quinta-feira, 14 de junho de 2012

Giovanni Girolamo Kapsberger Works for Lute & Chitarrone,Romano

 
Publicado em 10/06/2012 por

O som do alaúde
qual seda acariciante
- ao bom meditar.
 Johann (es) Hieronymus Kapsberger
  (também: Giovanni Girolamo ou Giovanni Geronimo Kapsperger), 
(c. 1580 - 17 Janeiro 1651) foi um alemão - italiano virtuoso i
ntérprete e compositor do período inícial do barroco

 Um compositor prolífico e altamente original, Kapsberger hoje é lembrado principalmente por seu alaúde , teorba e chitarrone música, que foi seminal no desenvolvimento destes como instrumentos solistas. 

Vida

Nada se sabe sobre a data Kapsberger e local de nascimento. Seu pai era coronel Guglielmo Kapsperger um oficial militar da Casa Imperial da Áustria, e pode se instalaram em Veneza , a cidade que pode ter sido berço de Kapsberger. Depois de 1605 Kapsberger mudou-se para Roma , onde ele atingiu rapidamente uma reputação de um virtuoso brilhante.

Ele cultivou conexões 
com vários indivíduos e organizações poderosas,
 e se organizou "academias" em sua casa, 
que foram contados entre os 
 "maravilhas de Roma".  
Cerca de 1609 casou Kapsberger Gerolima di Rossi, com quem teve pelo menos três filhos. Ele começou a publicar sua música em torno do mesmo tempo, com mais de uma dúzia de coletâneas de música que aparece durante os próximos dez anos. Entre eles, o célebre Libro I d'intavolatura di lauto (1611), coleção única sobrevivente Kapsberger de música para alaúde. [1]
 
Em 1624 Kapsperger entrou ao serviço do cardeal Francesco Barberini , onde trabalhou com vários compositores importantes como Girolamo Frescobaldi e Stefano Landi ) e poetas (que incluía Giulio Rospigliosi, o futuro papa Clemente IX ). Kapsberger trabalhou na casa de Francesco, até 1646. Ele morreu em 1651. [1]

Obras

Página de título de Libro Kapsberger do primo d'intavolatura di lauto, a coleção única sobrevivente de suas obras para alaúde
 
Kapsberger é melhor lembrado como um compositor para alaúde e chitarrone . Pelo menos seis coleções foram publicados durante sua vida, duas das quais estão actualmente a perder. Escrita Kapsberger é caracterizada, principalmente em tocatas , por mudanças espontâneas, contrastes nítidos e incomuns agrupamentos rítmicos e, por vezes, passagens que não se conformam com as regras do contraponto que estavam em uso no momento. [1]

 A grande maioria dos críticos contemporâneos elogiou habilidade de composição Kapsberger e inovações. Entre eles estava Athanasius Kircher , que descreveu Kapsberger como um "gênio soberba" e atestou que ele "conseguiu penetrar os segredos da música". [2] Uma notável exceção foi o crítico Giovanni Battista Doni , que era inicialmente de apoio do compositor, mas então se voltou contra ele por razões pouco claras e criticou a sua música em versão impressa. [3]

Além disso, tocatas Kapsberger pode ter influenciado as de Girolamo Frescobaldi , [4] bem como a música de alaúde francês seria, alguns anos mais tarde, influenciar Johann Jakob Froberger 's suites .
 
Alguns contemporâneos, como Stefano Landi , mencionou que Kapsberger não era como um compositor meticuloso como ele era como um performer. [3] Os recursos listados acima levou alguns estudiosos modernos partilham desta opinião e eles tendem a acreditar que Kapsberger foi um compositor de capacidade inferior. Proeminente entre esses críticos é alaudista Rolf Lislevand: em suas palavras, "Kapsberger foi tão ruim como um compositor ele era um instrumentista muito bem [...]

As idéias 
são muitas vezes mal desenvolvido,
e são livremente associados uns com os outros, 
sem discurso verdadeiro musical é construída [...] 
a. ritmo, mesmo depois de esforços sérios de entendimento 
de it-oscila entre a inteligência inspirado e confusão total " [5] 

No entanto, independentemente de como se encara a sua proeza de composição, Kapsberger foi um dos compositores principais do alaúde e teorba música durante o início da era barroca (juntamente com Alessandro Piccinini ) e muito contribuiu para o avanço europeus instrumentos de cordas dedilhadas do tempo. [1]
 
Outra música Kapsberger inclui dois conjuntos de danças ensemble instrumental, raras para o período, e uma riqueza da música vocal, o que foi amplamente realizados durante sua vida, mas que agora é criticamente aclamada menos. Kapsberger também escreveu música estágio, quase todos atualmente perdida. O trabalho único sobrevivente deste tipo é Apoteose sive Consecratio SS Ignatii et Francisci Xaverii (1622). [1]

  Algumas das suas obras

  • Libro Primo de Madrigali (1609), madrigais para cinco vozes e baixo contínuo
  • Poematia et Carmina [...] Eu Liber (1624), 10 configurações de versos de Papa Urbano VIII , para voz e baixo contínuo
  • Coro musicale (1627), músicas de casamento para voz e baixo contínuo

 Apoteose sive Consecratio SS Ignatii et Francisci Xaverii (1622)

  • Cantata Maggio nel real Palazzo Pitti de (1612), secular cantata
  • Libro Secundo d'intavolatura di chitarrone (1616)
  • Libro Secundo d'intavolatura di lauto (1619)
  • Epitalamio [...] recitativo um piu voci (1628), a música secular vocal
  • Libro Terzo d'arie passeggiate (1630)
  • Poematia et Carmina [...] Liber II (1633), as configurações de versos pelo Papa Urbano VIII
  • La Vittoria del Vladislao principe em Valacchia (1625), ópera
  • Fetonte (1630), dramma recitato
Além disso, um tratado de composição por Kapsberger, Il Kapsperger della musica, foi anunciado em 1640, no prefácio de Libro Quarto D'intavolatura di chitarrone, mas agora está perdido.

 
http://en.wikipedia.org/wiki/Johannes_Hieronymus_Kapsberger
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