domingo, 20 de maio de 2012

A ESTÁTUA DE CONDILAC - Jorge Luiz Borges



Breve trecho do Livro de Seres Imaginários, de Jorge Luis Borges, onde o autor discute se as idéias são inatas, baseando-se em um conceito do filósofo francês Étiemme Bonnot de Condiallac.

Imagine uma estátua no formato de um corpo humano. Imagine que ela é dotada de uma alma que nunca sentiu nada, nunca pensou nada.

Damos a ela um único sentido; o olfato, talvez o menos complexo dos cinco sentidos. Damos a ela um cheiro de jasmim e ali começará a biografia da estátua.

Por um instante, tudo no universo será aquele odor. No próximo momento, colocamos a fragrância de uma rosa e depois de um cravo.

Deixe que exista um único odor na consciência da estátua, e haverá atenção; deixe que a fragrância dure mais do que um momento e teremos a memória; deixe que uma impressão do presente e outra do passado ocupem a consciência, e teremos a comparação; deixe que a estátua perceba analogias e diferenças, e teremos julgamento; deixe que a comparação e o julgamento ocorram de novo, e teremos a reflexão; deixe que uma memória prazerosa seja mais vívida que uma não-prazerosa, e teremos a imaginação.

Quando as faculdades do Entendimento estão enraizadas, as faculdades da Vontade irão seguir; amor e ódio (atração e aversão), esperança e medo. A consciência de passar por diverentes estados dará à estátua a noção abstrata dos números; a consciência de ser o odor de cravo e ter sido o odor de jasmim dará a ela a idéia do Eu.

Pablo Picasso

Li
 Fonte:
http://tavernafimdomundo.com/2009/02/19/a-estatua-de-condillac/
 

Nenhum comentário: