segunda-feira, 11 de junho de 2012

NISE DA SILVEIRA - Do Mundo da Caralâmpia à Emoção de Lidar.

Nise da Silveira 
- Do mundo da Caralâmpia à  Emoção - 30 min.




Nise da Silveira
A Psiquiatria e o Artista - 12 min.


Hotel Spa da Loucura 
Dionise - 16 min.



Entrevista com a Dra. Nise da Silveira, realizada em 03 e 04 de agosto 1992 por Gonzaga Leal e Rubem Rocha Filho. Nesta entrevista, Nise fala das suas inquietações, das suas filiações teóricas e de sua experiência na relação com a loucura, com o desassossego, com a dor humana e com a instituição psiquiátrica. 

Se remete a Antonin Artaud e Jung como mestres decisivos na formulação do seu campo conceitual teórico-prático no manejo da clínica da psicose. Interroga a psiquiatria clássica ao mesmo tempo em que aponta a sua aliança com a anti-psiquiatria e com artistas pertencentes as mais diversas linguagens. 

Atrevida que era, utilizou o animal como co-terapeutas, desafiando o status quo da tradição psiquiátrica, o que veio fortalecer um dos seus conceitos de maior força e potência por ela desenvolvidos, O AFETO CATALIZADOR.

 Durante todo o percurso da entrevista Nise deixa claro o seu sonho desde pequena -- apaziguar o sofrimento humano. Conciliando ternura, firmeza de convicções, sensibilidade e rigor teórico, Nise esteve a frente do seu tempo, sendo responsável pela idealização e criação de dois espaços de clínica e de pesquisa de maior referência mundial, o MUSEU DE IMAGENS DO INCONSCIENTE, e a CASA DAS PALMEIRAS, instituição para pacientes egressos de clínicas psiquiátricas antecipando-se em mais de 30 anos ao que hoje modernamente chama-se CAPS - CENTROS DE ATENÇÃO PSICO-SOCIAL.
ENTROS DE ATENÇÃO PSICO-SOCIAL.


NISE DA SILVEIRA - SENHORA DAS IMAGENS - 20 min.

COM MARIANA TERRA E CARLOS VEREZA (VOZ DO INCONSCIENTE). PARTICIPAÇÕES: FERREIRA GULLAR E JOSÉ CELSO MARTINEZ CORRÊA (VÍDEO)
DRAMATURGIA E DIREÇÃO: DANIEL LOBO
COREOGRAFIAS: ANA BOTAFOGO
TRILHA ORIGINAL: JOÃO CARLOS ASSIS BRASIL


REVISTA VEJA RIO - ''MELHORES PEÇAS''. Teatro, música e dança em um espetáculo multimídia. A história de uma das mulheres mais importantes do século XX.

TEATRO EVA HERZ (LIVRARIA CULTURA - AV. PAULISTA)
QUARTAS E QUINTAS ÀS 21h.


Vá e veja com seus próprios olhos.

"Mariana Terra, com um trabalho de categoria e graça,
 usa máscaras, dança e canto."
O GLOBO - BARBARA HELIODORA

"Música, coreografia e texto inspirados. Belo tributo!"
REVISTA VEJA - CARLOS HENRIQUE BRAZ
"Raras vezes me emocionei tanto vendo um espetáculo teatral."
GRACINDO JÚNIOR - Ator e diretor
"Espetáculo de carga emocional forte."
PAULO BETTI - Ator e diretor
"Final corajoso e emocionante. Interpretação da Nise é mediúnica."
BENILTON BEZERRA JR. - Psiquiatra
''Umas das montagens que mais me tocaram desde que exerço o ofício de crítico teatral. Intérprete brilhante. Das mais impactantes atuações que já assisti em toda a minha vida.''
LIONEL FISCHER -- Crítico teatral

EQUIPE DE CRIAÇÃO:
Texto e direção: Daniel Lobo. Interpretação e co-dramaturgia: Mariana Terra. Coreografia: Ana Botafogo. Trilha original: João Carlos Assis Brasil. Participações de Carlos Vereza (Voz do Inconsciente) e Ferreira Gullar, Ednaldo Lucena e Gilray Coutinho (em vídeo). Preparação vocal: Angela Herz. Cenografia e figurino: Ronald Teixeira. Desenho de luz: Djalma Amaral. Percussão: Marco Lobo. Ensaiadora: Inês Pedroza. Operação de luz: Luca Pergon. Operação de som: Luiz Gomes. Operação de vídeo: Márcio Henrique. Edição: Personal Filme (Daniel Trindade)


Pablo Picasso
retrata com liberdade
a alma do tempo
Enviado por  em 02/11/2011
Enviado por  em 09/08/2011-Licença padrão do YouTube
 

Nenhum comentário: