quinta-feira, 24 de novembro de 2011

GERALDO VANDRÉ QUEBRA O SILÊNCIO APÓS 37 ANOS E FALA DA DITADURA


FONTE; GLOBO NEWS-
PROGRAMA DOSSIÊ GLOBO NEWS
JORNALISTA-GENETON MORAES NETO

Depois de quatro décadas de isolamento, o cantor e compositor Geraldo Vandré, que se transformou em um dos maiores enigmas da MPB, resolve finalmente quebrar o silêncio. 

Autor de clássicos como "Disparada" 
e "Pra Não Dizer que Falei das Flores" -
- esta, transformada em hino de manifestações 
contra a ditadura militar 
 
- Vandré deu uma entrevista 
ao repórter Geneton Moraes Neto 
no dia em que completava 75 anos de idade. 

Desde que voltou do exílio, 
no segundo semestre de 1973, 
ele não falava para a televisão.

A chave da bela música brasileira



 AMADA....PATRIA ... AMADA

(O homem canta:)
"Se é pra dizert-te adeus
pra não te ver jamais
Eu - que dos filhos teus
fui te querer demais

- no verso que hoje chora
para me fazer capaz
da dor que me devora
quero dizer-te mais

que além de adeus
agora eu te prometo
em paz levar comigo
afora o amor demais."
(A amada canta:)
"Amado meu sempre será
quem me guardou
no seu cantar

quem me levou além do céu
além dos seus
e além do mais amado meu
que além de mim se dá
não se perdeu nem se perderá."

HOMENAGEM À FAB
- Força Aérea brasileira

" Desde os tempos distantes de criança
numa força sem par do pensamento
teu sentido infinito e resultante
do que sempre será meu sentimento/ todo teu/
todo amor e encantamento
vertente resplendor e firmamento.

Como a flor do melhor entendimento
a certezaque nunca me faltou
na firmeza do teu querer bastante
seja perto ou distante e meu sustento.

De lamentos não vive
o que é querente
do teu ser no passado e no presente.

Do futuro direi que sabem gentes
de todosos rincões e continentes
que só tu sabes do meu querer silente

porque só tu soubeste, enquanto infante
das luzes do luzir mais reluzente
pertencer ao meu ser mais permanente.

Refrão:

Vive em tuas asas todo o meu viver
meu sonho marinho / todo amanhecer"


(Nada me tira da cabeça que o jovem entusiasta Geraldo Vandré
sofreu sim uma lavagem cerebral e parou no tempo - isolado náufrago
obstinado , prisioneiro, louco para voar.....)

A lavagem cerebral  levou a flor da sua consciência
estraçalhou sua sensibilidade
-estagnado envelheceu antes da hora...

Posso estar enganada,
mas esse velho alheio,
infeliz , absolutamente, 
Não é Vandré!)

Radeir

     

    FONTE; GLOBO NEWS-

    Enviado por em 15/03/2011 

    Licença padrão do YouTube 


     

    Nenhum comentário: