Palácio da Alvorada - Brasília- DF - 6 min.
Igreja de Brasília - 1 min.
Catedral Metropolitana de Brasília - 8 min.
Parte Interna - 4 min.
Hino BGP
- Batalhão da Guarda Presidencial - 2 min.
Por dentro do Palácio da Alvorada - 9 min.
Por dentro do Palácio da Alvorada, residência oficial dos presidentes do Brasil
Publicado em 13 de nov de 2014
A residência oficial do presidente da República Federativa do Brasil, o Palácio da Alvorada,
foi inaugurada em 30 de junho de 1958. O primeiro presidente a morar na casa,
construída especialmente para receber os chefes de estados da nação, foi Juscelino Kubitschek.
Com traços modernos de Oscar Niemayer, o palácio é considerado
uma das mais importantes obras da arquitetura do país.
Assista ao vídeo é conheça por dentro o Palácio da Alvorada.
A residência oficial do presidente da República Federativa do Brasil, o Palácio da Alvorada,
foi inaugurada em 30 de junho de 1958. O primeiro presidente a morar na casa,
construída especialmente para receber os chefes de estados da nação, foi Juscelino Kubitschek.
Com traços modernos de Oscar Niemayer, o palácio é considerado
uma das mais importantes obras da arquitetura do país.
Assista ao vídeo é conheça por dentro o Palácio da Alvorada.
Vídeo do Pronunciamento à Nação da Presidenta da República, Dilma Rousseff, por ocasião do Dia Internacional da Mulher
No seu primeiro pronunciamento à nação de 2015, a presidenta Dilma Rousseff afirmou, neste domingo (8), que as medidas do ajuste fiscal adotado pelo governo são necessárias para dar continuidade ao processo de crescimento com distribuição de renda e reforçou o compromisso com os direitos dos trabalhadores
Palácio da Alvorada
Palácio da Alvorada | |
---|---|
| |
Tipo | Residência oficial |
Estilo dominante | Arquitetura moderna brasileira |
Arquiteto | Oscar Niemeyer |
Engenheiro | Joaquim Cardoso |
Início da construção | 3 de abril de 1957 |
Inauguração | 30 de junho de 1958 |
Local | Brasília, DF, Brasil |
Endereço | SSP Zona Cívico-Administrativa Brasília - DF CEP 70150-903 |
O Palácio da Alvorada é um edifício localizado em Brasília, no Distrito Federal, capital do Brasil. O palácio é designado como a residência oficial do Presidente do Brasil. Situa-se às margens do lago Paranoá, tendo sido o primeiro edifício inaugurado na Capital Federal, em 30 de junho de 1958.1
Embora o presidente da República tenha no Palácio da Alvorada suas dependências para estudos e leituras, além de lá pernoitar, o Gabinete Presidencial está situado no Palácio do Planalto, onde o mandatário da Nação realmente recebe autoridades, despacha e cumpre seus deveres deChefe de Estado e de Governo.
História e arquitetura
Projetado por Oscar Niemeyer, executada pelo engenheiro Joaquim Cardoso, o Alvorada tornou-se um dos ícones da arquitetura moderna brasileira e de sua peculiaridade em relação ao movimento moderno europeu. Também foi símbolo do progresso cultural e técnico do Brasil durante a década de 1950, momento em que o país vivia uma profusão cultural singular, caracterizado entre outras coisas pela bossa nova, pela arquitetura moderna e pela arte concreta.
O formato diferenciado dos pilares externos da edificação deu origem ao símbolo e emblema da cidade, presente no Brasão do Distrito Federal. Tal formato foi, inclusive, largamente copiado em construções populares em todo o país, o que o tornou eventualmente sinônimo de uma estética kitsch quando aplicado em outros contextos.
A construção de Niemeyer foi batizada por Juscelino Kubitschek e, quando questionado sobre o porquê do nome "alvorada", o então presidente da República respondeu com outra questão: "Que é Brasília, senão a alvorada de um novo dia para o Brasil?". É dito que Juscelino recusou o primeiro projeto feito por Niemeyer, por "falta de monumentalidade", e pediu que o arquiteto refizesse os traços para construir um palácio "que daqui a cem anos ainda seja admirado".
O Alvorada é uma construção revestida de mármore e vedada por cortinas de vidro, cuja estrutura é constituída externamente dos já citados pilares brancos. Desta forma, o vidro proporciona uma certa integração entre espaço interior e exterior. Já as famosas colunas apoiam-se no chão por um de seus vértices fazendo, aparentemente, desaparecer a ideia de peso - como que pousando o edifício no solo de Brasília. O trabalho com a curva neste e em outros edifícios de Brasília fez com que a obra de Niemeyer fosse apelidada eventualmente de barroca.
O espelho d'água, que reflete a imagem do edifício, criando um espaço virtual infinito, é complementado por um grupo escultórico, As banhistas de Alfredo Ceschiatti, que parece flutuar à superfície da água, em uma materialidade que, segundo apontam críticos da arquitetura, parece fazer desaparecer a gravidade.
Ambientes
O Palácio da Alvorada é uma construção em três pavimentos. A laje do piso térreo localiza-se brevemente elevada em relação ao solo exterior, em nível coincidente com os setores de maior dimensão horizontal dos pilares externos, e é neste piso que se encontram os setores sociais do palácio e os salões utilizados pela Presidência em eventos e solenidades.
Pela elevação do piso térreo, o subsolo recebe ainda ventilação natural e insolação. Nele localizam-se os ambientes de serviços (como cozinha e almoxarifados) e os cômodos e dormitórios dos funcionários. Já no primeiro andar se encontra o setor efetivamente residencial do palácio, no qual se localizam os ambientes privados usados pela família do presidente.
PALÁCIO DA ALVORADA
por Portal do Planalto — publicado 04/07/2011 19h28, última modificação26/11/2014 13h07
O Palácio da Alvorada é a residência oficial do presidente da República
O Palácio tem configuração horizontal arrematada por uma capela que remete às antigas casas de fazenda do Brasil colonial. O formato diferenciado das colunas externas lembram as redes estendidas em varandas, como as que contornavam os casarões coloniais. O desenho das colunas deu origem ao símbolo e emblema presente no brasão do Distrito Federal.
A edificação é composta de:
- subsolo que abriga um auditório para 30 pessoas, Sala de Jogos, Almoxarifado, Despensa, Cozinha, Lavanderia e a Administração do Palácio.
- térreo com salões utilizados pelo Presidente da República, para compromissos oficiais de governo.
- primeiro andar que constitui a parte residencial do Palácio, onde se encontram quatro suítes e salas íntimas.
O Palácio tem um espelho d'água, que reflete a imagem da edificação, criando um espaço virtual infinito, complementado com uma escultura em bronze, denominada As Iaras, obra do artista plástico e escultor brasileiro Alfredo Ceschiatti.
Restauração do palácio
As primeiras obras de restauração do Palácio da Alvorada foram iniciadas em dezembro de 2004, durante o governo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva e finalizadas em março de 2006. Teve supervisão técnica do IPHAN - Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional e apoio da Abdib - Associação Brasileira da Infraestrutura e Indústrias de Base - na coordenação captação de recursos de patrocinadores privados. A intervenção respeitou o projeto original, contando com a colaboração do próprio Oscar Niemeyer. O foco principal da restauração foi a infraestrutura que se encontrava em estado de deterioração avançado.
registrado em: Governo e Política Palácio da Alvorada
Presidente Dilma recebe Jornalista Patrícia Poeta - 10 min.
Referências
- Página da Presidência da República - Palácio da Alvorada
- Palácio do Planalto
- Granja do Torto
- Palácio Rio Negro
- Casa da Dinda
- Catetinho
- Palácio do Catete
- Palácio do Itamaraty (Rio de Janeiro)
- Paço Imperial
- Paço de São Cristóvão
- Palácio Imperial de Petrópolis
- Oscar Niemeyer
- Alfredo Ceschiatti
- Arquitetura moderna brasileira
Origem:
Wikipédia, a enciclopédia livre.
Nenhum comentário:
Postar um comentário