quarta-feira, 4 de janeiro de 2012

108 ANOS - ALBERTO ANDRÉ DELPINO JUNIOR




Alberto André Delpino Jr.

DELPINO JUNIOR
Radeir- ost. 1980
 
Nasceu em Barbacena, MG. 
Pintor, desenhista, ilustrador e caricaturista.
Frequentou o ateliê de seu pai, Alberto André Delpino.
Publicou sua primeira caricatura na revista carioca Fon-Fon 
antes de completar dez anos. 

 
Pindura-saia -ost.1947

Em 1916 participou do I Salão dos Humoristas.
Seus desenhos tornaram-se capas das revistas 
O Cruzeiro e Semana Ilustrada


Expôs em Juiz de Fora, Cataguases, Rio Branco, São João Nepomuceno e outras cidades mineiras. Atuou em jornais e revistas cariocas, como A Pátria, Jornal do Brasil, Para Todos, Ilustração Brasileira, O Papagaio, O Tico-Tico, O Malho e Fon-Fon, no período em que residiu no Rio de Janeiro (1927-1930). 

Sua primeira exposição em Belo Horizonte, tão logo inaugurada no saguão do Teatro Municipal, em outubro de 1930, foi violentamente fechada e invadida pelas forças militares que fizeram a Revolução de 1930. Coordenou a 1ª Exposição de Arte Moderna de Belo Horizonte, no Bar Brasil, em 1936.

Foi um dos incentivadores da criação dos salões de arte da Prefeitura, que se instalaram na cidade a partir de 1937. Integrou a mostra comemorativa do centenário de Belo Horizonte, Emergência do Modernismo em Belo Horizonte, no Museu Mineiro (1996).


 Tiradentes -Delpino jr. (data?)
Acervo do  Palácio da Liberdade - MG

Delpino Jr, no primeiro plano de calça clara  



Delpino - Auto-caricatura

Ao centro , Alberto André Delpino, pai de Delpino Jr,á direita 

Delpino - Mulata - Década de 1770
Propriedade do sobrinho Dr. Alberto André Delpino de Mendonça


Alberto André Delpino de Mendonça
Sobrinho  e Colecionador


 


Delpino Jr. ost- Moça Dec: 1970


 

Abstrato - ost - Cerca de 1930


Delpino Jr. ost - Beco de Ouro Preto

Hoje, 04 de janeiro de 2012 
completam-se 108 anos do nascimento 
de Delpino Filho em 04-01-1904

Completar...

15 comentários:

Radeir disse...

Uma correção importante:

O quadro " A Cabeça de Tiradentes" foi pintado pelo pai, o Professor Alberto André Delpino - desconheço a data, mas sei que ele faz parte do acervo do Palácio da Liberdade , da Capital de Minas Gerais

João Pedro disse...

é Eu sei desse quadro sim sei muito sobre O ALBERTO ANDRÉ DELPINO JUNIOR e Pai já q eles são meus bisavô e meu tataravô

Radeir disse...

Olá João Pedro!
Legal seu comentário e mais ainda você ser bisneto e tataraneto dos Delpinos.
Gostaria de conhecê-lo, e quem sabe me ajudar a " completar" esta postagem, que foi apenas iniciada. Sei que há muita "história' sobre eles - conhece alguma e tem fotos pra gente enriquecer esta página dedicada aos grandes artistas, inclusive sobre o Délio Delpino?

Aguardo seu retorno e se possível me passe seu e-mail pra gente trocar ' figurinhas', está bem? (meu e-mail é: rradeir@gmail.com) Te espero, não tarde,OK?

Anônimo disse...

Possuo uma telade Andre DelPino gostaria deuma avaliação.Luiz Claudio - luizclaudiopimenta@yahoo.com.br

Rose Couto disse...

Tive o previlegio de conhecer mestre Delpino e ter aulas de pintura com ele em Belo Horizonte, na década de setenta.

Anônimo disse...

Ola´, possuo um quadro de Delio Delpino, gostaria de mais informações, pois ganhei da minha avó. Se puder entrar em contato por gentileza. Kennermagner@gmail.com

Unknown disse...

Tenho um !

Unknown disse...

Tenho um de Délio Délio.

Unknown disse...

Bom dia. Tenho uma obra que ganhei de minha mãe.Não sei se o artista teve fase de vaso de flores.Gostaria de uma avaliação. duarteduarte1964@hotmail.com

Unknown disse...

Olá bom dia!
Tenho um quadro aqui em Barbacena acervo particular face Tiradentes assinado por Aberto Delpino.esta à venda

Anônimo disse...

Olá. Boa tarde. Me chamo Gideon Rubim Neves. Possuo um quadro assinado por Del Pino em 1969 (Cristo) e um outro também de 1969 pintado de um retrato fotográfico da minha mãe. Em 1969 meu pai arrendou um restaurante em BH - MG. Como não deu certo regressamos para o Rio de Janeiro. Os quadros foram feitos pelo Professor Del Pino assim conhecido no Hotel onde residia. Gostaria de confirmar se estamos tratando do mesmo Del Pino e ainda avaliar o quadro do Cristo de 1969. Meu contato: gidevix@yahoo.com.br ou 27 98111-0155 (Gideon). Agradeço
qualquer informação.

Escritor disse...

Boa tarde! O Alberto Del Pino pai, teve além do Alberto filho, um outro chamado Délio?

João Pedro disse...

Teve sim

Unknown disse...

Ola tenho um quadro dele gostaria de uma avaliação

leandro.guearra@gmail.com

Anônimo disse...

tenho um quadro de Delpino Filho q meu pai ganhou em 1956 .
O Velho , um lindo quadro