Canto gregoriano
Uma "partitura" para canto gregoriano
O canto gregoriano é um gênero de música vocal monofônica, monódica (só uma melodia), não acompanhada, ou acompanhada apenas pela repetição da voz principal com o organum, com o ritmo livre e não medido, utilizada pelo ritual da liturgia católica romana, a idéia central do cantochão ocidental.[1]
As características foram herdadas dos salmos judaicos, assim como dos modos (ou escalas, mais modernamente) gregos, que no século VI foram selecionados e adaptados por Gregório Magno para serem utilizados nas celebrações religiosas da Igreja Católica.
Somente este tipo de prática musical podia ser utilizada na liturgia ou outros ofícios católicos. Só nos finais da Idade Média é que a polifonia (harmonia obtida com mais de uma linha melódica em contraponto) começa a ser introduzida nos ofícios da cristandade de então, e a coexistir com a prática do canto gregoriano.[2]
Importância do texto
Desde seu surgimento que a música cristã foi uma oração cantada, que devia realizar-se não de forma puramente material, mas com devoção ou, como dizia Paulo (Apóstolo): "cantando a Deus em vosso coração". O texto era, pois, a razão de ser do Canto Gregoriano.
Na verdade,
o canto do texto se baseia no princípio
- segundo Santo Agostinho -
de que "quem canta ora duas vezes".
O canto Gregoriano jamais poderá ser entendido sem o texto, o qual tem primazia sobre a melodia, e é quem dá sentido a esta. Por isso, ao interpretá-lo, os cantores devem haver compreendido bem o sentido dele.
Em conseqüência, deve-se evitar qualquer impostação de voz de tipo operístico, em que se busca o destaque do intérprete.
Deste canto procedem os modos gregorianos, que dão base à música ocidental. Deles vêm os modos maior (jônio) e menor (eólico), e outros cinco, menos conhecidos (dórico, frígio, lídio, mixolídio e lócrio).
Referências
- ↑ Canto gregoriano - Sitio do Vaticano
- ↑ Antífonas do Ó: O antigo e o novo na oração liturgica do advento. - São Paulo: Paulinas, 1997. ISBN 85-356-0021-3
Ligações externas
- Cantos Gregorianos selecionados em formato MP3
- Instituto Gregoriano de Lisboa
- Monges que rezam sete vezes ao Dia em Gregorianos
Diversos cantos selecionados
Temos aqui uma pequena selação de alguns cantos mais conhecidos. Exceto pelas seqüências, ofertório e Pai Nosso, os demais não são cantados na missa, mas no ofício de Vésperas ou em alguma outra das Horas que os religiosos e padres rezam durante o dia.
- Seqüência Victimæ paschali, da missa do domingo de Páscoa (1m36.6s - 1510 kb)
- Seqüência Veni Sancte Spiritus da missa de Pentecostes (2m29.7s - 2341 kb)
- Seqüência Lauda, Sion, da missa de Corpus Christi (5m49.8s - 2052 kb)
- Ofertório Ave, Maria... et benedictus (2m03.4s - 1933 kb)
- Salmo 112, Laudate pueri, com a antífona a solis ortu (2m12.5s - 778 kb)
- Iesu dulcis memoria (1m40.0s - 685 kb) (esta partitura é uma gentileza de Salvatore Donatiello, da Itália)
- Misericordias Domini (1m32.3s - 718 kb)
- Alleluia, psallite (1m13.3s - 571 kb)
- hino Veni, creator (2m30.1s - 1168 kb)
- hino Christe Redemptor (3m00.9s - 1237 kb)
- antífona Hodie Christus Natus est (56.4s - 386 kb)
- responsório Verbum caro factum est (1m55.3s - 789 kb)
- Ecce nomen Domini Emmanuel (58.8s - 458 kb)
- Pater noster (A) (56.0s - 437 kb)
- Ave, Maria (53.8s - 419 kb)
- Rorate Cæli (4m17.8s - 1763 kb)
- Vexilla Regis (3m22.7s - 3168 kb)
- Alma Redemptoris Mater (59.5s - 464 kb)
- Ave Regina Cælorum (45.9s - 358 kb)
- Regina Cæli (34.2s - 267 kb)
- Salve Regina (1m33.7s - 729 kb)
- Panis angelicus I (1m15.5s - 1182 kb)
- Adoro te devote (3m33.0s - 1457 kb)
- Tantum ergo I (1m10.9s - 485 kb)
- Tantum ergo II (1m06.1s - 388 kb)
- Tantum ergo III (1m09.9s - 410 kb)
- Tantum ergo VII (1m09.6s - 476 kb)
- Ladainha dos Santos (6m11.4s - 5805kb)
- Abaixo temos alguns exemplos do Magnificat, o cântico jubiloso de Maria (Lc 1, 46-55) ao receber o anúncio da encarnação; estas gravações, feitas durante o Ofício de Vésperas, estão acompanhadas de antífonas (no início e ao final do magnificat) e têm um interlúdio do órgão, para dar tempo de preparar o altar e incensar os fiéis para a bênção solene que segue estas Vésperas:
- Magnificat - tom 1D solene (6m58.3s - 2860 kb)(antífona Exsultet omnium turba fidelium - comemoração de São Bento).
- Magnificat - tom 8G2 solene (5m33.3s - 4558 kb)(das vésperas da Assunção, vide abaixo).
- Solenidade da Assunção de Nossa Senhora: Segundas Vésperas (incluindo cantos para bênção com o Santíssimo).
- Para ação de graças canta-se um conhecido hino de louvor, o Te Deum, cujas versões simples e solene são as mais conhecidas; uma terceira, mais ao costume romano, é a que temos a seguir:
- Te Deum (Romano) (5m44.4s - 2679 kb).
atualização: 15/6/2005 (versão anterior: 5/5/2005)
Fonte:
Wikipédia
Vaticano
Vaticano
http://www.christusrex.org/www2/cantgreg/cantos_selec.html
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