terça-feira, 11 de março de 2014

COMPUTADOR IGUALA HUMANOS NA COMPREENSÃO DA ARTE


 
História e Evolução do computador- 13min

Evolução da Informática - Dos primeiros computadores à internet-23min.


Compilação de alguns vídeos sobre o assunto: Evolução dos computadores, sua utilização, primeiros games, interfaces, surgimento da internet no mundo, primeiras experiências no Brasil.
Se você gostou do vídeo clica aí no joinha e compartilha com seus amigos!


Informática

Computador iguala humanos na compreensão da arte

Redação do Site Inovação Tecnológica - 29/09/2012

Crítica computadorizada
Não é apenas nos videogames que as máquinas já conseguem se equiparar aos humanos.
É certo que os computadores ainda não conseguiram mostrar-se verdadeiramente inteligentes, superando o Teste de Turing clássico.

Mas eles conseguiram superar um desafio que parecia muito menos provável: apreciar a arte humana.
Lior Shamir e Jane Tarakhovsky, da Universidade Tecnológica de Lawrence, nos Estados Unidos, elaboraram um algoritmo que mostrou um "bom gosto artístico" impressionante.
Na verdade, o programa fez mais do que isso: ele conseguiu "entender" a arte, organizando pinturas em categorias, imitando a percepção e a análise feita por especialistas.

Descritores numéricos
O programa analisou aproximadamente 1.000 pinturas, de 34 artistas renomados, procurando por similaridades.
De forma surpreendente, ele respondeu criando uma rede de similaridades entre os pintores que coincide largamente com a categorização feita pelos historiadores da arte.
O programa atribuiu a cada pintura 4.027 descritores numéricos de contexto - números que refletem o conteúdo da imagem, como textura, cores e formas.
Isto permite quantificar vários aspectos do conteúdo visual.

O programa então usou métodos de reconhecimento de padrões e técnicas estatísticas para detectar padrões complexos de semelhanças e diferenças entre os estilos artísticos, e quantificar essas semelhanças.

Computador iguala humanos na compreensão da arte
Categorização de pintores feita automaticamente por um programa de computador. [Imagem: Lior Shamir]
Gosto artístico de computador
O gráfico gerado pelo programa mostra as semelhanças entre 34 diferentes pintores, refletindo as semelhanças entre os estilos artísticos de cada um.

A análise mostra que o computador foi capaz de identificar claramente as diferenças entre o realismo clássico e estilos artísticos modernos, separando automaticamente os pintores em dois grupos, 18 pintores clássicos e 16 pintores modernos.

Dentro destes dois grupos gerais, o programa identificou sub-grupos de pintores que faziam parte dos mesmos movimentos artísticos. Por exemplo, ele colocou artistas do Alto Renascimento - Rafael, Leonardo Da Vinci e Michelangelo - muito próximos uns dos outros.
Os pintores barrocos Vermeer, Rubens e Rembrandt foram também agrupados pelo algoritmo, indicando que o programa identificou automaticamente que esses pintores partilhavam estilos artísticos semelhantes.

O programa também deduziu que Gauguin e Cézanne, ambos considerados pós-impressionistas, têm estilos artísticos semelhantes, e também identificou semelhanças entre os estilos de Salvador Dali, Max Ernst e Giorgio de Chirico, todos considerados pelos historiadores da arte como fazendo parte da escola Surrealista.

No geral, o programa produziu automaticamente uma análise que está largamente de acordo com a categorização feita pelos historiadores de arte.

Bibliografia:
Computer analysis of art
Lior Shamir, Jane A. Tarakhovsky
Journal on Computing and Cultural Heritage
Vol.: 5 Issue 2, Article No. 7
DOI: 10.1145/2307723.2307726
 Fonte
 http://www.inovacaotecnologica.com.br/noticias/noticia.php?artigo=computador-iguala-humanos-compreensao-arte&id=010150120929#.Ux8XqIV7QTg
Publicado em 15/04/2012-Licença padrão do YouTube

Nenhum comentário: