segunda-feira, 11 de junho de 2012

Vincent van Gogh - ao som da Sinfonia N*4 de Felix Mendelssohn


Enviado por em 20/11/2007

 
A tribute to my favorite painter
 with one of my favorite piece of music (it was edited).

Felix Mendelssohn 
- Symphony No 4 in A major Op. 90 "Italian" 1st Mov.
London Symphony Orchestra
Conductor: Alfred Scholz

Esse vídeo é um tributo 
que resolvi fazer ao meu pintor favorito,
com uma das minhas músicas preferidas 
(que precisou ser editada para o vídeo não ficar muito grande).



VINCENT VAN GOGH

 

Vincent van Gogh - ost.40x50cm -1980 Radeir

       FRAGMENTOS 
-  Cartas ao irmão Theo
                     
    "  Escrevo-lhe um pouco ao acaso o que me vem à pena,
         ficaria muito contente se de alguma maneira você pudesse
           ver em mim mais que um vagabundo


       Se continuarmos a amar sinceramente o que na verdade
         é digno de amor,e não desperdiçarmos nosso amor em coisas
         insignificantes,nulas e insípidas,obteremos pouco a pouco mais
          luz e nos tornaremos mais fortes,mais humanos,mais felizes.


       O que é que sou aos olhos da maioria - uma nulidade ou um
         homem excêntrico ou desagradável - alguém que não tem
           uma situação na sociedade ou que não terá;enfim,pouco
             menos que nada...então eu gostaria de mostrar por minha
        obra o que existe no coração de tal excêntrico,de tal nulidade...
         Ainda que frequentemente eu esteja na miséria,há contudo
                       em mim harmonia e uma música calma e pura.


     O sentimento e o amor pela Natureza encontram cedo
       ou tarde um eco naqueles que se interessam pela arte.


     Eu sinto que há coisas de cor que surgem em mim enquanto
       pinto,coisas que eu não possuia antes,coisas importantes e
         intensas.
      

      Sinto em mim a força de produzir,tenho consciência de que
   chegará um tempo em que poderei,por assim dizer,cotidianamente 
  fazer uma ou outra  coisa boa,e isto,regularmente.


           Estou possuido pelos novos prazeres que sinto nas coisas que vejo, uma nova esperança de fazer algo que tenha  alma.


           Tudo aqui é belo,aonde quer que eu vá
           Tudo aqui é perfeitamente belo,como eu gosto.
             Quero dizer que aqui é a paz.


           Não é fácil encontrar no verão um efeito de sol que seja
            rico,tão simples e tão agradável de ver quanto os efeitos
            característicos das outras estações.
               - Na Primavera hà o trigo novo verde tênue
                           e as macieiras rosas  em  flor.
               - No Outono há o contraste das  folhas amarelas
                           com os tons violetas.
              - No inverno há a neve e os pequenos personagens negros.


           Estou num furor de trabalho,já que as árvores estão  em flor
             e eu gostaria de fazer um pomar da Provence de uma alegria
              monstruosa.


           Estou de novo em pleno trabalho,sempre,
             como pomares em flor


           Me falta uma noite estrelada com ciprestes ou talvez
             sobre um campo o trigo maduro.


           O pessegueiro rosa é o que me dá mais trabalho.
             são milhares  de florzinhas a brotar das minhas mãos...


           Quero agora absolutamente pintar um céu estrelado.
             Frequentemente me parece que a noite é ainda mais
               ricamente colorida que o dia,colorida de violetas,
                 de azuis e os mais intensos verdes.



     Quero evocar o brilho misterioso
de uma pálida estrela no infinito,
             os laranjas fulgurantes como o ferro abrasado,
daí os tons  de ouro  velho luminoso em meio às trevas.
          


         A grande revolução: a arte aos artistas,
meu Deus,talvez seja uma   utopia e então tanto pior.
Sei que não devemos desanimar só porque a utopia não se realiza.


         Acho que a vida é tão curta e passa tão rápido;
ora,sendo pintor  é preciso portanto pintar.


         Fazer estudos,no meu entender,
é semear e fazer quadros, é colher.


         Não devemos nos poupar. Se durante algum tempo estamos esgotados, depois nos restabelecemos,e ganhamos com o faro de os estudos estarem  armazenados,exatamente como o trigo ou o feno do camponês.
Quanto a mim,não penso provisoriamente em descansar.
                 

         A loucura é salutar por isto,
porque nos tornamos talvez menos exclusivos...


         O trabalho me distrai infinitamente mais que qualquer outra coisa  e se por uma vez eu pudesse nele me lançar com toda minha energia, este seria possivelmente o melhor remédio.


         Não esqueçamos que as pequenas emoções
são os grandes timoreiros  de nossas vidas,
e que as obedecemos sem saber.

         
Em todo caso procurar permanecer verdadeiro
 talvez seja um remédio
  para combater a doença que continua
 fomentando em nossa mente.


           Quando você prestar atenção,verá que certas estrelas
             são cor de limão,outras têm brilho cor-de-rosa,verdes,
                azuis miosotes


           Sou este ser sem sorriso,mas de cujo olhar partem
             vibrações coloridas que me envolvem,criando um mundo
               onde elas - cores,vibrações -  substituem a luz e a matéria.
                   O que é o mundo?


          O que é o mundo?
            - Cores,cores lindas que vibram.
            E eu,quem sou?
         -  O autor desse mundo!




Fonte:Content ©Cartas a Theo - Radeir

Nenhum comentário: