Carl Orff's Carmina Burana is one of the most popular
pieces of the classical music repertoire. Here the UC Davis Symphony Orchestra,
the University Chorus and Alumni Chorus, and the Pacific Boychoir
perform at the Mondavi Center at UC Davis. Series: "Mondavi Center Presents"
[6/2007] [Arts and Music] [Show ID: 11787]
Carmina Burana
Os carmina burana (do latim carmen,ìnis 'canto, cantiga; e bura(m), em latim vulgar 'pano grosseiro de lã', geralmente escura; por metonímia, designa o hábito de frade ou freira feito com esse tecido) são textos poéticos contidos em um importante manuscrito do século XIII, o Codex Latinus Monacensis, encontrados durante a secularização de 1803, no convento de Benediktbeuern - a antiga Bura Sancti Benedicti, fundada por volta de 740 por São Bonifácio, nas proximidades de Bad Tölz, na Alta Baviera. O códex compreende 315 composições poéticas, em 112 folhas de pergaminho, decoradas com miniaturas. Atualmente o manuscrito encontra-se na Biblioteca Nacional de Munique.
Carl Orff, descendente de uma antiga família de eruditos e militares de Munique, teve acesso a esse códex de poesia medieval e arranjou alguns dos poemas em canções seculares para solistas e coro, "acompanhados de instrumentos e imagens mágicas”.
O códice
O códice encontrado em Benediktbeuern continha poemas dos monges e eruditos errantes — os goliardos —, quase todos escritos em latim medieval, exceto 47 versos, escritos em médio-alto-alemão vernacular e vestígios de frâncico. Um estudioso de dialetos, Johann Andreas Schmeller, publicou a coleção em 1847, dando-lhe o título de “Carmina Burana”, que, em latim, significa “Canções de Benediktbeuern”.
Acredita-se que todos os poemas fossem destinados ao canto mas os copistas responsáveis pelo manuscrito, nele não indicaram a música de todos os carmes, de modo que só foi possível reconstruir o andamento melódico de 47 deles. O códex é subdividido em seis partes:
- -Carmina moralia et satirica (1-55), de caráter satírico e moral;
- -Carmina veris et amoris (56-186), cantos primaveris e de amor;
- -Carmina lusorum et potatorum (187-228), cantos orgiásticos e festivos;
- -Carmina divina, de conteúdo moralístico-sacro (parte que provavelmente foi adicionada já no início do século XIV).
- -Ludi, jogos religiosos.
- -Supplementum, suplemento com diferentes versões dos carmina.
Os textos são muito diferentes entre si e mostram a diversidade da
produção goliardesca. Se, de um lado, há os conhecidos hinos
orgiásticos, as canções de amor de alto conteúdo erótico e as paródias blasfemas da liturgia,
de outro emergem a recusa moralística da riqueza e a veemente
condenação à Cúria Romana, por ser voltada apenas à busca do poder.
Assim diz o carme n°. 10:
A morte agora reina sobre os prelados que não querem administrar
os sacramentos sem obter recompensas (...) São ladrões, não apóstolos, e
destroem a lei do Senhor.
E o carme n°. 11:
Sobre a terra nestes tempos, o dinheiro é rei absoluto (...) A
venal cúria papal é cada vez mais ávida dele. Ele impera nas celas dos
abades e a multidão de priores, com as suas capas negras, só a ele
louva.
Os versos mostram que os chamados clerici vagantes não se
dedicavam somente ao vício, mas que se inseriam entre os adversários do
crescente mundanismo da Igreja e da conformação monárquica do Papado, ao
mesmo tempo que defendiam uma ideologia progressista, distante da clausura da vida monástica.
Além disso, a variedade de conteúdos do manuscrito é também indiscutivelmente atribuída ao fato de que os vários carmina
tenham autores diferentes, cada um com seu próprio caráter, as próprias
inclinações e provavelmente a própria ideologia, não se tratando de um movimento cultural literário compacto e homogêneo no sentido moderno do termo.
Os textos originais são entremeados por notas morais e didáticas,
como se usava no primeiro Medievo, e a variedade dos assuntos -
especialmente de natureza religiosa e amorosa, mas também profana e
licenciosa - e de línguas adotadas, expressa o estilo de vida e o
pensamento dos autores, os clerici vagantes ou goliardos,
que costumavam deslocar-se pelas várias universidades europeias
nascentes, assimilando-lhes o espírito mais concreto e terreno.
A cantata
O compositor alemão Carl Orff musicou alguns dos Carmina Burana, compondo uma cantata homônima. Com o subtítulo "Cantiones profanae cantoribus et choris cantandae", a obra, por suas características, pode ser definida também como uma "cantata cênica". Estreou em junho de 1937, em Frankfurt e faz parte da trilogia "Trionfi" que Orff compôs em diferentes períodos, e que compreende os "Catulli carmina" (1943) e o "Trionfo di Afrodite" (1952).
A cantata é emoldurada por um símbolo da Antiguidade — a roda da fortuna, eternamente girando, trazendo alternadamente boa e má sorte. É uma parábola da vida humana exposta a constante mudança, mas não apresenta uma trama precisa.
Orff optou por compor uma música inteiramente nova, embora no
manuscrito original existissem alguns traços musicais para alguns
trechos. Requer três solistas (uma soprano, um tenor e um barítono), dois coros (um dos quais de vozes brancas), pantomimos, bailarinos e uma grande orquestra (Orff compôs também uma segunda versão, na qual a orquestra é substituída por dois pianos e percussão).
A obra é estruturada em prólogo e duas partes. No prólogo há uma
invocação à deusa Fortuna na qual desfilam vários personagens
emblemáticos dos vários destinos individuais.
Na primeira parte se celebra o encontro do Homem com a Natureza, particularmente o despertar da primavera - "Veris laeta facies" ou a alegria da primavera.
Na segunda, "In taberna", preponderam os cantos goliardescos que celebram as maravilhas do vinho e do amor(“Amor volat undique”), culminando com o coro de glorificação da bela jovem ("Ave, formosissima"). No final, repete-se o coro de invocação à Fortuna ("O Fortuna, velut luna”).
Na primeira parte se celebra o encontro do Homem com a Natureza, particularmente o despertar da primavera - "Veris laeta facies" ou a alegria da primavera.
Na segunda, "In taberna", preponderam os cantos goliardescos que celebram as maravilhas do vinho e do amor(“Amor volat undique”), culminando com o coro de glorificação da bela jovem ("Ave, formosissima"). No final, repete-se o coro de invocação à Fortuna ("O Fortuna, velut luna”).
Carmina Burana
- O Fortuna, Imperatrix Mundi
Em latim | Em português |
O Fortuna, | Ó Sorte, |
Velut Luna | És como a Lua |
Statu variabilis, | Mutável, |
Semper crescis | Sempre aumentas |
Aut decrescis; | Ou diminuis; |
Vita detestabilis | A detestável vida |
Nunc obdurat | Ora oprime |
Et tunc curat | E ora cura |
Ludo mentis aciem, | Para brincar com a mente; |
Egestatem, | Miséria, |
Potestatem | Poder, |
Dissolvit ut glaciem. | Ela os funde como gelo. |
Sors immanis | Sorte imensa |
Et inanis, | E vazia, |
Rota tu volubilis | Tu, roda volúvel |
Status malus, | És má, |
Vana salus | Vã é a felicidade |
Semper dissolubilis, | Sempre dissolúvel, |
Obumbrata | Nebulosa |
Et velata | E velada |
Michi quoque niteris; | Também a mim contagias; |
Nunc per ludum | Agora por brincadeira |
Dorsum nudum | O dorso nu |
Fero tui sceleris. | Entrego à tua perversidade. |
Sors salutis | A sorte na saúde |
Et virtutis | E virtude |
Michi nunc contraria | Agora me é contrária. |
Est affectus | Dá |
Et defectus | E tira |
Semper in angaria. | Mantendo sempre escravizado |
Hac in hora | Nesta hora |
Sine mora | Sem demora |
Corde pulsum tangite; | Tange a corda vibrante; |
Quod per sortem | Porque a sorte |
Sternit fortem, | Abate o forte, |
Mecum omnes plangite! | Chorai todos comigo! |
- - Fortuna é um falso cognato em latim para o português.
- Fortuna=Sorte, Fortunae=Riqueza Material.
Bibliografia
- Piervittorio Rossi (org) Carmina Burana.
- Texto latino a fronte, Milano, Bompiani, 1989.
MANUSCRITOS NO MOSTEIRO
Carmina Burana significa Canções de Benediktbeuern. Em meio à
secularização de 1803, um rolo de pergaminho com cerca de duzentos poemas e
canções medievais, foi encontrado na biblioteca da antiga Abadia de
Menediktbeuern, na Alta Baviera. Havia poemas dos monges e dos eruditos
viajantes em latim medieval; versos no vernáculo do alemão da Alta Idade
Média, e pinceladas de frâncico.
O erudito de dialetos da Baviera, Johann
Andreas Schmeller, editou a coleção em 1847, sob o título de Carmina Burana.
Carl Orff, filho de uma antiga família de eruditos e militares de Munique,
ainda muito novo familiarizou-se com esse códice de poesia medieval. Ele
arranjou alguns dos poemas em um “happening” – as “Cantiones profane
contoribus et choris cantandae comitantibus instrumnetis atque imaginibus
magics”- de canções seculares para solistas e coros, acompanhados por
instrumentos de imagens mágicas.
A obra já é vista no sentido do teatro
musical de Orff, como um lugar de magia, da busca de cultos e símbolos.
Esta cantata
cênica é emoldurada por um símbolo de antigüidade – o conceito da
roda-da-fortuna, em movimento perpétuo, trazendo alternadamente sorte e azar.
Ela é uma parábola da vida humana, expostas a constantes transformações.
Assim sendo, a dedicatória coral à Deusa da Fortuna (“O Fortuna, velut
luna”), tanto introduz como conclui as canções seculares.
Esse “happening”
simbólico sombreado por uma Sorte obscura, divide-se em três seções: o
encontro do Homem com a Natureza, particularmente com o despertar da Natureza
na primavera (“Veris leta facies”), seu encontro com os dons da Natureza,
culminado com o do vinho (“In taberna”); e seu encontro com o Amor (“Amor
volat undique”), como espelhado em “Cour d’amours” na velha tradição francesa
ou burgúndia – uma forma de serviço cavalheiresco às damas e ao amor.
A
invocação da Natureza – o objetivo da primeira seção – desemboca em campos
verdes onde raparigas estão dançando e as pessoas cantando em vernáculo. As
cenas festivas de libação desenrolam-se entre desinibidos monges, para quem
um cisne assado parece ser um antegozo do Shangri-la, e entre barulhentos
eruditos viajantes que louvam o sentido impetuoso da vida na juventude.
Após muitos anos de
experiência e deliberação, os Carmina Burana resultaram na primeira
testemunha válida do estilo de Orff. Eles caracterizam-se por seu ritmo
fortemente penetrante, comprimido em grandes ostinatos pelo som mágico da
inovadora orquestração, e pela brilhante claridade da harmonia diatônica. Os
recursos estilísticos utilizados são de espantosa simplicidade.
A forma
básica é a canção estrófica com uma melodia diatônica, como é de hábito na
música popular. Ao invés da harmonia extensivamente cromática do romantismo
tardio, temos melodias claramente definidas, que levam algumas vezes a uma
errônea acusação de primitivismo.
As canções estróficas reportam-se a formas
medievais como a litania, baseada em uma série mais ou menos variada de
curvas melódicas, cada uma correspondendo a uma linha de verso, e à forma
seqüencial, caracterizada por uma repetição progressiva de várias seqüências
de melodias. Os melodismos, particularmente nos recitativos, são
reminiscências do cantochão gregoriano. Onde temos passagens líricas,
fortemente emocionais, como por exemplo nos dois solos, para soprano sobre
textos latinos, e melodias mais ariosas, no sentido operístico.
A escritura
coral é predominantemente declamatória. Os grupos instrumentais individuais
são comprimidos em amplas massas tratadas na forma coral; somente as
peculiares madeiras são ouvidas em solo, particularmente nas duas danças em
que antigos ritmos e árias alemãs são tratados no estilo peculiar de Orff. A
percussão, reforçada por pianos, acentua o élan da partitura.
A gama expressiva de Carmina
Burana estende-se da terna poesia do amor e da natureza, e da elegância
burgúndia de uma “Cour d’amours”, ao entusiasmo agressivo (“In taberna”),
efervescente joie de vivre (o solo de barítono “Estuans interius”), e à força
devastadora do coro da fortuna cercando o todo. O latim medieval da canção
dos viajantes eruditos é penetrado pela antiga concepção de que a vida humana
está submetida aos caprichos da roda-da-fortuna, e que a Natureza, o Amor, a
Beleza, o Vinho e a Exuberância da vida estão à mercê da eterna lei da
mutabilidade. O homem é visto sob uma luz dura, não sentimental; como um
joguete de forças impenetráveis e misteriosas. Esse ponto-de-vista é
plenamente característico da atitude anti-romântica da obra.
FORTUNA IMPERATRIX MUNDI
01.
O Fortuna
I. PRIMO VERE
05.
Ecce gratum
UF DEM ANGER
06.
Tanz
09.
Reie
|
II. IN TABERNA
11.
Estuans interius
13.
Ego sum abbas
III. COUR D'AMOURS
17.
Stetit puella
21. In truitina
23.
Dulcissime
BLANZIFLOR ET HELENA
24.
Ave formosissima
FORTUNA IMPERATRIX MUNDI
25.
O Fortuna
|
FORTUNA IMPERATRIZ DO MUNDO |
|
01. O
Fortuna
O Fortuna
velut luna
statu variabilis,
semper crescis
aut decrescis.
vita detestabilis,
nunc obdurat
et tunc curat;
ludo mentis aciem,
egestatem,
potestatem
dissolvit ut glaciem.
Sors immanis
et inanis,
rota tu volubilis,
status malus,
vana salus
semper dissolubilis,
obumbrata
et velata
michi quoque niteris;
nunc per ludum
dorsum nudum
fero tui sceleris.
Sors salutis
et virtutis
michi nunc contraria,
est affectus
et defectus
semper in angaria.
Hac in hora
sine mora
corde pulsum tangite;
quod per sortem
sternit fortem,
mecum omnes plangite!
|
01. Ó Fortuna
Ó Fortuna
és como a Lua
mutável,
sempre aumentas
e diminuis;
a detestável vida
ore escurece
e ora clareia
por brincadeira a mente;
miséria,
poder,
ela os funde como gelo.
Sorte monstruosa
e vazia,
tu – roda volúvel –
és má,
vã é a felicidade
sempre dissolúvel,
nebulosa
e velada
também a min contagias;
agora por brincadeira
o dorso nu
entrego à tua perversidade.
A sorte na saúde
e virtude
agora me é contrária.
dá
e tira
mantendo sempre escravizado.
nesta hora
sem demora
tange a corda vibrante;
porque a sorte
abate o forte,
chorais todos comigo!
|
Fortune plango
vulnera
stillantibus ocellis
quod sua michi munera
subtrahit rebellis.
Verum est, quod legitur,
fronte capillata,
sed plerumque
sequitur
Occasio calvata.
In Fortune solio
sederam elatus,
prosperitatis vario
flore coronatus;
quicquid enim florui
felix et beatus,
nunc a summo corrui
gloria privatus.
Fortune rota volvitur:
descendo minoratus;
alter in altum
tollitur;
nimis exaltatus
rex sedet in vertice
caveat ruinam!
nam sub axe legimus
Hecubam reginam.
|
02. Choro as Feridas da Fortuna
Choro as feridas da fortuna
com os olhos rútilos;
pois que o que me deu
ela perversamente me toma.
O que se lê é verdade:
esta bela cabeleira,
quando se quer tomar,
calva se mostra
No trono da Fortuna
sentava-me no alto,
coroado por multicores
flores da prosperidade;
mas por mais prospero que eu tenha sido,
feliz e abençoado,
do pináculo agora despenquei,
privado da glória.
A roda da Fortuna girou:
desço aviltado;
um outro foi guindado ao alto;
desmensuradamente exaltado
o rei senta-se no vertice –
precavenha-se contra a ruína!
porque no eixo se lê
rainha Hécuba.
|
I. PRIMO VERE |
I. PRIMAVERA |
Veris leta facies
mundo propinatur,
hiemalis acies
victa iam fugatur,
in vestitu vario
Flora principatur,
nemorum dulcisono
que cantu celebratur. Ah!
Flore fusus gremio
Phebus novo more
risum dat, hac vario
iam stipate flore.
Zephyrus nectareo
spirans in odore.
Certatim pro bravio
curramus in amore. Ah!
Cytharizat cantico
dulcis Philomena,
flore rident vario
prata iam serena,
salit cetus avium
silve per amena,
chorus promit virgin
iam gaudia millena. Ah!
|
03. A alegre face da primavera
A alegre face da primavera
volta-se para o mundo,
o rigoroso inverno
já foge vencido.
Com sua colorida vestimenta
Flora preside,
docemente a floresta
em cantos a celebra. Ah!
Estendido no regaço de Flora
Febo mais um vez
sorri, agora coberto
de flores multicores.
Zéfiro respira
seu suave odor,
corramos a concorrer
ao prêmio do amor. Ah!
O doce rouxinol
faz soar sua lira,
já riem
as luminosas clareiras floridas,
saem os pássaros em revoada
dos bosques encantadores,
e o coro das donzelas
anuncia delícias mil. Ah!
|
04. Omnia sol temperat
Omnia sol temperat
purus et subtilis,
novo mundo reserat
faciem Aprilis,
ad amorem properat
animus herilis
et iocundis imperat
deus puerilis.
Rerum tanta novitas
in solemni vere
et veris auctoritas
jubet nos gaudere;
vias prebet solitas,
et in tuo vere
fides est et
probitas
tuum retinere.
Ama me fideliter,
fidem meam noto:
de corde totaliter
et ex mente tota
sum presentialiter
absens in remota,
quisquis amat
taliter,
volvitur in rota.
|
04. O sol a tudo esquenta
O sol a tudo esquenta
puro e suave,
novamente revela ao mundo
a face de Abril;
para o amor é impelida
a alma do homem
e jovial impera
o deus-menino.
Toda essa renovação
na gloriosa estação
e por ordem da primavera
leva-nos a rejubilar;
abre-te os caminhos conhecidos,
e em tua renovação
é justo e correto
que desfrutes do que é teu.
Ama-me fielmente!
Vê como sou fiel:
com todo o meu coração
e com toda a minha alma,
estou contigo
mesmo quando distante.
Quem quer que ame assim
gira a roda.
|
05.Ecce gratum
Ecce gratum
et optatum
Ver reducit gaudia,
purpuratum
floret pratum,
Sol serenat omnia.
Iamiam cedant tristia!
Estas redit,
nunc recedit
Hyemis sevitia. Ah!
Iam liquescit
et decrescit
grando, nix et cetera;
bruma fugit,
et iam sugit
Ver Estatis ubera;
illi mens est misera,
qui nec vivit,
nec lascivit
sub Estatis dextera.
Gloriantur
et letantur
in melle dulcedinis,
qui conantur,
ut utantur
premio Cupidinis:
simus jussu Cypridis
gloriantes
et letantes
pares esse Paridis. Ah!
|
05. Eis a cara primaver
Eis a cara
e desejada
primavera que traz de volta a alegria:
flores púrpuras
cobrem os prados,
o sol a tudo ilumina.
Já se dissipam as tristezas!
Retorna o verão,
agora fogem
os rigores do inverno. Ah!
Já se liqüefazem
e desaparecem
o gelo, neve, etc.
a bruma foge,
e a primavera suga
o seio do verão;
é de lamentar-se
aquele que não vive
nem se entrega
à doce lei do verão. Ah!
Que provem glória
felicidade
doce como o mel,
aqueles que ousam
aspirar
ao prêmio de Cupido;
sob o comando de Vênus
glorifiquemos
e rejubilemo-nos
a exemplo de Páris. Ah!
|
UF DEM ANGER |
NO PRANDO |
06.
Tanz
|
06.
Dança
|
Floret silva nobilis
floribus et foliis.
Ubi est antiquus
meus amicus? Ah!
Hinc equitavit!
Eia, quis me amabit? Ah!
Floret silva
undique,
nah min gesellen ist
mir we.
Gruonet der walt
allenthalben
wa ist min geselle
alse lange? Ah!
Der ist geriten
hinnen,
o wi, wer sol mich
minnen? Ah!
|
07.
Cobre-se a nobre floresta
Cobre-se a nobre floresta
de flores e de folhas.
Onde está
meu antigo amor? Ah!
Ele correu cavalgou para longe!
Oh, quem irá me amar? Ah!
A floresta floresce em toda parte,
Estou ansiando por meu amor.
As florestas verdejam em toda parte,
Por que meu amado demora tanto? Ah!
Ele cavalgou para longe,
Oh, quem irá me amar? Ah!
|
Chramer, gip die varwe mir,
die min wengel roete,
damit ich die jungen man
an ir dank der minnenliebe noete.
Seht mich an
jungen man!
lat mich iu gevallen!
Minnet, tugentliche man,
minnecliche frouwen!
minne tuot iu hoch gemout
unde lat iuch in hohen eren schouwen
Seht mich an
jungen man!
lat mich iu gevallen!
Wol dir, werit, daz du bist
also freudenriche!
ich will dir sin undertan
durch din liebe immer sicherliche.
Seht mich an,
jungen man!
lat mich iu gevallen!
|
08.
Mercador, dá-me as cores
Mercador, dá-me as cores,
para avermelhar minhas faces,
de modo que eu possa fazer os jovens
me amarem irresistivelmente.
Olhem para mim,
rapazes!
Deixem-me seduzi-los!
Bons homens, amem
as mulheres carentes de amor!
O amor enobrecerá seus espíritos.
e lhes trará honra
Olhem para mim,
rapazes!
Deixem-me seduzi-los!
Salve, mundo
tão rico de alegrias!
ser-te-ei obediente
pelos prazeres que me permites
Olhem para mim,
rapazes!
Deixem-me seduzi-los!
|
09.
Reie
Swaz hie gat umbe,
daz sint alles megede,
die wellent an man
allen disen sumer gan! Ah! Sla!
Chume, chum, geselle min
ih enbite harte din,
ih enbite harte din,
chume, chum, geselle min.
Suzer rosenvarwer munt,
chum un mache mich gesunt
chum un mache mich gesunt,
suzer rosenvarwer munt
Swaz hie gat umbe,
daz sint alles megede,
die wellent an man
allen disen sumer gan! Ah! Sla!
|
09.
Dança Circular
Aquelas que ali giram em roda,
são todas donzelas,
elas querem passar sem um homem
todo o verão. Ah! Sla!
Vem, vem, meu amor,
eu suspiro por ti,
eu suspiro por ti,
vem, vem, meu amor.
Doces lábios rosados,
venham e façam-me sadia
venham e façam-me sadia
doces lábios rosados
Aquelas que ali giram em roda,
são todas donzelas,
elas querem passar sem um homem
todo o verão. Ah! Sla!
|
Were diu werlt alle min
von deme mere unze an den Rin
des wolt ih mih darben,
daz diu chunegin von Engellant
lege an minen armen. Hei!
|
10. Se
todo o mundo fosse meu
Se todo o mundo fosse meu,
do mar até o Reno,
eu a ele renunciaria
se a Rainha da Inglaterra
tivesse em meus braços. Hei!
|
II. IN TABERNA |
II. NA TABERNA |
11.
Estuans interius
Estuans interius
ira vehementi
in amaritudine
loquor mee menti:
factus de materia,
cinis elementi
similis sum folio,
de quo ludunt venti.
Cum sit enim proprium
viro sapienti
supra petram ponere
sedem fundamenti,
stultus ego comparor
fluvio labenti,
sub eodem tramite
nunquam permanenti.
Feror ego veluti
sine nauta navis,
ut per vias aeris
vaga fertur avis;
non me tenent vincula,
non me tenet clavis,
quero mihi similes
et adiungor pravis.
Mihi cordis gravitas
res videtur gravis;
iocis est amabilis
dulciorque favis;
quicquid Venus imperat,
labor est suavis,
que nunquam in cordibus
habitat ignavis.
Via lata gradior
more iuventutis
inplicor et vitiis
immemor virtutis,
voluptatis avidus
magis quam salutis,
mortuus in anima
curam gero cutis.
|
11.
Queimando por dentro
Queimando por dentro
com veemente ira,
na amargura,
falei para min mesmo:
feito de matéria,
da cinza dos elementos,
sou com a folha
com quem brincam os ventos.
Se é este o caminho
do homem sábio,
construir sobre a pedra
as fundações da casa,
então sou um louco comparável
ao rio que corre,
eu que em seu curso
nunca se altera
Sou levado
como um navio sem piloto,
como através do ar
um pássaro a deriva;
nenhum vinculo me prende,
nenhuma chave me aprisiona,
busco meus semelhantes,
e me junto aos insensatos.
Meu coração pesado
é um fardo para mim;
o divertir-se é agradável
e mais doce que o favo de mel;
onde quer que Vênus impere,
o trabalho suave,
ela nunca habita
em corações indolentes
Meu caminho é amplo
como o quer minha juventude,
entrego-me aos meus vícios,
esquecido das virtudes,
mais ávido de volúpias
do que de salvação,
morta minh’alma
só minha pele me importa.
|
Olim lacus colueram,
olim pulcher extiteram,
dum cignus ego fueram.
Miser, miser!
modo niger
et ustus fortiter!
Girat, regirat garcifer;
me rogus urit fortiter;
propinat me nunc dapifer,
Miser, miser!
modo niger
et ustus fortiter!
Nunc in scutella iaceo,
et volitare nequeo
dentes frendentes video.
Miser, miser!
modo niger
et ustus fortiter!
|
12.
Um dia morei no lago
Um dia morei no lago,
um dia fui belo,
quando eu era um cisne.
Ai de mim, ai de mim!
Agora negro
e completamente assado
Gira e gira o assador;
estou queimado completamente na pira:
o garçom agora me serve.
Ai de mim, ai de mim!
Agora negro
e completamente assado
Agora repouso em um prato,
e não posso mais voar.
vejo dentes rangendo
Ai de mim, ai de mim!
Agora negro
e completamente assado
|
13.
Ego sum abbas
Ego sum abbas Cucaniensis
et consilium meum est cum bibulis,
et in secta Decii voluntas mea est,
et qui mane me quesierit in taberna,
post vesperam nudus egredietur,
et sic denudatus veste clamabit:
Wafna, wafna!
quid fecisti sors turpassi
Nostre vite gaudia
abstulisti omnia!
Haha!
|
13.
Sou o abade
Sou o abade Cucaniense,
meu concilio é com os bebedores,
e quero pertencer à seita de Décio[1].
e quem me procurar de manha na taberna,
a noite será deixado nu,
e assim despojado de suas vestes gritará:
Aí de mim! Aí de mim!
que fizestes, ó execrável sorte?
nos tomastes da vida
todos os prazeres!
Haha!
|
In taberna quando sumus
non curamus quid sit humus,
sed ad ludum properamus,
cui semper insudamus.
Quid agatur in taberna
ubi nummus est pincerna,
hoc est opus ut queratur,
si quid loquar, audiatur.
Quidam ludunt, quidam bibunt,
quidam indiscrete vivunt.
Sed in ludo qui morantur,
ex his quidam denudantur
quidam ibi vestiuntur,
quidam saccis induuntur.
Ibi nullus timet mortem,
sed pro Baccho mittunt sortem.
Primo pro nummata vini,
ex hac bibunt libertini;
semel bibunt pro captivis,
post hec bibunt ter pro vivis,
quater pro Christianis cunctis,
quinquies pro fidelibus defunctis,
sexies pro sororibus vanis,
septies pro militibus silvanis.
Octies pro fratribus perversis,
nonies pro monachis dispersis,
decies pro navigantibus
undecies pro discordaniibus,
duodecies pro penitentibus,
tredecies pro iter agentibus.
Tam pro papa quam pro rege
bibunt omnes sine lege.
Bibit hera, bibit herus,
bibit miles, bibit clerus,
bibit ille, bibit illa,
bibit servis cum ancilla,
bibit velox, bibit piger,
bibit albus, bibit niger,
bibit constans, bibit vagus,
bibit rudis, bibit magnus,
Bibit pauper et egrotus,
bibit exul et ignotus,
bibit puer, bibit canus,
bibit presul et decanus,
bibit soror, bibit frater,
bibit anus, bibit mater,
bibit ista, bibit ille,
bibunt centum, bibunt mille.
Parum sexcente nummate
durant, cum immoderate
bibunt omnes sine meta.
Quamvis bibant mente leta,
sic nos rodunt omnes gentes
et sic erimus egentes.
Qui nos rodunt confundantur
et cum iustis non scribantur.
Io io io io io io io io io io!
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14.
Quando estamos na taberna
Quando estamos na taberna,
não pensamos na morte,
corremos a jogar,
o que nos faz sempre suar.
O que se passa na taberna,
onde o dinheiro é hospedeiro,
podeis querer saber,
escutais pois o que eu digo.
Uns jogam, uns bebem;
uns vivem licenciosamente.
mas dos que jogam,
uns ficam em pelo,
uns ganham aqui suas roupas,
uns se vestem com sacos.
Aqui ninguém teme a morte,
mas todos jogam por Baco.
Primeiro ao mercador de vinho,
é que bebem os libertinos;
uma vez aos prisioneiros,
depois bebem três vezes aos vivos,
quatro a todos os cristãos,
cinco aos fiéis defuntos,
seis às irmãs perdidas,
sete aos guardas florestais.
Oito aos irmãos desgarrados,
nove aos monges errantes,
dez aos navegantes,
onze aos brigões,
doze aos penitentes,
treze aos viajantes.
Tanto ao Papa quanto ao Rei
bebem todos sem lei.
Bebe a amante, bebe o senhor,
bebe o soldado, bebe o clérigo.
Bebe ele, bebe ela,
bebe o servo com a serva,
bebe o esperto, bebe o preguiçoso,
bebe o branco, bebe o negro,
bebe o sedentário, bebe o nômade,
bebe o estúpido, bebe o douto,
Bebem o pobre e o doente,
bebem o estrangeiro e o desconhecido.
bebe a criança, bebe o velho,
bebem o prelado e o diácono,
bebe a irmã, bebe o irmão,
bebe a anciã, bebe a mãe,
bebe este, bebe aquele,
bebem cem, bebem mil.
Seiscentas moedas não são suficientes,
se todos bebem imoderadamente
sem freio.
bebam quanto for, o espírito alegre,
Todo mundo nos denigre,
e assim ficamos desprovidos.
Que sejam confundidos os que nos difamem
e sejam seus nomes riscados do livro dos
justos
Io io io io io io io io io io!
|
III. COUR D'AMOURS |
III. CORTE DE AMORES |
Amor volat undique,
captus est libidine.
Iuvenes, iuvencule
coniunguntur merito.
Siqua sine socio,
caret omni gaudio;
tenet noctis infima
sub intimo
cordis in custodia;
fit res amarissima.
|
15. O amor voa por toda parte
O amor voa por toda parte,
prisioneiros do desejo.
Rapazes, raparigas
unem-se como devem.
Se a jovem não tem
parceiro,
desaparece-lhe toda a
alegria;
ela mantém a noite escura
escondida
em seu coração:
é um sorte muito amarga
|
Dies, nox et omnia
michi sunt contraria,
virginum colloquia
me fay planszer,
oy suvenz suspirer,
plu me fay temer.
O sodales, ludite,
vos qui scitis dicite
michi mesto parcite,
grand ey dolur,
attamen consulite
per voster honur.
Tua pulchra facies
me fay planszer milies,
pectus habet glacies.
A remender
statim vivus fierem
per un baser.
|
16.
Dia, noite e tudo
Dia, noite e tudo
me são contrários,
a tagarelice das virgens
me faz chorar,
e com freqüência suspirar,
e mais me faz temer.
Ó amigos, estais brincando,
não sabeis o que dizeis,
a mim, infeliz, poupai,
grande é a minha dor,
aconselhai-me por fim
por vossa honra.
Teu belo rosto
me faz versar mil prantos,
tens o coração de gelo.
Como remédio,
serei ressuscitado
por um beijo.
|
17.
Stetit puella
Stetit puella
rufa tunica;
si quis eam tetigit,
tunica crepuit.
Eia!
Stetit puella
tamquam rosula;
facie splenduit,
os eius fioruit.
Eia!
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17.
Era uma menina
Era uma menina
com uma túnica vermelha;
se alguém tocasse nela,
a túnica farfalhava.
Eia!
Era uma menina
Como uma rosinha;
Sua face resplandescia
E tinha os lábios em flor.
Eia!
|
Circa mea pectora
multa sunt suspiria
de tua pulchritudine,
que me ledunt misere. Ah!
Mandaliet,
Mandaliet
min geselle
chõmet niet.
Tui lucent oculi
sicut solis radii,
sicut splendor fulguris
lucem donat tenebris. Ah!
Mandaliet
Mandaliet,
min geselle
chõmet niet.
Vellet deus, vallent dii
Quod mente proposui:
ut eius virginea
reserassem vincula. Ah!
Mandaliet,
Mandaliet,
Min geselle
Chõmet niet.
|
18.
Em meu peito
Em meu peito
Estão muitos suspiros
Por tua beleza,
Que me faz voluptuoso. Ah!
Mandaliet,
Mandaliet,
Meu amor
não vem.
Teus olhos brilham
como raios de sol,
como o esplendor do raio
que ilumina as trevas. Ah!
Mandaliet,
Mandaliet,
Meu amor
não vem.
Queira Deus, queiram os deuses,
aplacar
meu desejo:
que eu possa romper
as cadeias da sua virgindade. Ah!
Mandaliet,
Mandaliet,
Meu amor
não vem.
|
Si puer cum puellula
Moraretur in cellula,
Felix coniunctio.
Amore suscrescente
Pariter e medio
Avulso procul tedio,
fit ludus ineffabilis
membris, lacertis, labii.
|
19.
Se um menino com um menina
Se um menino com um menina
se encontram em um quarto.
o casamento é feliz.
O amor avulta,
e entre eles
a vergonha é posta de lado
e tem inicio um jogo inefável
em seus membros, braços e lábios.
|
Veni, veni, venias,
ne me mori facias,
hyrca, hyrce, nazaza,
trillirivos...
Pulchra tibi facies
oculorum acies,
capillorum series,
o quam clara species!
Rosa rubicundior,
lilio candidior,
omnibus formosior,
semper in te glorior!
|
20. Vem,
vem, ó vem
Vem, vem, ó vem,
não me faças morrer.
hyrca, hyrce, nazaza,
trillirivos...
Teu belo rosto,
teus olhos brilhantes,
teu cabelo trançado,
que gloriosa criatura!
Mais rubra que a rosa,
mais branca que o lírio,
mais bela que qualquer outra,
sempre em ti glorificarei.
|
21.
In truitina
In truitina mentis dubia
fluctuant contraria
lascivus amor et pudicitia.
Sed eligo quod video,
collum iugo prebeo;
ad iugum tamen suave transeo.
|
21.
Na balança
Na balança os sentimentos oscilam
Um contra o outro;
Amor lascivo e pudor.
Mas escolho o que vejo,
E coloco meu pescoço sob o jugo;
Ao jogo suave todavia me submeto.
|
Tempus es iocundum
o virgines,
modo congaudete
vos iuvenes!
Oh, oh, oh!
totus floreo,
iam amore virginali totus ardeo!
novus, novus amor est, quo pereo!
Mea me confortat
promissio,
mea me deportat
negatio.
Oh, oh, oh
totus floreo
iam amore virginali totus ardeo!
novus, novus amor est, quo pereo!
Tempore brumali
vir patiens,
animo vernali
lasciviens.
Oh, oh, oh,
totus floreo,
iam amore virginali totus ardeo!
novus, novus amor est, quo pereo!
Mea mecum ludit
virginitas,
mea me detrudit
simplicitas.
Oh, oh, oh,
totus floreo,
iam amore virginali totus ardeo!
novus, novus amor est, quo pereo!
Veni, domicella,
cum gaudio,
veni, veni, pulchra,
iam pereo!
Oh, oh, oh,
totus floreo,
iam amore virginali totus ardeo!
novus, novus amor est, quo pereo!
|
22.
O tempo é de alegria
O tempo é de alegria,
Ó virgens,
vinde divertir-vos,
ó rapazes!
Oh, oh, oh!
floresço inteiro!
ardo todo de um amor virginal!
novo, novo amor é o que me faz perecer!
Minha promessa
me conforta,
minha recusa
me desola.
Oh, oh, oh!
floresço inteiro!
ardo todo de um amor virginal!
novo, novo amor é o que me faz perecer!
No tempo das brumas
o homem é paciente,
o sopro da primavera
o torna lascivo.
Oh, oh, oh!
floresço inteiro!
ardo todo de um amor virginal!
novo, novo amor é o que me faz perecer!
Minha virgindade
brinca comigo
minha simplicidade
me preserva.
Oh, oh, oh!
floresço inteiro!
ardo todo de um amor virginal!
novo, novo amor é o que me faz perecer!
Vem, amante,
com alegria
vem, vem, linda.
estou morrendo!
Oh, oh, oh!
floresço inteiro!
ardo todo de um amor virginal!
Novo, novo amor é o que me faz perecer!
|
23.
Dulcissime
Dulcissime,Ah!
totam tibi subdo me!
|
23.
Amor querido
Amor querido. Ah!
Me entrego toda a ti!
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BLANZIFLOR ET HELENA |
BLANCHEFLEUR[2] E HELENA |
24. Ave
formosissima
Ave formosissima,
Gemma pretiosa,
ave decus virginum,
virgo gloriosa,
ave mundi luminar,
ave mundi rosa,
Blanziflor et Helena,
Venus generosa!
|
24. Salve formosíssima
Salve, formosíssima,
Jóia preciosa,
Salve, orgulho das virgens,
Virgem gloriosa,
Salve, luz do mundo,
Salve, rosa do mundo
Blanchefleur e Helena,
Generosa Vênus!
|
FORTUNA IMPERATRIX MUNDI |
FORTUNA IMPERATRIZ DO MUNDO |
25. O Fortuna
O Fortuna
velut luna
statu variabilis,
semper crescis
aut decrescis.
vita detestabilis,
nunc obdurat
et tunc curat;
ludo mentis aciem,
egestatem,
potestatem
dissolvit ut glaciem.
Sors immanis
et inanis,
rota tu volubilis,
status malus,
vana salus
semper dissolubilis,
obumbrata
et velata
michi quoque niteris;
nunc per ludum
dorsum nudum
fero tui sceleris.
Sors salutis
et virtutis
michi nunc contraria,
est affectus
et defectus
semper in angaria.
Hac in hora
sine mora
corde pulsum tangite;
quod per sortem
sternit fortem,
mecum omnes plangite!
|
25. Ó Fortuna
Ó Fortuna
és como a Lua
mutável,
sempre aumentas
e diminuis;
a detestável vida
ore escurece
e ora clareia
por brincadeira a mente;
miséria,
poder,
ela os funde como gelo.
Sorte monstruosa
e vazia,
tu – roda volúvel –
és má,
vã é a felicidade
sempre dissolúvel,
nebulosa
e velada
também a min contagias;
agora por brincadeira
o dorso nu
entrego à tua perversidade.
A sorte na saúde
e virtude
agora me é contrária.
da
e tira
mantendo sempre
escravizado.
nesta hora
sem demora
tange a corda vibrante;
porque a sorte
abate o forte,
chorais todos comigo!
|
[1] Décio: santo fictício, patrono dos jogadores de dados
[2] Heroína de uma saga popular medieval
Anônimo deixou um novo comentário sobre a sua postagem
"CARL ORFF : Carmina Burana 1:11:11 - LETRA ORIGINA...":
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Enviado em 07/02/2008-Licença padrão do YouTube
Um comentário:
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