domingo, 7 de julho de 2013

TOULOUSE-LAUTREC -PINTOR PÓS-IMPRESSIONISTA 24m e 48m



 
Toulouse-Lautrec - Pintor pós-impressionista.  24m


Henri Marie Raymond de TOULOUSE-LAUTREC Monfa 
(Albi, 24 de Novembro de 1864, Saint André-du-Bois, 9 de Setembro de 1901) foi um pintor pós-impressionista e litógrafo francês, conhecido por pintar a vida boêmia de Paris do final do século XIX. Sendo ele mesmo um boêmio, faleceu precocemente aos 36 anos de sífilis e alcoolismo. Trabalhou por menos de vinte anos mas deixou um legado artístico importantíssimo (...).

 Toulouse-Lautrec revolucionou o design gráfico dos cartazes publicitários, ajudando a definir o estilo que seria posteriormente conhecido como Art Nouveau. (...)

 Nascido na nobreza, herdeiro de uma linhagem aristocrática francesa, seu pai era o Conde Alphonse de Toulouse-Lautrec-Monfa, Alf para os amigos, e sua mãe Adéle Tapié de Céleyran. (...)

 Aos dezesseis anos foi estudar pintura com Léon Bonnat, professor rígido que não o agradava. Logo depois foi estudar com Fernand Cormon, cujo estúdio ficava nas ladeiras suburbanas de Montmartre, em Paris. É lá que Lautrec descobriu a inspiração que lhe faltava. Mudou-se para aquele bairro de má fama e encontrou seu lugar entre trabalhadores, prostitutas e artistas de caráter duvidoso. Começava sua nova vida.

TRABALHO E ARTE
Testemunha da vida noturna de Montmartre, Henri não apenas faz pinturas, como também cartazes promocionais dos cabarés e teatros, fazendo-se presente na revolução da publicidade do século XIX, onde a arte deixa de ser patrocinada e financiada apenas pela Igreja e os nobres, para ser comprada e utilizada pelo comércio crescente gerado pela revolução industrial. O cartaz litográfico colorido é uma nova ferramenta de divulgação de locais de lazer parisienses. Trilhando o caminho de Jules Chéret, assim como Alfons Mucha, Toulouse-Lautrec revolucionou o design gráfico dos cartazes, definindo o estilo que seria conhecido como Art Nouveau. O dom artístico de Lautrec é bastante reconhecido, tanto pelos seus amigos da classe baixa quanto por críticos de arte. Participa do Salão dos Independentes em Paris, da exposição dos Vinte e das galerias de Boussod e Valadin.
ESTILO
Sua habilidade em capturar as pessoas em seu ambiente de trabalho, com a cor e o movimento da pululante e opulenta vida noturna porém sem o glamour. Usava muito vermelho, em geral de maneira contrastante, usava o cabelo cor de laranja e a cor verde limão para traduzir a atmosfera elétrica da vida noturna. Era um mestre do contorno, podia retratar cenas de grupos de pessoas onde cada pessoa é individual (e na época podia ser identificada apenas pela silhueta). Frequentemente ele aplicava a tinta em uma estreita e longilinea pincelada, deixando a base (papel, tela) ou o contorno aparecer. Sua pintura é gráfica por natureza, nunca encobria por completo o traço forte do desenho. O contorno simples era a "marca registrada" de Lautrec desde o início da carreira como designer de cartazes. Não pintava sombras. Suas pinturas sempre incluiam pessoas (um grupo ou um indivíduo) e não gostava de pintar paisagens. O papel usado para os cartazes frequentemente era amarelo.

Apesar da litografia cheia de cores de seu tempo poder acomodar dezenas de cores em um só cartaz, Lautrec geralmente escolhia apenas 4 ou 5, as vezes 6, raramente 6 cores. Ao invés de usar uma multiplicidade de cores, Henri preferiu criar seus efeitos com justaposições e modulações delicados.
OS ÚLTIMOS ANOS
Exame na Faculdade de Medicina 1901. Em 1899, a vida desregrada e o excesso de álcool finalmente cobram seu preço do artista. Lautrec sofre de crises e é internado numa clínica psiquiátrica. Ao sair é constantemente vigiado para que não beba e não volte a frequentar os bordéis, vigilância que ele consegue burlar. Sua saúde vai-se deteriorando cada vez mais, até que em 1901 não é mais capaz de viver sozinho. Henri despede-se de Paris com a certeza de que está com os dias contados. Sofre ataques de paralisia e quase não consegue mais pintar.

Em 9 de Setembro de 1901, Henri de Toulouse-Lautrec morre em consequência de um derrame nos braços de sua mãe, no Castelo de Malromé, perto de Bordeaux, às duas horas e quinze minutos da manhã. Encontra-se sepultado no Cemitério de Verdelais, na França.[7]

LEGADO
Estima-se que Lautrec tenha pintado mais de 1000 quadros a óleo (737 estão catalogados), feito mais de 5000 desenhos (275 aquarelas, 5084 desenhos catalogados) e por volta de 363 gravuras e cartazes.
Os Grandes pintores pós- Impresseionistas - 48m
Toulouse-Lautrec
Biografia de Toulouse-Lautrec, 
obras principais do pintor, pinturas, artes plásticas, pós-impressionismo


Toulouse-Lautrec

Toulouse-Lautrec: 
importante artista plástico do final do século XIX
Quem foi 
Henri Marie Raymond de Toulouse-Lautrec Monfa foi um importante pintor e litógrafo francês do período pós-impressionista. É considerado um artista de vanguarda do Modernismo e da Art Nouveau. Nasceu na cidade francesa de Albi em 24 de novembro de 1864 e faleceu, aos 36 anos de idade, na cidade de Saint-André-du-Bois em 9 de setembro de 1901.

Biografia (principais momentos da vida)
- Nasceu numa família nobre francesa.
- Desde a infância sofreu com uma doença óssea que dificultou o crescimento de suas pernas.
- Mesmo com estas dificuldades físicas, Toulouse-Lautrec passou a desenhar e pintar aquarelas desde o início da juventude.
- Com 16 anos de idade, foi estudar pintura com o rígido pintor francês Léon Joseph Florentin Bonnat.
- Em 1881, decidiu ser pintor e foi morar em Paris.
- Tempos depois foi estudar pintura com outro artista francês, Fernand Cormon.
- Em 1886, montou seu próprio estúdio de artes.
- Levando uma vida boêmia, o artista exagerava no consumo de bebidas alcoólicas e nos diversos relacionamentos com mulheres. Com este comportamento, contraiu sífilis.
- Viajou no começo da década de 1890 para Londres.

Características do estilo artístico
- Toulouse-Lautrec usou como temática principal de suas obras a vida boêmia de Paris;
- Adotou um tom de sátira em suas obras;
- A composição de suas obras era dinâmica, fruto do desenvolvimento da fotografia no final do século XIX.
- Destacava a individualidade dentro dos grupos de pessoas;
- Tinha preferência por cores quentes e fortes (vermelho, laranja e amarelo);
- Tinha preferência em retratar pessoas.

obra de Toulouse Lautrec  
Na Cama, óleo sobre cartão de Toulouse-Lautrec de 1893


Publicado em 17/11/2012 -Licença padrão do YouTube

Lista de reprodução "Artes Belas" do canal YouTube CarlosAlbertoDidier.

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