terça-feira, 17 de julho de 2012

GUERNICA , PRA QUÊ TE QUERO?



ARTE DO SÉCULO XIX ATÉ HOJE - GUERNICA

ARTE DO SÉCULO XIX ATÉ HOJE

         História da arte
         
          “Guernica”- Pablo Picasso – O painel foi produzido em 1937 (quando da exposição Internacional de Paris). Essa obra retrata a visão do bombardeamento alemão em Guernica na Espanha, representa a cidade basca após o bombardeio pelos aviões da Luftwaffe de Adolf Hitler em 26 de abril e 1937, sendo uma das obras mais significativas de Picasso, a obra é uma manifestação pictórica (relativo à pintura) de episódios violentos, um painel, imenso pintado a óleo. “Guernica” esta inserida em uma história estética e na evolução da obra de Picasso, o artista mais famoso e também o mais versátil do século XX.

   Crítica da arte

  “Guernica”- O trabalho do artista nessa obra, não é cópia nem ilustração do mundo real, mas um acréscimo novo e autônomo. Por força do tema dessa obra e conjuntura da época que foi criada cristaliza-se uma tendência de vê-la como panfleto político, sempre carregou um peso ideológico, sempre foi vista como um grito contra o despotismo e também contra a violência. Essa pintura representa ainda a brutalidade, dor e a desesperança da guerra, assim sendo, ela foi à expressão máxima não só do sofrimento espanhol, como também o impacto devastador dos armamentos modernos de guerra sobre suas vítimas em todas as partes do mundo.

Filosofia da arte

            “Guernica”- A obra está incluída na produção artística de Picasso, a obstinação no caráter político da obra, afasta a atenção do caráter estético, mas essa necessita ser a prioridade, pois estamos diante de uma obra de arte, sendo por sinal belíssimo, eloqüente, grandioso, representando atrocidade das vidas estilhaçadas, corpos revirados do avesso, causa assombro e espanto de quem a contempla.

" O que conta é o que a gente faz 
e não o que tem a intenção de fazer"
 
 Pablo Picasso
 Ontem, Nazi cinzenta
hoje,caça-terroristas
-" a-tua " Democracia.
ade.*.
Nova Guernica 
admirável no olhar
- bis do pecado mortal.
ade.*.
 Linda!
  

https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEg4AHfKmN1vYb1zU-0S8SCJrOOLM23M_NhyIVYEkl3rlt0ptFC5Iwb4lnzHmDs5wCh7apTgG_IwoXb9Yg6gIWuRe-b5AcsZc_qI5Dp4-pqWOnhnYI5cAjCPIw5oZFI6HVe14HthijPUsRza/s1600/@raminhoPicasso..bmp
Pablo Picasso

Li-Sol-30
 Fonte:
Haicais- instantâneos de hoje- Radeir
http://www.academus.com.br/group/a-arte-e-a-filosofia/  
Publicado por Elizabete Jackowski Moresco em 9 agosto 2011 às 20:38
 em A ARTE E A FILOSOFIA
 

Nenhum comentário: