quarta-feira, 3 de abril de 2013

MOZART - Clarinet Concerto in A, K. 622 - 29min.


Mozart - Clarinet Concerto in A, K. 622 [complete]-29min.


 
Concerto de Mozart Clarinete em Lá Maior, K. 622 foi escrito em 1791 para o clarinetista Anton Stadler. Consiste dos habituais três movimentos, de uma forma rápido-lento-rápido:
1. Allegro2. Adágioe 3. Rondo: Allegro.
Ele também foi um dos finais de Mozart obras concluídas, e seu último trabalho puramente instrumental (ele morreu em dezembro, após a sua conclusão). O concerto é notável por sua interação delicada entre solista e orquestra, e para a falta de exibição excessivamente extrovertida por parte do solista (sem cadências são escritas na parte de solo).  
Mozart escreveu a obra originalmente para clarinete basset, um clarinete especial defendida por Stadler, que tinha um alcance até baixo (escrito) C, em vez de parar em (escrita) E como clarinetes padrão fazer. Como a maioria dos clarinetes não poderia jogar as notas baixas que Mozart escreveu para destacar este instrumento, editor de Mozart organizou uma versão do concerto com as notas baixas transpostas para faixa regular, e não publicar a versão original. Isto provou uma decisão problemática, como o autógrafo não existe mais, tendo sido penhorado por Stadler, e até meados dos musicólogos do século 20 não sabiam que a única versão do concerto escrito por mão de Mozart não tinha sido ouvida desde vida Stadler.  
Assim que o problema foi descoberto, foram feitas tentativas de reconstruir a versão original, e clarinetes novos basset foram construídas com o propósito específico de realizar concerto de Mozart e quinteto de clarinete. Não pode haver mais dúvida de que o concerto foi composta por um clarinete com autonomia alargada.
 Neste contexto, é interessante notar duas outras obras escritas para Stadler e seu instrumento de compositores intimamente ligados ao círculo Mozart-Stadler, que usou a faixa estendida de instrumento Stadler: o Concerto para Clarinete, de Franz Xaver Süssmayr (famoso por ter completado o Requiem de Mozart) e que por Joseph Leopold Eybler. Nos últimos anos, a versão original restaurada foi gravada por um número de diferentes artistas.
O concerto foi dado a sua estreia pela Stadler em Praga em 16 de outubro de 1791. Recepção de seu desempenho foi em geral positiva. O Berlin Musikalisches Wochenblatt observou, em Janeiro de 1792, "Herr Stadeler, um clarinetista de Viena. Um homem de grande talento e reconhecido como tal em tribunal ... Seu modo de tocar é brilhante e testemunha a sua segurança". 
 Houve algum desacordo sobre o valor de extensão Stadler, alguns até mesmo com falha de Mozart para a escrita para o instrumento estendida.
. GRÁTIS mp3 e wav de toda a música de Mozart em:.FREE .mp3 and .wav files of all Mozart's music at: http://www.mozart-archiv.de/ Http://www.mozart-archiv.de/ FREE .mp3 and .wav files of all Mozart's music at: http://www.mozart-archiv.de/ FREE sheet music scores of any Mozart piece at: http://dme.mozarteum.at/DME/nma/start... ALSO check out these cool sites: http://musopen.org/ and http://imslp.org/wiki/



Enviado em 31/10/2011- Licença padrão do YouTube

Nenhum comentário: