto figura quase mistura e chão em um único plano decorativo. Ao mesmo tempo, como em quase todos os seus retratos, Klimt permaneceu fiel a uma representação bastante realista das mãos do assistente e da face.

 Dame mit Muff 1916
Dame mit Muff 1916

Senhora com um regalo

Técnica: Óleo sobre tela
Depositário: Unknown


Pertencente ao grupo de Klimt retratos tarde mostra uma senhora abraçada em seu acessório muff-uma forma sofisticada. O fundo é coberto com motivos asiáticos como na maioria dos seus retratos de senhora de 1916.

Bildnis der Wally 1916 
Bildnis der Wally 1916

Retrato de Wally

Medidas: 110 x 110 cm
Técnica: Óleo sobre tela
 
Depositário: Destruído por um incêndio definido por retirada das forças alemãs,
em 1945, no Castelo de Immendorf, Áustria.

Wally, uma menina de uma casa humilde em Neulengbach, trabalhou como modelo para Klimt com apenas 15 anos de idade. Klimt recomendou-a Egon Schiele, que vivia com Wally 1911-1915. Edith Schiele então casado e Wally estava muito chateado durante a pausa e começou a trabalhar para a Cruz Vermelha. Em 1916, ela posou mais uma vez para Klimt. Ela morreu 1917 perto de Split de escarlate.

 Adam und Eva (unvollendet) 1917 
Adam und Eva (unvollendet) 1917
Adão e Eva (inacabada)

Medidas: 173 x 60 cm
Técnica: Óleo sobre tela
Depositário: Österreichische Galerie Belvedere, em Viena


A obra inacabada "Adão e Eva", de Gustav Klimt data 1917-1918 e não pôde ser concluído devido à morte súbita de Klimt em 6 de fevereiro de 1918. O desmarcado 173 x 60 cm pintura foi pintado em óleo sobre tela, e agora paira no Belvedere, em Viena.

O casal bíblica de Adão e Eva estão em exibição. Klimt enfatiza a aparência de Eva com cores brilhantes e luz em primeiro plano. Ela é a figura principal nesta pintura. Adão no fundo não parece ser de grande importância para  Klimt.  

Klimt é conhecido por suas representações de mulheres, porque ele preferia o corpo feminino em sua anatomia, forma e estética. Portanto, não é surpreendente que Eva está dominando a pintura.
 
Mesmo na vida privada das mulheres artista desempenhou um papel maior do que os homens. Depois que o pai de Klimt e irmão tinha morrido, o artista viveu o resto de sua vida com sua mãe e irmãs. Além disso, a vida de Klimt foi marcado pela relação aberta ou amizade com o designer Emilie Flöge

 Os assuntos diversos com seus modelos, que posaram em seu estúdio o amor a cada dia Klimts show 'para o sexo feminino e assim beeing a sua maior inspiração. Klimt não estava interessado em religião em geral, para esta pintura com o seu scence bíblica é uma exceção na obra de Klimts '.

 Baby 1917 
Bebê 1917

Medidas: 111 x 110 cm
Técnica: Óleo sobre tela
Depositário: National Gallery of Art, Washington


Em uma carta de 11 de agosto de 1917 a Emilie Flöge Klimt menciona que ele vai começar com um retrato da criança. Apenas dois dias depois, ele informa Emilie que o retrato está quase pronto, ele vai terminar hoje. O retrato foi feito para a exposição em Estocolmo, em setembro de 1917.

 Bildnis der Amalie Zuckerkandl (unvollendet) 1917 
Bildnis der Amalie Zuckerkandl (unvollendet) 1917
Retrato de Amalie Zuckerkandl (inacabada)

Medidas: 128 x 128 cm
Técnica: Óleo sobre tela
Depositário: Österreichische Galerie Belvedere, em Viena


Amalie Zuckerkandl era a esposa de Otto Zuckerkandl,
 um urologista de renome.Seu irmão era casado com a jornalista Berta Zuckerkandl, que era um grande defensor de Gustav Klimt.

Bildnis der Johanna Staude (unvollendet) 1917  
Bildnis der Johanna Staude (unvollendet) 1917
Retrato de Johanna Staude (inacabada)

Medidas: 70 x 50 cm
Técnica: Óleo sobre tela
Depositário: Österreichische Galerie Belvedere, em Viena


O retrato da metade dos Johanna Staude (1883-1967) é um dos últimos retratos de Klimt. Nota digno é a simplicidade da composição. Sabemos que Klimt foi sempre interessado na vida dos seus modelos e que ele tentou apoiá-los não só financeiramente. Portanto, pode ter sido por recomendação de Gustav Klimt que Johanna Staude encontrou trabalho no porão da casa de Peter Altenberg.

 Damenbildnis in weiss (unvollendet) 1917 
Damenbildnis em weiss (unvollendet) 1917
Retrato de uma Dama de branco (inacabada)

Medidas: 70 x 70 cm
Técnica: Óleo sobre tela
Depositário: Österreichische Galerie Belvedere, em Viena
 Die Braut (unvollendet) 1917 
Die Braut (unvollendet) 1917
A Noiva (inacabada)

Medidas: 165 x 191 centímetros
Técnica: Óleo sobre tela
Depositário: Österreichische Galerie Belvedere, em Viena - Empréstimo de proprietário privado


A Noiva é uma das pinturas inacabadas deixadas para trás no atelier de Klimt. O fascínio atinge muito mais de uma pintura inacabada, este retrato o mais  
 é provavelmente a pintura mais expressionista de Gustav Klimt.

Gastein 1917 
Gastein 1917Medidas: 70 x 70 cmTécnica: Óleo sobre telaDepositário: Destruído por um incêndio definido por retirada das forças alemãs, em 1945, no Castelo de Immendorf, Áustria.Gustav Klimt e os Flöges gostava de passar umas férias de primavera em Bad Gastein, um spa nos Alpes austríacos. Klimt escolheu a vista da cidade, com suas enormes hotéis Belle Époque. A 10 andares de alta Grand Hotel Europe foi um dos maiores e mais modernos da monarquia austro-húngara. Linearismo, proeminente em seu trabalho final está em um clímax nessa paisagem.Bad Gastein é uma cidade termal no estado austríaco de Salzburgo (estado) | Salzburg, situado na borda norte do Parque Nacional Hohe Tauern. Tem 5838 habitantes. O nome de "Bad" significa "spa", retratando a história da cidade como um recurso de saúde. Ele está localizado na cabeceira do vale Gastein, cerca de 1.000 metros (3.280 pés) acima do nível do mar. A paisagem urbana é caracterizada por edifícios históricos de vários andares de hotéis construídos nas encostas íngremes.HistóriaO Vale Gastein foi mencionado pela primeira vez como Gastuna em um ato 963, então parte do Ducado da Baviera, e foi comprado pelo Arcebispado de Salzburgo | Príncipe-arcebispos de Salzburgo em 1297.

 Ela era originalmente uma área de mineração de ouro e no local de uma antiga rota comercial cruzar o cume principal do Centro-Leste Alpes. Sobre 1230 o minnesinger Neidhart von Reuental refere às fontes termais em seu poema do alto alemão médio Die in der Graserin Gastein, eles foram visitados pelo Imperador Frederico III, Imperador do Sacro Império | Frederico III, bem como pelos Paracelso médico da Renascença. No século 19 as águas de Bad Gastein se tornou um elegante resort, visitado por reis, bem como os ricos e famosos.

 Alguns convidados notáveis ​​do passado incluiu Imperatriz Elisabeth da Áustria (Sissi) eo imperador alemão Wilhelm I, imperador alemão | Guilherme I com seu chanceler Otto von Bismarck, bem como czar Fernando I da Bulgária, o rei Faisal I do Iraque, o rei Ibn Saud da Arábia Saudita e do Irã último rei Mohammad Reza Pahlavi, os industriais como Wilhelm von Opel e artistas como Heinrich Mann, Robert Stolz e Somerset Maugham W.. 

 Em 1865 Bismarck tinham assinado a Convenção Gastein com a Áustria sobre a administração das províncias do ducado de Schleswig | Schleswig Holstein e após a Guerra de Schleswig Segundo. Turismo de massa foi impulsionado pela abertura da estação ferroviária Tauern em 1905. A partir da década de 1960 no resort perdeu alguma da sua notoriedade e muitos ex-hotéis antigos sentar vazio. Durante os últimos anos, Bad Gastein renovado seu Felsentherme e o Centro de Congressos.Spa e TerapiaO Heilstollen local (literalmente 'cura túnel') primavera quente | água termal da cidade ganhou sua fama precoce. Paracelsus | Teofrasto Paracelso (1493-1541) estudou a Primavera (hidrosfera) | água de nascente para descobrir seus segredos. Marie Curie (1867-1934) e: de: Heinrich Mache | Heinrich Mache (1876-1954) ajudou a descobrir que ele continha radônio e como uma terapia radônio resultado começou na cidade. 

 Terapia Radon inalação em Gasteiner-Heilstollen começou como resultado de uma investigação mais aprofundada sobre as experiências anedóticas de mineiros de prata que notaram melhorias nos sintomas de várias doenças, incluindo artrite. Espondilite anquilosante (também conhecido como Vladimir Bekhterev | Bekhterev doença de), em particular, teve resultados positivos de tratamento no Heilstollen. No entanto, há muito pouca evidência empírica de qualquer benefício à inalação de radônio. 

 Por exemplo, um dos poucos estudos para testar a eficácia de tratamentos de spa para espondilite anquilosante não encontraram nenhuma diferença estatisticamente significativa entre um grupo que passou três semanas em Bad Gastein e um grupo que passou três semanas em um spa diferente sem inalação de radão therapy.van . Tubergen et al, "terapia de spa exercício combinado é eficaz em pacientes com espondilite anquilosante: um estudo controlado randomizado." Rheumatismo e artrite. 2001 Oct; 45 (5) :430-8,Locais de interesse* Nikolauskirche (1380) * Gletschermühlen * Felsentherme * Gasteiner Heilstollen * Gasteiner Heimatmuseum im Haus Áustria * Silverbullet (Bar) * Pub Éden - o único pub Inglês real no vale


Frau mit Fächer 1917 
Frau mit Fächer 1917
Senhora com fã

Medidas: 100 x 100 cm
Técnica: Óleo sobre tela
Depositário: Empresa de propriedade privada


Como em Wally e Namoradas II este retrato metade de uma jovem senhora mostra um fundo impressionante com ornamentos asiática. A senhora usa um vestido no estilo de um quimono impressa com motivos de um vestido de dragão chinês.

 Leda 1917 
Leda 1917
LedaMedidas: 99 x 99 cmTécnica: Óleo sobre telaDepositário: Destruído por um incêndio definido por retirada das forças alemãs, em 1945, no Castelo de Immendorf, Áustria.

Leda era a filha do rei de Thestios Aitolya e Eurythemis e foi casada com o rei Tyndareos, o rei de Esparta. Zeus estava muito atraído por Leda e se aproximou dela como um cisne. Klimt escolhe para esta cena uma configuração muito sutil. Leda parece estar dormindo em um quarto em um travesseiro branco. Zeus como cisne negro vem da parte de trás, e apenas na segunda vista a conotação sexual vigorosa da mitologia antiga é visível.Na mitologia grega, Leda (Λήδα) era filha do rei Aetolian Thestius, e esposa do rei Tíndaro (Τυνδάρεως), de Esparta. Seu mito deu origem ao motivo popular na Renascença e, mais tarde arte de Leda eo Cisne. Ela era a mãe de Helena de Tróia | Helen (Ἑλένη) de Tróia, Clitemnestra (Κλυταιμνήστρα), e Castor e Pólux (Κάστωρ καὶ Πολυδεύκης, Kastor também escrito e Pólux). Leda era admirado por Zeus, que a seduziu com a aparência de um cisne.  

Como um cisne, Zeus caiu em seus braços para a proteção de uma águia perseguindo. Sua consumação, na mesma noite, como Leda deitou com Tíndaro seu marido, resultou em dois ovos, dos quais nascidos Helen (mais tarde conhecida como a bela "Helena de Tróia"), Clitemnestra, e Castor e Pólux (também conhecido como os Dióscuros (Διόσκουροι ). que as crianças são a descendência de Tíndaro, o rei mortal, e que são de Zeus, e são, portanto, semi-imortal, não é consistente entre contas, nem é que criança que chocou de ovo. 

A divisão é quase sempre meio mortal, meio divino, embora os pares nem sempre refletem emparelhamentos das crianças património. Castor e Pólux são às vezes ambos mortal, às vezes ambos divina. Um ponto consistente é que, se apenas um deles é imortal, é Polydeuces. Também é sempre afirmou que Helen é a filha de Zeus Leda também teve outras filhas de Tíndaro:..

 Timandra (mitologia) | Timandra (Τιμάνδρα), Phoebe (mitologia) | Phoebe (Φοίβη), e Philonoe (Φιλονόη) Na Ilíada de Homero, Helena olha para baixo a partir do muralhas de Tróia e se pergunta por que ela não vê seus irmãos entre os aqueus (Homer) | aqueus As observações narrador que eles são ambos já mortos e enterrados novamente em sua terra natal da Lacedemônia, sugerindo que pelo menos em algumas tradições antigas, ambos. eram mortais Outra conta dos estados mito de que Nemesis (mitologia) |.. Nemesis (Νέμεσις) era a mãe de Helen, e também foi impregnado por Zeus sob o disfarce de um cisne 

Um pastor encontrou o ovo e deu a Leda, que cuidadosamente guardou em uma caixa até que o ovo chocou .

Quando o ovo chocou, Leda Helena adotada como filha de Zeus também comemorou o nascimento de Helena, criando a constelação Cygnus (constelação) |.. Cygnus (Κύκνος), o Cisne, no céu .

 Leda e o cisne e Leda e o ovo eram assuntos populares na arte antiga. Nas artes pós-clássica, tornou-se uma poderosa fonte de inspiração. Veja também Leda e o Cisne para o tema nas artes visuais e do poema de William Butler Yeats.
Bildnis Margarethe Constance Lieser 1917 
Bildnis Margarethe Constance Lieser 1917
Retrato de Margarethe Constance Lieser

Técnica: Óleo sobre tela
Depositário: Unknown


Margarethe Constance Lieser (nascido em 1899) foi a filha de Silvia (nascido Steinhart) e o industrial Adolf Lieser. Ela se casou com um húngaro e morreu durante a Segunda Guerra Mundial, em Londres. O áspero canal e a cor pastosa são típicas para o trabalho final de Klimt
 Infelizmente o paradeiro do retrato é desconhecido até hoje.
 
 Portrait einer Dame, en face (unvollendet) 1917 
Retrato einer Dame, en face (unvollendet) 1917
Retrato de uma Senhora, en face (inacabada)

Medidas: 67 x 65 cm
Técnica: Óleo sobre tela
Depositário: Lentos Kunstmuseum, Linz


O retrato inacabado pertence ao grupo de pinturas 
deixadas no atelier de Klimt após sua morte.

 Bildnis der Ria Munk III 1918
Bildnis der Ria Munk III 1918Retrato de Ria Munk IIIMedidas: 180 x 128 cmTécnica: Óleo sobre telaDepositário: Empresa de propriedade privadaExecutado em 1917-1918, Frauenbildnis (Retrato de Ria Munk III) é a  terceira pintura e última de uma série de três retratos encomendados pela família Munk de sua filha Ria. Um dos últimos e mais modernos de todo o comprimento de Klimt retratos femininos, a pintura oferece um vislumbre dos métodos de trabalho de Gustav Klimt.Aranka Munk era a irmã de Serena Lederer, patrono mais importante de Klimt.Quando a filha de Aranka de suicídio Ria comprometido com um tiro no peito em dezembro de 1911 terem caído com seu amante, o escritor Hans Heinz Ewers, Aranka Munk encomendado Klimt para pintar um retrato no leito de morte de sua filha.

 Os dois primeiros esforços foram rejeitados pelos Munks - a segunda versão foi posteriormente alterada e agora é que se acredita ser Die Tänzerin, o magnífico retrato de uma bailarina, agora na Neue Galerie, em Nova York.Em 1917 Klimt começou o trabalho que retrata Ria que fica de lado e se vira para o espectador com um sorriso sereno. Como com suas outras obras mais célebres, incluindo o icônico retrato de Adele Bloch-Bauer II, o artista envolve o assunto em um fundo ricamente decorativa, desenho de sua paixão pela arte oriental e iconografia do qual ele era um ávido colecionador. 

 O rosto e os detalhes dos arredores estão completas, enquanto o vestido e o chão são rastreados em carvão em um fascinante "finito não '. Enquanto ele se preparar bem para cada composição com uma série de desenhos, esta tela também oferece um vislumbre dos métodos de trabalho de Klimt, revelando que, nesta fase de sua carreira, ele era impulsivo e espontâneo, desenhar diretamente sobre a tela.Logo após a morte de Klimt em 1918, a pintura passou para a posse de Aranka Munk. A pintura foi então abrigada em sua casa à beira do lago em Bad Aussee até 1941, quando a vila e seu conteúdo foram apreendidos pelos nacional-socialistas e o retrato passou para as mãos do colecionador e comerciante William Gurlitt.

 Em 1953 Frauenbildnis estava entre uma série de pinturas importantes que Gurlitt doou à Neue Galerie der Stadt em Linz, que veio a ser conhecido como o Museu Lentos. A pintura posteriormente permaneceu no Museu Lentos, Linz até junho de 2009, quando foi voluntariamente restituído aos herdeiros da Aranka Munk cujos herdeiros confiam à Christie à vender a pintura em seu nome. O quadro foi vendido por quase 25 milhões de dólares norte-americanos.



Secessão de Viena

Secessão de Viena

Para se distanciar do conceito tradicional de arte, Klimt e um grupo de artistas fundaram em 1890 a Secessão de Viena. Devido ao grupo, a versão vienense do Art Nouveau é conhecida como "estilo da Secessão". Hoje, a Casa da Secessão em Viena abriga ainda hoje exposições de jovens artistas.


Homenagem a Beethoven

Homenagem a Beethoven

Um dos trabalhos mais marcantes da Secessão de Viena foi uma exposição em homenagem a Ludwig van Beethoven. Uma estátua do compositor estava no centro da sala, cujas paredes eram decoradas com um ciclo de pinturas de Klimt entitulado "Frisos de Beethoven". Na foto podem ser vistos: "As artes", "Coro dos anjos do paraíso" e "Este beijo ao mundo inteiro". 


Período dourado

Período dourado

Em 1907, Klimt pintou a amante de Zeus "Dânae". Essa figura da mitologia grega era tema predileto de muitos artistas no começo do século 20. A obra faz parte da sua fase chamada de "período dourado", onde ele utilizava tons dourados e o próprio ouro em seus trabalhos. "O beijo" também foi realizado nesse período.


The Golden Phase 
oo




Klimt canino

Klimt canino

No começo de sua carreira, Klimt pintou cúpulas e tetos de teatro, hoje em dia seu trabalho está presente na cultura cotidiana. Numa exposição de cachorros, esse dálmata vestiu uma roupa feita pelo artista Hazy Hartlieb. Ele aplicou e pintou ornamentos típicos de Klimt na manta canina, como espirais, olhos e manchas. Será que essa homenagem alegraria o mestre do Art Nouveau?


Klimt no cinema

Klimt no cinema

Gustav Klimt foi homenageado pelo diretor chileno Raúl Ruiz em filme de 2006. Estrelado por John Malkovich e Veronica Ferres, a película resgata o rico estilo ornamental das pinturas do mestre austríaco. Mas nenhum filme pode se comparar à excitante vida de Gustav Klimt.

-Autoria: Günther Birkenstock (mas) | Edição: Carlos Albuquerque 

- Klimt.com é virtual Museu Klimt exibindo pinturas de Gustav Klimt, Gustav Klimt desenhos, desenhos de estudo de Gustav Klimt, pinturas de Klimt retrato, Obras de Klimt precoce e tardia e fotografias Klimt.




 Li-Sol-30
Fontes: 

DW - Mais galerias de fotos

http://www.dw.de/not%C3%ADcias/cultura-e-estilo/s-7144#
www.klimt.com

Um comentário:

Jomar Filho disse...

Como seria a leitura descritiva e interpretativa da pintura A vida e a morte de Gustava klint?
Obrigado desde já.