Lyonel Feininger Charles Adrian (1871-1956) foi um pintor germano-americano e caricaturista. Feininger nasceu de pais de descendência alemã e cresceu em Nova York. Ele se mudou para Berlim, em 1887, para estudar na Akademie Königliche Berlim, sob Ernst Hancke escolas e arte em Berlim, com Karl Schlabitz e em Paris com o escultor Filippo Colarossi. Ele começou a trabalhar como caricaturista para várias revistas, incluindo Mesa Redonda Harper, os jovens de Harper, Blätter Humoristische, Blätter Lustige, Narrenschiff Das, Berliner Tageblatt e Ulk.
Feininger casou com Fürst Clara, filha do pintor Gustav Fürst e eles tiveram duas filhas. Mais tarde, ele teve filhos também vários juntamente com Julia Berg e que mais tarde se casou.
O artista é representado com desenhos nas exposições da Secessão anual Berlim nos anos 1901 a 1903.
Feininger só começou a trabalhar como artista com a idade de 36, depois de ter trabalhado como um caricaturista comercial por vinte anos para vários jornais e revistas, tanto nos EUA e na Alemanha, ele era um membro da Sezession Berliner em 1909, foi associada com expressionista grupo Die Brücke, o Novembergruppe, Gruppe 1919, o círculo Blaue Reiter e The Four Blue. Famoso, ele desenhou a capa para o 1919 Bauhaus manifesto - "catedral" um woodblock expressionista. Ele também ensinou na Bauhaus durante vários anos.
Quando o NSDAP chegou ao poder em 1933, a situação se tornou insuportável para Feininger e sua esposa, que foi parcialmente judeu. Eles se mudaram para os Estados Unidos depois de seu trabalho foi exibido na "arte degenerada" (Entartete Kunst) em 1936, mas antes da exposição de 1937 em Munique.
Feininger foi um dos poucos artistas multa também para desenhar histórias em quadrinhos como cartunista. Sua vida curta tiras, The Kin-Der-Kids and World Wee Willie Winkie eram conhecidos por sua fey humor e experimentação gráfica.
Feininger teve também a atividade intermitente como pianista e compositor, com várias composições para piano e fugas para órgão existentes.
Seu filho, Andreas Feininger, tornou-se famoso como fotógrafo de Nova York.
Feininger casou com Fürst Clara, filha do pintor Gustav Fürst e eles tiveram duas filhas. Mais tarde, ele teve filhos também vários juntamente com Julia Berg e que mais tarde se casou.
O artista é representado com desenhos nas exposições da Secessão anual Berlim nos anos 1901 a 1903.
Feininger só começou a trabalhar como artista com a idade de 36, depois de ter trabalhado como um caricaturista comercial por vinte anos para vários jornais e revistas, tanto nos EUA e na Alemanha, ele era um membro da Sezession Berliner em 1909, foi associada com expressionista grupo Die Brücke, o Novembergruppe, Gruppe 1919, o círculo Blaue Reiter e The Four Blue. Famoso, ele desenhou a capa para o 1919 Bauhaus manifesto - "catedral" um woodblock expressionista. Ele também ensinou na Bauhaus durante vários anos.
Quando o NSDAP chegou ao poder em 1933, a situação se tornou insuportável para Feininger e sua esposa, que foi parcialmente judeu. Eles se mudaram para os Estados Unidos depois de seu trabalho foi exibido na "arte degenerada" (Entartete Kunst) em 1936, mas antes da exposição de 1937 em Munique.
Feininger foi um dos poucos artistas multa também para desenhar histórias em quadrinhos como cartunista. Sua vida curta tiras, The Kin-Der-Kids and World Wee Willie Winkie eram conhecidos por sua fey humor e experimentação gráfica.
Feininger teve também a atividade intermitente como pianista e compositor, com várias composições para piano e fugas para órgão existentes.
Seu filho, Andreas Feininger, tornou-se famoso como fotógrafo de Nova York.
Lyonel Charles Adrian Feininger (1871-1956) was a German-American painter and caricaturist. Feininger was born to parents of German descent and grew up in New York City. He moved to Berlin, in 1887, to study at the Königliche Akademie Berlin under Ernst Hancke and art schools in Berlin with Karl Schlabitz and in Paris with sculptor Filippo Colarossi. He started working as a caricaturist for several magazines including Harper's Round Table, Harper's Young People, Humoristische Blätter, Lustige Blätter, Das Narrenschiff, Berliner Tageblatt and Ulk.
Feininger married Clara Fürst, daughter of the painter Gustav Fürst and they had two daughters. Later he had also several children together with Julia Berg and they later married.
The artist is represented with drawings at the exhibitions of the annual Berlin Secession in the years 1901 through 1903.
Feininger only started working as an artist at the age of 36, after having worked as a commercial caricaturist for twenty years for various newspapers and magazines in both the USA and Germany; he was a member of the Berliner Sezession in 1909, was associated with expressionist group Die Brücke, the Novembergruppe, Gruppe 1919, the Blaue Reiter circle and The Blue Four. Famously, he designed the cover for the Bauhaus 1919 manifesto - an expressionist woodblock 'cathedral'. He also taught at the Bauhaus for several years.
When the NSDAP came to power in 1933, the situation became unbearable for Feininger and his wife, who was partly Jewish. They moved to America after his work was exhibited in the 'degenerate art' (Entartete Kunst) in 1936, but before the 1937 exhibition in Munich.
Feininger was one of the very few fine artists also to draw comic strips as a cartoonist. His short-lived strips, The Kin-Der-Kids and Wee Willie Winkie's World were noted for their fey humor and graphic experimentation.
Feininger also had intermittent activity as a pianist and composer, with several piano compositions and fugues for organ extant.
His son, Andreas Feininger, became famous as a photographer of New York City.
Feininger married Clara Fürst, daughter of the painter Gustav Fürst and they had two daughters. Later he had also several children together with Julia Berg and they later married.
The artist is represented with drawings at the exhibitions of the annual Berlin Secession in the years 1901 through 1903.
Feininger only started working as an artist at the age of 36, after having worked as a commercial caricaturist for twenty years for various newspapers and magazines in both the USA and Germany; he was a member of the Berliner Sezession in 1909, was associated with expressionist group Die Brücke, the Novembergruppe, Gruppe 1919, the Blaue Reiter circle and The Blue Four. Famously, he designed the cover for the Bauhaus 1919 manifesto - an expressionist woodblock 'cathedral'. He also taught at the Bauhaus for several years.
When the NSDAP came to power in 1933, the situation became unbearable for Feininger and his wife, who was partly Jewish. They moved to America after his work was exhibited in the 'degenerate art' (Entartete Kunst) in 1936, but before the 1937 exhibition in Munich.
Feininger was one of the very few fine artists also to draw comic strips as a cartoonist. His short-lived strips, The Kin-Der-Kids and Wee Willie Winkie's World were noted for their fey humor and graphic experimentation.
Feininger also had intermittent activity as a pianist and composer, with several piano compositions and fugues for organ extant.
His son, Andreas Feininger, became famous as a photographer of New York City.
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