domingo, 9 de setembro de 2012

PIETÁ: VENCE FESTIVAL DE VENEZA 2012

                      


O cineasta sul-coreano Kim Ki-duk

Cultura

Dramas sociais e religiosos

 marcam premiações no Festival de Veneza 2012

O Leão de Ouro de melhor filme da 69ª edição do Festival de Cinema de Veneza foi para "Pietá", do sul-coreano Kim Ki-duk. "The Master", inspirado na vida do fundador da cientologia, ganha prêmio de melhor direção. 

O cineasta sul-coreano Kim Ki-duk (na foto acima) foi agraciado por seu filme Pietá com o Leão de Ouro, prêmio máximo do 69° Festival de Cinema de Veneza, na noite deste sábado (08/09). O longa-metragem é um drama criticossocial sobre a ganância, a moral e a perda de valores.

O longa conta a história de um agiota em Seul que costuma mutilar seus clientes inadimplentes. Um dia, uma mulher misteriosa aparece em sua vida, dizendo ser sua mãe. A vida do criminoso – até então dedicada à procura de dinheiro e poder – passa, então, por uma reviravolta.

Em entrevista, o diretor sul-coreano afirmou que seu longa é uma crítica ao "capitalismo extremo" e que o dinheiro teria sido o "terceiro ator" de seu filme. O título do filme faz referência a uma das obras mais conhecidas de Michelangelo – a escultura Pietá, cuja réplica se encontra na entrada da Basílica de São Pedro, em Roma. Em Veneza, Kim falou a jornalistas que havia visto a estátua duas vezes no Vaticano e, desde então, tornou-se um grande admirador daquela "obra-prima".
 
Cena do longa-metragem 'Pietá', de Kim Ki-duk
 
Cena do longa-metragem 'Pietá', de Kim Ki-duk

Kim Ki-duk é um dos mais conhecidos diretores sul-coreanos. Em 2004, o cineasta de 51 anos já havia ganhado o Leão de Prata de melhor diretor por seu filme Bin-jip. Em suas produções, Kim se concentra, frequentemente, no destino e nos sentimentos de personagens que vivem de forma isolada.
O presidente do júri do Festival de Cinema de Veneza 2012, o diretor norte-americano Michael Mann., elogiou todos os 18 filmes que concorriam ao Leão de Ouro, classificando-os como "ótimos", "multifacetados" e "inovadores". Mas Pietá se destaca entre eles, afirmou Mann.
https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEg4AHfKmN1vYb1zU-0S8SCJrOOLM23M_NhyIVYEkl3rlt0ptFC5Iwb4lnzHmDs5wCh7apTgG_IwoXb9Yg6gIWuRe-b5AcsZc_qI5Dp4-pqWOnhnYI5cAjCPIw5oZFI6HVe14HthijPUsRza/s1600/@raminhoPicasso..bmp
 Fonte:
DW.DE - Deutsche Welle
http://www.dw.de/dw/article/0,,16227957,00.html?maca=bra-newsletter_br_Destaques-2362-html-newsletter
 

Nenhum comentário: