Publicado em 10/06/2012 por
O som do alaúde
qual seda acariciante
- ao bom meditar.
qual seda acariciante
- ao bom meditar.
Johann (es) Hieronymus Kapsberger
(também: Giovanni Girolamo ou Giovanni Geronimo Kapsperger),
ntérprete e compositor do período inícial do barroco
Um compositor prolífico e altamente original, Kapsberger hoje é lembrado principalmente por seu alaúde , teorba e chitarrone música, que foi seminal no desenvolvimento destes como instrumentos solistas.
Vida
Nada se sabe sobre a data Kapsberger e local de nascimento. Seu pai era coronel Guglielmo Kapsperger um oficial militar da Casa Imperial da Áustria, e pode se instalaram em Veneza , a cidade que pode ter sido berço de Kapsberger. Depois de 1605 Kapsberger mudou-se para Roma , onde ele atingiu rapidamente uma reputação de um virtuoso brilhante.Ele cultivou conexões
com vários indivíduos e organizações poderosas,
e se organizou "academias" em sua casa,
que foram contados entre os
"maravilhas de Roma".
Cerca de 1609 casou Kapsberger Gerolima di Rossi, com quem teve pelo menos três filhos. Ele começou a publicar sua música em torno do mesmo tempo, com mais de uma dúzia de coletâneas de música que aparece durante os próximos dez anos. Entre eles, o célebre Libro I d'intavolatura di lauto (1611), coleção única sobrevivente Kapsberger de música para alaúde. [1]Em 1624 Kapsperger entrou ao serviço do cardeal Francesco Barberini , onde trabalhou com vários compositores importantes como Girolamo Frescobaldi e Stefano Landi ) e poetas (que incluía Giulio Rospigliosi, o futuro papa Clemente IX ). Kapsberger trabalhou na casa de Francesco, até 1646. Ele morreu em 1651. [1]
Obras
Kapsberger é melhor lembrado como um compositor para alaúde e chitarrone . Pelo menos seis coleções foram publicados durante sua vida, duas das quais estão actualmente a perder. Escrita Kapsberger é caracterizada, principalmente em tocatas , por mudanças espontâneas, contrastes nítidos e incomuns agrupamentos rítmicos e, por vezes, passagens que não se conformam com as regras do contraponto que estavam em uso no momento. [1]A grande maioria dos críticos contemporâneos elogiou habilidade de composição Kapsberger e inovações. Entre eles estava Athanasius Kircher , que descreveu Kapsberger como um "gênio soberba" e atestou que ele "conseguiu penetrar os segredos da música". [2] Uma notável exceção foi o crítico Giovanni Battista Doni , que era inicialmente de apoio do compositor, mas então se voltou contra ele por razões pouco claras e criticou a sua música em versão impressa. [3]
Além disso, tocatas Kapsberger pode ter influenciado as de Girolamo Frescobaldi , [4] bem como a música de alaúde francês seria, alguns anos mais tarde, influenciar Johann Jakob Froberger 's suites .
Alguns contemporâneos, como Stefano Landi , mencionou que Kapsberger não era como um compositor meticuloso como ele era como um performer. [3] Os recursos listados acima levou alguns estudiosos modernos partilham desta opinião e eles tendem a acreditar que Kapsberger foi um compositor de capacidade inferior. Proeminente entre esses críticos é alaudista Rolf Lislevand: em suas palavras, "Kapsberger foi tão ruim como um compositor ele era um instrumentista muito bem [...]
As idéias
são muitas vezes mal desenvolvido,
e são livremente associados uns com os outros,
sem discurso verdadeiro musical é construída [...]
a. ritmo, mesmo depois de esforços sérios de entendimento
de it-oscila entre a inteligência inspirado e confusão total " [5]
Outra música Kapsberger inclui dois conjuntos de danças ensemble instrumental, raras para o período, e uma riqueza da música vocal, o que foi amplamente realizados durante sua vida, mas que agora é criticamente aclamada menos. Kapsberger também escreveu música estágio, quase todos atualmente perdida. O trabalho único sobrevivente deste tipo é Apoteose sive Consecratio SS Ignatii et Francisci Xaverii (1622). [1]
Algumas das suas obras
- Libro Primo de Madrigali (1609), madrigais para cinco vozes e baixo contínuo
- Poematia et Carmina [...] Eu Liber (1624), 10 configurações de versos de Papa Urbano VIII , para voz e baixo contínuo
- Coro musicale (1627), músicas de casamento para voz e baixo contínuo
Apoteose sive Consecratio SS Ignatii et Francisci Xaverii (1622)
- Cantata Maggio nel real Palazzo Pitti de (1612), secular cantata
- Libro Secundo d'intavolatura di chitarrone (1616)
- Libro Secundo d'intavolatura di lauto (1619)
- Epitalamio [...] recitativo um piu voci (1628), a música secular vocal
- Libro Terzo d'arie passeggiate (1630)
- Poematia et Carmina [...] Liber II (1633), as configurações de versos pelo Papa Urbano VIII
- La Vittoria del Vladislao principe em Valacchia (1625), ópera
- Fetonte (1630), dramma recitato
http://en.wikipedia.org/wiki/Johannes_Hieronymus_Kapsberger
Licença padrão do YouTube
Nenhum comentário:
Postar um comentário