quarta-feira, 13 de novembro de 2013

GERHARD RICHTER - SÉCULO XX e XXXI




 
 
Gerhard Richter - Meine Bilder sind klüger als ich (1/4)-15min.
 
 
Gerhard Richter : No Studio - 23min.
 
 
Gerhard Richter  - Panorama - 29min.
 
 
 
Uwe M. Schneed : Gerhard Richter -15min. 
 Gerhard Richter - Meine Bilder.15min.

 
Gerhard Richter - 


Para o estilo Juiz é algo que deve ser superado. Como um coelho pinta sempre em uma direção diferente quando você pensou que seria apenas ir em linha reta. 9 de fevereiro ,foi um dos mais importantes artistas contemporâneos 80 "

 Este relatório oferece uma seção transversal fantástico do seu trabalho e permite que o artista vem juiz alguns tons mais perto. É fascinante como despretensioso pode ser percebida aqui e como para a terra que ele está falando sobre o seu " ofício " , art. Lembra-me de seu personagem em termos de artesanato , para Baselitz , sua calma e equilíbrio, algo para fumar. Grande pessoa. Parte de suas obras podem ser de 0:02 . em Berlim para explorar - com tantas abstrações , com tantos "segredo" , etc .. Comprimento total do documento , que foi ao ar na BR- alpha, 58:23 min - Parte 1/4 - PlacidusPlagiat

Material Caos  - Russian Contemporary Art... - 12min.


 Art Gallery Alpha Males - Episode 1 -18 março 2008 -2min.

Art gallery Alpha Males - Episode  2 -MFA- 27março2008 - 5min




 
 
 




 Richter oficialmente começou a pintar em 1962. Aqui nós damos-lhe acesso a seus vários trabalhos, que vão desde óleos sobre tela de fotografias repintado, e incluindo a referência histórica de fotografias, Atlas.

Interativo cronograma

Primeiros Anos

Gerhard Richter nasceu de Horst e Hildegard Richter, em Dresden em 9 de fevereiro de 1932. Tendo casado no ano anterior, Gerhard era seu primeiro filho, com uma filha, Gisela, chegando em 1936. Horst Richter, Gerhard com quem não tinha uma relação estreita, era um professor em uma escola secundária em Dresden. 1 Hildegard era um livreiro, e como seu pai, um pianista talentoso. Ela era apaixonada por literatura, e passou em seu entusiasmo e conhecimento para o jovem Gerhard. Eles eram, em muitos aspectos, uma família de classe média. Em uma entrevista com Robert Storr, Richter descreveu sua vida familiar precoce como "simples, ordenada e estruturada - mãe tocar piano ea ganhar dinheiro pai". 2

Em 1935, Horst foi oferecido um cargo em uma escola em Reichenau, em seguida, uma parte da Saxônia, agora Bogatynia na Polônia. A família mudou-se devidamente para a cidade, que era muito menor e menos estimulante do que Dresden. 3 Enquanto viver aqui era provar muito mais seguro do que estar em Dresden, quando a guerra começou, talvez, marcou o início de uma deterioração gradual na relação entre Horst e Hildegard. A tensão aumentou quando Horst foi recrutado para o exército alemão e deixou de lutar em primeiro na frente oriental, em seguida, a frente ocidental, onde posteriormente foi capturado pelas forças aliadas e detidos em um prisioneiro americano do campo de guerra até o final do a guerra. Em 1946, ele foi liberado e voltou para sua família, que já havia se mudado de Reichenau ao mesmo menor Waltersdorf, uma aldeia na fronteira checa.

Em seu retorno, a recepção de Horst não era tão quente como ele poderia ter esperado. Comentando sobre esta muitos anos depois, Gerhard explicou: ". Ele compartilhou o destino da maioria dos pais no momento ... Ninguém queria que eles" 4 Em uma entrevista com Jan Thorn-Prikker em 2004, ele acrescentou: "[Nós] foram tão alienados dele que não sabem como lidar com o outro "5 Embora parecendo ter mantido opiniões políticas neutras, ex-membro do Horst do Partido Nacional Socialista -. uma organização que todos os professores foram obrigados a juntar-se - tornou praticamente impossível retornar ao ensino, e por isso ele trabalhou por um tempo em uma fábrica têxtil na cidade vizinha de Zittau antes de encontrar um posto como um administrador de um programa de ensino à distância para uma instituição de ensino em Dresden. 6

Próprias memórias de Gerhard dos seus primeiros anos de vida são uma combinação de carinho e frustração, tristeza e emoção. Enquanto sua família deixaram Dresden quando Richter tinha apenas três anos de idade, ele lembra a casa em que ele nasceu em Grossenhainer Strasse, e em particular na casa de sua bisavó "não muito longe do original Circus Sarrasani edifício, onde, como um jovem rapaz eu podia ver as barracas de elefantes através das janelas do porão caixa de costura Minha bisavó, feito de pele de tatu Um homem caindo de uma escada -.. algo que, de acordo com os meus pais, só que eu já tinha visto "7 Little está documentado sobre. As memórias de Gerhard de Reichenau, embora suas lembranças sobre seu tempo na Waltersdorf são mais vivas, e não menos importante, porque quando eles se mudaram para a aldeia, ele já era mais de dez anos de idade. Ele tem sido descrito como "uma criança superdotada, mas notoriamente ruim na escola" 8 com Dietmar Elger observando que "ele mesmo trouxe para casa notas baixas no desenho". 9 Ele saiu da escola de gramática em Zittau e participou em vez de uma escola profissional, onde ele estudou estenografia, contabilidade e russo. Além de não desfrutar de escola, ele sentiu que realmente não pertencem Waltersdorf, recordando: "Nós mudou-se para uma nova aldeia, e automaticamente eu era um outsider. Que eu não podia falar o dialeto e assim por diante." 10 Como com a maioria dos garotos de sua idade, a partir de 1942, ele foi obrigado a se juntar ao Pimpfen, a organização para as crianças que os preparou para a Juventude Hitlerista. Felizmente, ele era apenas um pouco jovem demais para ter sido convocado para o próprio exército durante o último ano da guerra. 11

Apesar de viver no campo, experiências de Gerhard da guerra foram, no entanto intensa. Além das dificuldades econômicas óbvias ea ausência de seu pai por vários anos importantes no seu desenvolvimento, a sua família não escapou perda pessoal, com os dois irmãos de Hildegard, Rudi e Alfred, ambos que estão sendo mortos em serviço ativo. "Foi triste quando os irmãos de minha mãe caiu na batalha Primeiro um, depois o outro eu nunca vou esquecer como as mulheres gritavam.." 12. Irmã de Hildegard, Marianne, também encontrou um final lamentável para sua vida: sofrendo de problemas de saúde mental , como resultado das políticas de eugenia do Terceiro Reich, ela morreu de fome em uma clínica psiquiátrica. 13

Enquanto poupado muito do bombardeio direto para que nas proximidades Dresden foi exposto, a guerra estava muito presente em Waltersdorf. Falando à Jan Thorn-Prikker, Gerhard lembra: "Os soldados alemães em retirada, os comboios, os aviões russos voando baixo atirando em refugiados, nas trincheiras, as armas em torno de mentir em todos os lugares, artilharia, discriminadas carros. Então as invasões dos russos [...] o saque, estupros, um enorme campo onde nós, as crianças, por vezes, tem sopa de cevada. "14 Gerhard era fascinado pelos militares, comentando:" Quando os soldados chegaram até a vila, fui até eles e queria se juntar a eles. "15 Falando a Robert Storr, ele explicou:" Quando você estiver 12 anos de idade você é muito pouco para entender tudo o que ideológica abracadabra ". 16 com a curiosidade infantil e senso de aventura, ele e seus amigos iria jogar no madeiras e trincheiras, rifles de tiro brincadeira que eles tinham encontrado em torno de mentir. "Eu pensei que era grande [...] Eu estava fascinado, como todas as crianças, ou todos os meninos." 17 Embora ele era jovem, ele entendeu o significado da guerra, e em fevereiro de 1945, recorda a obliteração virtual Dresden: ". Durante a noite, todos saíram para a rua nesta aldeia 100 quilômetros de distância. Dresden estava sendo bombardeado, "Agora, neste momento! '" 18

O fim da II Guerra Mundial, em muitos aspectos, coincidiu com a transição de Gerhard da infância para a adolescência, e, agora sob o controle soviético após o Acordo de Potsdam, que era para ser uma Alemanha muito diferente da que ele tinha nascido.
1 Dietmar Elger, Gerhard Richter, Uma Vida em pintura, (traduzido por Elizabeth M. Solaro) University of Chicago Press, Chicago e Londres, 2009, p.4.
2 Entrevista com Richter por Robert Storr, realizada com a assistência de Catharina Manchanda, April 21-23, 2001. Citado em Robert Storr, Gerhard Richter, Quarenta Anos de Pintura, The Museum of Modern Art, New York, 2002, p.19. Elger afirma: "o artista lembra crescendo uma criança comum em uma família comum lutando para lidar com as pressões extraordinárias do nacional-socialismo". [A Vida em pintura, p.4]
3 Elger Reichenau descreve como "um local monótono mergulhada na indústria pesada", A Life in Pintura, p.5.
4 Entrevista com Richter por Robert Storr. Citado em quarenta anos de pintura, p.19.
5 Entrevista com Jan Thorn-Prikker de 2004, Gerhard Richter:. Texto, Thames & Hudson, London, p.465.
6 Elger, A Vida em pintura, nota 6, p.358.
7 Entrevista com Jan Thorn-Prikker de 2004, Gerhard Richter:. Texto, p.466.
8 Jürgen Harten [ndr.], Gerhard Richter Bilder Paintings 1962-1985, p.9.
9 Elger, A Life in Pintura, p.7.
10 Entrevista com Richter por Robert Storr, Gerhard Richter: Texto, p.375.
11 Jürgen Harten [ndr.], Gerhard Richter Bilder Pinturas 1962-1985, p.9.
12 Entrevista com Jan Thorn-Prikker de 2004, Gerhard Richter:. Texto, p.466-467.
13 Elger, A Vida em pintura, p.6.
14 Entrevista com Jan Thorn-Prikker de 2004, Gerhard Richter:. Texto, p.466.
15 Entrevista com Anna Tilroe de 1987. Ibid., P.197.
16 Storr, Quarenta Anos de Pintura, p.19.
17 Entrevista com Jan Thorn-Prikker de 2004, Gerhard Richter:. Texto, p.466.
18 Entrevista com Richter por Robert Storr. Citado em quarenta anos de pintura, p.19.




Interativo cronograma
 
Cronologia
1932: 09 de fevereiro: Gerhard Richter nasceu em Dresden-Neustadt Hospital de Hildegard Richter, um livreiro, e Horst Richter, um professor secundário.
 
1933: 30 de janeiro: Adolf Hitler se torna chanceler.
1936: A família muda-se para Reichenau Richter, a leste de Dresden (agora Bogatynia, Polónia). De Richter irmã Gisela nasce.
1939: 01 de setembro: a invasão alemã da Polônia; Horst convocado para o exército e enviado para a Frente Leste.
 
1942: Richter recrutado para o Pimpfe, a organização que as crianças preparadas para participar da Juventude Hitlerista.
 
1943: Hildegard e as crianças passam a Waltersdorf rural para escapar dos perigos crescentes da Segunda Guerra Mundial. Horst transferido para a Frente Ocidental, onde ele é capturado pelos Aliados e vai passar o resto da guerra em um prisioneiro americano do campo de guerra.
1944: de Richter tio Rudi morto na guerra, ele se tornaria o sujeito da foto pintura Tio Rudi [CR: 85] , em 1965.
 
1945: Morte de Richter tia Marianne, que é morto, como parte do programa de eugenia nazista, e de quem Richter faria uma pintura da foto, tia Marianne [CR: 87] , em 1965.
Fevereiro: bombardeios aéreos aliados deixar Dresden em ruínas.
Dezembro: Richter recebe uma câmera prato simples como um presente de Natal de sua mãe. Werner Jungmichel, dono de uma loja de câmeras em Waltersdorf ensina o jovem Richter para desenvolver e imprimir fotografias, uma habilidade que ele iria continuar a usar como uma ajuda para a pintura e como um meio de gravação de seu próprio trabalho.
 
1946: Depois da guerra, Horst volta para casa, mas como um ex-membro do Partido Nacional-Socialista é incapaz de voltar ao ensino e aceita um emprego como operário em uma fábrica têxtil em Zittau. Richter faz sua primeira tentativa séria de desenho de um nu, copiado de um livro. Matricula em uma escola de comércio em Zittau onde ele aprende estenografia, digitação e contabilidade. Faz amizade com Hans Lillig, um pintor mural ativo em Waltersdorf que dá aulas na escola local.
 
1947: Assiste escola à noite para estudar pintura.
1948: Recebe o diploma trade-escola.
1949: Trabalha com um pintor sinal em Zittau.
07 de outubro: fundação da República Democrática Alemã (RDA).
1950: Fevereiro: funciona para cerca de seis meses como assistente de pintor set no teatro municipal em Zittau.
Agosto: decide se tornar um artista profissional. Aplica-se, sem sucesso, Dresden Art Academy (Hochschule für Bildende Künste Dresden) para o semestre de inverno 1950/51.
Outubro: Seguindo a sugestão da Academia que ele trabalha em uma "propriedade do povo" fábrica e reaplique, Richter aceita um emprego como pintor de sinal em DEWAG em Zittau.
1951: reaplica a Dresden Art Academy e desta vez é aceito. Deixa o seu trabalho em DEWAG e retorna para Dresden.
 
Tudo o que havia sido destruído. Havia apenas pilhas de escombros à esquerda e à direita do que tinha sido ruas. Cada dia nós caminhamos da academia para o refeitório, através dos escombros, cerca de dois quilômetros e volta.
[Elger de 2009, pp.10-11]
 
Setembro: matricula em Dresden Art Academy. Produção artística de Richter, em Dresden é caracterizada por dois corpos distintos de trabalho: suas atribuições oficiais e uma entidade privada, mais experimental do trabalho.
 
Meu tempo em Dresden fundamental e poderosamente me influenciou, embora eu realmente não estava ciente disso no momento. Eu percebi isso depois. No entanto, na medida em que a "grande tradição da pintura alemã vai, eu recebi uma conta muito desigual de que, devido à inclinação ideológica sobre a arte como foi ensinado para nós, e as atitudes sobre a arte moderna, que eram mais ou menos mutilado pela momento em que chegou até nós do Ocidente.
[Entrevista com Jeanne Anne Nugent, 2006, Richter 2009, p.511]

 

Richter (à esquerda) com Heinz Lohmar em sala de aula mural de Lohmar de 1954
 
1953: matricula na aula de pintura mural com Heinz Lohmar.
 
1955: pinta a Ceia, um mural na sala de jantar da Academia. Estágios duas fotografias performativas com seu artista amigos Joachim Jastram e Alfred Thomalla: Loucura e enforcamento.
Verão: Viaja a oeste de Hamburgo e Munique. Visitas Paris.
Dezembro: Designado para o projeto mural para o Deutsches Hygiene-Museum.
 

Mural Alegria da Vida Humana no Deutsches Hygienemuseum, Dresden, 1956
 
1956: Graduados de Dresden Art Academy e completa o projeto Alegria da Vida (Lebensfreude). Ele logo tem comissões suficientes para trabalhar de forma independente.
Nos anos que antecederam a sua reinstalação no Ocidente ele completa vários murais, incluindo um projeto baseado em contos de 1001 noites para um jardim de infância local.
Permanece na Academia como um (aprendiz), desenho 'aspirante' a vida docente durante três anos, em troca de um salário e um estúdio. Um de seus alunos, Manfred Kuttner, se tornaria um dos colaboradores de Richter na década de 1960, depois de ambos se mudaram para a Alemanha Ocidental.
 
Eu estava sempre à procura de uma terceira via em que o realismo do Leste e do modernismo ocidental seria resolvido em uma construção redentora. Além disso, trabalhos subterrâneos, desafiadoramente desconhecido e isolado, nunca foi para mim - que não era a minha praia.
[Elger 2009, p.22]
 
1957: Torna Elbe , uma série de trinta e um monotipias.
Junho: Casa-se com Eufinger Marianne 'Ema' na Alemanha Ocidental.

Trabalhadores Uprising Mural, na sede do partido Unidade Socialista, Dresden 1959
1958: Assiste a Exposição Universal de Bruxelas.
 
1959: Completa um mural para a sede do Partido Socialista Unificado em Dresden, Trabalhadores Uprising.
Verão: Visita a documentação II em Kassel, onde ele está impressionado com o trabalho dos pintores Jackson Pollock e Lucio Fontana. Toma uma série de fotografias das exposições, que ele compartilha com seus amigos artistas de volta em Dresden.
 
O grande descaramento dele! Isso realmente me fascinou e me impressionou. Eu quase poderia dizer que essas pinturas foram a verdadeira razão pela qual eu deixei a RDA. Eu percebi que havia algo de errado com a minha maneira de pensar.
 
[Entrevista com Benjamin HD Buchloh (1986) em Richter 2009, p.163]
Entre seu retorno de Kassel a Dresden e sua reinstalação no Ocidente, empreende uma série de experimentos explorando Informel por um lado e naturezas-mortas inspirados por Giorgio Morandi, do outro.
 
No final, as coisas estavam indo bem para mim na RDA. Como pintor mural, eu não estava tão exposta às acusações formalistas como os outros no sistema, mas que era uma perspectiva satisfatória, acima de tudo, porque os quadros que eu pintei do lado, que era minha verdadeira preocupação, tornou-se cada vez pior, menos livre e menos genuína.
[Elger 2009, p.29]
 
1961: Viaja sozinho para a União Soviética, deixando uma mala extra na estação de Tempelhof em Berlim na viagem de volta. Continua a Dresden para buscar Ema, o casal diante de viagens para Berlim Oriental, onde embarcar em um S-Bahn para o Setor Oeste.
Depois de oito dias em um campo de refugiados em Göttingen, eles viajam para Oldenburg, onde os pais de Ema está vivendo. Richter viaja para Düsseldorf, onde Ema viria a se juntar a ele. Ele não voltaria a Dresden para 25 anos.
Primavera: mergulha na cena do art. Finalizando sua ruptura com o Oriente, ele monta as fotos das obras que ele tinha feito em Dresden e coloca-los em uma carteira. Faz trabalhos informel com títulos como Wound e Scar. Aplica-se a Düsseldorf Art Academy e é aceito para a classe liderada por Ferdinand Macketanz para o semestre de inverno.
13 de agosto: Construção do Muro de Berlim começa.
 

Cartão do convite para a exposição Kuttner, Lueg, Polke, Richter em Kaiserstraße 31a, Düsseldorf, maio 1963
 
1962: Torna primeiras pinturas de fotos. Tintas Tabela [CR: 1] , que se tornaria a primeira entrada no seu catálogo raisonné auto-organizada.
 
Quando eu copiei as primeiras fotos, eu tinha a sensação de, pela primeira vez, que eu estava fazendo algo especial e, acima de tudo, algo em meu próprio. No jargão do dia, era 'radical'. E aqueles que viram, de repente, não tinha argumento, exceto para o que era inaceitável simplesmente ignorar as regras e copiar uma foto.
 
[Elger 2009, p.46]
Fevereiro: Reunido com Kuttner e atende Konrad Lueg (mais tarde Konrad Fischer), e Sigmar Polke na revisão exposição Kunstakademie no final do semestre de inverno.
No verão: Junto com Lueg e Polke, transfere para a classe de Karl Otto Götz.
08-30 setembro: Primeira exposição profissional, M. Kuttner - G. Richter: Düsseldorf na Galerie Junge Kunst, Fulda. Após a exibição, ele queima as obras que ele tinha mostrado.
 

Loja de móveis Berges, local para estar com Pop: A demonstração de Realismo Capitalista, outubro 1963
 
1963: Continua pinturas de fotos. Inicia um inventário de trabalho, começando com Tabela [CR: 1] .
De janeiro: A edição deste mês da Arte Internacional introduz Richter e amigos para Pop Art.
Fevereiro: Durante a revisão exposição anual de estudantes, Lueg aponta o trabalho de Blinky Palermo de Richter. Palermo e Richter encontrar na Kunstakademie ainda este ano.
Primavera: viaja para Paris com Lueg - eles se apresentam às galerias parisienses como dos artistas pop alemães ". Vê a obra de Roy Lichtenstein na Galerie Ileana Sonnabend.
 

Detalhe do Cervo (Hirsch), CR: 7, 1963
11-26 maio: Kuttner, Lueg, Polke, Richter exposição em uma loja abandonada em Kaiserstraße 31a, Düsseldorf. O convite conjunto projetado leva vários "ismos", colocando-os como questões: Pop Art? Realismo imperialista? Antikunst? Noveau Realisme? Neo-Dada? Em uma carta a Neue Deutsche Wochenschau Richter descreve o projeto como a "primeira exposição da" Pop Art alemão "'e moedas o termo" realismo capitalista ".
11-25 outubro: Gerhard Richter / Konrad Lueg: Living com Pop: A demonstração de Realismo Capitalista no Möbelhaus Berges, Düsseldorf. Por esta 'manifestação' em um showroom de móveis dos dois artistas pendurados seus trabalhos ao lado de móveis apresentado em plintos e apresentou-se como obras de arte.
Apresentamos-nos, não como artistas, mas como esculturas. Eu queria me exibir como um ocupante, como um membro da pequena burguesia, com esta manta patético no sofá.
[Elger 2009, p.66]
 

Detalhe da Schärzler, CR: 17, 1964
 
1964: Começa a usar um projetor para fazer pinturas de fotos. Faz primeiras pinturas cortina.
Fevereiro: Terceiro e último show no Kunstakademie Düsseldorf. Junto com Polke, Lueg e Kuttner, leva a Wuppertal e instala obras no jardim da frente da casa de campo de Rudolf Jährling em Moltkestrasse 61, resultando em um show do grupo em seus Parnass Galerie final daquele ano.
10 junho - 10 julho: Gerd Richter: Pinturas Foto, Retratos e famílias em Galerie Friedrich & Dahlem, Munich. (Sua obra é apresentada ao lado do trabalho de Peter Klasen.)
Julho: Folhas Academy. Assiste Festival Fluxus na Technische Hochschule, Aachen.
09-30 setembro: Primeira exposição individual, Gerhard Richter, na Galerie Schmela, Düsseldorf.
16 setembro - 5 novembro: Participa na exposição inaugural na Galerie René Block, Berlin - Neo-Dada, Pop, Décollage, Realismo Capitalista - ao lado Lueg, Polke, Wolf Vostell et al.
19 outubro - 20 novembro: Uwe Lausen, Natai Morosov, Gerd Richter, Galerie Friedrich & Dahlem, Munich.
18 novembro - 5 janeiro 1965, Gerd Richter: Imagens do Realismo Capitalista, Galerie René Block, em Berlim.
20 novembro - 30 dezembro: Novos Realistas: Konrad LUEG, Sigmar Polke, Gerd Richter, Galerie Parnass, Wuppertal.
 
O contato com pintores como-ocupados - um grupo tem um grande significado para mim: nada vem de forma isolada. Temos trabalhado para fora nossas idéias, em grande parte, falando através delas. Desligando-me longe do país, por exemplo, não faria nada para mim. Uma depende de seus arredores. E assim o intercâmbio com outros artistas - e, especialmente, a colaboração com a Lueg e Polke - importa muito para mim: é parte da entrada que eu preciso.
[Notas (1964) em Richter 2009, p.23]
 

Detalhe do Tio Rudi (Onkel Rudi), CR: 85, 1965
 
1965: Tintas Tio Rudi [CR: 85] e obras cortina. Cria primeiro múltipla, cão , em uma edição de oito. Começa a usar suas próprias fotografias como fonte de material para pinturas de fotos.
Verão: Visitas Hommage à Marcel Duchamp exposição no Museu Haus Lange, Krefeld (6 junho - 1 agosto 1965).
24 junho - 3 outubro: Major Exposição de Arte de Munique 1965: 14 aspectos da arte de hoje, Haus der Kunst, em Munique.
10 julho - 5 agosto: Realismo Capitalista: Richter, Lueg & Polke, Galerie Orez, Haia.
Outubro: Começa a colaborar com Polke. Juntos, eles co-autor do livro dos artistas polke / richter - richter / polke seis meses antes de sua exposição conjunta.
27 setembro - 13 novembro: Hommage à Berlim, Galerie René Block, em Berlim.
24 outubro - 28 novembro: Tendencies, Städtisches Museu Trier.
 

Detalhe da Ema (Nude em uma escada) [Ema (Akt auf einer Treppe)], CR: 134, 1966
 
1966: Tintas primeiras cores gráficos e Ema [CR: 134] , o primeiro trabalho com base em uma de suas próprias fotografias coloridas. Continua a pintar cortinas. Começa diálogo criativo com o Palermo.
Quando eu pintei meus primeiros gráficos a cores em 1966, que tinham mais a ver com a Pop Art. Eram cópias de cartões de amostra de pintura, eo que era eficaz sobre eles foi que eles foram dirigidos contra os esforços dos neo-construtivistas, Albers eo resto.
[Entrevista com Buchloh 1986 Richter em 2009, p.169]
01-26 marco: polke / richter na Galerie h, Hannover.
 

Detalhe de 192 cores (192 Farben), Cr: 136, 1966
Setembro: Planos de uma exposição conjunta com Lueg na Galerie Niepel, Düsseldorf, sob o título Sex trabalho e assassinato em massa, mas considerando as suas tentativas de justapor pornografia com imagens de campos de concentração, um fracasso, eles abandonam o projeto.
Abril: Heiner Friedrich torna-se distribuidor exclusivo em troca de uma renda mensal fixa e uma porcentagem variável do produto de todas as vendas.
5 junho - 10 julho: Geração Young: Pintores e Escultores, na Alemanha, Akademie der Künste, em Berlim.
09-30 setembro: Konrad Lueg, Gerhard Richter: Melhor Exposição da Alemanha, Galerie Pátio, Frankfurt am Main.
11-27 outubro: Exposições primeiras cores Gráficos com Heiner Friedrich. Gerhard Richter: Gráficos de cor, Galerie Friedrich & Dahlem, Munich.
Dezembro: Hommage à Schmela, Galerie Schmela, Düsseldorf - uma série de sete dias de longas exposições individuais. Lueg inclui de Richter Retrato Schmela de 1964 [CR: 37-3] em sua apresentação no dia 12 de dezembro. Em 13 de dezembro, a contribuição de Richter à série de exposições, Volker Bradke, apresenta um retrato multi-media de um estudante local, que faz parte da cena de arte Düsseldorf.
9 dezembro - 21 janeiro 1967, Gerhard Richter, Galerie René Block, em Berlim.
Dezembro: Nascimento da filha de Babette (Betty).
 

Detalhe de quatro painéis de vidro (4 Glasscheiben), Cr: 160, 1967
 
1967: Tintas de ferro ondulado, Tubes, Portas, pinturas de fotos de imagens pornográficas, Grande cortina [CR: 163-1] . Primeira construção de vidro: 4 painéis de vidro [CR: 160] .
Vitórias Junger Westen arte prêmio, Recklinghausen.
2 maio - 4 junho: Gerhard Richter: Novas Pinturas, Galerie Heiner Friedrich, Munich.
Julho: Tintas mural de um nu reclinado para Creamcheese, bar de artistas em Düsseldorf.
Verão: Richter nomeado professor visitante na Academia de Arte de Hamburgo (Hochschule für Bildende Künste Hamburg).
13-17 setembro: Kunstmarkt 67, a primeira Feira de Arte de Arte Contemporânea, realizada em Colônia.

Detalhe de Sombra Imagem (Schattenbild), CR: 209-8, 1968
12-19 setembro: Demonstrativ 67 - Richter, Lueg, Polke, Palermo e outros, participar de uma exposição em um espaço alugado janela do editoras Dumont para protestar contra a exclusão de Galerie Friedrich & Dahlem da Kunstmarkt 67.
3 outubro - 15 novembro: Hommage à Lidice, Galerie Rene Block, em Berlim. Uma exposição dedicada às vítimas do massacre nazista desta vila Checa - Richter mostra Tio Rudi, 1965 [CR: 85] .
14 outubro - 14 novembro: Grande Galeria Espaço Branco, Antuérpia apresenta Gerhard Richter, um panorama da obra de Richter 1964-7.
21 de outubro: Konrad Fischer (ex-Lueg) abre galeria em Neubrückstraße 12, Düsseldorf. (Richter acabaria por ir para expor com Fischer, durante a década de 1970 e início de 1980.)
 

Detalhe do Himalaia (Himalaja), CR: 181, 1968
 
1968: Tintas primeiro Townscapes, paisagens, nuvens, montanhas, Paisagens, janelas, pinturas sombra, começa a pintar sobre pinturas 'Falha' (Greys).
Viagens para a Córsega com Ema e Betty para umas férias de duas semanas. As fotografias que ele toma da paisagem da ilha tornar-se objecto de uma série de telas quando ele retorna ao estúdio.
 

Detalhe colorido Grey (Bunt auf Grau), CR: 194-8, 1968
31 de Março: Contrato com Friedrich expira; Richter opta por não renovar o acordo.
Abril: Colaboração com Polke, Transformation [Edições CR: 14] .
5-15 abril: projeto colaborativo performance / exposição com Uecker, Viver no Museu, como parte dos Artistas alemães Jovens: 14 x 14 séries em Kunsthalle Baden-Baden. Os dois artistas vivem no museu, que se torna o seu "estúdio e laboratório. Como parte do projeto, o estágio par de uma série de performances - Perseguições e Conexões de dois artistas que vivem no Museu - e Richter exposições Townscapes e montanhas pela primeira vez.
 

Detalhe da Paisagem Urbana Madrid (Stadtbild Madrid), CR: 171, 1968
Julho-outubro: Gerhard Richter, Galerie Rudolf Zwirner, Colônia.
Atende Robert Ryman (quando Konrad Fischer apresenta o seu trabalho).
 
1969: Tintas Townscapes, Greys, paisagens, florestas, montanhas, marinhas e constelações. Começa a compilação Atlas.
Inventário de Imagens [Edições CR: 27] , uma lista de seis páginas e seu primeiro inventário oficial das obras 1962-69, introduz o sistema de numeração usado em seu catálogo raisonné.
17 janeiro - 5 fevereiro: Gerhard Richter: Cities, Galerie René Block, em Berlim.
 

Detalhe da Paisagem Urbana Sa (Stadtbild Sa), CR: 219-1, 1969
27 março - 22 abril: Primeira exposição em uma instituição pública: Gerhard Richter, Gegenverkehr eV aktuelle Zentrum für Kunst, Aachen, a maior exposição de seu trabalho até à data enfatiza a gama de práticas de Richter.
24 maio - 29 junho: O trabalho exibido nos Estados Unidos pela primeira vez: Nove Jovens Artistas: Theodoron Awards, Solomon R. Guggenheim Museum, em Nova York.
15 junho - 13 julho: A cena Düsseldorf, Kunstmuseum Lucerna.
1970: Tintas marítimas, Townscapes, Greys, paisagens. Começa a pintar detalhes e nuvens. Primeira colaboração com o Palermo, Finger-marcas [CR: 253] , agora destruído.
 

Detalhe do Seascape (Contre-jour) [Seestück (Gegenlicht)], CR: 233, 1969
14 fevereiro - 18 maio: Representado por Alpes II [CR: 213] em Now: As Artes na Alemanha Hoje às Kunsthalle, de Colônia.
11 abril - 7 maio: Primeira exposição de Konrad Fischer Galerie, Düsseldorf.
14 abril - 5 maio: Gerhard Richter - Townscapes, Galerie Heiner Friedrich, Munich.
Eu me diverti em Fischer, com esses pequenos beat-up quadros pendurados juntos.
[Elger 2009, p.180]
Outubro: Submete, com Palermo, uma proposta conjunta para instalar janelas de vidro 1350 em vinte e sete cores nas instalações esportivas para os Jogos Olímpicos de Munique. No entanto, no momento em que apresentar a proposta, o edifício em questão foi concluída.
10 outubro - 6 novembro: Primeira exposição de colaboração com Palermo, por Salvador Dali, Galerie Ernst, Hannover - exibe detalhes pela primeira vez.
15-31 outubro: Gerhard Richter: Gráficos 1965-1970, Museu Folkwang, de Essen. Exposições de fotografias e material preparatório (que oficialmente se tornar Atlas em 1972).
Novembro: Viaja para Nova York com Palermo. Durante a viagem, eles mostram o seu trabalho para os artistas James Rosenquist e Robert Ryman.
 

Duas esculturas para um quarto por Palermo (Zwei Skulpturen Raum für einen von Palermo), CR: 297-1, 1971
1971: Pinturas Paisagens, Detalhes, Brigid Polk série [CR: 292, 305-309] . Volta ao gráficos de cores.
11 abril - 15 maio: Exposições duas esculturas para um quarto de Palermo [CR: 297-1] , em Gerhard Richter, Blinky Palermo na nova galeria de Heiner Friedrich em Colónia.
 
Um não faz retratos como estes, que se parecem um com o outro com os olhos fechados, apenas para se divertir ou por razões táticas. Tinha que ser algo mais significativo, uma admiração da pessoa eo pintor Palermo, que fez a arte, apesar do Zeitgeist dominante. Na época sentia-se bastante isolado e estava feliz por encontrar alguém que pintou e pensei em uma maneira similar.
 
[Elger 2009, p.189]
22 junho - 22 agosto: Primeira retrospectiva, Gerhard Richter: Pinturas 1962-1971, no Kunstverein für die Rheinlande und Westfalen, Kunsthalle, Düsseldorf.
Verão: Professor nomeado em Düsseldorf Art Academy.
08-17 outubro: de Richter filme Volker Bradke destaque em Prospect 71: Projeção em Städtische Kunsthalle, Düsseldorf - uma exposição com foco inteiramente no cinema e fotografia, organizado pela Fischer e galerista Hans Strelow.
Até dezembro: Começa a trabalhar em 48 Retratos [CR: 324/1-48] .
 

Detalhe da Coloração (Cinza) [Vermalung (grau)], CR: 326-2, 1972
 
1972: Tintas Greys, primeiro Inpaintings e pinturas Red-Blue-amarelo; primeira usa vermalung técnica.
Atende Benjamin Buchloh, que se tornaria um de seus interlocutores mais importantes.
Primeira publicação do Atlas.
Março-Maio: exposições de dois dípticos colaboração untitled emparelhamento monocromos off-white de Palermo com pinturas de lâmpadas borradas de Richter [CR: 303 e 304] na Galerie Heiner Friedrich, Colônia.
11 junho - 1 outubro: Anexos 48 Retratos [CR: 324/1-48] pela primeira vez no Pavilhão alemão na 36 ª Bienal de Veneza. Também estão incluídos na sua apresentação são Townscapes, montanhas, nuvens, e pinturas Verdes. O catálogo da exposição é complementada por uma pintura geral ilustrado, um catálogo raisonné.
O plano para pintar as 48 Retratos [era] muito velho ... Quando recebi o convite para ir a Veneza, ele ficou imediatamente claro ... que as condições de espaço foram ideal para este trabalho.
[Elger 2009, p.194]
30 junho - 8 outubro: seção de Jean-Christophe Ammann Questionar a realidade - Worlds imagem Hoje à documentação V, Kassel, apresenta oito enfermeiras de estudante [CR: 130] e três gráficos a cores.
Agosto: Inspirado por Caspar David Friedrich, viaja a Greenland em um cruzeiro pelo Ártico dez dias. As fotografias que ele leva, eventualmente, formam a base de um conjunto de paisagens, por exemplo Iceberg na névoa, 1982 [CR: 496-1] .
Dezembro: mostra obras Red-Blue-amarelas em Konrad Fischer Galerie, Düsseldorf.
01-30 dezembro: Atlas exibiu pela primeira vez no Museu voor Hedendaagse Kunst, Utrecht.
Dezembro e janeiro: Viaja para Davos, na Suíça, com Ema e Betty.

Detalhe Azul (Blau), CR: 345-3, 1973
1973: Tintas grandes gráficos a cores, cinzas, pinturas Red-azul-amarelo e uma série de pinturas depois de Ticiano Anunciação [CR: 343/1-2, 344/1-3] .
Encomendado pela BMW para produzir três pinturas de grande escala para a nova sede da empresa, em Munique. Tintas 3 x 6 m telas Vermelho, Amarelo, Azul [CR: 345/1-3] de detalhes fotografados de tinta agitado. A fim de trabalhar nas grandes telas para a comissão BMW, move-se para um estúdio maior, também permitindo-lhe fazer grandes gráficos a cores.
23 maio - 1 julho: Exposição individual no Städtische Galerie im Lenbachhaus, Munique.
15 setembro - 15 novembro: a primeira exposição individual de Richter em Nova York, Reinhard Gallery Onnasch.
28 setembro - 7 outubro: Junto com o Palermo, Polke e outros pintores alemães, incluídos no Prospect 73: Maler, pintores, Peintres, Kunsthalle Düsseldorf.
 

Detalhe de 256 cores (256 Farben), Cr: 352-2, 1974
1974: Continua com grandes gráficos de cor e cinzas.
 
As fotos foram Cinza feito em um momento em que havia pinturas monocromáticas em todos os lugares. Eu pintei-os, no entanto.
 
[Entrevista com Buchloh 1986, Richter 2009, p.178]
Abril-Maio: Atlas Exposições na Galeria Heiner Friedrich, Munich.
4 dezembro - 12 janeiro 1975: Gerhard Richter: Grey Pictures, Städtisches Museum Abteiberg, Mönchengladbach.
1975: Continua com grandes gráficos de cor e cinzas. Volta ao marítimas. Tintas Tourist série [CR: 368-370] , com base em fotografias da revista Der Stern de um turista atacado por um leão em um safari parque espanhol, e uma série de obras retratando a artistas Gilbert & George [CR: 379-384] .
 

Detalhe do Vesúvio (Vesuv), CR: 407, 1976
27 setembro - 21 outubro: Exposição individual na Galerie Konrad Fischer, Düsseldorf; exposições marítimas, Gilbert & George, série Tourist, Greys e 1024 Cores.
30 novembro - 18 janeiro 1976: Retrospectiva Gerhard Richter: Pinturas 1962-1974 no Kunsthalle Bremen. Viaja para Palais des Beaux-Arts, em Bruxelas, no ano seguinte.
25 abril - 22 junho: Greys de Richter incluído em Pintura Fundamental no Stedelijk Museum, Amsterdam.
 
1976: Continua a trabalhar em Greys, retorna para paisagens e nuvens. Começa a trabalhar em esboços abstratos e "Resumos suave".

Detalhe da pintura abstrata (abstracto Bild), CR: 425-2, 1977
29 agosto - 3 outubro: Exposições Oito Grey [CR: 367/1-8] em Städtisches Museum Abteiberg, Mönchengladbach, como parte dos quartos: Documento III.
 
1977: Torna estruturas de vidro: painel de vidro [CR: 415/1-2] e painel duplo de vidro [CR: 416] . Pinturas Abstratas incluindo 'Abstracts suave ", duas pinturas de sua filha Betty [CR: 425-4 e 425-5] , flores.
Torna-se reencontrar com o escultor Isa Genzken, com quem se encontrou na passagem via Buchloh no início de 1970.
1 fevereiro - 21 março: Retrospectiva no recém-inaugurado Musée National d'Art Moderne, Centre Georges Pompidou, Paris, com curadoria de Benjamin Buchloh e Pontus Hulten.

Detalhe de Flores (Blumen), Cr: 425-3, 1977
Junho: documenta 6: dois Richters 'Abstracts suave "[CR: 421 e 422] são selecionados para esta exposição controversa. Insatisfeito com a maneira em que as obras foram expostas, que apresente um pedido formal de que suas pinturas ser movido, mas quando não acontece nada, ele leva-los a si mesmo e tem-los enviado de volta ao seu estúdio.
18 de outubro: O confronto permanente entre o estado da Alemanha Ocidental e da Fração do Exército Vermelho, que tinha começado na década de 1960, culminando em tragédia. Após a morte de Holger Meins em 1975 a partir de uma greve de fome e Ulrike Meinhof, que foi encontrado enforcado em sua cela em 1976, Andreas Baader, Gudrun Ensslin e Jan-Carl Raspe são encontrados mortos em Stammheim Prisão, Stuttgart. Esses eventos que, em 1988, tornar-se objecto de pinturas de Richter ciclo de 18 de outubro de 1977.
22 outubro - 22 novembro: exibe pinturas abstratas, incluindo 'Abstracts soft' no Konrad Fischer Galerie, Düsseldorf.

Detalhe de Halifax, CR: 432-5, 1978
1978: Pinturas Pinturas Abstratas, nuvens, e Halifax [CR: 432-5] , que depois fotografias em detalhes a partir de ângulos diferentes, a criação de 128 fotografias de uma imagem [CR: 441] .
14 janeiro - 11 fevereiro: Exposição de pinturas novas em Sperone Gallery Westwater, New York.
Verão: Professor visitante na Nova Scotia College of Art and Design, Halifax.
21 agosto - 9 setembro: Anexos 128 fotografias de uma imagem [CR: 441] em Nova Scotia College of Art and Design, Halifax.
 

Detalhe da pintura abstrata (abstracto Bild), CR: 434, 1978
22 setembro - 31 outubro: Gerhard Richter: 48 Retratos [CR: 324/1-48] mostrado em Midland Grupo Nottingham.
8 outubro - 5 novembro: Exposição de Pinturas Abstratas no Stedelijk van Abbemuseum, Eindhoven, que viajam para a Whitechapel Art Gallery, em Londres, no ano seguinte.
 
1979: pinta quadros abstratos. Recebe comissão para criar uma obra de arte para uma nova escola profissionalizante em Soest, North Rhine-Westphalia e assim começa a trabalhar no primeiro de dois grandes pinturas curso [CR: 451, 452] .
14 março - 22 abril: primeira exposição de Richter solo no Reino Unido, Gerhard Richter: Pinturas Abstratas na Whitechapel Art Gallery, em Londres, com curadoria de Nicholas Serota. Pinturas de fotos, cinzas, séries de Turismo e Vesúvio paisagens adicionada à seleção de pinturas abstratas que tinham viajado de Eindhoven.
Em Whitechapel, as coisas estão indo melhor do que eu pensava, eu tinha dificuldades em casa no planejamento para os quartos nonmuseum. Mas agora que está tudo pendurado, eu até gosto um pouco melhor do que em Eindhoven. De alguma forma, tudo parece ser mais fresco e mais colorido (e estou aprendendo a entender as pinturas mais e mais com o tempo).
[Elger 2009, p.242]
Maio: Separa de Ema, mais tarde naquele ano, vai morar com Isa Genzken.
02-23 outubro: exposições Halifax desenhos como parte do show do grupo Palermo / Mario Merz / Gerhard Richter na Konrad Fischer Galerie, Düsseldorf.

Detalhe de Faust , CR: 461, 1980
1980 : Continua trabalhando em curso pinturas [CR: 451 e 452] e pinturas abstratas menores. Faz primeiro rodo pintura [CR: 456-1] . Publica o livro de artista, 128 Detalhes de um retrato [Edições CR: 56] .
Comissão compromete-se com Isa Genzken para uma obra de arte para a estação de metro na König-Heinrich-Platz, Duisburg, uma seqüência de painéis coloridos e espelhos (não concluído até 1992 devido a atrasos na construção).

Para o projeto em geral, são provenientes de base que as paredes, pilares e outras estruturas tem uma superfície de aço cinza-prata, aço inoxidável. Além disso, as folhas feitas de esmalte e o espelho de vidro devem ser utilizados para melhoramento visual ... Para o desenho artístico, temos focado principalmente no nível da plataforma da estação, em vez dos lugares que normalmente são escolhidos para a arte pública incorporados arquitetura, ou Kunst am Bau.
 
[Descrição do projeto para Estação de Metro de König-Heinrich-Platz, de 1980 (juntamente com Isa Genzken), Richter 2009, pp.116-7]
Junho-Outubro: Exposições dois grandes curso pinturas [CR: 451 e 452] no Museu Folkwang, Essen (junho-agosto) eo Stedelijk van Abbemuseum, Eindhoven (setembro-outubro).

1981 : Torna primeiro Espelhos e primeiro grande formato "Resumos Selvagens". Pinta uma série de paisagens com base em suas fotografias de Davos. Galleria Pieroni, Roma publica Eis (Ice) [Edições CR: 58] , o livro de um artista com base nas fotografias tiradas durante a sua viagem para a Groenlândia em 1972.
Arnold Bode recebe prêmio em Kassel.
Divórcio de Ema finalizado.
17 janeiro - 8 março: Arte alemã Hoje , Musée d'Art Moderne de la Ville de Paris.
30 maio - 5 julho: Como parte de sua exposição de dois homens com Georg Baselitz no Kunsthalle Düsseldorf, Richter apresenta Mirrors pela primeira vez.
Era um pedaço de carisma. Nós dois estávamos tipo de famoso naquela época, e era como se tivéssemos que ser colocado no anel juntos.
[Citado em Elger 2009, p.257]
15 janeiro - 18 março: a obra de Richter é incluído no um espírito novo em Pintura , Royal Academy of Arts, em Londres.

Detalhe da vela (Kerze), CR: 511-3, 1982
1982 : Continua a pintura 'Abstracts selvagens "e paisagens; começa Velas de pintura.
10 janeiro - 21 fevereiro: Exposições novas pinturas abstratas na exposição Gerhard Richter: Pinturas Abstratas 1976-1981 na Kunsthalle Bielefeld e 18 abril - 16 maio a Mannheimer Kunstverein.
19 junho - 28 setembro: Exposições cinco novas pinturas de grande formato abstrato da documentação VII , incluindo o verde-amarelo [CR: 492] , que foram distribuídos através da exposição em diálogo com a obra de outros artistas como Claes Oldenburg e Robert Mangold.
Em um comunicado publicado no catálogo, ele descreve pinturas abstratas como "modelos fictícios.

Quando descrevemos um processo, ou fazer uma fatura, ou fotografia de uma árvore, criamos modelos, sem elas não saberíamos nada da realidade e seria animais. Abstratos fotos são modelos fictícios, pois tornar visível uma realidade que podemos ver nem descrever, mas cuja existência podemos postular.
 
[Texto para catálogo documenta VII, Kassel, 1982 Richter 2009, p.121]
Junho: Casa-se com Isa Genzken.
5 novembro - 12 dezembro: Exposições Velas para primeira vez na Galeria Max Hetzler, Estugarda.
1983 : Continua a pintar pinturas abstratas, e paisagens. Tintas Velas e crânios.
Julho: Última exposição na Galerie Konrad Fischer, em Düsseldorf. Mostra pinturas abstratas e duas velas [CR: 523-1] .

Detalhe de Troisdorf, CR: 572-2, 1985
Fim de ano: Passa de Düsseldorf para Colônia.
 
1984: Retorna à aquarelas após seis anos. Pinturas Paisagens e Pinturas Abstratas, experimentando a relação entre os dois.
Primeira separação de Isa Genzken.
1 janeiro - 29 fevereiro: Exposição de Pinturas Abstratas no Musée d'Art et d'Industrie, Saint Etienne.
14 janeiro - 2 março: Primeira exposição de aquarelas na Galeria Thomas Borgmann, de Colônia.
 

Detalhe da pintura abstrata (abstracto Bild), CR: 584-1, 1985
28 setembro - 2 dezembro: In From Here: dois meses de New Art alemão em Düsseldorf, Messegelände, Düsseldorf, Richter mostra pinturas abstratas e paisagens. Como resultado desta exposição, comissariada por Kasper König, ele finalmente invade o mercado de arte internacional.
12 outubro - 25 novembro: Representado em Upheavels, manifestos, Manifestações: Posições em arte no início da década de 1960 em Berlim, Düsseldorf e Munique, Kunsthalle Düsseldorf.
 
1985: Continua com pinturas abstratas e paisagens.
Premiado Oskar Kokoschka Prize em Viena.
5 março-26 março: Exposição de casal, em Nova York, organizado conjuntamente pela Sperone Westwater Gallery e Marian Goodman Gallery. Primeira exposição de Richter em Marian Goodman Gallery.

Detalhe da pintura abstrata (abstracto Bild), CR: 610-1, 1986
 
1986: Começa a fazer fotografias overpainted.
Continua com pinturas abstratas e paisagens, incluindo uma série de obras, onde ele usa o rodo sobre paisagens. Funciona em espelhos. Compromete-se uma comissão para companhia de seguros Victoria, produzindo dois 6 x 4 m telas abstratas [CR: 601 e 602] .
18 janeiro - 23 março: Primeiro grande escala turnê retrospectiva Gerhard Richter: Pinturas 1962-1985 no Kunsthalle Düsseldorf e Kunstverein für die Rheinlande und Westfalen, Düsseldorf. Tours para Berlim, Berna e Viena.
 
Dezembro: Volta ao Dresden, pela primeira vez em 25 anos para participar da abertura da exposição Posições: Pintura da República Federal da Alemanha na Galerie Neue Meister, Staatliche Kunstsammlungen, Dresden, que incluiu o seu trabalho, bem como obras de Uecker e Polke (10 dezembro-12 janeiro 1987).
13 dezembro - 17 janeiro, 1987: Shows trabalho que remonta a 1964 na Barbara Gladstone Gallery, em Nova York.
 
1987: Tintas Pinturas abstratas e paisagens.
Fevereiro: Publica notas de seu artista pela primeira vez por ocasião da exposição Gerhard Richter: obras sobre papel 1983-1986, Museu Overholland, Amsterdam (20 fevereiro - 20 abril).
5 março - 4 abril: Exposição Conjunta de Marian Goodman Gallery e Sperone Westwater Gallery, em Nova York.
Outubro: Kasper König torna-se diretor de Städelschule, Frankfurt Art Academy, em Frankfurt am Main e nomeia Richter como professor visitante, uma posição que ele ocupa no ano seguinte.
 

Detalhe do celular (Zelle), CR: 670, 1988
1988: Obras em 18 de outubro de 1977, um ciclo de quinze pinturas retratando os membros do grupo Baader-Meinhof.
 
Eu tinha mantido uma série de fotografias durante anos, sob o título de negócios inacabados. É difícil dizer como isso aconteceu que no final de 1987 o meu interesse reavivado e por isso eu tenho de segurar um pouco mais fotografias e teve a idéia de pintar o assunto.
[Conversa com Jan Thorn-Prikker, de 1989, relativa a outubro ciclo 18 1977, Richter 2009, p.226]
 
Tintas Betty [CR: 663-5] , um retrato de sua filha. Também tintas rodo resumos, uma série de pinturas de natureza morta e uma série de obras com o título Blech [CR: 681/AK e 681/1-30] .
Premiado com o der Stadt Goslar Art Prize Kaiserring.
11 março - 16 abril: Gerhard Richter: As pinturas de Londres em Anthony d'Offay Gallery, em Londres.
Para os próximos dez anos, d'Offay seria principal traficante de Richter na Europa.
29 abril - 10 julho: primeira retrospectiva em larga escala no Canadá e nos Estados Unidos abre a Art Gallery of Ontario, Toronto e viaja para Museu de Arte Contemporânea de Chicago; Hirshhorn Museum and Sculpture Garden, Washington e San Francisco Museum of Modern Art .

1989 : Tintas Pinturas abstratas e paisagens.
12 fevereiro - 9 abril: Primeira exposição de 18 de outubro de 1977 [CR: 667-674] , Museu Haus Ésteres, Krefeld, desperta polêmica em toda a Alemanha. O ciclo foi, então, apresentado na Portikus, Frankfurt am Main, Instituto de Arte Contemporânea, em Londres e, como parte de uma extensa exposição no Museu Boijmans van Beuningen, Rotterdam, que também incluiu Greys e recentes rodo resumos.

Realidade mortal, a realidade desumana. Nossa rebelião. Impotência. Fracasso. Morte. - É por isso que eu pinto estas fotos.
[Notas para uma conferência de imprensa novembro-dezembro de 1988, realizada no Museu Haus Ésteres, Krefeld, fevereiro de 1989, reproduzida no Richter 2009, p.203]
20 maio - 28 agosto: a obra de Richter é destaque na arte de Colônia na Tate Gallery, Liverpool.
2 agosto - 22 outubro: Atlas exibido no Städtische Galerie im Lenbachhaus, Munique.
09 de novembro: Demolição do Muro de Berlim começa.

Detalhe da pintura abstrata (abstracto Bild), CR: 724-4, 1990
1990 : Continua a fazer pinturas abstratas, incluindo a primeira Floresta séries [CR: 731-734] ; retratos de Isa Genzken [CR: 717/5-7] .
18 de outubro de 1977 mostrado através dos Estados Unidos e Canadá: Saint Louis Art Museum; Cinzento Art Gallery and Study Center, New York, Musée des Beaux-Arts, Montréal; Fundação Lannan, Los Angeles.
03-24 fevereiro: Exposições simultaneamente em Sperone Westwater Gallery e Marian Goodman Gallery, em Nova York.
03 de outubro: Reunificação da Alemanha concluiu formalmente.

1991 : Torna Espelhos coloridos (inclusive uma comissão para Hypovereinsbank, Düsseldorf), espelhos cinzentos, Pinturas Abstratas.
30 outubro - 12 janeiro 1992: Primeira retrospectiva Reino Unido, Tate Gallery, em Londres.
22 abril - 17 junho: Gerhard Richter: Espelhos exposição no Anthony d'Offay Gallery, em Londres, inclui Mirrors, quatro painéis de vidro [CR: 160] , duas esculturas de um quarto de Palermo [CR: 297-3] e Betty [ CR: 663-5] .

Detalhe de Flores (Blumen), Cr: 764-2, 1992
1992 : Faz pinturas abstratas e espelhos cinzentos.
Atende Sabine Moritz, um estudante na Academia de Arte de Düsseldorf.
13 junho - 20 setembro: Suas pinturas para documenta IX, incluindo pinturas abstratas e espelhos cinzentos, são representados em uma sala com painéis de madeira. Além disso, Flores [CR: 764-2] é mostrado.

1993 : Tintas IG série [CR: 790/1-5] , pinturas abstratas. Os escritos de Richter publicados em alemão - Gerhard Richter: texto , editado por Hans Ulrich Obrist.
Separação final de Isa Genzken.
Edição de março da Parkett (n º 35) dedicado a Richter.
23 setembro - 21 novembro: Musée d'Art Moderne de la Ville de Paris / ARC, Paris abriga a mais completa retrospectiva até à data do trabalho de Richter, com curadoria de Kasper König. Viaja para Bonn, Estocolmo e Madrid. Em conjunto com a exposição, Buchloh edita um novo catálogo raisonné, reproduzindo todas as pinturas aceitas até CR: 794-2 à escala 1:50.
24 outubro - 21 novembro: Gerhard Richter: Edições 1965-1993 , Kunsthalle Bremen acompanhado por um novo catálogo raisonné das edições de Richter compilados pela Hubertus Butin.

Detalhe do Leitor (Lesende), CR: 804, 1994
1994 : Tintas pinturas abstratas e retratos de Sabine Moritz: Leitor [CR: 799-1 e 804] e Pequeno Banhista [CR: 815-1] .
Demite-se do cargo de professor na Academia de Arte de Düsseldorf.
Novembro: Robert Storr reúne pela primeira vez.

1995 : pinturas Pinturas Abstratas, Flores, S. Criança com série [CR: 827/1-8] .
Escritos publicados em Inglês como a prática diária de Pintura: Escritos e entrevistas, 1962-1993.
Recebe o Prêmio Wolf de Artes, Jerusalém.
O Museu de Arte Moderna de Nova York adquire 18 de outubro de 1977 .
Casa-se com Sabine Moritz.
De janeiro: Nascimento do filho Moritz.
25 fevereiro - 27 abril: Primeira exposição do Atlas nos Estados Unidos no Dia: Chelsea, Dia Art Foundation, em Nova York.
1 junho - 4 agosto: Gerhard Richter: Pintura nos anos noventa , Anthony d'Offay Gallery, em Londres.

1996 : Tintas Pinturas abstratas e auto-retratos. Primeiro uso de superfícies de alumínio composto.
Nascimento da filha Ella Maria.
Junho: Muda-se para uma nova casa e estúdio em Hahnwald, Colônia, que ele projetou com o arquiteto Thies Marwede.
15 junho - 15 setembro: Shows S. Criança com série [CR: 827/1-8] pela primeira vez em Gerhard Richter: 100 Fotos em Carré d'Art, Musée d 'Art Contemporain de Nîmes.

1997 : Tintas pinturas abstratas, paisagens, flores, demonstração [CR: 848-3] , Torso [CR: 844-1] e Head (esboço) [CR: 844-2] .
Recebe o Leão de Ouro na 47 ª Bienal de Veneza .
Premiado Praemium Imperiale, Tóquio.
21 junho - 28 setembro: Exposições Atlas na Documenta X , Kassel.
7 setembro - 11 janeiro: Exposições Betty [CR: 663-5] e 18 de outubro de 1977 em Imagens da Alemanha: arte de um país dividido , Martin-Gropius-Bau, em Berlim.

Detalhe da pintura abstrata , Rhombus (abstracto Bild, Rhombus), CR: 851-1, 1998
1998 : Pinturas Pinturas Abstratas, Rhombus série [CR: 851/1-6] e marítimas.
Premiado com uma série de prêmios, incluindo o Prêmio Wexner, um membro honorário estrangeiro da Academia Americana de Artes e Letras, eo Staatspreis des Landes Nordrhein-Westfalen.
Agosto: Sofre um acidente vascular cerebral em seu estúdio.
11 setembro - 22 outubro: exposições Rhombus série [CR: 851/1-6] e pinturas abstratas 1994-98 em Anthony d'Offay Gallery, em Londres.
16 dezembro - 14 março: Atlas e seus quadros , Städtische Galerie im Lenbachhaus, Munique.

1999 : Tintas pinturas abstratas, paisagens.
Início de 1999: Instalação de Richter Preto, Vermelho, Ouro [CR: 856] no hall de entrada do edifício do Reichstag em Berlim, recentemente reconstruída para marcar a reunificação da Alemanha.
I não foi contratado para representar a bandeira alemã. I foi estimulado pelo tema, apesar de Palermo existiu e que a bandeira famosa por Jasper Johns. Eu também já teve uma versão x 1 um metro da bandeira na minha sala, mas isso não funcionou, era demasiado intrusivo, ter de olhar para este preto, vermelho e ouro o tempo todo.
[Entrevista com Hans Ulrich Obrist, Novembro de 2006, Richter 2009, p.524]
9 setembro - 4 novembro: Gerhard Richter: As edições completas , Anthony d'Offay Gallery, em Londres.

Detalhe da Moritz , CR: 863-1, 2000
 

Detalhe de silicato (Silikat), CR: 885-1, 2003
Richter é convidado pelo Cabido Metropolitano da Catedral de Colónia para projetar um vitral para substituir a do transepto sul destruída durante a Segunda Guerra Mundial.
14 fevereiro - 20 maio: Major retrospectiva, Quarenta Anos de Pintura , com curadoria de Robert Storr, abre no Museu de Arte Moderna de Nova York. A exposição viaja para o Instituto de Arte de Chicago, San Francisco Museu de Arte Moderna e Hirshhorn Museum and Sculpture Garden, Washington.

2003 : Torna silicato pinturas [CR: 883-7 e 885/1-4] , Greys, Sils Maria [CR: 882-1] e 1 1 Panes [CR: 886/1-2] .
6 dezembro - 14 março: Exposições Atlas na Whitechapel Art Gallery, em Londres.

Detalhe de setembro , CR: 891-5, 2005
 
2004 : Tintas Pinturas abstratas e paisagens. Faz estrôncio [CR: 888] e mais três versões de 11 Panes [CR: 886/3-5] . Faz Guerra Cut [Edições CR: 124 e 125] : Photographs 216 detalhes de pintura abstrata [CR: 648-2] a partir de 1987 e combina essas imagens com texto sobre a Guerra do Iraque retirado do Frankfurter Allgemeine Zeitung .
Agosto: O Albertinum, Galerie Neue Meister, Dresden abre três salas dedicadas à obra de Richter.

2005 : Tintas segundo Floresta séries [CR: 892/1-12] e setembro [CR: 891-5] .
O Arquivo Gerhard Richter é estabelecido no Staatliche Kunstsammlungen, Dresden.

Detalhe da Hagadá , CR: 895-10, 2006
4 fevereiro - 29 maio: Gerhard Richter: Imagem após imagem , Louisiana Museu de Arte Moderna, Humlebæk.
12 fevereiro - 16 maio: Major retrospectiva no K20 Kunstsammlung Nordrhein-Westfalen, Düsseldorf. Segundo volume do catálogo raisonné é produzido em conjunto com a exposição.
17 novembro - 14 janeiro: mostra silicato pinturas [CR: 883-7 e 885/1-4] e Floresta séries [CR: 892/1-12] em Marian Goodman Gallery, em Nova York.

2006 : Tintas Gaiola série [CR: 897/1-6] , Branco Pinturas e Hagadá [CR: 895-10] .
O segundo filho de Theodor Richter nasce.

Detalhe de 4900 Colours (4900 Farben), Cr: 902, 2007
2007 : A Catedral de Colônia Janela [CR: 900] está concluída. Esmalte em Aludibond série de 25 cores , pinta um retrato de sua filha, Ella [CR: 903-1] .
25 de agosto: Dedicação da Janela Catedral de Colónia . Inspirado por suas cores pinturas Gráfico consiste de cerca de 11.500 boca-blown quadrados de vidro na de setenta e duas cores diferentes. Para marcar a ocasião, o Museu Ludwig, de Colônia exposições Gerhard Richter: Chance - 4900 cores, desenhos e modelos para a janela da Catedral de Colónia .

No início de 2002, o mestre de obras da catedral sugeriu que eu desenvolver um design de vidro para a janela do sul. O princípio orientador é a representação de seis mártires, de acordo com o período. Eu estava, é claro, muito emocionado de ter uma honra concedida a mim, mas eu logo percebi que eu não estava em todos os qualificados para a tarefa. Depois de várias tentativas frustradas de se familiarizar com o assunto, e finalmente preparado para admitir o fracasso, me deparei com uma grande representação de minha pintura com 4096 cores. Eu coloquei o modelo para o projeto da janela sobre ele e vi que essa era a única possibilidade. Escrevi para o mestre de obras, dizendo a ela que eu iria enviar-lhe um projecto de qualquer maneira - aquela que, para mim, parecia ser a única forma viável de projetar a janela.
 
[Notas para uma Conferência de Imprensa 2006, Richter 2009, p.518]
10 junho - 21 novembro: Exposições gaiola pinturas [CR: 897/1-6] na 52 ª Bienal de Veneza .

Detalhe de Sinbad (Sindbad), CR: 905-9, 2008
 
2008 : produz pinturas abstratas. Faz Sinbad séries [CR: 905/1-100], utilizando um esmalte sobre a parte traseira do vidro.
19 janeiro - 4 maio: Gerhard Richter: Pinturas de coleções particulares , Museu Frieder Burda, Baden-Baden viaja para a Academia Real da Escócia, Edimburgo, no final do ano.
26 janeiro - 1 março: Mostra setembro [CR: 891-5], pela primeira vez em Marian Goodman Gallery, Paris.
Fevereiro: Abertura da Gaiola sala de Pinturas na Tate Modern, em Londres.
23 setembro - 23 novembro: Gerhard Richter: 4900 Cores , Galeria Serpentine, em Londres.
17 outubro - 18 janeiro 2009: Primeira exposição de fotografias overpainted, Museu Morsbroich, Leverkusen.

2009 : Tintas Pinturas Abstratas.
Uma série de grandes exposições, incluindo:
30 janeiro - 3 maio: Gerhard Richter: Retrospectiva , Albertina, de Viena.
26 fevereiro - 31 maio: Gerhard Richter: Portraits , National Portrait Gallery, em Londres.
27 fevereiro - 17 maio: Gerhard Richter: Pinturas Abstratas , Haus der Kunst, em Munique.
7 março - 1 junho: Richter na França , Musée de Grenoble.
7 novembro - 9 janeiro: Gerhard Richter: Pinturas Abstratas , Marian Goodman Gallery, em Nova York.

2010 : Continua a fazer pinturas de esmalte por trás de vidro.
Junho: Reabertura do Albertinum em Dresden, incluindo duas salas dedicadas a Richter.

Detalhe da faixa , CR: 920-1, 2011
 
2011 : 5 fevereiro - 15 maio: Gerhard Richter: Imagens de uma Era , Bucerius Kunst Forum, em Hamburgo.
6 outubro - 8 janeiro 2012: Gerhard Richter: Panorama , Tate Modern, em Londres.

2012 : 12 fevereiro - 13 maio: Gerhard Richter: Panorama , Neue Nationalgalerie, em Berlim.
6 junho - 24 setembro: Gerhard Richter: Panorama , Centro Georges Pompidou, Musée National d'Art Moderne, Paris.


Dreifaches Selbstportrait  - 01/25/01/1990
  
Dreifaches Selbstportrait, stehend,  19/03/1991


Catálogo raisonné de fotografias overpainted de Gerhard Richter Um catálogo raisonné das fotografias overpainted de Gerhard Richter está programado para ser publicado em 2015.
 
 
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