terça-feira, 29 de maio de 2012

Bach - Coffee Cantata ''Schweigt stille, plaudert nicht'' BWV 211 - Fina...


BACH - CANTATA DO CAFÉ



Bach, Cantata do Café 

 J.S Bach – Cantata do Café ou Coffee Cantata

J.S Bach - Cantata do Café ou CoffeeCantata

Bach, a mulher e o café. O que isto têm a ver?
Beber café,
um desejo proibido para as mulheres
 da Alemanha do século XVIII.

Apesar do consumo daquele grão escuro de efeito estimulante ter sido o acompanhamento perfeito das conversas sobre política e artes dos intelectuais eruditos, se ingerido pelas mulheres da época, o café era tido como “um negro veneno” que causava descontrole e esterilidade.

Tudo bem, hoje, a discussão serve apenas de memória, mas, o curioso é observar o que a composição Kaffee-Kantate (ou, Cantata do Café), mini-ópera do “pai da música” Johann Sebastian Bach, contribuiu para essa história.

Na figura a foto de J.S Bach – Cantata do Café ou CoffeeCantata

Tocada entre 1732 e 1735 na Kaffeehaus de Zimmermann, em Leipzig, a cantata tem tom cômico e narra a tentativa de repressão do pai rabugento. Schlendrian à mania de Lieschen, sua filha viciada em café. Esgotados os modos de convencê-la do perigo daquele terrível desejo, Schlendrian só consegue satisfazer à sua vontade quando a oferece um marido.

No entanto, ao contrário do repúdio ao café, instigada pelos homens da elite alemã, Bach compôs um salve, um ode, um reverendo à bebida.


“Ah, como é doce o seu sabor. /
 Delicioso como milhares de beijos, / 
 mais doce que um moscatel. /
 Eu preciso de café” (…) 
“Paizinho, não sejas tão mau. / 
Se eu não beber meu café / 
as minhas curvas vão secar / 
as minhas pernas vão murchar / 
ninguém comigo irá casar”.
 
 
O literato Milton Ribeiro,
deixou a ressalva:

 “Bach aprendera muito bem, 
em sua vida familiar, 
que influenciar os jovens
não era assim tão fácil.
 
 Portanto, adicionou um recitativo no qual os planos de Lieschen são revelados: o homem que quiser casar com ela terá de consentir numa cláusula: o contrato matrimonial certamente preverá que a mulher possa tomar café sempre que lhe apetecer”.

Pois é, homens e mulheres! Quatro séculos depois, especialistas não têm dúvidas de que três a quatro xícaras para o café diário, o que representa cerca de 500 mg de cafeína, só faz bem para a saúde.

Estimula a memória, combate a depressão e suas consequências, é rico em sais minerais – potássio, cálcio, zinco, ferro e magnésio -, além de vitamina B, ácidos clorogênicos, antioxidantes naturais, entre outros nutrientes. É, eles não sabiam disso…

Bom, chegou a hora 
de matar a curiosidade.
 Vamos escutar a Cantata do Café?
 

 por: Tatiana Dourado
 
 
28 de Maio de 2012
 
ciência

Quem bebe café vive mais

Por - 17 mai, 2012 - 08:51
11 Comentários
Milhões de pessoas começam a manhã tomando café, e um novo estudo médico sugere que ele pode ajudar você a viver mais – se você beber o bastante.


O estudo de larga escala, publicado no New England Journal of Medicine, mostrou que homens que bebem seis xícaras de café ou mais por dia tinham 10% menos chance de morrer durante os 14 anos do estudo. 

Mulheres que bebiam seis xícaras ou mais por dia tinham 15% menos chance de morrer no mesmo período. 
 
O resultado, obviamente, é: quem bebe café vive mais.
Os pesquisadores também mostraram que o efeito é visto em praticamente qualquer causa de morte, como doenças do coração, do pulmão, diabetes, derrame e infecções. O efeito, no entanto, parece cair se o consumo for pequeno – uma xícara de café tem efeito desprezível.
Dr. Neal Freedman, um dos pesquisadores do Instituto Nacional de Câncer do Departamento de Saúde e Serviços Humanos dos EUA, explica:
O café contém mais de 1.000 componentes que podem afetar as chances de morrer. O componente mais estudado é a cafeína, mas associações semelhantes entre café normal e descafeinado tanto neste como em um estudo anterior sugerem que, se a relação entre consumo de café e mortalidade for causal, outros componentes no café – por exemplo, antioxidantes, incluindo polifenóis – podem ser importantes.
Tudo isto significa que, se alguém disser que você está tomando café demais, sua réplica já estará pronta. [NEJM via The Telegraph]
Foto por pick/Shutterstock

em Homenagem ao Dia Internacional da Mulher

Publicado por Redação Blog Café Fácil

Li
Fonte:
 
 Gizmodo US
 por: Tatiana Dourado
Publicado por Redação Blog Café Fáci
Sejam felizes todos os seres. Vivam em paz todos os seres.
Sejam abençoados todos os seres.

Nenhum comentário: