sexta-feira, 13 de maio de 2011

SENHORA DE FÁTIMA - LUZ E PAZ


"Fátima Luz e Paz" tem em exposição a coroa preciosa que a Imagem de Nossa Senhora de Fátima ostenta apenas nos dias de grandes peregrinações e em outras ocasiões especiais.

Esta coroa  foi oferecida pelas mulheres portuguesas a 13 de Outubro de 1942, em acção de graças por Portugal não ter entrado na 2ª Guerra Mundial, e tem incrustada a bala oferecida por João Paulo II. O falecido Sumo Pontífice ofereceu a bala que lhe trespassou o corpo no atentado de que foi vítima em Roma, a 13 de Maio de 1981, em sinal de agradecimento à Virgem, por lhe salvo a vida.

A exposição permanente "Fátima Luz e Paz" abriu as suas portas em Agosto de 2002 e está patente ao público no edifício da Reitoria do Santuário, aquele defronte a Capelinha das Aparições.

"Fátima Luz e Paz" tem em exposição a coroa preciosa que a Imagem de Nossa Senhora de Fátima ostenta apenas nos dias de grandes peregrinações e em outras ocasiões especiais.

Estão em exposição muitas outras jóias e uma grande variedade de objectos oferecidos ao longo dos anos a Nossa Senhora de Fátima, no próprio Santuário ou nas viagens da Imagem Peregrina pelo mundo.

São milhares as peças, pequeninas ou grandes, de valor real elevado ou muito baixo, mas todas elas de um valor estimativo incalculável: cada uma foi oferecida por gente conhecida ou incógnita, por pessoas individuais ou colectivas, por gente simples e gente socialmente importante. 
Verdadeiramente significativo é o facto de cada peça ter uma história que reflecte um pedaço da história de quem a ofereceu e que permanece conhecida apenas  pelo próprio e por Deus. Esta exposição é obra de milhares e milhares de peregrinos que em Fátima e na sua mensagem procuram e encontram um pouco de luz e paz que emanam de Deus e por Maria se comunicam aqui na Cova da Iria.

Uma outra peça patente na exposição com uma grande riqueza simbólica é o anel oferecido a Nossa Senhora por João Paulo II. Depois da oração em louvor à Virgem, na Capelinha das Aparições, no dia 12 de Maio de 2000, o Santo Padre ofereceu um anel a Nossa Senhora, deixando também uma mensagem escrita, que transcrevemos: «Este anel, com a efígie de Nossa Senhora e as palavras «Totus Tuus», foi-me dado pelo Cardeal Stefan Wyszynski, nos primeiros dias do meu Pontificado. Com muita alegria, ofereço-o a Nossa Senhora de Fátima em sinal da minha profunda gratidão pela protecção que me tem concedido».

Após a peregrinação do Santo Padre Bento XVI a Fátima, de 12 a 14 de Maio de 2010, foram colocados nesta exposição a Rosa de Ouro e o Cálice por ele oferecidos, a Nossa Senhora e ao Bispo de Leiria-Fátima, respectivamente. 




 Inaugurada a 1 de Dezembro de 2010, a exposição “Orai comigo” está patente ao público, na sala de exposições da Galilé dos Apóstolos S. Pedro e S. Paulo, até final do ano pastoral. As entradas são livres e gratuitas. Horário de visita: 09:00 às 19:00.

Integrada no primeiro ano de preparação do Centenário das Aparições de Fátima, a exposição

Orai comigo evoca as aparições do Anjo, tomando como guia principal a própria Irmã Lúcia, cujo retrato, efectuado a partir de uma fotografia da sua visita histórica aos lugares das aparições angélicas, recebe os visitantes.

É também a partir das suas Memórias que se exibem objectos ligados à primeira aparição, na Loca do Cabeço (partitura da oração do Anjo; pedras da “verdadeira” loca); à segunda aparição (balde de tirar água usado até há pouco tempo no Poço do Arneiro) e à terceira aparição (representações artísticas relacionadas com este especial momento da mensagem de Fátima).

 Entre o espólio que integra a exposição, contam-se peças de colecções particulares, da Diocese de Leiria-Fátima, da Câmara Municipal de Vila Nova de Cerveira, da Congregação das Religiosas Reparadoras de Nossa Senhora das Dores de Fátima, da Fundação Spes, das Irmãs Dominicanas de Santa Catarina de Sena, das Irmãs de Santa Cruz e do Secretariado dos Pastorinhos.

Colocadas em contexto que pretende evocar a ambiência bucólica dos Valinhos e de Aljustrel, as obras de pintura e de escultura e as relíquias expostas procuram proporcionar aos peregrinos e outros visitantes uma fruição estética e espiritual a partir dos relatos das Aparições do Anjo, de 1916.

A exposição termina com um núcleo intitulado “Nos umbrais da Mensagem”, deixando entender como a figura do Anjo foi precursora das aparições marianas que, no ano seguinte, aconteceriam em Fátima.

Marco Daniel Duarte,
Comissário da Exposição

"Venho em peregrinação a Fátima como a maioria de vós, amados peregrinos, com o terço na mão, o nome de Maria nos lábios e o cântico da misericórdia de Deus no coração."
João Paulo II- 1982
 







Fonte:
Santuário de Fátima -site Oficial
http://www.santuario-fatima.pt/portal/index.php?id=1260
Sejam felizes todos os seres  Vivam em paz todos os seres
Sejam abençoados todos os seres.

Nenhum comentário: