sexta-feira, 13 de maio de 2011

CANTO GREGORIANO

Canto gregoriano

                     Uma "partitura" para canto gregoriano

O canto gregoriano é um gênero de música vocal monofônica, monódica (só uma melodia), não acompanhada, ou acompanhada apenas pela repetição da voz principal com o organum, com o ritmo livre e não medido, utilizada pelo ritual da liturgia católica romana, a idéia central do cantochão ocidental.[1]

As características foram herdadas dos salmos judaicos, assim como dos modos (ou escalas, mais modernamente) gregos, que no século VI foram selecionados e adaptados por Gregório Magno para serem utilizados nas celebrações religiosas da Igreja Católica.

Somente este tipo de prática musical podia ser utilizada na liturgia ou outros ofícios católicos. Só nos finais da Idade Média é que a polifonia (harmonia obtida com mais de uma linha melódica em contraponto) começa a ser introduzida nos ofícios da cristandade de então, e a coexistir com a prática do canto gregoriano.[2]

        Importância do texto

Papa Gregório I, o qual implementou o canto que leva seu nome no ritual cristão.
Desde seu surgimento que a música cristã foi uma oração cantada, que devia realizar-se não de forma puramente material, mas com devoção ou, como dizia Paulo (Apóstolo): "cantando a Deus em vosso coração". O texto era, pois, a razão de ser do Canto Gregoriano.

Na verdade, 
o canto do texto se baseia no princípio 
- segundo Santo Agostinho -
de que "quem canta ora duas vezes".
OSapientiaJaymeAmatnecks.ogg

Canto gregoriano - O Sapientia - das Antífonas do Ó pelo Coro do Mosteiro de São Bento de Olinda/PE/BR,

 
O canto Gregoriano jamais poderá ser entendido sem o texto, o qual tem primazia sobre a melodia, e é quem dá sentido a esta. Por isso, ao interpretá-lo, os cantores devem haver compreendido bem o sentido dele.

Em conseqüência, deve-se evitar qualquer impostação de voz de tipo operístico, em que se busca o destaque do intérprete.

Deste canto procedem os modos gregorianos, que dão base à música ocidental. Deles vêm os modos maior (jônio) e menor (eólico), e outros cinco, menos conhecidos (dórico, frígio, lídio, mixolídio e lócrio).

Referências

  1. Canto gregoriano - Sitio do Vaticano
  2. Antífonas do Ó: O antigo e o novo na oração liturgica do advento. - São Paulo: Paulinas, 1997. ISBN 85-356-0021-3

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Diversos cantos selecionados

Temos aqui uma pequena selação de alguns cantos mais conhecidos. Exceto pelas seqüências, ofertório e Pai Nosso, os demais não são cantados na missa, mas no ofício de Vésperas ou em alguma outra das Horas que os religiosos e padres rezam durante o dia.
  • Iesu dulcis memoria (1m40.0s - 685 kb)  (esta partitura é uma gentileza de Salvatore Donatiello, da Itália)
  • Ladainha dos Santos (6m11.4s - 5805kb)

  • Abaixo temos alguns exemplos do Magnificat, o cântico jubiloso de Maria (Lc 1, 46-55) ao receber o anúncio da encarnação; estas gravações, feitas durante o Ofício de Vésperas, estão acompanhadas de antífonas (no início e ao final do magnificat) e têm um interlúdio do órgão, para dar tempo de preparar o altar e incensar os fiéis para a bênção solene que segue estas Vésperas:
     
  • Magnificat - tom 1D solene (6m58.3s - 2860 kb)(antífona Exsultet omnium turba fidelium - comemoração de São Bento).
  • Magnificat - tom 8G2 solene (5m33.3s - 4558 kb)(das vésperas da Assunção, vide abaixo).
  • Solenidade da Assunção de Nossa Senhora: Segundas Vésperas (incluindo cantos para bênção com o Santíssimo).
  • Para ação de graças canta-se um conhecido hino de louvor, o Te Deum, cujas versões simples e solene são as mais conhecidas; uma terceira, mais ao costume romano, é a que temos a seguir:
     
  • Te Deum (Romano) (5m44.4s - 2679 kb).
  •  Te Deum (simples) (aguarde gravação).
  • Te Deum (solene) (aguarde gravação).
atualização: 15/6/2005 (versão anterior: 5/5/2005) 
Fonte:
Wikipédia
Vaticano
http://www.christusrex.org/www2/cantgreg/cantos_selec.html

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