domingo, 7 de julho de 2013

VÓRTICES CROMOFÔNICOS - Maestros Jorge Antunes e Jorge Lisbôa Antunes


VÓRTICES Jorge Antunes 

Camerata Musica Nova
Museu da República, Brasília, DF
8 de junho de 2013

Regente: 
Maestro Jorge Lisbôa Antunes

Flauta: Sidnei Maia
Oboé: Lucas da Cunha
Clarineta: Félix Alonso
Trompa: Anderson Sabino
Fagote: Radan Slivensky






            Diretor Artístico e o Maestro Titular da Orquestra Ars Hodierna, orquestra criada em 2007 com foco na realização de obras atuais, de hoje, hodiernas. 

A OAH realizou, no ano de 2009, uma série de concertos didáticos em escolas públicas do Distrito Federal, com o apoio do Fundo de Apoio à Cultura (FAC), interpretando obras de Bach, Haydn, Beethoven, Mendelssohn, Stravinsky, Copland, Antunes, dentre outros. Série que se repetiu em 2011, novamente com apoio do Fundo de Apoio à Cultura (FAC), em outras escolas públicas do Distrito Federal, com obras de Beethoven, Brahms, Cimarosa, Henze, Mahler, Nepomuceno, dentre outros. 

Em 2012, a Orquesta Ars Hodierna seguiu com seu projeto educacional em escolas públicas, sempre com o apoio do Fundo de Apoio à Cultura (FAC), com obras de Beethoven, Britten, Dvorak, Guerra-Peixe, Respighi, Wagner, dentre outros. Em 2013 a Orquestra Ars Hodierna grava seu primeiro CD com a interpretação de diversas obras de compositores brasileiros.

           Em 2012 fundou a Camerata Musica Nova, grupo especializado em música contemporânea, com o qual realiza uma série inédita de concertos nos Museus de Brasília em 2013. Com este grupo, realizou a estreia nacional de obras de vários compositores contemporâneos: Solstitium, de Diana Arismendi; Modelagem IV, de Edson Zampronha; “...dl Crro Concpeción...”, de Eduardo Cáceres.

           Em 2011, venceu o XVII Concurso OSPA para Jovens Regentes e Solistas, da Orquestra Sinfônica de Porto Alegre.

           Em 2011, o Maestro Lisbôa Antunes trabalhou como Regente Assistente em Cancun, México, no curso de verão OperaMaya, com o Maestro David Hernandéz Breton, regendo a Orquestra Sinfônica de Quintana Roo (OSQROO). Trabalhou diversas árias de óperas de grandes compositores como Mozart, Bellini, Verdi, Wagner, Puccini, dentre outros. Parceria que se repete em 2012 com a Orquesta Sinfónica Juvenil Municipal de Guatemala, além de ter tido a oportunidade de trabalhar com o Maestro Robert Swedberg, quem foi Diretor da Companhia de Ópera de Orlando entre 1990 e 2007.
            Em 2010 realizou curso em Buenos Aires, Argentina, no Município de Lanús, sob a orientação do Maestro Sérgio Feferovich, com a Orquestra de Cordas de Lanús e o Coro em Si. Estreou obra de Eduardo Cáceres, compositor chileno, com grande sucesso de público, com o Ensemble Latinoamericano de Música Contemporánea Simón Bolívar, no XVI Festival Latinoamericano de Música, em Caracas, Venezuela, em 2010.
Participou como professor convidado do 33º Curso Internacional de Verão de Brasília (CIVEBRA), dando aula de regência contemporânea, além de ter realizado concerto com obras de Stockhausen, Vinholes, Terraza e Antunes.
            Em 2008 esteve em Paris regendo a OFF (Orchestre de Flûtes Français), uma orquestra de 24 flautas, quando realizou a estréia mundial de obras de Jean-Louis Petit, François Maintenant e Darius Milhaud. Estudou regência orquestral com o Maestro Emílio César de Carvalho, além de ter realizado masterclasses com Helmuth Rilling, Ernani Aguiar e Sérgio Chnee.
            Nascido em Brasília, formou-se em violino pela Escola de Música de Brasília em 1997, onde atualmente é professor desse instrumento e dirige a Orquestra Infanto-Juvenil da Escola. Como violinista, atuou como spalla da Orquestra Sinfônica da Escola de Música e fundou o Quarteto Antunes, especializado na interpretação de música brasileira para quarteto de cordas. Antes de cursar Regência no Departamento de Música da Universidade de Brasília, cujo bacharelado concluiu em 2008, graduou-se em Ciência Política pela UnB em 1999 e também em Licenciatura Plena em Música pelo Centro Universitário de Brasília, em 2005.
            Como maestro convidado, regeu o Coro de Câmara de Brasília, no Brasil; o Coro em Si, na Argentina; a Orchestre de Flûtes Français, na França, a Orquesta de Cuerdas de Lanús, na Argentina; o Ensemble Latinoamericano de Música Contemporánea Simón Bolívar, na Venezuela; a Orquesta Filarmónica Nacional, na Venezuela; a Orquestra Sinfônica de Porto Alegre, no Brasil; a Orquestra Sinfônica de Santa Maria, no Brasil. Trabalhou como preparador de coro para a montagem da ópera Olga, de Jorge Antunes, em sua estreia brasiliense em 2013.
            É Mestre em Música, menção Regência Orquestral, pela Universidad Simón Bolívar, em Caracas, Venezuela, sob a orientação do Maestro Alfredo Rugeles, com foco em música latino-americana dos séculos XX e XXI. Tem realizado masterclasses com Orquestras Juvenis do Sistema de Orquestra da Venezuela em Ciudad Bolívar, Canaima e Caracas.

Jorge Lisboa Antunes (Regente)


 Diretor Artístico e Maestro Titular da Orquestra Ars Hodierna (OAH), orquestra criada em 2007 focada na interpretação de obras atuais. Com o apoio do FAC, realizou concertos no DF em 2009, em 2011 e em 2012, com obras de Beethoven, Brahms, Britten, Camargo Guarnieri, Henze, Mahler, Nepomuceno, Wagner, dentre outros.


Em 2011, venceu o XVII Concurso Ospa para Jovens Regentes e Solistas. Em 2011, deu aula de música contemporânea no 33º CIVEBRA e trabalhou como Regente Assistente do curso OperaMaya, em Cancun, México, regendo a Orquestra Sinfônica de Quintana Roo (OSQROO).


Estreou obra de Eduardo Cáceres, com o Ensemble Latinoamericano de Música Contemporánea Simón Bolívar, no XVI Festival Latinoamericano de Música, em Caracas, Venezuela, em 2010. Em 2008 esteve em Paris regendo a OFF (Orchestre de Flûtes Français), orquestra de 24 flautas, quando realizou a estreia mundial de obras de Jean-Louis Petit, François Maintenant e Darius Milhaud.


Formou-se em violino pela EMB em 1997, onde é professor desse instrumento e dirige a Orquestra Infanto-Juvenil. Graduou-se em Regência na UnB em 2008. Estudou regência com Emílio César de Carvalho, e fez masterclasses com o especialista em música barroca Helmuth Rilling, com o compositor norte-americano John Corigliano, e com os maestros e compositores brasileiros Ernani Aguiar e Sérgio Chnee. 


MAESTRO  JORGE ANTUNES -  CONCERTO PARA UM MÊS DE SOL - 10MIN.

Atualmente termina seu Mestrado em Regência Orquestral, na Universidad Simón Bolívar, em Caracas, Venezuela, sob orientação do Maestro Alfredo Rugeles, focado em música dos séculos XX e XXI e em música latino-americana. Como maestro convidado, regeu o Coro de Câmara de Brasília, no Brasil; o Coro em Si, na Argentina; a Orchestre de Flûtes Français, na França, a Orquesta de Cuerdas de Lanús, na Argentina; o Ensemble Latinoamericano de Música Contemporánea Simón Bolívar, na Venezuela; a Orquesta Filarmónica Nacional, na Venezuela; a Orquestra Sinfônica de Porto Alegre, no Brasil.


 CAMERATA MUSICA NOVA
 
Regente: maestro Jorge Lisboa Antunes
Assista à interpretação de 5 obras primas da música contemporânea.
 Regente: maestro Jorge Lisboa Antunes


Karlheinz Stockhausen- ADIEU - 12m

 
Le Défi Anthony - 2010 - 80m
Antunes -
 Quatro Momentos Cromofônicos 
Concerto da Orquestra Ars Hodierna 
 Centro Educacional 2 - Cruzeiro Novo - 2009 - 7m

Tacuchian- ESTRUTURAS OBSTINADAS - 12m



Jorge Antunes- VÓRTICES - 14m

Milhaud - Scaramouche - Jorge Lisbôa Antunes - 10m

Brasília Episódio  Sinfônico 
ESTRUTURAS OBSTINADAS - 11m



 
György Ligeti - Lontano - 10min.

Radeir .Reis
Radeir .Reis há 1 segundo
Uma viagem na nave do som ,
adentrando vórtices de outras dimensões adoráveis,
 onde talvez a luz tece os sonhos reverberantes 
na alma dos mundos. Ligeti tem um bravo e belo continuador!

Oi, oi,
Abraço, Jorge.

  Ayrton Pisco·171 vídeos-

                                        Jorge Lisbôa Antunes <qorpo_santo@hotmail.com>
                                2013/7/7 Sistrum Produções <sistrum@sistrum.com.br>


Publicado em 26/06/2013- Licença padrão do YouTube

Nenhum comentário: