quarta-feira, 3 de julho de 2013

Museu Lasar Segall - Conhecendo Museus - Episódio 16



Museu Lasar Segall - Conhecendo Museus - Episódio 16



Acervo na cidade de São Paulo abrange a parcela mais significativa da obra do artista

O episódio do Conhecendo Museus desta semana faz uma visita à história do pintor, escultor e gravurista Lasar Segall. O episódio traz a história do artista através de seu Museu.

Inaugurado em 21 de setembro de 1967, o espaço funciona na antiga residência do artista. Foi idealizado por Jenny Klabin Segall, viúva de Lasar Segall que faleceu antes mesmo da inauguração. Trata-se de um museu especial, pois gira em torno de um único artista.

Além de seu acervo museológico, a câmera fará um tour mostrando o centro de atividades culturais, que oferece programas de visitas monitoradas, cursos nas áreas de gravura, fotografia e criação literária que poderá ser visto através do olhar da câmera ao registrar as ações do setor educativo.

Destaque para a Biblioteca Jenny Klabin Segall, que possui a mais completa documentação sobre a vida e a obra de Lasar Segall. E um acervo único nas áreas de fotografia e das artes do espetáculo, como cinema, teatro, rádio e televisão, dança, ópera e circo.

Segall vem do expressionismo, um movimento cultural de vanguarda, surgido na Alemanha, no início do Século XX. A obra de Lasar Segall expressa as paixões e os sofrimentos do ser humano. Retrata a pobreza e os problemas sociais causados pela Primeira Guerra Mundial. Quando voltou definitivamente ao Brasil, em 1923, seus personagens passaram a ser mulatas, prostitutas e marinheiros. As paisagens, favelas e bananeiras. Foi a chamada "Fase Brasileira" do artista.

O acervo do Museu é formado por 3.008 trabalhos originais do artista entre óleos, desenhos, aquarelas, gravuras e esculturas que valem momentos de intensa apreciação e o programa traz essa possibilidade.

O Conhecendo Museus já teve 15 documentários produzidos em sua primeira temporada, todos entre Minas, São Paulo e Rio de Janeiro. Agora, são 52 episódios de 26 minutos cada, com produção assinada pelo Instituto Brasileiro de Museus (Ibram/MinC), Empresa Brasileira de Comunicação (EBC), TV Escola (MEC) e Fundação José de Paiva Netto.



 Fonte:
Publicado em 24/01/2013- Licença padrão do YouTube

Nenhum comentário: